– Brandão nomeia novos professores efetivos para a Uema (Foto: Gilson Teixeira)
O governador Carlos Brandão anunciou, nesta segunda-feira (30), a nomeação de 84 novos professores efetivos para a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A lista completa com os nomes dos profissionais também estará disponível no Diário Oficial do Estado nesta mesma data.
Os novos docentes vão atuar em diversos campi da universidade, incluindo São Luís, Caxias, Timon, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Bacabal. Eles irão reforçar a qualidade do ensino em cursos como medicina, direito, relações internacionais e engenharia civil, entre outros.
Brandão celebrou o fato de poder realizar esta nomeação ainda em 2024 e deu as boas-vindas aos novos profissionais, considerando o ato mais um passo importante para a democratização do ensino superior no estado.
“Estamos encerrando o ano com mais uma boa notícia para a nossa Universidade Estadual do Maranhão. Não se trata apenas de preencher vagas, mas de ampliar nossas iniciativas e alcançar mais pessoas no estado. A nomeação reafirma o nosso compromisso com a qualidade do ensino superior, com a inovação, a pesquisa e a extensão. Sejam todos muito bem-vindos!”, destacou o governador.
“A nomeação de 84 novos professores efetivos reforça o compromisso com a qualidade do ensino e a expansão da Uema em todo o Maranhão. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por apoiar nossa missão de formar profissionais com qualidade, promover a pesquisa e transformar vidas por meio da educação”, celebrou o reitor da Uema, Walter Canales.
Com 20 campi presenciais espalhados pelo Maranhão, a Uema é a instituição de ensino superior com mais presença no interior do estado, garantindo acesso ao ensino superior a populações distantes da capital. Em 2024, entregou para o mercado mais de 4 mil novos profissionais, aumentou em 20% os cursos de mestrados e doutorados, entregou 11 obras e reformas, iniciou turmas de medicina, meteorologia, fisioterapia e psicologia, além de ter sido, pelo segundo ano, reconhecida como a universidade mais empreendedora do estado.
– Grande público no encerramento da Vila Encantada do Ipem (Foto: Fernandos dos Anjos)
Com média de 12 mil visitantes por dia, a Vila Encantada, instalada na área do Ipem, no bairro Calhau, em São Luís (MA), encerrou a programação neste domingo (29) com direito a desfile natalino, espetáculo artístico, coral e outras atrações especiais. O espaço foi uma das novidades do “Natal dos Sonhos: brilha uma estrela no seu coração”, série de eventos natalinos promovida em 2024 pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
“Este foi um Natal que superou todas as nossas expectativas. A Vila Encantada, com sua proposta inédita e inovadora, foi cuidadosamente planejada para celebrar o espírito natalino do Maranhão. Pela primeira vez integrada ao Natal do Maranhão, ela trouxe a ideia de reunir, em um só lugar, toda a magia e encanto do Natal”, comemorou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Desde o dia 7 de dezembro, famílias maranhenses e turistas aproveitaram os encantos da Vila Encantada do Ipem para se aproximar ainda mais da atmosfera natalina. Ao longo do mês, o espaço contou com desfiles, espetáculos teatrais, shows musicais, Casa do Papai Noel, Árvore de Natal gigante, área de brinquedos e praça de alimentação (área food).
“Estou muito feliz e grato por tudo o que conseguimos realizar. O Natal do Maranhão brilhou ainda mais este ano, oferecendo ao povo maranhense mais uma forma de viver essa celebração tão especial. Aproveito para agradecer imensamente aos artistas maranhenses que contribuíram para essa conquista. Vocês foram fundamentais e fizeram um trabalho belíssimo, que encheu de orgulho todos nós!”, acrescentou Yuri Arruda.
Em menos de um mês de programação natalina, o local encantou a população local e visitantes como Jeana Santana, que veio de Juazeiro (BA) para visitar um familiar em São Luís e aprovou a programação de Natal do Maranhão.
“É um momento único na minha vida, muito espetacular. Eu gostei demais, é a minha primeira vez em São Luís. Vim pra visitar o meu sobrinho que mora aqui, mas fiquei encantada. Acho que eu vou mudar pra cá, para São Luís do Maranhão”, relatou.
