Governador Carlos Brandão anuncia edital para contratação de empresa que realizará estudos sobre o transporte semiurbano

O governador Carlos Brandão anunciou nesta quinta-feira (27) a abertura do edital para contratação de empresas interessadas em realizar o estudo técnico para uma nova licitação de transporte semiurbano na Grande Ilha, que será viabilizado por meio da Maranhão Parcerias (Mapa) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março.

A iniciativa tem como objetivo apresentar contribuições para melhorias dos serviços de transporte público do Estado, garantindo maior eficiência, segurança e comodidade dos passageiros, bem como estimular o desenvolvimento econômico e a mobilidade sustentável. Em suas redes sociais, o governador afirmou que “o governo tem missão de garantir um serviço de mais conforto, qualidade e segurança aos usuários do transporte público”.

Atualmente, o sistema de transporte da Região Metropolitana de São Luís conta com 82 linhas operadas por 19 empresas, e uma frota com mais de 300 coletivos.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, com a realização dos estudos, será possível uma gestão operacional do transporte com maior qualidade. “Os estudos que receberemos permitirão que a gestão do transporte semiurbano seja feita com maior eficiência, entendendo os desafios que temos na Grande Ilha e propondo a utilização de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos motoristas e passageiros, além do bom funcionamento das linhas. Estamos seguindo a determinação do nosso governador Carlos Brandão, que é unir forças com os parceiros privados em prol de melhorias para os maranhenses”, afirmou.

Já o presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a importância dos estudos para a melhoria na qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo diariamente. “Sabemos o quanto o transporte semiurbano impacta a vida de milhares de pessoas todos os dias. E é justamente por isso que essa nova licitação está entrando em ação. Nosso objetivo é garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para quem usa o sistema. Esse estudo técnico é um passo fundamental para construir um transporte mais eficiente e moderno, sempre pensando no bem-estar dos passageiros. Estamos trabalhando para transformar a mobilidade da Grande Ilha e esse é mais um avanço”, ressaltou.

Podem participar do chamamento público, pessoas físicas ou jurídicas que cumpram todos os requisitos previstos no edital e na legislação vigente. A documentação solicitada inclui itens obrigatórios, como: sumário executivo, relatório de situação atual, modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica. A documentação deve ser entregue presencialmente na sede da Mapa, localizada no Edifício Cesário, que fica na Avenida Senador Vitorino, nº 29, Anel Viário, ou enviada para o e-mail contato.dnms@mapa.ma.gov.br.

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Governo do Maranhão reforça ações na educação com entrega de cinco escolas e duas quadras poliesportivas em São Luís

– Centro de Ensino Rosa Castro foi entregue completamente reformado na Vila Cascavel (Foto: Gilson Teixeira)

Reforçando o compromisso com a educação pública de qualidade e promovendo ambientes mais adequados para o ensino e aprendizagem, o governador Carlos Brandão entregou cinco prédios escolares completamente reformados nesta quarta-feira (26), em São Luís, além de quadras poliesportivas para a prática de atividades físicas. As obras beneficiam as comunidades escolares da Cohab, Cidade Operária, Jardim América, São Cristóvão e Vila Cascavel.

O governador destacou a melhoria das condições de ensino e aprendizagem oferecidas a professores e alunos nas unidades que agora contam com salas climatizadas, acessibilidade e vários outros benefícios. “Uma escola reformada traz dignidade, conforto, segurança e melhora a autoestima dos alunos e professores. Tivemos a oportunidade de inaugurar as escolas e, também, de dialogar com os alunos para que eles se mantenham motivados e continuem se dedicando”, frisou.

Com os investimentos estaduais, o Maranhão tem avançado muito na área da educação nos últimos anos com redução do analfabetismo, aumento dos indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e acesso dos estudantes da rede pública estadual ao ensino superior.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, acompanhou as entregas e lembrou que os avanços alcançados nos últimos anos são resultado do modelo de gestão em curso no Maranhão.

“Estamos investindo na infraestrutura e na qualidade do ensino, é um pacote de ações para fortalecer cada vez mais a educação. O Maranhão tem um governador municipalista que olha com atenção para cada jovem estudante do nosso estado e hoje entregamos cinco escolas e duas quadras poliesportivas em São Luís fortalecendo o compromisso do governo que tem a educação como prioridade”, declarou.

As reformas das unidades de ensino foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O secretário da pasta, Aparício Bandeira, ressaltou o empenho da gestão estadual na entrega dos prédios escolares. “Esse é um governo que não para e temos um governador comprometido com a educação. Cada vez que inauguramos uma escola a educação avança”, pontuou.

O primeiro prédio entregue foi o do Centro de Ensino Rosa Castro, no bairro Vila Cascavel. A comunidade escolar organizou uma grande festa para comemorar a reforma que era aguardada há mais de dez anos.

