Uma multidão e grupos de bumba-meu-boi se reúnem no bairro João Paulo para tradicional homenagem a São Marçal

– Grupos de bumba-meu-boi mantém tradição de encontro no bairro João Paulo, em São Luís, em homenagem a São Marçal (Foto: Gilson Ferreirra)
O mês de junho chegou ao fim neste domingo (30) com uma das maiores tradições do São João do Maranhão: o encontro de grupos de bumba-meu-boi em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís. Desde o início da manhã e ao longo do dia, milhares de pessoas acompanharam o cortejo dos grupos folclóricos na avenida que leva o nome do santo que encerra o mês de junho. Programação do Maior São João do Mundo segue ao longo de julho, em São Luís.

A origem da festa em homenagem a São Marçal, no bairro João Paulo, tem várias versões e algumas delas dão conta que a comemoração já ocorre há pelo menos um século. A tradição é tão forte que fez com que a avenida onde os grupos se concentram, que antes se chamava João Pessoa, tivesse seu nome mudado oficialmente para São Marçal. Parte fundamental dos festejos juninos do estado, a festa integra o calendário oficial do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão.

O festejo reúne, principalmente, grupos de bumba-meu-boi de matraca, sotaque mais tradicional da Grande Ilha. E o público comparece em peso, levando o instrumento à tiracolo ou acompanhado de seus pandeirões, unindo-se aos brincantes que fazem parte dos grupos folclórico.

Alegria do público

Entre eles está a aposentada Maria Ilka Batista, que há mais de 50 anos participa da festa. “A cada ano a impressão que eu tenho é que essa festa cresce mais. Percebo a presença de muitos jovens, o que nos dá a certeza que essa tradição vai continuar”, afirmou.

Quem também não perde a celebração é Cléber Pereira. “Eu sou suspeito para falar, pois sou um grande amante do nosso São João. Esse festejo no João Paulo mostra a força do nosso São João. É a representação maior do povo abraçando a cultura maranhense”, disse.

Eliziane Silva é outra entusiasta da festa. “Isso aqui para mim é uma tradição. Há mais de 10 anos eu venho. É gratificante demais. Amo estar aqui no meio do povo e dos grupos de bumba-meu-boi”, comentou.

Segurança

Para garantir a tranquilidade de todos o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reforçou o policiamento na área com policiais fazendo o policiamento a pé ao longo de toda a programação.

Foram empregadas também viaturas, incluindo equipes especializadas do Batalhão de Choque (BPChoque) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além disso, motocicletas fizeram o patrulhamento, distribuídas entre policiais da PRE, do Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

O esquema de segurança incluiu, também, conjuntos de Cavalaria para reforçar a segurança do evento.

Mais festança no mês de julho

Mas a programação do Maior São João do Mundo em São Luís segue ao longo do mês de julho. No Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais da capital, as apresentações acontecem até dia 14 de julho, reunindo grupos folclóricos e artistas locais, o melhor do artesanato e da comida típica maranhense.

Ainda em julho será aberto o Arraial da Praça das Mercês, de 17 a 28 de julho, no Centro Histórico de São Luís. Na Grande Ilha também será realizado o Arraial de Ribamar, na cidade de São José de Ribamar, dias 12, 13 e 14 de julho.

A programação completa dos arraiais é divulgada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cutura (Secma) nas redes sociais e também pode ser acessada pelo aplicativo São João do Maranhão que está disponível para celulares IOS e Android.

UAEFAMA celebra contratação de mais de 100 pessoas para trabalhar nas Escolas Famílias Agrícolas e os 27 anos da instituição

Nesta quinta-feira (27), a União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (UAEFAMA) completou 27 anos e celebrou a contratação de 103 pessoas para atuarem em municípios em que a instituição está presente, fruto de Termo de Fomento com o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os contratos foram assinados pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que esteve no município de Bacabal, participando das comemorações.

