A feira de Pinheiro, cidade do Sarney

A tradicional feira de Pinheiro, cidade natal do ex presidente José Sarney, localizada a 360 km de São Luis, capital do Maranhão, é bem frequentada apesar das condições precárias.
Os feirantes fazem o que podem para manter as mínimas condições de higiene já que o comércio de produtos alimentícios é a única opção de renda.

O prefeito da cidade prometeu, durante sua campanha, que faria uma ampla reforma contemplando banheiros climatizados, padronização dos quiosques e até a construção de uma área reservada aos restaurantes. Até agora só existe uma ordem de serviço para inicio das obras.

A cidade de Pinheiro é considerada a maior da região da baixada maranhense, segundo IBGE, com uma população estimada de 82.374 pessoas, apesar disso, o município sobrevive basicamente do comércio, agricultura e pecuária. Boa parte dos hortifrutigranjeiros comercializados na feira são importados de outros estados por falta de política de incentivos à produção local de alimentos.O rio Pericumã, que margeia o município, possui uma grande diversidade de peixes e abastece a população, mas está contaminado por fezes de animais e pela falta de sistema de esgoto na cidade.

Apesar da triste realidade, o pinheirense é um povo cordial e trabalhador.

PAÇO DO LUMIAR: Prefeito Domingos Dutra pode enfrentar a primeira CPI

A vereadora Carmem Aroso (MDB), durante entrevista concedida ao programa “VIDEO REPÓRTER”, exibido aos sábados e domingos, às 11h, pela TV Alternativa, canal 19.1, falou que na cidade de Paço do Lumiar todos comentam que a primeira-dama, Nubia Dutra, é quem comanda a prefeitura e que tem argumentos e provas concretas para pedir abertura de CPI.

O ex deputado federal, atual prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PC do B), ainda não prestou contas, na Câmara de Vereadores, dos recursos recebidos para administrar o município. Segundo a parlamentar, só para a saúde, o prefeito Dutra já recebeu cerca de R$ 20 milhões e a população não pode contar nem com os mais básicos procedimentos de saúde.

“Se ele não tem condições de administrar o município, que renuncie ao invés de passar a gestão para sua esposa.”, afirmou Carmem Aroso, autora do requerimento que pede a criação da CPI.