Maranhão celebra títulos de Patrimônio da Humanidade para os Lençóis Maranhenses e para o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi

– Na sexta-feira (15), o evento de certificação dos Lençóis Maranhenses terá uma ampla programação no Parque das Dunas (Foto: Divulgação)

Uma grande festa será realizada nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, no Maranhão com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que entregarão os certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.

A entrega dos certificados em solo maranhense foi um pedido do governador Carlos Brandão para que a população pudesse participar de um momento tão importante para a história do estado. No dia 14, a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, estará na capital maranhense para a entrega dos certificados.

Já no dia 15, a comitiva da gestão estadual e a Diretora e Representante da Unesco no Brasil estarão no Parque das Dunas, em Barreirinhas, para a cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses. O título foi concedido em julho do ano passado, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que na ocasião foi sediada na cidade de Nova Deli, na Índia.

“É uma alegria entregar dois títulos de Patrimônio Mundial no estado do Maranhão, cuja capital, São Luís, já é reconhecida como Patrimônio Cultural. Celebramos os novos títulos do Parque dos Lençóis Maranhenses, designado Patrimônio Mundial Natural, e do Bumba Meu Boi do Maranhão, reconhecido como Patrimônio Imaterial. O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos na atualidade e o que transmitimos às gerações futuras. Assim, reconhecemos o caráter excepcional desses sítios e desses bens para toda a humanidade. Os nossos patrimônios culturais e naturais são fontes insubstituíveis de vida e inspiração”, afirmou Marlova Jovchelovitch Noleto.

O governador Carlos Brandão destacou a importância do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses e do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como patrimônios da humanidade. “Este reconhecimento fortalece o nosso turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado. Então, essa certificação é um momento para comemorarmos essa grande conquista para o Maranhão”, declarou.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que estará na celebração do título para os Lençóis Maranhenses, destacou o legado e a importância da preservação.

“O reconhecimento pela Unesco, concluído com a entrega do certificado, é resultado do que os Lençóis Maranhenses representam: beleza natural em suas formas imagética, acústica e paisagística, além de um ecossistema que se constituiu como habitat apropriado para a conservação da biodiversidade, inclusive para algumas espécies ameaçadas de extinção. Um paraíso natural que precisa ser protegido para as presentes e futuras gerações”, disse a ministra Marina Silva.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que o Bumba Meu Boi e o Parque dos Lençóis Maranhenses são duas molas propulsoras do turismo maranhense, que repercutem nacional e internacionalmente, atraindo a atenção do mundo para o estado. “O título da Unesco para os Lençóis é um marco de desenvolvimento social e econômico especialmente para os municípios que integram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e todo o Polo, que vai de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz até os Pequenos Lençóis, em Tutóia. Quando fortalecemos o turismo com promoção e divulgação, aumentamos o fluxo de visitantes, o que já aconteceu de 2024 para 2025, e geramos emprego, renda e oportunidades para os nativos e para todos que atuam na cadeia turística”, pontuou Socorro Araújo.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

O evento desta quinta-feira, 14, de certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, começa às 15h, na Casa das Minas, com apresentação da Cia Encantar. Em seguida, um cortejo dos grupos de bumba boi da Casa das Minas segue até a Capela de São Pedro.

Às 16h, será realizada uma entrevista coletiva, no Ceprama, com a presença de representantes do governo estadual e da Unesco. A programação continuará na Capela de São Pedro com apresentação da Companhia Barrica, às 17h, seguida da solenidade de certificação e encerramento com show de Betto Pereira.

Participam do cortejo, a partir das 16h, os grupos de bumba meu boi Encanto da Ilha, Maracanã, Guimarães, Lendas e Magias, Meu Tamarineiro, Novilho Branco, Morros, Maioba, Sonhos, Axixá, Upaon-Açu e Santa Fé.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, afirmou que a entrega dos certificados é um marco histórico para o Maranhão e para todos que vivem e mantêm viva a cultura, pois receber da Unesco o reconhecimento do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é a consagração de séculos de resistência, criatividade e amor dos maranhenses pela sua cultura.

