Em Brasília, Brandão assina ordem de serviço para intensificar recuperação da MA-014 em parceria com o Ministério dos Transportes

– Assinatura da ordem de serviço para obras de recuperação da MA-014 em parceria com o Ministério dos Transportes (Foto: Gilson Teixeira)

Os governos estadual e federal formalizaram parceria para intensificar as obras de recuperação da MA-014, rodovia estadual que liga municípios da baixada maranhense. O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Brasília (DF), nesta quarta-feira (26), para assinar ordem de serviço que autoriza o início das intervenções na estrada, em parceria com a União.

A MA-014 tem registrado grande fluxo de veículos desde que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) determinou a interdição da ponte na BR-316, entre as cidades de Santa Inês e Bom Jardim.

“Semana passada estivemos aqui [em Brasília] com o ministro Renan Filho, tratando sobre a MA-014, que foi atingida fortemente por conta da ponte que foi avariada entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês, houve um desvio de tráfego. Trabalhando, encontramos uma solução: uma parceria do governo federal com o governo do Estado”, explicou o governador Carlos Brandão.

O ministro dos Transportes em exercício, George Santoro, participou da solenidade de assinatura da obra – Santoro está substituindo o ministro Renan Filho, que participa de agenda institucional com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Tóquio, no Japão. De acordo com Santoro, as obras serão iniciadas imediatamente, e até o final de 2025 as intervenções devem ser concluídas na rodovia. O investimento da União previsto para a execução da obra é de R$ 50 milhões.

“A gente já começa amanhã. É um investimento de R$ 50 milhões para a recuperação da MA-014. Isso será em pouco tempo, até o final do ano estaremos com ela recuperada. Estamos fazendo isso por conta da queda das pontes e da interrupção, que gerou fluxo na região”, pontuou George Santoro.

A reconstrução da MA-014 é uma prioridade para o Governo do Maranhão. A estrada apresenta pontos de deterioração e enfrenta problemas de trafegabilidade, principalmente durante o período chuvoso. Ainda em 2024, o governador Carlos Brandão propôs a federalização da rodovia. “O Governo Federal, entendendo da necessidade, da responsabilidade dele em relação a essa situação, fez esse projeto, vai desenvolver a recuperação da MA-014 e em breve veremos as melhorias nessa rodovia”, detalhou o ministro dos Transportes em exercício.

Obras turbinadas

Antes da parceria com a União, a gestão estadual já contabilizou mais de R$ 40 milhões em investimentos para a recuperação da MA-014. Já foram realizadas obras de reconstrução em mais de 50 km da estrada, a partir do povoado Santeiro, em Viana, além da recuperação do restante da estrada até chegar ao povoado Três Marias.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra) do Maranhão, Aparício Bandeira, participou da reunião em Brasília e comemorou a ação conjunta. “Há muito tempo o governador batalha por essa rodovia e hoje tivemos o prazer de assinar esse convênio e o governo federal, por meio do Dnit, que vai nos ajudar, vai entrar em conjunto com a Sinfra, na certeza de que essa rodovia que vai de Vitória do Mearim até Nunes Freire, cerca de 250 km, será turbinada”, ressaltou.

A cerimônia de assinatura do documento que autoriza a participação federal na recuperação da MA-014 contou com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca, de deputados federais e senadores da bancada maranhense, além de prefeitos de São Bento e Vitória do Mearim, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Iracema Vale.

“Hoje viemos aqui junto com a bancada federal e a presidente da Assembleia, para que o governo federal assinasse uma ordem de serviço de manutenção, junto com o Governo do Estado. Essa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal vai fazer com que a gente tenha uma melhor mobilidade na MA-014, atendendo toda a baixada”, concluiu Carlos Brandão.

Governo do Maranhão entrega obras de infraestrutura viária, segurança e esporte em Barreirinhas dias 27 e 28 deste mês

O Governo do Maranhão fará diversas entregas de obras que vão melhorar a mobilidade urbana, reforçar o sistema de segurança e incentivar o esporte em Barreirinhas, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28).