“Hoje, temos uma comemoração ampla e viemos dar os parabéns por essa luta e pela conquista de direitos para a pedagogia da alternância. Reafirmamos o nosso compromisso de reconhecer a educação do campo como educação em tempo integral e também reafirmamos o compromisso do governador Carlos Brandão para a realização, em breve, do concurso público específico para a área da educação do campo, entre outras áreas da educação do nosso estado. Educação digna se faz assim, para todo mundo, para todo o Maranhão”, comemorou Felipe Camarão.

Durante a celebração de aniversário da UAEFAMA, Felipe Camarão fez questão de parabenizar a instituição e reafirmou o compromisso do governo no fortalecimento a educação do campo em todo o Maranhão.

“Estou comemorando com professores, estudantes, pais, mães, responsáveis de estudantes das nossas escolas do campo e também com as pessoas que foram contratadas. Hoje, assinamos contratos com 103 pessoas só da UAEFAMA. Contanto, serão 310 pessoas contratadas para as demais associações e escolas famílias agrícolas que nós temos espalhadas pelo Maranhão, autorizadas pelo governador Carlos Brandão e assinado por nós da Seduc”, destacou Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Educação.

Os contratados irão atuar em 95 escolas de 18 municípios e 8 pessoas atuarão na regional da UAEFAMA, divididos nas funções de diretores, secretários, manipuladores de alimento, vigia, coordenador geral, coordenador adjunto, secretaria administrativa, contadora, bibliotecária, entre outras funções.

A UAEFAMA tem como missão promover a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis, visando uma cooperação socioambiental para a construção de uma sociedade mais equilibrada e responsável com o meio social, cultural e ambiental.

“Para nós, é uma alegria muito grande festejar os 27 anos da UAEFAMA, com a presença de todas as nossas escolas famílias agrícolas aqui no Maranhão. A alegria é maior porque contamos com a presença do nosso vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão. E para nossas escolas, a nossa gratidão e alegria porque são 103 pessoas contratadas pela UAEFAMA, com recurso do Estado, para prestar serviços nas escolas”, afirmou a presidente da UAEFAMA, Vivença Alves.

“Estamos celebrando a assinatura do Termo não só para a UEAFAMA, mas para as instituições que fazem da rede Cefas [Centros Familiares de Formação por Alternância], no estado do Maranhão, que discutem a pedagogia da alternância, o fortalecimento da agricultura familiar e a educação do campo no estado. Para nós, é uma grande honra estarmos aqui hoje recebendo Felipe Camarão, firmando ainda mais esse compromisso com a educação do campo e com a pedagogia da alternância no nosso Maranhão”, afirmou a presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, Simone Almeida.

São Luís sediará a 45ª Comsefaz e 193ª Confaz

São Luís sediará a 45ª Reunião Ordinária do Comsefaz e 193ª Reunião Ordinária do Confaz, reunindo secretários de fazenda, finanças, receita, tributação ou economia dos 26 estados e do Distrito Federal, além de técnicos e representantes do Governo Federal. O evento ocorre de 3 a 5 de julho, no hotel Blue Tree Towers.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 (Normas Gerais) e o PLP nº 108/2024 (Comitê Gestor e Distribuição de Receitas), propostas enviadas pelo Executivo federal ao Congresso Nacional para a regulamentação da Reforma Tributária (Emenda Constitucional EC nº 132/2023) serão debatidos nas próximas reuniões do Comsefaz e do Confaz.

Também estão na pauta projetos legislativos e ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), processos administrativos e propostas de convênios e ajustes no Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais (Sinief) que serão submetidas à 193ª reunião do Confaz.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e a Comissão Técnica Permanente do ICMS (Comsefaz) são órgãos fundamentais na formulação e implementação da política fiscal do Brasil. Estes conselhos reúnem representantes dos estados e do Distrito Federal, desempenhando um papel crucial na harmonização das legislações tributárias e na tomada de decisões que afetam diretamente a arrecadação e a gestão fiscal dos entes federados.

Ao reunir os representantes de todos os entes federados, esses conselhos permitem que as diferentes realidades regionais sejam consideradas, fomentando a cooperação e o equilíbrio na condução da política tributária nacional.