“Essa reforma trará mais alunos da comunidade para dentro da escola, que foi toda reformada, climatizada e ganhou laboratório. O nosso sentimento é de muita gratidão ao governador Carlos Brandão por essa estrutura que vai estimular e contribuir com o aprendizado dos alunos”, afirmou a diretora-geral do Centro de Ensino Rosa Castro, Natividade Castro.

Para Samuel Matos, estudante do 3º ano do Centro de Ensino Rosa Castro, ver a escola completamente nova é um incentivo a mais para os estudos. “Essa reforma foi bem motivacional para os alunos, a escola ganhou mais vida. Quando eu cheguei não tinha nem fechadura nas portas, agora dá orgulho de estudar aqui”, comentou.

Na Cohab, foi entregue a quadra poliesportiva e a reforma do Centro Educa Mais Júlio de Mesquita Filho. A gestora geral da unidade, Vera Lúcia Soares, definiu o momento como uma conquista para toda a comunidade escolar.

“Com essa reforma a escola agora conta com um vestiário para os estudantes, a sala dos professores foi revitalizada, houve a climatização do pátio e do refeitório. São muitas conquistas que beneficiam os estudantes e agradecemos ao governador Carlos Brandão e à secretária Jandira Dias pelo investimento na educação, esse instrumento tão importante para o desenvolvimento”, declarou a gestora.

Estudante do 2º ano do Centro Educa Mais Júlio de Mesquita Filho, Ana Bruna Pinho contou que agora sente que a escola está preparada para atender as demandas dos estudantes.

“A reforma foi muito importante com a obra da quadra, do refeitório, a construção do vestiário para as nossas atividades de educação física e os laboratórios que agora estão bem preparados para receber todos os alunos para as aulas práticas. Tudo isso é de uma importância muito grande para a nossa educação”, relatou.

Os estudantes do Centro de Ensino Cidade Operária I receberam o prédio completamente reformado e também uma quadra poliesportiva, garantindo um espaço adequado para as atividades físicas e incentivando a prática de esportes.

“A presença do governador na inauguração da escola mostra que o Estado tem uma preocupação muito grande com a intelectualidade dos nossos jovens e isso é muito importante. Essa obra era um anseio da comunidade escolar e com essa reforma e ampliação da escola conseguimos abrir cinco turmas extras”, informou o gestor geral do Centro de Ensino Cidade Operária I, Benedito Pires.

Estudante do 1º ano, Hagata Paixão, ficou entusiasmada com o novo espaço escolar. “Eu sou novata, mas já vi que a escola está muito boa e os professores são ótimos. Este ano eu espero muitas coisas boas para mim e para os meus colegas com essa escola toda equipada e com a quadra nova”, disse.

No Centro de Ensino Dr. Antônio Jorge Dino, no Jardim São Cristóvão, os estudantes comemoram a reforma da unidade que agora conta com um ambiente mais propício para o processo de ensino-aprendizagem.

“Essa escola agora é uma escola nova, própria para estudo depois dessa reforma. Precisamos de uma escola boa e só temos a agradecer ao governador”, comemorou a estudante Maria Fernanda, que cursa o 3º ano no Centro de Ensino Dr. Antônio Jorge Dino.

“É uma honra estudar em uma escola como essa que traz um bom acolhimento para os alunos e que passou por uma reforma e hoje está com essa boa estrutura”, comentou Ygor Salomão, estudante do 1º ano.

No bairro Jardim América, foi entregue completamente reformado o Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral. Além da recuperação de toda a estrutura física, a unidade ganhou salas de mídia, equipamentos para a biblioteca, entre outras ações.

“Essa reforma é muito significativa por conta das melhorias que foram propiciadas para a nossa comunidade escolar e os avanços para cada estudante com um ambiente seguro, de qualidade e digno, tudo isso faz o estudante sentir orgulho de estudar aqui”, afirmou a gestora geral da unidde, Iara Mey de Araújo.

Circuitos de Carnaval em São Luís contam com videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial

– Central de monitoramento da Segurança Pública (Foto: Divulgação)

Os foliões que irão curtir o Carnaval em São Luís (MA) contarão com um reforço na segurança. As festas serão monitoradas por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, operadas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

A estratégia alia inovação e prevenção, garantindo um ambiente mais seguro para os milhares de maranhenses e turistas que participarão da programação carnavalesca. Os equipamentos estão posicionados em pontos estratégicos, cobrindo áreas de maior movimentação. Na Avenida Litorânea, por exemplo, as câmeras estão distribuídas por todo o percurso da folia, permitindo uma vigilância contínua da orla.

“Essa tecnologia nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, seja na identificação de pessoas com mandados de prisão, na prevenção e repressão de crimes. O nosso objetivo, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão, é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com máxima segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O sistema de videomonitoramento opera em tempo real, permitindo que as imagens captadas sejam analisadas e reportadas imediatamente às guarnições mais próximas do local, em caso de ocorrência. Todas as movimentações são acompanhadas diretamente do Ciops, que mantém cerca de 400 câmeras na estrutura de vigilância urbana, distribuídas pelo estado.