“Este título é fruto do trabalho e da dedicação de mestres, brincantes, artesãos, músicos, costureiras, bordadeiras, pesquisadores e de cada pessoa que, ao longo das gerações, contribuiu para que essa manifestação chegasse até aqui com tanta força. É o mundo inteiro reconhecendo o valor da nossa tradição, a riqueza dos nossos saberes e a potência do nosso povo”, assinalou Yuri Arruda.

Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. A manifestação maranhense foi o sexto elemento brasileiro a integrar a lista da Organizaçao.

Também já receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no Brasil, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003); o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005); o Frevo, expressão artística do Carnaval de Recife (2012); o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013); e a Roda de Capoeira (2014). No ano passado, a lista foi ampliada com o reconhecimento do Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.

O reconhecimento do bumba meu boi reafirma a unicidade da riqueza cultural maranhense e a importância dessa cultura popular que mobiliza todo o estado. No Maranhão, o bumba boi se diferencia justamente por ser uma multiplicidade de grupos e uma variedade de estilos, motivo da definição como complexo cultural. O bem cultural reúne ainda uma relação fé, arte e festa, sendo um importante traço da identidade cultural maranhense.

Lençóis Maranhenses: Patrimônio Natural da Humanidade

Na sexta-feira (15), o evento de certificação dos Lençóis Maranhenses terá uma ampla programação no Parque das Dunas, em Barreirinhas, começando às 14h, com atrações culturais. Às 15h30, está programada uma entrevista coletiva. Estarão presentes o governador Carlos Brandão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires. A abertura oficial está marcada para as 16h e, após a solenidade, diversas atrações culturais se apresentarão a partir das 19h.

Brandão fez uma forte campanha nos últimos anos para o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, conseguindo apoios importantes como o do presidente Lula e o do ex-presidente José Sarney, que enviaram cartas para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azulay, reforçando a importância da candidatura do destino maranhense.

Em sua carta, o presidente Lula destacou as belezas naturais do Lençóis Maranhenses, constantemente buscadas por turistas, artistas e diversas outras pessoas. Ele ressaltou a importância ecológica e econômica do Parque Nacional para o Maranhão e para o Brasil.

O presidente descreveu o destino como o local onde “o deserto e o mar se encontram, criando uma paisagem única”.

Já o ex-presidente José Sarney ressaltou o engajamento do governador na conservação do local. “Pelo conhecimento da região e também dos esforços do governo brasileiro e do governo do Estado do Maranhão – estando o governador Carlos Brandão pessoalmente engajado – na conservação de todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, vale a pena acrescentar minha voz ao pedido de classificação que foi apresentado à Unesco nos últimos anos”, dizia trecho da carta.

Brandão participou de várias missões internacionais para defender a riqueza dos Lençóis Maranhenses e sua importância como patrimônio mundial para o desenvolvimento e preservação da região. O reconhecimento oficial ocorreu em 26 de julho do ano passado, com a chancela do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.

Orleans cresce em São Luís e Braide despenca após aproximação com grupo de dinistas de extrema esquerda

POLITICA: Comparativo dos números de pesquisas feitas em São Luís pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), nos meses de junho e agosto, mostra crescimento da pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado e queda do percentual do pré-candidato Eduardo Braide (PSD). Chama atenção que o declínio do prefeito de São Luís ocorre justamente após anúncio da aproximação dele com o grupo de dinistas de extrema esquerda comunista.

De acordo com a pesquisa, em cenário estimulado, Orleans Brandão saiu de 7.90% em junho e subiu para 17.80% das intenções de voto. Nesse mesmo cenário, Eduardo Braide tinha 74.32% no mês de junho, despencando para 58.29% em agosto, na capital, perdendo 16.03 pontos percentuais – número bastante expressivo.

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), e o vice-governador Felipe Camarão (PT) mantiveram os números, dentro da margem de erros, ambos com um pequeno acréscimo para maior. Camarão tinha 5.93% em junho e agora aparece com 9.02%. Lahesio tinha 4.44%, e alcançou 5.61% na pesquisa mais recente.