Na noite de encerramento a festa contou com espetáculo Olinda Saul, Coral São João, Desfile Natalino e com a atração “Natal Encantado do Mickey: Viva Essa Magia”. Integrante do Coral São João, a cantora Camila Freire avalia que espaços como esse são importantes para o fortalecimento do turismo e da atividade econômica relacionada à cultura.
“Eu achei que econômica e culturalmente foi de grande valia para toda São Luís, para o turismo local. Eu acho que sentir-nos valorizados é um passo muito importante. A gente está muito feliz por ter participado dessa festa, desse Natal maravilhoso que foi construído aqui”, afirmou Camila Freire.
Como já é tradição nos eventos produzidos pela gestão pública estadual, a Vila Encantada do Ipem também garantiu oportunidade de comercialização para beneficiários do Mais Renda e Minha Renda, programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
A autônoma Sílvia Fernandes aproveitou o local para incrementar a renda familiar neste fim de ano. “Muitos clientes presentes aqui, graças a Deus. As vendas foram um sucesso. Eu agradeço ao governo do Maranhão. Muita gratidão por esse momento ímpar aqui na nossa São Luís, na nossa Vila Natalina”.
Além da Vila Encantada, o Natal do Maranhão contou com atrações no Centro Histórico de São Luís, com a exibição de vídeo mapping na fachada do Palácio dos Leões e show de luzes na Rua Portugal.
A programação do Natal tem patrocínio da Lei Rouanet (Fundo Nacional da Cultura), Ministério da Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Mateus Supermercado, Equatorial Energia, Drogaria Globo, Camino.
– Governador Carlos Brandão e o secretário de Saúde do MA, Tiago Fernandes, durante a inauguração da Policlínica de São José de Ribamar (Foto: divulgação)
“Há três anos eu não trocava de óculos porque fiquei sem condições”. Esse depoimento é da dona de casa Irismar Raposo, moradora de São Luís (MA), e uma das milhares de pessoas beneficiadas, em 2024, com o programa Cuidar dos Olhos, iniciativa coordenada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação oferta consultas, cirurgias, prescrição e entrega de óculos de forma gratuita à população.
De acordo com balanço anual da SES, somente em 2024, o Cuidar dos Olhos garantiu atendimento oftalmológico a 310 mil pessoas, além da entrega de mais de 120 mil óculos de grau.
O bom resultado alcançado pelo Cuidar dos Olhos em 2024 também foi atingido por outro programa estadual de saúde: o “Cirurgias- Aqui, a fila anda”, ação que oferta, em todo o estado, cirurgias em diferentes especialidades clínicas, como ortopedia (com cirurgias de joelho, ombro e quadril), otorrinolaringologia (para crianças), angioplastia, oncologia, oftalmologia, próteses dentárias, entre outras.
Ao todo, o “Cirurgias – Aqui, a fila anda”, realizou mais de 126 mil procedimentos cirúrgicos ao longo de 2024. Com o programa, a gestão estadual da saúde oportunizou a redução nas filas de atendimento e o aumento exponencial das cirurgias eletivas realizadas neste ano no estado.
Segundo o titular da SES, secretário Tiago Fernandes, com os números atingidos, o Maranhão superou a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde.
“Hoje, alcançamos mais de 310 mil atendimentos do Programa Cuidar dos Olhos, e a entrega de mais de 121 mil óculos. Ultrapassamos a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, chegando a 110% do que foi pactuado com o Ministério da Saúde para o ano de 2024. Ampliamos o acesso a cirurgias com 126 mil procedimentos com o programa Cirurgias – Aqui, a fila anda”, comemora o gestor.
Cuidar de Todos
Outra política pública que fez a diferença para a rede estadual de saúde foi o Cuidar de Todos, programa voltado para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na melhoria do cuidado prestado às crianças menores de 1 ano, lactentes, gestantes e na saúde do adulto – com ênfase ao controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus.
Por meio do Programa Cuidar de Todos, a SES disponibilizou mais de 900 mil equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e Equipes de Saúde da Família, em todos os 217 municípios maranhenses.