“O monitoramento 24 horas possibilita uma atuação imediata das forças de segurança, reduzindo o tempo de resposta diante de qualquer ocorrência. O reconhecimento facial é uma ferramenta essencial para identificar suspeitos e coibir ações criminosas”, explicou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.

O objetivo da utilização das câmeras durante os circuitos da festa é prevenir e reprimir crimes comuns aos eventos com grande número de pessoas, tais como furto e roubo de celular, importunação e assédio, dentre outros.

Além do videomonitoramento, as festividades contam com reforço no policiamento ostensivo, viaturas e patrulhamento especializado, garantindo a presença ativa das forças de segurança em meio à multidão. Assim, a integração entre tecnologia e efetivo policial reforça a segurança e contribui para que o carnaval maranhense seja uma festa marcada pela alegria e tranquilidade.

Mais sobre o videomonitoramento

Além das câmeras de reconhecimento facial ao longo dos circuitos oficiais, seguem operando nos dias de Carnaval as câmeras com rotação 360 (de grande alcance) e também as câmeras de identificação de placas de veículo, que estão distribuídas nas principais vias da Grande Ilha. Elas auxiliam as forças de segurança na recuperação de veículos furtados ou roubados.

Governo do Maranhão lança Programa Mãos à Obra para agilizar a manutenção dos prédios públicos da rede estadual

– Governador Carlos Brandão lançou programa Mãos à Obra para agilizar os serviços de manutenção dos prédios públicos estaduais (Foto: Gilson Teixeira)

Para agilizar a manutenção dos prédios públicos da rede estadual nos 217 municípios do estado, garantindo melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho aos servidores, o Governo do Maranhão lançou o Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão – Mãos à Obra. A medida provisória que institui o programa foi assinada, nesta segunda-feira (24), pelo governador Carlos Brandão em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque.

O Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão – Mãos à Obra será coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e visa garantir a manutenção dos prédios da rede estadual do Governo do Maranhão, que atualmente são mais de 3.500 imóveis em todo o estado.

Durante o lançamento, o governador Carlos Brandão informou que o programa amplia a participação das micro e pequenas empresas no mercado da construção civil no estado.

“Este programa valoriza as micro e pequenas empresas dos municípios. Nós temos 3.500 prédios que precisam de constante manutenção, sobretudo os da educação. Portanto, estas empresas vão ocupar esse espaço, enquanto as grandes executam as grandes obras de infraestrutura. Tivemos ainda o cuidado com a inclusão, garantindo que 10% da mão de obra sejam mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, que serão inseridas no mercado de trabalho, conquistando sua independência”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O programa irá trazer mais eficiência na logística de mobilização e desmobilização de equipes. Isso porque o contratado estará alocado na própria cidade e/ou região, reduzindo, dessa forma, custos de deslocamento. Além disso, o programa fomenta a inclusão da utilização de serviços de empresas individuais, micro e pequenas empresas, fortalecendo a economia do estado.

O secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, afirmou que o Mãos à Obra reforça a inclusão dos pequenos empreendedores, as políticas sociais e de parcerias institucionais do Governo do Maranhão.

“Este programa celebra a inclusão das micro e pequenas empresas, além dos MEIs. Também colocamos um olhar muito forte para a inclusão social das mulheres, que têm se destacado cada vez mais na construção civil. Além disso, é um programa que vem ao encontro do fortalecimento das parcerias institucionais, já que várias secretarias e entidades trabalharão em conjunto”, ressaltou Márcio Machado.

O programa tem a colaboração da Maranhão Parcerias (Mapa), que ficará responsável por elaborar o edital de credenciamento, sem limite de tempo, para a contratação, preferencialmente, de microempresas e empresas de pequeno porte para execução dos serviços e demandas. As empresas devem atender critérios técnicos e qualitativos pré-estabelecidos para garantir sua aprovação.

Cassiano Pereira, presidente da Mapa, explicou o papel da empresa na execução do Mãos à Obra. “A Mapa fará o credenciamento das micro e pequenas empresas em todo o estado, regionalizando os prestadores de serviço de acordo com as demandas que serão solicitadas pela Segov para a execução das pequenas obras e reparos que precisarem ser realizados”, disse.

Wesley Assis, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), ressaltou que a execução do programa vai garantir mais segurança no serviço público maranhense. “Nós percebemos o cuidado do Governo do Maranhão em ter à frente do programa pessoas com a capacidade técnica. Com isso e com os serviços que serão executados com mais agilidade, o Governo do Maranhão vai garantir a segurança da sociedade maranhense e dos servidores públicos estaduais”, afirmou.

Programa Mãos à Obra

Para a melhor execução do programa, o Estado será dividido em 22 regionais de atuação – conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, agregando as cidades por blocos.

A contratação das empresas será realizada por categorias, especificadas no tópico “tipos de manutenção”, sendo estes: manutenção civil (serviços de engenharia); projetos (elaboração de projetos em geral); lógica (cabeamento e serviços referentes à instalação de internet); ar-condicionado (manutenção dos aparelhos); combate a incêndios (implantação de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, alarmes e semelhantes); Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (hastes, aterramentos, cabeamentos e itens classificados dentro da categoria).

