O Arraial do Largo de Santo Antônio é um dos festejos juninos mais tradicionais do Centro Histórico de São Luís e busca manter viva a essência das festas de São João, está com uma novidade nesta edição: O Festival de Comidas Típicas.
O festival é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e visa valorizar a gastronomia local e fortalecer a identidade cultural com fortes raízes no campo, uma oportunidade para destacar a qualidade e singularidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar capazes de se transformar em uma vitrine gastronômica e cultural.
Onze barraqueiros do arraial participam do festival e concorrem ao título de “Melhor prato típico” e também a uma premiação no valor de R$ 4 mil e um troféu.
Tássia Campos é uma das competidoras e falou da importância da culinária em sua vida e a expectativa com o festival. “É muita alegria pra mim participar do Festival porque é um incentivo do ponto de vista financeiro, mas também para fazer o melhor aos clientes. Como empreendedora eu penso que a razão de eu existir é fazer o meu cliente feliz, então, eu fazendo uma coisa bem feita acho que o reconhecimento vem”, contou.
Da barraca João Chiador, o empreendedor Guilherme de Ávila, parabenizou a iniciativa do festival que é realizado pela primeira vez no arraial do Largo de Santo Antônio. “De suma importância este festival porque valoriza a culinária maranhense que é uma maravilha no período junino”.
Dona Naná Mendes não poupou elogios ao festival. “Nós temos na barraca o prato típico que não pode faltar nos arraiais, e é tempo de ganhar uma grana extra e saborear aquela comida que não vemos no cotidiano, e o Festival vem somar na valorização da culinária do nosso Maranhão e, claro, ajudar com a premiação”.
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a relevância do festival para a culinária maranhense e sobre a importância da agricultura familiar na gestão do governador Carlos Brandão.
“O primeiro Festival de Comidas Típicas vai escolher o melhor prato típico do Arraial Santo Antônio, uma forma de valorizar a culinária regional que tem sua base na agricultura familiar, esta que tem crescido dia a dia e ganhando destaque na gestão do nosso governador Carlos Brandão. Quem visitar o arraial está convidado a saborear e ajudar a escolher o melhor prato típico, a competição está acirrada, pois todos os barraqueiros são empreendedores de mãos cheias”, disse.
O festival será realizado até dia 29 de junho, quando será feito o anúncio do melhor prato típico do festejo junino do coração do centro de São Luís. A escolha do Melhor Prato Típico será feita a partir de votação do júri popular e do júri técnico formado por profissionais renomados nas áreas de gastronomia e cultura popular.
Os pratos típicos concorrentes do Festival são compostos, obrigatoriamente, por, no mínimo, dois tipos de proteínas (peixe, camarão, carne, tortas etc.), um tipo de arroz (de cuxá, baião de dois, branco, Maria Isabel etc) e dois acompanhamentos (vatapá, cuxá, farofa, vinagrete).