“Esses e muitos outros avanços foram possíveis com a decisão do governador Carlos Brandão em manter como prioridade o desenvolvimento das ações e serviços de saúde no estado, bem como o trabalho conjunto com os prefeitos e prefeitas para melhorar ainda mais o acesso à saúde da população”, destaca Tiago Fernandes.
Outras ações marcantes da gestão da saúde pública em 2024:
Policlínica de Ribamar
Em 2024, a população da Grande Ilha de São Luís celebrou uma nova conquista na área da saúde: a inauguração da Policlínica de São José de Ribamar, no Km 7, bairro Tijupá Queimado.
Com capacidade mensal para mais de 6.400 atendimentos especializados, a nova unidade funciona de segunda a sábado, oferecendo consultas e exames em diversas áreas da medicina, como endocrinologia, cardiologia com exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (M.A.P.A), gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biópsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria.
A policlínica também disponibiliza serviços de laboratório, tomografia, ultrassonografia, e raio-X, equipamento fundamental para a saúde da região.
As consultas e exames podem ser agendadas pelo Disque Saúde, por meio do número (98) 3190-9091, além do APP Procon, unidades do Viva/Procon, e, também, na unidade, presencialmente.
Novos centros de hemodiálise no Maranhão
O Governo registrou em 2024 a maior expansão da rede de terapia renal substitutiva do Maranhão. No início da gestão do governador Carlos Brandão, 1,6 mil pacientes renais crônicos eram atendidos pela rede estadual de saúde. Com os investimentos aplicados ao longo do ano para a expansão do serviço, o Estado encerrou 2024 com mais de 2,3 mil pacientes atendidos.
Nos últimos dois anos, a rede estadual de saúde aumentou e aprimorou os serviços de nefrologia oferecidos aos pacientes renais crônicos. Nesta fase, o número de pacientes atendidos com terapia renal substitutiva em Bacabal, Caxias, Açailândia, Balsas e São Luís foi ampliado.
Com os novos investimentos, os serviços de hemodiálise de Presidente Dutra, São Luís, Chapadinha e Pinheiro serão estendidos, e dois novos Centros de Hemodiálise serão implantados, em Barreirinhas e Grajaú.
“Cada etapa de expansão deste serviço demonstra, também, o compromisso em entregar novos centros de hemodiálise em diferentes regiões do estado”, destacou o secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.
Sistema de Gestão de Leitos e selo
O atendimento em saúde pública no Maranhão ganhou mais dinamismo em 2024 com a implantação do Sistema de Gestão de Leitos, ferramenta implantada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que permite o monitoramento em tempo real da ocupação e disponibilidade dos leitos hospitalares gerenciados pela empresa pública.
Com o mecanismo é possível visualizar o percentual de leitos disponíveis, ocupados, reservados e bloqueados, além de acompanhar o ranking das unidades, a geração de leitos extras e a previsão de altas.
A categorização dos leitos, conforme os perfis definidos pelo sistema de regulação estadual, tem auxiliado no processo de regulação de pacientes, assegurando melhor utilização dos recursos e ampliação na capacidade assistencial das unidades de saúde geridas pela Emserh.
Também em 2024 a empresa conquistou a certificação ISO 9001, ratificando o compromisso da instituição com a satisfação dos seus usuários e a excelência na prestação dos seus serviços de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
A certificação ISO 9001 é um selo que atesta a gestão de qualidade de uma empresa, de acordo com padrões internacionais. O selo é um dos mais mais reconhecidos e valorizados do mundo.
Marcello Duailibe, presidente da Emserh, destacou a importância das conquistas da empresa em 2024. “Isso reafirma o compromisso da Emserh com a qualidade, eficiência e excelência na gestão da saúde pública no Maranhão. Esse resultado só foi possível graças ao empenho e dedicação de toda a equipe, que trabalhou incansavelmente para implementar um sistema de gestão que já traz benefícios perceptíveis para os usuários”, celebrou.
– O objetivo da obra é promover conforto e segurança aos usuários (Foto: Divulgação)
O governador Carlos Brandão anunciou que os serviços da construção da Nova Avenida Nicolau Dino, em Imperatriz, estão em estágio avançado. Em breve, a obra estruturante será entregue à população, impactando mais de 50 mil pessoas que trafegam pela região.