A Segov receberá as demandas e designará uma das empresas credenciadas pela Mapa para realização do serviço. A fiscalização dos serviços ficará a cargo da equipe de engenharia da secretaria demandante. A aprovação final será feita em conjunto.

Entre as vantagens do Mãos à Obra estão o fortalecimento da imagem do Governo do Estado junto à classe empresarial com a contratação dos empreendedores de menor porte; agilidade e resolutividade com o menor tempo de resposta no cumprimento das demandas solicitadas, permitindo maior eficiência dos serviços; criação de uma rede regionalizada de negócios; abertura de oportunidade para micro e pequenas empresas, com consequente crescimento da economia local; e a eficiência logística na mobilização e desmobilização de equipes, pois o autor/fornecedor estará alocado na própria cidade e/ou região, reduzindo o deslocamento.

Políticas de inclusão social

O Mãos à Obra também garantirá a execução de políticas sociais de valorização e proteção às mulheres, já que o efetivo das empresas contratadas deverá ter, preferencialmente, um percentual de 51% de mulheres, sendo obrigatória a contratação de 10% de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade.

Para isso, as empresas contratadas poderão fazer uso do banco de dados provenientes da Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão (Semu), por meio da Casa da Mulher Brasileira, unidades responsáveis pelo atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado do Maranhão.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Semu, Casa da Mulher Brasileira, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) farão a capacitação dessas mulheres, viabilizando maior acolhimento no mercado de trabalho.

Brandão entrega primeiros carrinhos do Minha Renda Praia a vendedores de ostras que atuam na orla da Grande São Luís

– Governo entrega carrinhos do Minha Renda Praia a vendedores de ostras na Praia do Araçagy (Foto: Rodrigo Ribeiro)

“Trabalho há mais de 15 anos como ostreiro e foi a primeira vez que o poder público deu esse incentivo pra gente. Isso nunca tinha acontecido”, declarou o vendedor de ostras Luís Sérgio Ribeiro, um dos primeiros beneficiários do programa estadual Minha Renda Praia. Neste domingo (23), na Praia do Araçagy, em São José de Ribamar, município da Grande Ilha de São Luís, o governador Carlos Brandão entregou os primeiros carrinhos a 20 ostreiros cadastrados no programa.

Fruto de ação conjunta entre as secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e de Administração Penitenciária (Seap), o Minha Renda Praia é um programa de inclusão socioprodutiva que oferta melhores condições de comercialização a profissionais que atuam com venda informal na orla maranhense.

“Esta é mais uma edição do programa Minha Renda, dessa vez, Minha Renda Praia. Fizemos uma ampla discussão dentro da Seap e da Sedes. Quem confecciona os carrinhos são os internos. Tivemos que ouvir a associação dos ostreiros, para que a gente fizesse da melhor maneira, no melhor padrão, para que eles vendam seus produtos com higiene e qualidade”, ressaltou o governador Carlos Brandão, que participou da agenda acompanhado da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão.

Os equipamentos são produzidos por mão de obra carcerária, ação que auxilia no processo de ressocialização e na remição da pena de prisão de apenados da Justiça. Além dos carrinhos, os beneficiários receberam fardamento oficial do programa, composto por chapéus com abas e camisas com proteção ultravioleta (UV).

A ideia é proporcionar equipamentos adequados para a comercialização, garantindo maior higiene, segurança e eficiência no transporte e armazenamento dos produtos. Os primeiros beneficiários do Minha Renda Praia receberam carrinhos para o transporte e armazenamentos adequados das ostras.

A primeira etapa do programa alcançou ostreiros, mas a estratégia também beneficiará vendedores informais de queijo grelhado, bebidas, camarão, ovos de codorna, frutas, picolés e sorvetes.

“Não tenho dúvida que isso terá uma enorme repercussão na praia, não só pela venda, mas também pela qualidade do produto, com mais higiene e melhores condições sanitárias, atendendo bem os clientes”, sublinhou Brandão.

 

Fomento ao empreendedorismo nas praias

Os motes da iniciativa são fortalecer a economia informal e fomentar o empreendedorismo na região litorânea do Maranhão. O Minha Renda Praia oferece infraestrutura para a melhoria das condições de trabalho, com a expectativa de impacto positivo na renda dos vendedores e na experiência dos consumidores, incluindo a dos turistas que visitam as praias maranhenses.

“É um projeto discutido junto com os vendedores de ostra aqui na região, onde fizemos esses primeiros protótipos. As primeiras 20 unidades estarão em estudo neste primeiro mês, e logo em seguida, vamos distribuir em todo o litoral do Maranhão. É uma atividade econômica importante, o turista vem e já procura ostra de qualidade aqui”, detalha o titular da Sedes, secretário Paulo Casé.