No âmbito do estado, o levantamento do Inop Previsão também já aponta empate técnico entre Eduardo Braide e Orleans Brandão. Em cenário estimulado, Braide aparece com 33.89% enquanto Orleans soma 30.17% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, está o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15.23%; e em quarto aparece Felipe Camarão, com 9.33%.

Resta saber se, após essa expressiva queda no percentual das pesquisas e da triste constatação do naufrágio da pré-candidatura de Camarão, Braide vai reavaliar ou não se ‘banca’ essa aproximação com os novos aliados da extrema esquerda.

Cláudio Cunha ressalta obras para melhoria das estradas na Baixada e Litoral maranhense

Cláudio Cunha afirmou que toda a região da Baixada e o Litoral estão sendo contemplados com obras de infraestrutura do Estado

Agência Assembleia

O deputado Cláudio Cunha (PL) destacou, na sessão desta terça-feira (12), a importância de obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado em municípios da Baixada Maranhense. O parlamentar fez um relato da visita realizada à região, no último final de semana, na companhia do secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, da qual também participaram os prefeitos Jadeco (Apicum-Açu), Márcio Hominho (Bacuri) e Val Cunha (Serrano do Maranhão).

Cláudio Cunha foi enfático ao afirmar que todo o Litoral maranhense está sendo contemplado com obras de infraestrutura do governo estadual. Ele informou que, no município de Mirinzal, já está instalada uma usina de asfalto para intensificar a pavimentação na região.

Além disso, informou que foi iniciada a recuperação da estrada que liga Central do Maranhão até Apicum-Açu, cujos serviços deverão se estender aos municípios de Porto Rico, Cedral e Guimarães.

“Quero também comunicar a todos que os serviços estão sendo intensificados na Baixada Maranhense, naquele eixo que liga Pinheiro a Pedro do Rosário, a estrada MA-006, a estrada que vai para Santa Helena, a rodovia que vai para Central do Maranhão, a via que liga Pinheiro ao Cujupe e a estrada que liga Pinheiro a São Bento”, declarou o parlamentar.

Infraestrutura

Ele acrescentou que, para intensificar ainda mais os serviços que o Governo do Estado realiza na Baixada Maranhense, o governador Carlos Brandão autorizou a construção da nova estrada que ligará Anajatuba a São João Batista.

“Trata-se de uma obra que vai diminuir um percurso longo: são duas horas de travessia do ferryboat de uma ponta a outra; do Porto do Cujupe à Ponta da Espera. E nós vamos ter uma travessia de 30 minutos ali em Anajatuba. Esta estrada está sendo realizada com a previsão de entrega até o final do ano. É algo que representa mais infraestrutura e qualidade de vida para toda a população da Baixada”, ressaltou o deputado.

Sinfra avança na recuperação da MA-020 entre Coroatá e Campestre do Maranhão

– Sinfra avança na recuperação da MA-020 (Foto: Divulgação)

Como mais um investimento para garantir mais segurança e mobilidade aos maranhenses, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SInfra), segue avançando nas obras de recuperação da MA-020, no trecho que liga os municípios de Coroatá a Campestre do Maranhão.

Os serviços em execução de manutenção rodoviária incluem recapeamento asfáltico e tapa-buracos, abrangendo uma extensão total de 50 km. Destes, já foram concluídos 4 km de recapeamento, com a frente de serviço atual concentrada no km 22.

A execução da obra, autorizada pelo governador Carlos Brandão, visa melhorar as condições de tráfego e ampliar a segurança viária para motoristas e moradores da região, como destaca o secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira.

“O trabalho de manutenção e recuperação das rodovias estaduais é um compromisso permanente. Na MA-020, estamos garantindo mais qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para quem trafega diariamente por essa importante via”, diz Aparício.

As equipes permanecem mobilizadas ao longo do trecho, intensificando o ritmo para entregar essa importante obra de mobilidade para o Maranhão.

Saúde: Governo assina ordem de serviço para ampliação da assistência em São Bento

O Governo do Maranhão vai ampliar os serviços de saúde em São Bento. A ordem de serviço foi assinada no sábado(9) pelo secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, na Escola Municipal Pe. João Piamarta, durante agenda no município. A solenidade contou com a participação do prefeito Dino Penha.