A obra é executada pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Josivaldo JP. Em suas redes sociais, Brandão apresentou o balanço dos serviços executados até o momento e os bairros que serão beneficiados.
“As obras na Avenida Nicolau Dino, em Imperatriz, estão avançando. Já fizemos a terraplanagem, drenagem e agora a pavimentação, ligando o grande Bom Jesus à Avenida Pedro Neiva de Santana. Logo, teremos calçadão, ciclovia, iluminação e paisagismo. Em breve, estarei aí para uma caminhada com vocês”, ressaltou o governador.
A obra contará com 1062 metros de extensão, com via dupla, pista de caminhada e ciclofaixas e canteiro central, além de iluminação em led. O objetivo é promover conforto e segurança aos usuários, facilitando o tráfego e reduzindo os congestionamentos.
O presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão, frisou que a Avenida Nicolau Dino trará uma grande mudança para o município. “Essa via é o sonho antigo de muitos moradores de Imperatriz e vai tirar mais de 50 mil pessoas do isolamento, graças à sensibilidade do governador Carlos Brandão. A obra está a todo vapor, trazendo mais desenvolvimento, infraestrutura, mobilidade urbana e saúde aos moradores”, disse.
O deputado JP destacou a importância da obra para a população. “Essa é uma obra esperada há mais de 15 anos. E agora, a nossa parceria com o governo do Estado está realizando o sonho da população. Temos trabalhado muito para garantir que os resultados cheguem para todos”, afirmou.
Mais de oito bairros de Imperatriz serão conectados após a conclusão da avenida. A intervenção visa melhorar o acesso à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), ao Hospital Macrorregional, postos de saúde municipais e escolas, além de ajudar a desafogar o tráfego em direção ao centro da cidade.
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) encerra as atividades de 2024 com recorde no número de desembarques no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Em julho, o terminal registrou 84.242 desembarques, o maior número do ano, representando um aumento de 9% em relação ao melhor mês de 2023, junho, que teve 77.330 passageiros, segundo o Monitoramento de Fluxo Aéreo, conduzido pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, comemorou os indicadores. “Eu analiso como muito positivo este fluxo aéreo, tanto no desembarque quanto na rede hoteleira porque isso reflete o resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Turismo e de todo o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão tem investido em infraestrutura e promoção turística, mostrando como o Maranhão está preparado para atrair visitantes. Além disso, a visibilidade dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial fortaleceu ainda mais o turismo no estado, o que nos traz a perspectiva desses números continuarem subindo”.
O coordenador do Obstur-MA, Igor Almeida, disse que a equipe conseguiu atingir as metas previstas e que as estratégias para a obtenção dos dados foram essenciais atender ao planejamento de ações da pasta. Mais do que monitoramentos, o Obstur-MA é responsável por executar inúmeras pesquisas.
“Este ano voltamos a realizar a pesquisa de demanda no período do Carnaval e demos continuidade à do São João, com resultados que apontaram impressões muito positivas dos turistas. Para 2025, queremos ampliar as fontes de dados e expandir as pesquisas para outros polos turísticos”, afirmou.
O Obstur-MA tem como objetivo compreender o fluxo e a demanda nas regiões turísticas do Maranhão, ou seja, entender quem visita o estado, o tempo de permanência destes turistas, os destinos que pretendem visitar, etc.
O Observatório também lançou, este ano, dois boletins trimestrais e se prepara para publicar o terceiro, com previsão para ser divulgado em janeiro de 2025 no site: [url=http://observatorio.turismo.ma.gov.br]http://observatorio.turismo.ma.gov.br[/url]
As pesquisas buscam traçar o perfil dos visitantes, quantificar o tempo de permanência e destinos mais procurados, contribuindo para a tomada de decisões na política pública de turismo.
O coordenador ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo setor é integrado a outras áreas da Setur-MA, como o Cadastur. Nesta parceria, foram realizadas visitas a hotéis, pousadas e agências de turismo para coleta de dados que mostram como está a taxa de ocupação hoteleira. Além disso, o levantamento busca entender a atuação de mercado das agências de turismo.