 

Qualificação e melhores condições de trabalho

Os protótipos do Minha Renda Praia desenvolvidos pelo Governo do Maranhão são de fácil manuseio, resistentes e compactos, permitindo que os ambulantes exerçam suas atividades com mais segurança e eficiência. Cada carrinho tem custo unitário de R$ 708,56, mas o governador lembrou que, além dos equipamentos, os beneficiários do Minha Renda Praia também passam por capacitação e, assim que concluem a formação, recebem um incentivo único de R$ 500,00 para iniciar o negócio.

“Teremos outros modelos que estamos desenvolvendo para vender milho cozido, queijo assado, picolé, sorvete e frutas, ou seja, tudo aquilo que pode ser vendido na praia. Estamos fazendo a capacitação deles [beneficiários], para ter o melhor aproveitamento. O governo financia R$ 500,00 para o capital de giro, para que eles comprem a matéria-prima”, explica Brandão.

Assim como o vendedor de ostras Luís Sérgio Ribeiro, que citamos no início desta reportagem, o “xará” dele, o ostreiro Luís Antonio Garcêz também festejou a entrega do equipamento. Ele conta que sempre carregava muito peso durante as vendas e os carrinhos garantem melhor qualidade de trabalho para os ambulantes.

“Esse é meu trabalho e a praia é o nosso escritório. Daqui que nós tiramos o sustento da nossa família, essa é a nossa renda principal. Goste dos carrinhos, estão ‘top’. A gente carregava muito peso, cansa a nossa coluna e o ombro e esse carrinho é ‘mil grau’. O governador está de parabéns”, celebrou o ostreiro Luís Antonio Garcêz.

Circuito Vem Pro Centro se despede das prévias carnavalescas com aprovação do público

– Setur-MA – Circuito Vem pro Centro – Público fantasiado (Foto: Dankelvis Soeiro)

Para os foliões, o sábado (22) marcou a despedida do Circuito Vem Pro Centro, novidade do Governo do Maranhão que trouxe cor, alegria e um resgate das raízes do carnaval na capital maranhense. Decorados com guarda-chuvas coloridos, palcos temáticos e vários espaços para fotos, ruas e becos históricos testemunharam uma explosão de cultura popular.

Na Rua Portugal, um dos pontos mais visitados do circuito, foliões e turistas aproveitaram para registrar momentos especiais no painel instagramável com figuras representativas, a exemplo do fofão. Cláudia Castro, vigilante de monitoramento, não resistiu à beleza da decoração: “Lindo, lindo, lindo! Tudo maravilhoso. É a primeira vez que venho, aproveitei a folga para curtir. Já tirei várias fotos e já postei no Instagram”.

Para Ivone Ferreira, psicóloga e moradora de São Luís, mas natural de Belém, a experiência vai além de viver o carnaval: “Acho que, por ser no Centro Histórico, resgata nossa história. É mais do que uma festa popular. Cria em nós um sentimento de pertencimento à cidade que mora no meu coração”.

No Palco Patativa, a banda local Os Tropix fez um show com releituras da música popular brasileira. Gabriel Ferreira, vocalista da banda, comentou a importância dessa conexão cultural: “O carnaval se oxigena com a música brasileira. É uma honra estar aqui celebrando os grandes clássicos da nossa música brasileira e valorizando também a cultura maranhense”.

No Beco Catarina Mina, a boneca gigante avisava quem seria a última atração: a Banda Bandida, claro, trazendo um repertório eclético, das marchinhas ao axé, para a saideira. Com 25 anos de história, o grupo mistura ritmos e arrasta multidões nos carnavais de rua. “Começamos com a tradicional charanga e fomos evoluindo até a banda de palco. O mais importante é a alegria do folião. Essa é nossa maior recompensa”, afirmou Fábio Chagas, maestro da banda.

Júnior Natchu, vocalista da Bandida, explicou a diversidade do repertório: “Trazemos músicas atuais, sucessos dos anos 80 e muita irreverência. É uma alegria imensa estar aqui encerrando este palco do Vem Pro Centro”.

A microempresária Karla Araújo achou a apresentação contagiante. “Extraordinário! Estou me divertindo muito com a Bandida e esse pré-carnaval foi incrível”.

Diversas atrações também passaram pelos demais polos culturais. O Joãozinho Trinta, na Praça da Fé, recebeu blocos afro, tribos de índio e grupos religiosos de matriz africana que participaram do Banho de Axé; O Polo Cultural Faustina teve rodas de tambor de crioula; E ainda, o Polo Cultural Nega Glícia avivou a cultura reggae da cidade com muitas “pedras”.

No meio da multidão, Bruna Lima, turismóloga, elogiou a mistura de ritmos. “Foi maravilhoso ver o resgate do nosso carnaval de rua, com reggae, tambor de crioula e as tradicionais marchinhas”.

A professora aposentada Gisele Silva aprovou a iniciativa do Governo do Maranhão: “Foi um presente para os maranhenses! O governador Carlos Brandão está de parabéns por nos proporcionar esse momento”.