Além disso, o trabalho técnico realizado pelo Comsefaz assessora o Confaz na formulação de soluções eficazes e alinhadas com as necessidades dos estados e municípios, contribuindo para a eficiência e a transparência da gestão fiscal em todo o país.

A anfitriã do evento será a Secretaria de Fazenda do Estado Maranhão (Sefaz-MA). O secretário Marcellus Alves reforçou a relevância do evento. “A atuação do Confaz e do Comsefaz é fundamental para a política fiscal do Brasil, pois esses conselhos desempenham um papel crucial na harmonização da legislação tributária e na tomada de decisões que impactam diretamente a arrecadação e a gestão fiscal dos estados e municípios”.

Brandão anuncia mais investimentos na educação com aplicação dos 40% do Fundef

O governador Carlos Brandão utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira (27), para anunciar novos investimentos na educação. De acordo com o governador, serão melhorias na infraestrutura, tecnologia e gestão de escolas por todo o Maranhão. “Com os 40% do Fundef destinados ao estado para 2024, ou seja, cerca de R$ 340 milhões, vamos aplicar para garantir mais avanços na educação dos nossos jovens maranhenses”, informou Brandão, em vídeo divulgado.

A alocação dos 40% em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), destinados ao governo estadual para melhorar a educação do estado, foi garantida com a sanção da Lei Estadual n° 12.279/2024, assinada por Brandão.

O governador ainda destrinchou como o recurso será empregado: “Na infraestrutura, serão realizadas reformas e a construção de mais de 200 escolas. Estamos investindo para que os alunos possam ter todas as salas de aula climatizadas e bem equipadas. Com novos móveis, carteiras, cadeiras, além de fardamentos”, explicou Brandão.

Em tecnologia serão adquiridos mais computadores, notebooks, projetores e infraestrutura de rede, para que as escolas tenham acesso à internet. E na gestão escolar serão realizadas compras de veículos para as unidades regionais de ensino e formação profissionalizante.

Importante conquista no transcorrer do governo Brandão, o pagamento dos precatórios também aos professores da rede estadual que têm direito aos 60% restantes do Fundef, fortalece a classe docente no estado. O governador não apenas assegura o pagamento dos recursos, mas também luta para que os professores recebam integralmente o montante previsto pelo governo federal, sem os descontos de 15% para honorários advocatícios pleiteados pelo sindicato estadual, o Sinproesemma.

Avanços

Tendo a educação como prioridade, outros importantes avanços têm sido alcançados no Maranhão. A exemplo da convocação de mais de mil professores seletivados para atender à crescente demanda da rede pública de ensino do Maranhão, recentemente anunciada pelo governador Brandão, a fim de assegurar que todas as escolas estaduais estejam bem equipadas com pessoal docente qualificado.

Em articulação com o governo federal, Brandão conseguiu que o Maranhão fosse contemplado com os recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que inclui a construção e reforma de creches e escolas, complementando as ações do programa Escola Digna.

Outro destaque da gestão de Carlos Brandão é o programa Cartão Transporte Universitário, que tem contribuído significativamente para as despesas de transporte dos estudantes e de suas famílias. Já foram mais de cinco mil cartões entregues em todo o estado, evitando a evasão escolar. É possível agora que os estudantes se desloquem com mais facilidade, sem comprometer a renda das famílias e, assim, permaneçam nas instituições de ensino.

Resultados

Todo o empenho do governo em seguir investindo em educação tem gerado resultados positivos para o Maranhão, que está entre os estados que mais avançaram em alfabetização de crianças entre 2019 e 2023, tendo a maior variação de crescimento do país, segundo dados do Ministério da Educação. O estado saiu da 23ª posição para a 10ª e, no Nordeste, obteve o 3° melhor desempenho, atrás apenas do Ceará e de Pernambuco.

Esses investimentos atendem um grande projeto, segundo o governador Carlos Brandão. “O nosso objetivo é assegurar uma educação de qualidade e que seja digna para todos”, defendeu.