Ocupação hoteleira
No setor hoteleiro, o Polo Lençóis e Delta registrou a maior quantidade de hóspedes em julho, com uma taxa de ocupação de 87,1%, consolidando-se como a região com o principal atrativo turístico do estado. Para equilibrar alta e baixa temporadas, a secretária Socorro Araújo enfatizou que o Governo do Maranhão, através da Setur-MA, dará continuidade às ações estratégicas que estão fortalecendo o turismo o ano inteiro.
“O fluxo não aumentou só nos eventos e só nas datas principais que nós temos, como no Réveillon, Carnaval e São João, mas durante o ano inteiro. Quando o Parque dos Lençóis Maranhenses se tornou patrimônio mundial, automaticamente ele se tornou um grande produto que se vende sozinho, pela beleza e por todas as experiências que podem ser vivenciadas pelos nossos visitantes”, explicou Socorro Araújo.
– Governador destacou a importância do resultado para a pesquisa e para a inovação no estado (Foto: Divulgação)
O governador Carlos Brandão celebrou a notícia de que o Maranhão foi o estado que mais apresentou propostas para o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). O resultado, baseado no edital lançado em setembro pelo Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Governo do Maranhão e Fapema, apontou que dos 259 projetos inscritos, o estado é dono de 52 propostas, sendo que 18 avançaram para a etapa final. Esse foi o maior edital da história do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), que existe desde 1971.
Brandão falou sobre a importância do resultado para a pesquisa e para a inovação no estado, além do comprometimento das instituições parceiras que enviaram propostas. “Quero parabenizar a Uema, Iema, a Secretaria de Estado do Trabalho e demais instituições maranhenses que conseguiram avançar no edital, recebendo investimentos de mais de R$ 18 milhões. Cada projeto representa a oportunidade para contribuir com o crescimento econômico do Maranhão. Desejo boa sorte a todos”, declarou o governador.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Nordman Wall, falou que esta conquista é uma vitória para o estado, fruto dos esforços de todos os envolvidos para garantir avanço científico e mais oportunidades.
“O Maranhão tem se destacado como um verdadeiro polo de inovação, e o fato de sermos o estado que mais apresentou propostas para o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação do Banco do Nordeste é a prova clara do compromisso do governador com a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fapema, como agência de fomento à pesquisa do governo do Estado, tem se dedicado incansavelmente para fortalecer nosso ecossistema de inovação, consolidando o Maranhão como um exemplo de excelência no cenário nacional”, pontuou.
O secretário-chefe da Secretaria-Geral da Governadoria do Estado, Luis Fernando, também ressaltou o impacto positivo do projeto e da contribuição dada aos pesquisadores maranhenses, fruto da política de incentivos dada pelo governo do Maranhão.
“Sob a liderança do governador Carlos Brandão, a parceria entre o governo do Estado e o Banco do Nordeste teve salto significativo em 2024 em relação ao financiamento de projetos de pesquisa. Somos o estado que mais apresentou propostas, isso demonstra o propósito do governo do Estado de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação com foco nas reais necessidades da sociedade e da economia. Isto contribuirá para o protagonismo do Maranhão no cenário do desenvolvimento regional”, finalizou.
Edital Fundeci
Por meio do edital serão apoiados projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, dedicados à criação ou difusão de tecnologias sustentáveis e/ou regenerativas em pelo menos um dos elos das cadeias produtivas apoiadas pelo BNB.
Os projetos contemplados abrangem uma ou mais das seguintes linhas temáticas: Agroecologia; Bioeconomia; Biotecnologia; Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Desenvolvimento Regenerativo; Economia Circular; Geração, Certificação e Comercialização de Créditos de Carbono; Impacto Socioeconômico; Restauração de Ecossistemas e Reutilização de Resíduos Sólidos. Os recursos não são reembolsáveis e cada projeto recebe entre R$ 300 mil e R$ 1,5 milhão.
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quinta-feira, 27, a Nota do Comércio Varejista referente a outubro de 2024. Os dados indicam um crescimento expressivo da atividade econômica no estado, superando a média nacional.
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio varejista do Maranhão registrou aumento de 7,0%, de janeiro a outubro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse desempenho supera a média nacional em 2,0 pontos percentuais. No entanto, o mês de outubro apresentou uma queda de 0,3% em relação a setembro, após dois meses consecutivos de alta.