Entretanto, o carnaval está apenas começando! Embora o circuito Vem Pro Centro vá deixar saudade e um gostinho de quero mais, novas emoções aguardam os brincantes na próxima semana no circuito Vem Pro Mar.

Como disse a fisioterapeuta Amanda Ribeiro. “Uma programação maravilhosa para todos os gostos, com um ambiente familiar. Há tempos não vivíamos algo assim. Todos estão de parabéns! Pois, que venha o Carnaval!”

Brandão prestigia I Encontro de Ex- Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues

– Brandão prestigia I Encontro de Ex- Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Diferentes gerações de atletas maranhenses do handebol, voleibol, basquetebol e futsal reuniram-se neste sábado (22) para celebrar a história do Ginásio Costa Rodrigues, um dos mais tradicionais espaços esportivos de São Luís (MA). Idealizado pelo ex-atleta e técnico José de Ribamar Miranda, o professor Miranda, o “I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues” reuniu antigos atletas e admiradores do ginásio, entre eles o governador do Estado, Carlos Brandão, que é ex-atleta de basquetebol.

A programação incluiu partidas de várias modalidades esportivas e homenagens a figuras históricas do esporte maranhense que brilharam no Ginásio Costa Rodrigues, equipamento esportivo fundado no Centro de São Luís há 59 anos.

“Hoje também é um dia de homenagem a pessoas que tiveram grande importância no esporte do Maranhão. A associação dos ex-atletas está homenageando essas pessoas para que a gente possa lembrá-los e, desta forma, estimular novas gerações”, disse o governador Brandão.

O encontro contou com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e das empresas VitalMed e Edeconsil. A animação ficou por conta do ex-atleta e DJ, Mário Pseudo.

Durante o evento, Brandão anunciou o lançamento de um programa voltado ao estímulo do basquetebol na capital e em municípios no interior do Maranhão. Ex-atleta da modalidade, o governador ressalta a importância de estimular novas gerações para a prática esportiva.

“Este é um grande dia: A gente reunindo os veteranos para dizer que o esporte está firme. Aproveitamos para lançar um programa na área de basquete, que são as pequenas quadras que nós vamos lançar pela cidade de São Luís e em alguns municípios do interior. É um programa para incentivar o basquete”, anunciou Carlos Brandão. E completou: “estou muito feliz em rever aqui todos os amigos e ao mesmo tempo saber que a gente tem que fortalecer esse esporte, que é o basquete, aproveitando a oportunidade como governador, assim como a gente tem incentivado também tantos outros esportes”.

 

Histórico

Inaugurado em 1966, o ginásio foi batizado em homenagem ao médico e ex-prefeito de São Luís, António Eusébio da Costa Rodrigues (1915-1989). Egresso do Liceu Maranhense – escola que fica adjacente do ginásio -, Costa Rodrigues se formou em Medicina na Faculdade de Cirurgia e Medicina do Pará, em 1938.

Costa Rodrigues foi deputado estadual, prefeito de Pinheiro (1941-1945) e de São Luís (1948-1951). Voltou ao comando da capital maranhense entre 1963 e 1965, quando iniciou as obras do ginásio que leva seu nome, mas que só foi inaugurado um ano depois.

Ao longo de décadas o Ginásio Costa Rodrigues recebeu grandes partidas de várias modalidades, eventos e foi palco para atletas de peso do esporte maranhense e nacional. Com o passar dos anos, o espaço passou por várias reformas e, mais recentemente, em 2022, o equipamento recebeu piso flutuante de alto desempenho, seguindo padrão NBA usado internacionalmente.

Governo do Maranhão entregará carrinhos do programa Minha Renda Praia neste domingo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, entrega neste domingo (23), carrinhos do programa Minha Renda edição Praia para vendedores ambulantes que atuam na Praia do Araçagy, na Região Metropolitana de São Luís.

O programa Minha Renda Praia contemplará vendedores informais de ostras, queijo grelhado, bebidas, camarão, ovos de codorna, frutas, picolés e sorvetes. Na primeira etapa, serão disponibilizados 20 carrinhos para ostreiros cadastrados no programa.

Além da entrega dos equipamentos, será oferecido café da manhã aos beneficiários do Minha Renda Praia.

 

Minha Renda Praia

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o Minha Renda Praia é um programa de inclusão socioprodutiva que visa promover melhorias na estrutura de trabalho e nas condições de comercialização dos produtos ofertados por profissionais que atuam com venda informal na orla maranhense.

Muitos desses trabalhadores operam nas praias em condições precárias, utilizando equipamentos improvisados e inadequados, o que não só compromete a qualidade dos produtos oferecidos, mas também a saúde e o bem-estar dos próprios trabalhadores.

A disponibilização de equipamentos adequados possibilitará a ampliação das opções de produtos oferecidos, maior profissionalização e aumento na qualidade do atendimento ao cliente.

Os equipamentos do Minha Renda Praia são de fácil manuseio, resistentes e compactos, permitindo que os ambulantes exerçam suas atividades com mais segurança e eficiência.