Com avanço da Planificação, Maranhão é destaque no Conselho Nacional de Secretários de Saúde

– Com avanço da Planificação, Maranhão é destaque no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Foto: Divulgação)

Como parte da programação da Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, protagonizou um amplo debate sobre os resultados do Planifica Maranhão Expansão 2024-2026 e o programa Cuidar de Todos. A quinta reunião de 2024 aconteceu na quarta-feira (26), em Brasília (DF), e promoveu nesta edição a troca de experiências dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia e Goiás com o colegiado.

Quando o secretário de Saúde do Maranhão anunciou o que a gestão estadual fez pela Atenção Primária no estado, impulsionou o debate sobre os impactos do Planifica Maranhão e Cuidar de Todos, eixo Atenção Primária. “A nossa experiência com a Planificação no Maranhão proporcionou a melhoria dos indicadores de saúde dos municípios em relação à atenção primária, e a integração necessária que a atenção preventiva precisa ter com a atenção especializada. Esse processo de planificação no estado conta com o apoio do Conass e com outros atores, na certeza que esse é o melhor caminho para construção de um SUS efetivo”, pontuou o secretário Tiago Fernandes.

Em conversa com os gestores, o secretário ressaltou a nova estrutura da Rede Estadual de Saúde e apresentou o que já foi feito pelo Governo na Atenção Primária. Com o programa Cuidar de Todos, o conjunto de ações culminou na entrega de 859.766 equipamentos, insumos e kits de saúde bucal para 2.195 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse conjunto de iniciativas possibilitou o efetivo fortalecimento de 2.540 equipes de Saúde da Família no estado.

Tiago Fernandes destacou, ainda, a estratégia utilizada para expandir a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde em todo o Maranhão, que apoia as Secretarias Municipais de Saúde fomentando a organização dos processos de trabalho das equipes e serviços da Atenção Primária em Saúde (APS), articulada com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na perspectiva de Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Ao expandir a metodologia da Planificação para a Macrorregião Sul e Norte do Estado do Maranhão, 13 Regiões de Saúde serão contempladas, alcançado 156 municípios. Entre os marcos conquistados, o estado foi o primeiro a ter equipe própria para a execução da Planificação, implementar em todo o território e adotar a linha de cuidado em saúde indígena.

Durante a apresentação, o secretário Tiago Fernandes ressaltou que a Atenção Primária tem recebido uma nova perspectiva do governador Carlos Brandão, refletindo nos indicadores gerais de saúde do Estado. Destacou que o Maranhão ocupava a 16ª posição no ranking dos estados do Brasil no resultado do ISF do Previne Brasil, e que passou a ocupar a 12ª posição.

Para o presidente do Conass, Fábio Baccheretti Vitor, a iniciativa do Governo do Maranhão é um esforço coletivo de fortalecimento. “Tivemos a oportunidade de ver uma experiência do Maranhão da Planificação de Saúde que o secretário Tiago e toda a sua equipe nos trouxe. É importante esse patrocínio do secretário e do governo nessa mudança de cultura, onde a gente consegue ver e acompanhar o paciente desde a atenção primária até a atenção especializada”, destacou.

Acompanharam o gestor estadual do Maranhão, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos; o superintendente de Atenção Primária, Willian Vieira, e a coordenadora da Força Estadual de Saúde (Fesma), Adriana Motta. Troca de experiências Reunidos na 5ª Assembleia do Conass, os secretários estaduais conheceram também as experiências exitosas do Rio Grande do Norte, Bahia e Goiás com as iniciativas para redução das mortes por doenças cardiovasculares e tecnologias, inovação e saúde digital.

Observatório do Turismo pesquisa perfil do visitante do São João do Maranhão

– Obstur pesquisa perfil do visitante do São João maranhense (Foto: Divulgação)

O Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), está coletando dados para a Pesquisa de Demanda Turística, durante as festividades de São João, em São Luís. As questões se propõem a traçar o perfil dos visitantes, apurar o nível de satisfação com a programação e avaliar diversos aspectos da organização dos eventos juninos.