O segmento de comércio varejista ampliado, que inclui “veículos e motos, partes e peças”, “material de construção” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”, também apresentou bom desempenho. O volume de vendas cresceu 1,8% de setembro para outubro. No acumulado de 2024, o varejo ampliado do Maranhão registrou aumento de 8,1% em comparação com o mesmo período de 2023, superando a média nacional em 3,2 pontos percentuais.
Esse crescimento é reforçado pelos dados de emplacamentos de veículos no estado. Em outubro de 2024, o Maranhão registrou 9.595 emplacamentos, um aumento de 6,5% sobre setembro e 21,0% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado até outubro, a alta foi de 9,8%.
Movimentação do Pix também cresce
Outro indicativo da recuperação econômica no Maranhão é o aumento das transações via Pix. Em novembro de 2024, pessoas jurídicas no estado movimentaram cerca de R$ 3,0 bilhões a mais do que em outubro, totalizando R$ 7,5 bilhões acima do que no mesmo mês de 2023.
O número de transações Pix por pessoas físicas também subiu, alcançando 50,4 milhões em novembro — um aumento de 21,2 milhões em relação a outubro e 35,3 milhões sobre novembro de 2023. No total, entre janeiro e novembro de 2024, o Maranhão registrou 779,1 milhões de transações Pix, somando R$ 156,5 bilhões.
O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, analisou o desempenho do comércio. Segundo ele, o crescimento do setor foi impulsionado pelo aumento da massa de rendimentos e a redução da taxa básica de juros até setembro.
Dionatan Carvalho também destacou que as perspectivas para o final do ano são positivas, e datas importantes como Black Friday e Natal devem impulsionar ainda mais a economia. No entanto, ele alerta: “É importante considerar a mudança do cenário econômico; com a tendência de aumento das taxas de juros bancárias e desvalorização do câmbio, isso pode resultar na desaceleração de alguns segmentos da atividade econômica”, frisou
A Nota do Comércio Varejista é uma publicação bimestral do Imesc que oferece um panorama detalhado da atividade varejista no Maranhão. O documento inclui dados sobre volume de vendas, emplacamento de veículos, abertura de empresas, demanda por crédito e transações via Pix — entre outros indicadores. O material completo pode ser acessado no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), montará um Hospital de Campanha na Avenida Litorânea, em São Luís, para atender casos de urgência e emergência durante o Réveillon. O equipamento funcionará das 18h do dia 31 de dezembro às 04h do dia 1º de janeiro de 2025.
A estrutura contará com 10 poltronas de medicação, três leitos de observação e um leito de estabilização. Três ambulâncias — uma com suporte avançado e duas básicas — estarão disponíveis para transferências.
O equipamento foi planejado para atender demandas específicas, como intoxicações alimentares, queimaduras por fogos de artifício e complicações de saúde decorrentes de aglomerações e excessos, incluindo síncopes vasovagais associadas ao consumo excessivo de álcool.
A coordenadora de rede hospitalar de média complexidade da SES, Luciene Coutinho, destacou a preocupação da gestão estadual em garantir segurança e atendimento durante as festividades. “Em alinhamento às orientações do governador Carlos Brandão, disponibilizamos um hospital de campanha para cuidar das pessoas que celebram essa data. A unidade garante uma resposta rápida em casos graves e funciona como ponto estratégico para triagem e estabilização, encaminhando pacientes a centros de maior complexidade quando necessário”, explicou.
A equipe será formada por dois médicos, duas enfermeiras e seis técnicos de enfermagem. As ambulâncias estarão à disposição para transferir pacientes a unidades de referência, caso necessário. A montagem da estrutura conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).
O Governo do Maranhão encerra o ano de 2024 com grandes avanços na área da ciência, tecnologia e inovação. Mais de R$ 50 milhões foram investidos em pesquisa, qualificação e divulgação da ciência, um valor recorde na história do estado. A gestão também avançou na promoção da inovação, empreendedorismo e inclusão digital com capacitações, aumento da oferta de cursos e especializações nas instituições de ensino, entre outras ações.