A natureza portátil dos equipamentos também permitirá que eles sejam facilmente transportados, mesmo para vendedores que utilizam transporte público para se deslocarem até as praias.

 

Equipamentos

O Minha Renda Praia disponibilizará três modelos de carrinhos para essa modalidade do programa: o modelo 1 para a venda de refrigerados; o modelo 2 para venda de queijo coalho e o modelo 3 para a venda de ostras.

Equipamento para venda de ostras – as novas estruturas isotérmicas foram projetadas para manter a qualidade e a conservação das ostras e outros produtos frescos como camarão, frutas e ovos de codorna. Isso assegura que os produtos cheguem ao consumidor final em condições ideais, o que aumenta a competitividade dos vendedores frente a outras opções de alimentação.

Equipamento para venda de queijo grelhado – a grelha portátil e modular facilitará o transporte e o uso, ao mesmo tempo em que garantirá um ambiente de trabalho limpo e organizado. Com divisórias para ingredientes adicionais como frutas e camarão, os vendedores poderão diversificar seus produtos, aumentando suas oportunidades de venda e atraindo uma clientela mais ampla.

Equipamento para venda de bebidas – as novas caixas térmicas foram projetadas para manter refrigerantes, águas e outras bebidas em temperaturas ideais, otimizando a experiência dos consumidores e aumentando as vendas, especialmente em dias de intenso calor.

Os três modelos possuem rodas pneumáticas apropriadas para a areia e os carrinhos para a venda de queijo coalho e ostras foram desenhados para permitir que os vendedores transportem os equipamentos com mais facilidade em ônibus que circulam entre as praias.

Os beneficiários do Minha Renda Praia receberão, ainda, fardamento oficial do programa, que inclui chapéu com aba, boné e camisa com proteção UV.

 

Serviço

O quê: Entrega de carrinhos do programa Minha Renda Praia.

Quando: Domingo, 23 de fevereiro de 2025, a partir das 9h.

Onde: Praia do Araçagy, Avenida Atlântica, bairro Araçagy, em São José de Ribamar-MA.

Porto do Itaqui inicia nova fase de operações Ship-to-Ship no Berço 108

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o Porto do Itaqui, em parceria com a Transpetro, iniciou uma nova fase de operações Ship-to-Ship (STS), que agora passam a ser realizadas também no Berço 108. O STS é uma manobra de transferência de carga entre navios que pode ocorrer em mar aberto ou por meio de navios atracados. Com esse tipo de procedimento, uma operação que seria feita em 36 horas é concluída em 12 horas.

“O teste deste tipo de operação no Berço 108 marca mais um avanço na eficiência e inovação do Porto do Itaqui. A partir disso, é ampliada a nossa capacidade operacional, garantindo mais competitividade e otimização logística. Seguimos firmes no compromisso de modernizar o Porto, impulsionar o desenvolvimento regional e fortalecer nossa posição entre os principais portos públicos do Brasil”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Realizado entre os navios STI Jardins e Elandra Star, o teste da operação serviu para comprovar a segurança e funcionabilidade do Ship-to-Ship no berço 108. “No teste de hoje, provamos que a operação é segura. O objetivo é obter, tanto da Marinha quanto da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, a autorização para que a gente possa operar e trazer mais cargas”, comunicou o gerente de operações do porto, Adauto Serpa.

A primeira operação Ship-to-Ship do Porto do Itaqui aconteceu no dia 6 de setembro de 2023. Durante o procedimento, o navio Romulo Almeida atracou a contrabordo do navio Torm Helene e realizou o carregamento de 31.000 metros cúbicos de diesel S10. De lá para cá, já foram realizadas 28 operações Ship-to-Ship no porto.

Hub de Combustíveis

A cada ano, o Porto do Itaqui se consolida como um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) do Brasil e do mundo. “Hoje, o Porto Itaqui tem uma grande importância para a Transpetro e para a Petrobrás. Aqui é o Porto que mais movimenta óleo diesel no país. E a Transpetro, que é líder no mercado de Ship-to-Ship, vê esse porto como fundamental para nossas operações”, acrescentou o gerente setorial do terminal de São Luís da Transpetro, José Carlos.

Mais crescimento

Em 2023, a adoção desse sistema no Berço 106 resultou em um expressivo ganho de produtividade e na redução da sobrestadia, fatores que contribuíram para a maior competitividade das operações. Com a ampliação para o Berço 108, espera-se um impacto ainda mais positivo na eficiência logística do Porto do Itaqui, significando o acréscimo de mais um berço de atracação e a possibilidade de realização de duas operações STS simultaneamente.