Camilly Paulo é natural do Piauí e, pela primeira vez, acompanha os festejos desta época do ano no Maranhão. A entrevista, no Arraial do Ipem, durou menos de 5 minutos. Tempo suficiente para avaliar as experiências da viagem. “É incrível. Estou muito impressionada. Tenho amigos que são daqui e eles elogiavam muito. Eu vim e me surpreendi. Estou completamente encantada com o evento, a segurança proporcionada, as atrações. É tudo muito lindo!”, relatou.

A pesquisa teve início nos dias 13, 14 e 15 de junho na Arena Castelinho e já foi realizada no Arraial do Ipem, nos dias 20, 21 e 22 de junho. As próximas etapas estão programadas para esta quinta-feira (27), sexta-feira (28) e sábado (29), novamente no Arraial do Ipem.

Uma equipe de 38 pesquisadores está envolvida na aplicação dos questionários, abordando tanto moradores locais quanto turistas. Os entrevistados respondem a um questionário de cerca de 20 questões. No caso dos moradores, o questionário é reduzido. Entre os temas abordados, estão: origem dos visitantes, a satisfação geral com o evento, a avaliação da programação, sinalização e policiamento e as impressões sobre a gastronomia local.

“Dados preliminares indicam um alto nível de satisfação entre os participantes, especialmente no que diz respeito à programação e à gastronomia, dois dos pilares das festividades juninas maranhenses. Também foram bem avaliados os atrativos culturais e patrimoniais, assim como a segurança, refletindo os esforços das autoridades”, informou o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, frisando que o resultado final deve ser divulgado em julho, com todo o compilado, logo após o desfecho da etapa de entrevistas.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, “a Pesquisa de Demanda Turística fornece uma visão detalhada sobre a experiência dos visitantes, identifica pontos fortes e os que necessitam de atenção, além de fazer o levantamento de dados estratégicos. As informações obtidas serão fundamentais para o planejamento das próximas edições do São João, buscando aprimorar continuamente a experiência oferecida ao público”.

Se um dos propósitos é alinhar as expectativas do público à realização do São João do Maranhão, a aprovação dos visitantes dos arraiais é um parâmetro fundamental. De vestido quadriculado e com cocar na cabeça, a pequena Olga, de 1 ano e 1 mês de idade, demonstrou entusiasmo e interesse pela matraca do bumba-meu-boi. Para o pai baiano e a mãe maranhense, uma memória inesquecível.

“Precisamos mostrar e perpetuar essa cultura que é tão linda e maravilhosa. Ela precisa ser passada adiante sem perder a essência”, disse o pai de Olga, Felipe Douglas, profissional de Educação Física.

A mãe da menina, a funcionária pública Fernanda Oliveira, também descreveu a emoção de viver o primeiro São João com a mais nova integrante da família. “É a primeira vez que ela participa porque, no ano passado, ela estava recém-nascida, com apenas 1 mês de vida. Mas, este ano, a gente fez questão de vir para ela conhecer a cultura do estado dela e crescer valorizando as raízes”. Sobre Olga bater a matraca, a mãe confessou: “Ela amou, compramos uma (matraca) para ela, antes, treinamos em casa com o lego e ela já deu uma palhinha aqui no arraial”.

Governo do Maranhão promove mutirão de regularização ambiental e fomento à agricultura familiar

O Governo do Maranhão promoveu nesta quarta-feira (26) o primeiro mutirão do programa Simplifica Maranhão com o objetivo de fomentar o desenvolvimento produtivo no estado. A ação está sendo executada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), e o atendimento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís.

O mutirão ofereceu diversos serviços relacionados aos procedimentos de licenciamento ambiental simplificado direcionados para a agricultura familiar e pequenos produtores. São benefícios como regularização de piscicultura, regularização de poços, outorga simplificada, entre outros.

“O Simplifica Maranhão é uma meta do governador Carlos Brandão que une crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. O programa prevê um conjunto de ações para que possamos estar cada vez mais próximo dos produtores e com grandes parceiros, desburocratizando e fazendo com que os empresários, produtores e agricultores familiares desenvolvam de forma sustentável e possam produzir e crescer em nosso estado”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas.