Com mais de R$ 50 milhões foi possível a abertura de 17 editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), um marco histórico, beneficiando mais de 3 mil pesquisadores. Em 2024, a Fapema também registrou o maior investimento da sua história para a área da inovação, com R$ 9,6 milhões para o edital Tecnova III e mais R$ 10 milhões no Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras, com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro de 2025.
A Fapema ainda apoiou 125 projetos nas áreas de tecnologia, saúde e educação. Outros destaques incluem investimentos em divulgação científica, publicação de periódicos, apoio a eventos de inovação e o planejamento da 19ª edição do Prêmio Fapema. Além disso, foram feitos investimentos para a internacionalização da ciência maranhense com parcerias entre as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras e entidades italianas, patrocínio de eventos e apoio a pesquisadores maranhenses em conferências globais.
A Fundação foi premiada com o Prêmio Transformando o Futuro, do SESI, e o Prêmio Confap de Boas Práticas. Além disso, recebeu o título de Empresa Amiga da Ciência pela Academia Maranhense de Ciências, o Prêmio Agilidade Brasil 2024 por sua gestão inovadora e boas práticas ESG, e o Prêmio Iema da Educação, em reconhecimento ao seu impacto na educação e inovação no estado.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, ressaltou as conquistas alcançadas pela Fundação neste ano, destacando o crescimento significativo nos investimentos e o fortalecimento de parcerias estratégicas com universidades, institutos de pesquisa e empresas. “Com o apoio do Governo do Estado, a Fapema tem se destacado na promoção de uma ciência cada vez mais diversa e eficaz, contribuindo para um Maranhão mais inovador, justo e sustentável”, declarou.
Ampliação do ensino superior em todo o Estado
O Governo do Maranhão também tem ampliado as vagas de acesso ao ensino superior. Foram iniciados mais quatro novos cursos presenciais na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), além de três doutorados e dois mestrados; na parte de EAD, com o Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), foram abertas mais quatro graduações e outras quatro especializações.
Este ano, a Uema implantou o Bolsa Atleta e aumentou o número de auxílios estudantis, incentivando a permanência dos alunos de graduação; houve um aumento de mais de 40% no número de diplomas emitidos, em 2023 foram 3.073 e agora em 2024 foram 4.530; foi celebrado intercâmbio para receber alunos angolanos para mestrado e doutorado; foram capacitados quase 800 servidores; a instituição alcançou um recorde de público na Mostra de Profissões, com 6 mil participantes; entre outras ações.
A Uema também assumiu a liderança na Câmara de Desenvolvimento Social referente ao Plano Maranhão 2050, com papel de mediação e condução para projetos que impactam no ensino superior, saúde, segurança e na sociedade civil a curto, médio e longo prazo.
“Estou confiante de que 2025 será, sem dúvidas, um ano ainda melhor que 2024. Temos vários indicadores que apontam para isso e que refletem o potencial da Uema em continuar avançando. Estamos no caminho certo para consolidar importantes ações no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e no desenvolvimento de projetos estratégicos conduzidos pelas pró-reitorias”, declarou o reitor da Uema, Walter Canales.
Os avanços também marcaram o ano de 2024 para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Foi registrada a maior cota de bolsas aprovadas pela história da instituição junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um total de 28 bolsas; três novos mestrados foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e serão oferecidos já em 2025; houve o credenciamento à rede Bionorte para implantação do primeiro doutorado da Uemasul e que possui conceito 5 na avaliação da Capes.
Letramento Digital e novas Startups
De forma a contribuir com o avanço do ensino no estado, a Uemasul, em parceria com outras instituições de ensino, aprovou, junto ao CNPq, um projeto de grande impacto para a educação básica do estado, intitulado “Inova Parque: rede laboratorial de inovação para uma ciência criativa”. O projeto prevê a implementação de laboratórios makers em 30 escolas municipais e estaduais do estado com o objetivo de promover o letramento digital e a educação científica nas unidades de ensino.
“Em 2024, a Uemasul alcançou avanços significativos em ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ampliamos nossa oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu com a aprovação do primeiro doutorado da instituição e três novos mestrados. Já na área de pesquisa e inovação, registramos um aumento no número de bolsas de pesquisa concedidas pelo CNPq, realizamos o depósito do primeiro pedido de patente e firmamos nosso primeiro acordo de transferência de tecnologia com a iniciativa privada. Essas conquistas refletem o compromisso da Uemasul, com o apoio do governador Carlos Brandão, em promover o desenvolvimento da região Tocantina”, comentou a reitora da Uemasul, Luciléa Gonçalves.