Com os novos serviços a serem implantados, a saúde de São Bento passará a contar com exames de imagem, como mamografia, tomografia com e sem contraste, raio-X, endoscopia e densitometria óssea. Atualmente, o município já conta com a Policlínica de São Bento, que oferece as especialidades médicas de cardiologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia com pré-natal, pediatria e dermatologia. Também dispõe de exames de imagem, como eletrocardiograma, ecocardiograma, holter e MAPA, além de exames laboratoriais.

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou a relevância da obra que será realizada para ampliar a oferta de serviços para a população da região. “Essa era uma obra há tempos aguardada pelo população de São Bento. O prefeito Dino sempre me dizia que não aguentava mais ver a população se deslocar para outra cidade para fazer exames de imagem. Eu me comprometi com ele, porque, mesmo sendo um investimento alto, é algo que vai melhorar a vida das pessoas”, destacou Orleans Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou o impacto regional da ampliação dos serviços. “Essa obra é um marco não só para São Bento, mas para toda a Baixada Maranhense. Estamos garantindo que exames fundamentais, como tomografia e mamografia, sejam feitos aqui, sem a necessidade de deslocamentos. É o compromisso do governador Carlos Brandão em ampliar o acesso à saúde com qualidade, fortalecendo a rede regional e oferecendo mais dignidade e conforto às pessoas”, destacou.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu pela conquista e reforçou a importância da parceria com o Governo. “Estou com o coração cheio de gratidão e com a alma leve, porque tenho certeza que estamos no caminho certo. São Bento vive um novo tempo, que vem avançando e vai avançar muito mais. Esse avanço não é só para o município, mas para toda a região. Pela primeira vez, vamos ter tomografia e mamografia aqui. É um dia histórico”, pontuou o prefeito.

Entre março de 2022 e janeiro de 2025, a Policlínica de São Bento realizou 542.642 atendimentos e procedimentos. Desse total, foram 40.242 consultas médicas, 157.417 consultas multidisciplinares, 98.897 atendimentos no Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), 176.165 procedimentos de enfermagem, 68.093 procedimentos multidisciplinares e 1.828 procedimentos médicos.

O governador Carlos Brandão esteve na cidade de Penalva neste sábado (9) para a inauguração da primeira etapa da Estrada do Jacaré. A entrega faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 110 anos neste domingo (10). O trecho entregue tem uma extensão de nove quilômetros e, na ocasião, o governador assinou ordem de serviço dando início à segunda etapa da obra, com mais nove quilômetros de pavimentação.

A estrada põe fim a uma demanda histórica, pois era aguardada há mais de um século pela população do município. O governador Carlos Brandão explicou que a primeira etapa contemplou a ligação da sede do município ao Povoado Ponta Grande e que a segunda e última etapa compreende mais nove quilômetros de pavimento para ligação do Povoado Ponta Grande ao Povoado Jacaré, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

“É motivo de muita alegria estar aqui em Penalva comemorando os 110 anos de emancipação política da cidade e comemorando com entregas, com anúncios. Acabamos de entregar mais uma viatura para a polícia, entregamos 20 carrinhos do Mais Renda e do Minha Renda e entregamos a primeira etapa da estrada que vai do entroncamento da MA-216 até o Povoado Jacaré”, informou o governador.

Com a Estrada do Jacaré será possível um deslocamento mais rápido e seguro entre o povoado e a sede municipal de Penalva. Isso facilitará o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, mas também impulsionará o escoamento da produção agrícola e extrativista, reduzindo custos e fortalecendo a economia local.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, o apoio da gestão estadual aos municípios é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. Ele ressaltou a sensibilidade do governador para solucionar o problema que durava várias décadas e mantinha isolada parte da população, diante da dificuldade de acesso.