O agricultor familiar Cleomar Max Almeida comemorou o atendimento. “É com grande alegria que a gente participa do Simplifica, é uma oportunidade de resolver principalmente o licenciamento da outorga da água com os piscicultores e agricultores, uma questão que vai facilitar acesso ao crédito, então vamos multiplicar esse programa para todos os agricultores da ilha e do estado”, destacou.

Para a superintendente de Recursos Florestais, Scarleth Vieira, o Simplifica é um programa essencial para impulsionar o setor produtivo no estado. “Estamos fazendo uma força-tarefa para levar mais informações aos produtores e empreendedores de diversas categorias, o Simplifica fomenta ações ambientais mais céleres e possibilita mais autonomia para o funcionamento dos empreendimentos aliado à procedimentos simplificados regulamentados por lei, garantindo mais segurança jurídica e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Durante o mutirão são oferecidos capacitação técnica, plantão tira-dúvidas e assistência ao produtor para protocolo do processo de solicitação do licenciamento.

O Simplifica Maranhão é uma iniciativa que visa agilizar o processo de licenciamento ambiental incentivando a regularização de produtores e o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Entre outros benefícios o programa fortalece o segmento da agricultura familiar, por meio da geração de renda, acesso à créditos bancários, assistência técnica e garantia de comercialização de seus produtos.

O programa conta com a parceria da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Banco do Nordeste, para assistência técnica, formalização dos negócios e acesso a linhas de crédito para os agricultores familiares e pequenos produtores.

Uema promoverá roda de conversa gratuita sobre professores e comunicação

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoverá uma roda de conversa gratuita sobre comunicação na era digital para profissionais e formandos em áreas de licenciaturas. Com o tema “Educação e Comunicação na Era Digital”, o evento será realizado das 16h às 18h30, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus Paulo VI, em São Luís.

A palestra de abertura será “(Re)pensar as possibilidades da profissão docente na Era Digital” e será ministrada pelo Prof. Dr. João Bottentuit, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O evento contará ainda com a mesa redonda “Popularização da ciência e da educação na Era Digital” que será discutida pelos fundadores da startup “Meu Professor”, Isaias Ribeiros e Altayr Santos; pela educadora física e membro da Academia Maranhense de Ciência, Profa. Dra. Rosiméria Maria Braga De Carvalho; e pela pedagoga e empreendedora educacional, Profa. Ma. Isis Maria Monteles. A mediação da mesa redonda será feita pela Doutora em Multimédia em Educação, Profa. Dra. Sannya Rodrigues, do departamento de Educação da Uema.

A inscrição prévia não é obrigatória, mas os interessados em obter um certificado de três horas de participação deverão se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da universidade, clicando AQUI.

O Ciclo de Palestras Comunica Uema faz parte de uma série de ações formativas alusivas aos 30 anos da Assessoria de Comunicação da instituição. Até o mês de novembro, conectaremos profissionais e gestores de Comunicação, e áreas afins, de diversas instituições públicas, empresas privadas e meios de comunicação, com o intuito de estreitar os laços da universidade com a sociedade e de contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, capazes de se comunicar de forma eficaz, estratégica e responsável, promovendo o diálogo intercultural e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Governo finaliza ações das Expedições de Turismo no Polo Chapada das Mesas

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou na última sexta-feira, 21, as atividades das Expedições de Turismo no Polo Chapada das Mesas. As ações foram iniciadas em Imperatriz, nos dias 18 e 19 de junho, onde foi realizado o Fórum Regional de “Turismo de Negócios e Eventos”, com debates sobre as potencialidades desse segmento na cadeia turística. Em Balsas, entre os dias 20 e 21 de junho, o público acompanhou o Fórum sobre a “Rota das Origens”, com foco na Paleontologia e Arqueologia como produto turístico na região do sul do Maranhão.

Empreendedorismo territorial, importância da governança, integração e o trabalho conjunto entre as gestões estadual e municipais como importantes fatores de fomento do turismo de negócios no Polo, também entraram na pauta de debates no encontro, em Imperatriz. Artesãos da Associação de Artesanato de Imperatriz (Assari) receberam uma capacitação sobre precificação de produtos artesanais.