Brandão autoriza venda do etanol direto das indústrias para os postos de combustíveis no Maranhão

– Cerimônia de assinatura do decreto no Palácio dos Leões (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O etanol comercializado no Maranhão poderá agora ser vendido diretamente das indústrias para os postos de combustíveis, sem os custos atrelados à logística de distribuição. A medida, que vai possibilitar redução no preço pago pelo consumidor, foi regulamentada por meio de decreto assinado nesta quinta-feira (20) pelo governador Carlos Brandão, em cerimônia no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

O decreto dispõe sobre a venda direta do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) para postos de combustíveis no estado. A novidade permitirá a diminuição dos custos associadas ao transporte do etanol, possibilitando a redução do preço final cobrado nas bombas de combustível.

A venda direta de Etanol Hidratado está prevista na Lei nº 14.292/2022, que teve origem na Medida Provisória Nº. 1.100, de 03.01.2022. A medida reduz a cadeia logística de comercialização do etanol e garante revisão na cobrança de tributos como: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Programa de Incentivo Social (PIS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Anteriormente o AEHC produzido em usinas deveria ser comercializado pelas distribuidoras de combustíveis, que aumentava o custo de transporte do produto e do seu preço, tanto para o varejista quanto para o consumidor final, como detalha o governador Carlos Brandão.

“Mais do que favorecer o empresário e o crescimento da sua empresa, ele também é muito importante para chegar no posto de gasolina com o preço mais barato. Se ele chega com o preço mais barato [ao produtor], porque diminui essa logística, ele vai chegar também mais barato ao consumidor, que é o nosso alvo mais importante”, reforça Brandão.

Com o decreto, produtores e importadores de AEHC ficam autorizados a comercializar o produto diretamente com agentes distribuidores, revendedores varejistas de combustíveis, Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRR) e com o mercado externo.

A regulamentação da venda direta foi fixada como modalidade opcional, ou seja, sem a exclusão do modelo vigente. A venda direta permitirá maior flexibilidade às unidades produtoras para comercializar seu produto.

Para o governador Carlos Brandão, a medida vai reduzir cursos, ampliar a lucratividade e gerar novas oportunidades de emprego e renda com o crescimento do setor. “A nossa expectativa é que os empresários vão ter mais lucro, investir mais nas suas propriedades e ao mesmo tempo a gente vai reduzir o preço do combustível para o consumidor”, afirmou.

 

Bom para empresários e consumidores

A medida atende solicitação do Sindicato de Produtores de Cana, Açúcar e Etanol de Cana e outras Biomassas do Maranhão e Pará (Sindicanálcool) e contou com apoio das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Seinc) e Fazenda (Sefaz).

O vice-presidente executivo da empresa Inpasa, Rafael Ranzolin, participou da cerimônia de assinatura do decreto e comemorou a medida. O grupo Inpasa Brasil é uma biorrefinaria de grãos que tem como matérias-primas o milho e o sorgo, usados na produção de biocombustíveis, Distiller’s Dried Grains with Solubles (DDGS) – ou “Grãos Secos de Destilaria com Solúveis” – e óleos vegetais.

Fundada em 2006, a Inpasa deve abrir no próximo mês uma unidade da empresa em Balsas, município localizado no Sul do Maranhão. Ranzolin avalia que a redução nos custos logísticos vai ser fundamental especialmente para os consumidores.

“A gente tem um ganho logístico muito grande. A gente trabalha junto com as distribuidoras também, mas isso vai fazer com que os postos sintam essa diferença e todo esse ganho da venda direta e, consequentemente, o consumidor final, que é nosso grande ator, nosso grande consumidor, nosso real cliente”, pontua Rafael Ranzolin.

 

Menos impostos e mais geração de empregos

O AEHC é utilizado como combustível em motores de combustão interna de ignição por centelha. Segundo o decreto, a responsabilidade pela substituição tributária, retenção e recolhimento do imposto nas operações internas e interestaduais ao agente produtor, será da empresa comercializadora de etanol e do importador.

Para a revenda do AEHC será necessário que a empresa tenha inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS (CAD/ICMS) e solicite credenciamento junto à Sefaz. O titular da Fazenda estadual, secretário Marcellus Ribeiro, avalia que a regulamentação vai beneficiar comerciantes e consumidores, além de favorecer o fortalecimento das empresas e  a abertura de novos postos de trabalho.

“É uma medida de sensibilidade do governador Carlos Brandão, sempre preocupado com o setor empresarial maranhense e com a população do estado. A medida vai beneficiar justamente esses dois setores, tanto as empresas pela redução do custo logístico de transporte do álcool, quanto o consumidor final com a expectativa de redução de preços. É possível que aliada a essa redução de preço, a gente tenha mais investimento do setor, portanto mais geração de emprego e renda”.

 

Redução na bomba de combustível

Em coletiva de imprensa que sucedeu a cerimônia de assinatura do decreto, Carlos Brandão disse a jornalista que a expectativa é que medida gere impacto na bomba de combustível e no bolso dos consumidores em cerca de 30 dias.

“Vamos aguardar um pouco, a medida é uma medida que já acontece em todos os estados. A gente espera que, dentro de 30 dias no máximo, haja esse equilíbrio econômico para que a gente possa constatar isso nos postos de gasolina. Essa é a nossa expectativa”.