“Era uma luta do prefeito Ronildo e, agora, do prefeito Guerra, a construção dessa estrada, que liga o maior povoado do município. O governador Brandão, como sempre sensível, principalmente no setor de rodovias, autorizou a obra e hoje estamos inaugurando essa primeira etapa e ele já assinou a ordem de serviço para a segunda etapa. Então, ainda este ano inauguraremos a estrada até o Povoado Jacaré”, assegurou o secretário.

O prefeito de Penalva, Henrique Guerra, agradeceu o compromisso da gestão estadual em apoiar os municípios, especialmente para a realização de grandes obras que muitas vezes se tornam obstáculos para as gestões municipais. “Política pública se faz com parcerias e essa obra representa a esperança de um povo que esperou por 110 anos, isolados, mas que hoje, com o apoio do governador, estamos tirando do isolamento. Essa estrada vai levar progresso e mudar a realidade da nossa cidade”, ponderou.

O momento foi acompanhado pelo ex-prefeito Ronildo Campos. “O governador Carlos Brandão sempre teve essa sensibilidade, desde quando era vice-governador e eu enquanto prefeito de Penalva levava essas demandas. Por muito tempo ficamos fazendo paliativos, mas não resolvia, a população continuava no sofrimento. E agora, graças a Deus, a população está vendo esse sonho ser realizado”, contou.

Para a população, a obra representa um grande alívio. Morador do povoado Ponta Grande há 70 anos, Lázaro Trindade afirma que ficou surpreso quando viu os trabalhos começarem. “Nós não esperávamos chegar uma obra dessas e chegou. Estamos todos os moradores daqui aplaudindo o serviço que o governo está fazendo. Antes, íamos para Penalva e, se chovia, a moto caía no caminho porque era só lama. Hoje, nem poeira nós temos. É uma coisa linda”, relatou.

Surpresa também foi o sentimento destacado pela pescadora Rosenilde Serra quando avistou as obras de pavimentação. “Quando as máquinas passaram lá na minha porta, as lágrimas desceram, porque esperávamos por essa obra há muitos anos. Então hoje está muito bom, rapidinho chegamos a Penalva e agora podemos limpar nossas casas sem aquela poeira. Eu também não esperava que um governador viesse algum dia ao nosso povoado, é realmente um governador do povo”, comentou.

O motorista José Domingos Silva escolheu a palavra gratidão para definir o fim da espera pela obra. “Eu agradeço muito ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Guerra por essa oportunidade que temos agora com a estrada, antes aqui não rodava nada, tudo era lama e hoje estamos tendo essa oportunidade”, disse.

Durante a agenda em Penalva, o governador Carlos Brandão entregou uma viatura para reforçar o trabalho da polícia na região e, também, 20 carrinhos dos Programas Mais Renda e Minha Renda. Esses programas impactam diretamente na ampliação da renda e melhoraria da qualidade de vida de trabalhadores informais a partir da capacitação, entrega de equipamentos para o trabalho e orientação sobre empreendedorismo.

Brandão inaugura espaço para atividades esportivas na região do São Francisco e Ilhinha

– Brandão inaugura arena esportiva no São Francisco e Ilhinha (Foto: Brunno Carvalho)

O espaço que antes era conhecido como Piçarrão pela ausência de infraestrutura agora se transformou num pequeno estádio com direito a um campo com grama sintética, arquibancada, vestiários e toda a estrutura necessária para disputas esportivas. O Campo Beira Rio, na região do São Francisco e da Ilhinha, foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (7) pelo governador Carlos Brandão, que destacou a importância dos equipamentos esportivos nas cidades.

“Aqui tinha um campo de areia e fizemos um campo moderno, com grama sintética, o primeiro do Maranhão, e num padrão que atende todas as necessidades. Muitas pessoas praticam esse esporte aqui há anos, mas não tinham um espaço de qualidade. Estamos investindo fortemente no esporte no Maranhão e já fizemos muitas Areninhas, campos de futebol e estamos fortalecendo os JEMs [Jogos Escolares Maranhense]”, declarou o governador.

Na ocasião, foram entregues kits esportivos que permitirão a retomada das competições com toda a equipagem necessária para apoiar as escolinhas e os times de futebol amador do bairro. O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Celso Dias, explicou que a obra beneficia a comunidade em geral, além de esportistas amadores e as categorias de base, que agora dispõem de uma área com total segurança para as atividades.