Ainda na segunda maior cidade do estado, empreendimentos turísticos receberam visita da equipe técnica do Cadastur e do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) para regularizar cadastros e sensibilizar os responsáveis pelos equipamentos quanto à importância da coleta de dados para servirem de subsídio para futuras pesquisas de demanda turística e ocupação hoteleira.

“Não é novidade para ninguém que a região da Chapada das Mesas tem um potencial turístico fantástico para variados segmentos, seja de aventura, negócios ou eventos, por exemplo. Temos que aprofundar os debates com os atores envolvidos em prol do desenvolvimento da região. Dessa forma, iremos possibilitar uma gestão mais participativa e integrada entre os municípios que compõem o Polo Chapada das Mesas”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

A Setur-MA encerrou as ações das Exposições de Turismo em Imperatriz com visitação técnica a alguns atrativos turísticos do município. O Centro de Artesanato foi o ponto de partida da visita in loco, local de grande variedade de peças artesanais que representam a tradição cultural da região.

A visitação foi encerrada no Centro Cultural Tatajuba, espaço dedicado à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz.

Expedição de Turismo em Balsas

Os debates, em Balsas, foram pautados pelas potencialidades da “Rota das Origens” como oportunidade de valorização dos recursos históricos e culturais, através do paleoturismo e arqueoturismo na região da Chapada das Mesas. Além dos debates, o público também acompanhou oficina de mídias sociais para promoção do turismo, com foco na elaboração de conteúdos digitais e comercialização de produtos para pequenos empreendedores.

O Cadastur e o Observatório do Turismo realizaram também visita aos empreendimentos turísticos de Balsas para atualização cadastral e para reforçar a importância da coleta de dados sobre as hospedagens para serem utilizadas em pesquisas futuras pelo Obstur.
‌Em paralelo às atividades do Fórum Regional, foi realizada reunião de gestores municipais do polo Chapada das Mesas para discutir as principais demandas.

O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Chapada das Mesas, Lucrécio Filho, destacou os debates proporcionados pelos Fóruns Regionais como importantes iniciativas para trabalhar e desenvolver os roteiros turísticos. “Foi mais uma importante iniciativa para trabalharmos e pensarmos, de forma coletiva com os municípios que compõem o polo, novos roteiros turísticos através da potencialidade que os segmentos de negócios e eventos, bem como o de paleoturismo e arqueoturismo proporcionam ao turismo da região”, disse o presidente da IGR.

Emap recebe nova embarcação para operar na travessia entre a Ponta da Espera e Cujupe

A população maranhense contará com uma nova opção de travessia de ferry boat a partir desta semana. Isso porque o Governo do Estado do Maranhão, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), vai adicionar uma nova embarcação à frota que opera na travessia entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara. A cerimônia de inclusão da nova embarcação ocorrerá nesta terça-feira (25), no terminal da Ponta da Espera, a partir das 8h30, com a presença do governador Carlos Brandão.

“O Governo do Maranhão, através da Emap, está atento às necessidades da população usuária de ferry boat. A nova embarcação vem para garantir mais agilidade, conforto e segurança”, destacou o presidente da Emap, Gilberto Lins.

Com 54,56 metros de comprimento e capacidade para transportar até 428 pessoas e 20 veículos, o novo ferry, denominado Cidade de Pinheiro e pertencente à Internacional Marítima, se juntará a outras cinco embarcações já em operação no sistema aquaviário. Três empresas são responsáveis pela venda de passagens e operação das travessias: Henvil, Serviporto e Internacional Marítima.

A chegada de mais uma embarcação vai facilitar significativamente a mobilidade da população maranhense durante a travessia. Desde o ano de 2022 o Governo do Maranhão vem oferecendo à população uma série de melhorias no sistema aquaviário, promovendo um transporte mais eficiente e seguro.

SERVIÇO

O quê: Inclusão da nova embarcação Cidade de Pinheiro na travessia Ponta da Espera – Cujupe.
Quando: Nesta terça-feira (25), às 8h30.
Onde: Terminal da Ponta da Espera.