Com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Maranhão tem avançado no desenvolvimento de startups. Entre as ações de destaque está o Programa Trilhas, que consiste em um ciclo de capacitação tecnológica para maranhenses a partir de 16 anos em programação front-end, back-end, jogos, ciência de dados e design e experiência.
O programa apresenta ainda oportunidade para os participantes colocarem em prática os conhecimentos aprendidos com os eventos de encerramento com hackathon, que é caracterizado pela reunião de pessoas de diversas áreas na busca de soluções inovadoras para um problema em um curto prazo.
A Secti também desenvolveu ações voltadas para o fortalecimento de redes de conhecimento, com a realização de oficinas, Maratoninha Maker, ensino de robótica, ações de mobilização e incentivo à pesquisa, além de promover a interação com as instituições de ensino superior, a exemplo da mobilização para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a realização da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Este ano, as ações realizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão foram fundamentais para o avanço do nosso estado. Investimos em projetos que impulsionam a inovação, capacitam nossa população e incentivam o empreendedorismo local. Estas iniciativas contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável e para a criação de novas oportunidades, não apenas no presente, mas também no futuro do Maranhão. Seguiremos trabalhando para fortalecer a nossa ciência e tecnologia, garantindo que o estado continue a crescer de maneira estratégica e inclusiva”, declarou a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Natássia Weba.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), assinaram um importante contrato que garante o reforço financeiro para a construção da Penitenciária Regional de Brejo, em um passo significativo para o aprimoramento do sistema penitenciário estadual.
O Termo de Adesão ao repasse Fundo a Fundo de 2024 foi viabilizado pela Coordenação-Geral de Gestão de Instrumentos de Repasse, da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP), e representa um investimento crucial na infraestrutura maranhense.
Incluído no eixo “Construção, Reforma, Ampliação e Aprimoramento de Estabelecimentos Penais” da SENAPPEN, a iniciativa visa melhorar as condições físicas e estruturais das unidades prisionais no Brasil. O objetivo é elevar os padrões de custódia e fortalecer a segurança das unidades de forma mais eficiente e organizada.
A transferência contribui para a continuidade do trabalho de excelência do sistema prisional maranhense, que é amplamente reconhecido pelas boas práticas adotadas, especialmente no que tange às iniciativas de segurança, modernização, infraestrutura e humanização.
Para Abel Barradas, Diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN, a parceria entre a Secretaria, os estados e o Distrito Federal é essencial para promover um sistema penitenciário mais forte e seguro no país. “É uma colaboração fundamental para fortalecer a segurança pública de forma integrada e eficiente”, afirmou Barradas.
De acordo com o Secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, “a construção da Penitenciária Regional de Brejo é mais um marco para o sistema prisional do Maranhão e um passo importante no fortalecimento da segurança pública do estado. Com a ampliação da capacidade de vagas, que ao todo serão mais de 300, essa obra contribuirá para viabilizar um ambiente mais seguro, controlado e adequado para os nossos servidores e para os internos. Além disso, contribuirá para a organização e o controle do sistema penitenciário, melhorando ainda mais a gestão e a segurança em todo o Maranhão”, pontua o titular da pasta.
Vale destacar que o Maranhão tem realizado diversas melhorias voltadas aos estabelecimentos penais, como construções, reformas e ampliações, essenciais principalmente para a redução da taxa de ocupação carcerária. Além disso, essas melhorias permitem a criação de espaços mais adequados e humanizados, atendendo às normas de segurança e dignidade exigidas pelo sistema.
Dessa forma, essa parceria e os investimentos na infraestrutura prisional maranhense refletem mais uma vez o compromisso do Governo do Maranhão com a evolução do sistema prisional e com o cumprimento das penas de forma mais segura e eficiente.
A ação reforça também a importância de uma gestão integrada e comprometida com a transformação do sistema penitenciário, promovendo a segurança pública e respeito aos direitos humanos.