“É uma obra que beneficia o esporte de base e também o esporte amador, que usa o campo para suas competições. O governador tem feito um grande serviço para a sociedade com essas grandes obras. Ele tem dado total apoio e força para os JEMs e aqui na comunidade têm pessoas participando dos JEMs, então quem ganha com tudo isso é a população”, comentou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, explicou que foi realizado um grande trabalho na área, da compactação do terreno a recuperação do piso para colocação da grama sintética no campo, assim como colocação de alambrado e iluminação. Já os vestiários ganharam revestimento cerâmico, forro, portas e louças nos banheiros.

“Temos um governador dinâmico que trabalha praticamente 20 horas por dia. É uma pessoa que vive dia a dia o Governo do Estado. Aqui a Sinfra colaborou fazendo essa obra, batizada de Estádio Beira Rio, e entregou para q população esse espaço belíssimo”, informou o secretário Aparício Bandeira.

A revitalização da área representa mais qualidade de vida para a comunidade que agora conta com uma estrutura de qualidade para competições de base e do futebol amador. Além de valorizar o espaço, a obra também impactou o entorno com a reforma dos muros, calçadas externas e canaletas.

”Nosso foco é trabalhar por São Luís e pelo Maranhão”, afirma Orleans

Ao participar da inauguração do Estádio Beira-Rio, na Ilhinha, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, mostrou com dados concretos que a gestão estadual está focada em trabalhar pelo Maranhão e por São Luís “enquanto outros só falam de perseguição e coisas ruins”. Ele também destacou que, com a parceria de vereadores, prefeitos e deputados, o governador Carlos Brandão tem realizado obras históricas e obtido resultados inéditos na geração de emprego e renda para os maranhenses.

“Enquanto outros falam de perseguição, de coisas ruins, o nosso governo segue mudando os rumos do Maranhão, entregando obras e serviços todos os dias e tirando maranhenses da pobreza extrema. Trabalhamos diuturnamente, com o apoio de todos que querem construir uma São Luís e um estado melhor”, afirmou Orleans, sob aplausos dos moradores da Ilhinha e São Francisco.

Na entrega do Estádio Beira-Rio, o primeiro com grama sintética no estado, Orleans lembrou que a obra foi uma demanda apresentada pelo deputado Osmar Filho e reivindicada também pelo deputado Neto Evangelista, pelos vereadores Clara Gomes, Thay Evangelista, Concita Pinto e Romeo Amin. “São lideranças que ajudam a construir uma cidade melhor. Aqui já temos obras importantes, como o Iema, o Restaurante Popular, a Clínica Sorrir. E há outros grandes investimentos em andamento – como a extensão da avenida Litorânea e a implantação da avenida Metropolitana – para desenvolver São Luís. É esse o trabalho que estamos realizando por todo o Maranhão”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas.

Orleans fez questão de ressaltar, ainda, a ação do governo estadual no combate à fome e na geração de emprego e renda: “Criamos o maior programa de transferência de renda, que também garante assistência à saúde e a capacitação das pessoas para que possam garantir seu próprio sustento, que é o Maranhão Livre da Fome. Nos últimos dois anos, alcançamos o recorde de mais dois milhões e 700 mil pessoas ocupadas, e a abertura de 30 mil empresas somente este ano. Com muito trabalho na área social e na geração de emprego e renda, o Maranhão está no rumo certo e melhor a cada dia. Esse é o nosso foco”.

Obras construídas por Léo Cunha são aprovadas pelo deputado Hildo Rocha

A convite do prefeito Léo Cunha, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou de vistoria de obras que irão impactar positivamente a mobilidade urbana e a educação pública no município de Estreito.

Durante a vistoria, que contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Helismar Freitas, Hildo Rocha falou sobre a importância dos investimentos realizados pela gestão do prefeito Léo Cunha. A nova via que está sendo construída liga os bairros Leuto Coelho 1 e 2 ao bairro Brejo do Pinto 2; liga também a MA-138, aos bairros Brejo do Pinto 1 e Morada do Sol.

“A nova rua que o prefeito Léo Cunha está abrindo abrange também a construção de uma grande ponte de concreto que vai melhorar o acesso a um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida. Fico muito feliz de ver que o prefeito Léo faz uma gestão criativa e eficiente. Essa obra, por exemplo, vai permitir que as pessoas possam transitar, em direção ao centro da cidade, de forma mais rápida, melhorando a mobilidade urbana do município” afirmou Hildo Rocha.

Parceria eficiente em prol do desenvolvimento de Estreito

O parlamentar elogiou também as obras de reforma do Colégio Militar 2 de Julho. O deputado destacou que sente orgulho por, mais uma vez, testemunhar o compromisso e a seriedade do prefeito Léo Cunha.

“Quando pedi para a população do Estreito reeleger Léo Cunha e eleger vereadores que apoiam o prefeito eu estava certo e hoje tenho a felicidade de ver os resultados positivos alcançados por meio da nossa parceria institucional”, destacou o deputado.

Como resultado da ampliação e reforma que Léo Cunha está fazendo na Escola Militar, a instituição passará a contar com um refeitório, receberá novo piso, nova pintura, entre outros benefícios.

“Tudo isso está sendo feita de forma bastante acelerada para que os estudantes possam usufruir da boa qualidade do ensino ofertado por essa escola que é detentora de grande credibilidade e muito disputada em razão da qualidade da educação aqui ofertada”, enfatizou Hildo Rocha.

Compromisso e resultados

O prefeito Léo Cunha reforçou o compromisso de manter a parceria com o deputado Hildo Rocha como forma de assegurar mais benefícios para a população, a exemplo das ações do parlamentar que contribuíram para amenizar os impactos decorrentes do trágico desabamento da Ponte Juscelino Kubistchek.

“Hildo Rocha é um amigo, é um parceiro que tem muitos serviços prestados à população de Estreito, é um parlamentar produtivo que frequentemente viabiliza recursos públicos federais que são fundamentais para a implantação de benefícios. Quando aconteceu o desabamento da ponte, de imediato o deputado Hildo Rocha entrou em ação e tem nos ajudado a contornar inúmeros problemas que dependem totalmente de recursos federais”, afiançou Léo Cunha.

Trabalho transformador

O presidente da Câmara Municipal, vereador Helismar Freitas, ressaltou a importância das obras vistoriadas.

“A construção dessa ponte e da avenida são demandas antiga que agora serão concretizadas, graças ao esforço do prefeito Léo Cunha. Eu tenho a satisfação de também ter contribuído para que mais uma iniciativa importante do governo municipal possa se materializar. Na condição de vereador eu fiz indicações sobre essa ligação viária e agora tenho a felicidade de ver essa obra transformadora em andamento”, disse Helismar.

Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão

Deputado Adelmo Soares fez referência a diversas obras realizadas em Caixas, Colinas, Codó, Barreirinhas e outros municípios

Agência Assembleia

O deputado estadual Adelmo Soares (PSB) reforçou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira (5), o caráter municipalista do governador Carlos Brandão (PSB) na gestão do Executivo Estadual. De acordo com o parlamentar, o governo do estado tem levado ações aos 217 municípios do Maranhão.

“O governador tem visitado os municípios. Quando não visita, recebe os prefeitos e prefeitas no Palácio dos Leões. Isso mostra o emblema que o governador Carlos Brandão carrega, que é um governo municipalista e do ineditismo, pois são ações e obras inéditas que transformam a vida do povo”, destacou o parlamentar.

Como exemplo, Soares citou a ordem de serviço para a duplicação da Avenida Pirajá, uma das mais importantes vias de acesso ao município de Caxias. A obra conta com 3 km de extensão, da BR-316 até a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, na Trizidela.

O deputado também fez referência a outras obras em Caixas, como a reforma da praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, e em cidades como Colinas, Codó e Barreirinhas. “São essas ações que devemos trilhar: desenvolvimento, progresso e, acima de tudo, um compromisso social com o nosso povo do Maranhão”, pontuou.