Na quinta-feira (27), a agenda municipalista do governador Carlos Brandão em Barreirinhas começa a partir das 14h30 com a entrega do novo Quartel do Corpo de Bombeiros.

Em seguida, serão entregues os 9 quilômetros de pavimentação asfáltica, melhorando a mobilidade urbana, dando mais segurança no tráfego de veículos e garantindo mais dignidade para os moradores.

Foram investidos R$ 17.081.376,11 nos serviços que contemplaram 15 vias do bairro Cidade Nova, incluindo as avenidas Principal, Missionária, São José, Brasil e Elizeu.

Às 16h, será inaugurada a ponte sobre o Rio Preguiças. A intervenção, que teve investimento de R$ 25 milhões, é uma das principais obras de infraestrutura do Governo do Maranhão para este ano.

A estrutura tem um vão de 240 metros de extensão e 12 de largura e irá modernizar a cidade, facilitando o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, dinamizando o turismo na região.

Na sexta-feira (28), o governador Carlos Brandão inaugura a reforma do Estádio Guaribão, no Povoado Sobradinho. O evento está marcado para as 8h.

Todas as obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

SERVIÇO

O quê: Entrega do novo Quartel do Corpo de Bombeiros, ponte sobre o Rio Preguiças, 9 quilômetros de asfaltamento e reforma do Estádio Guaribão.
Quando: Nesta quinta-feira (27), a partir das 14h30; e sexta-feira (28), às 8h.
Onde: Barreirinhas.

Iracema Vale destaca impactos positivos de projeto para revitalização e incremento da infraestrutura aeroportuária do Maranhão

Ao lado do governador Carlos Brandão, presidente da Alema participou da assinatura de Ordem de Serviço para construção e requalificação de aeroportos em municípios do estado

Iracema Vale participou da assinatura de Ordem de Serviço para construção e requalificação de aeroportos em municípios do estado

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para revitalização e incremento da infraestrutura aeroportuária do Maranhão. A solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (24), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, visa fortalecer a integração estadual, bem como impulsionar áreas como agronegócio e turismo no estado.

A deputada Iracema Vale destacou ainda o impacto positivo destas estruturas nas ações para a saúde da população do Maranhão.

“O governador Carlos Brandão construirá e dará estrutura para aeroportos municipais receberem aviões de médio e grande porte. O governador, mais uma vez, mostra que está preparando o estado para grandes oportunidades de negócios e desenvolvimento. Isto também impactará nas regionais de saúde, já que possibilitará, também, resgatar pacientes que necessitem de atendimentos médicos mais complexos, salvando vidas”, disse Iracema Vale.

Participaram do ato, ao lado de Iracema Vale, os deputados Ricardo Arruda (MDB), Dra. Vivianne, Leandro Bello e Adelmo Soares, além da deputada licenciada e secretaria de Estafo da Mulher, Abigail Cunha (PL)

Além da presidente Iracema Vale, participaram do ato os parlamentares Ricardo Arruda (MDB), Dra. Vivianne (PDT), Leandro Bello (Podemos) e Adelmo Soares (PSB), bem como a deputada licenciada e secretaria de Estado da Mulher, Abigail Cunha (PL). Prefeitos, secretários de Estado e outras autoridades também marcaram presença.

“Nós estamos lançando um amplo programa de aeroportos regionais. Entendemos que, quando interiorizamos, levamos o desenvolvimento, pois o aeroporto é uma porta de entrada para desenvolver a região. Não tenho dúvida de que esse é um marco na história do Maranhão. A aviação regional traz o desenvolvimento para o nosso estado”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Solenidade foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões

Cidades

Os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas estão contemplados nesta fase do projeto que abrange tanto reformas estruturais quanto a construção de novos aeroportos.

O prefeito de Carutapera, Amin Quemel, destacou a importância da obra para a região. “Este aeroporto vai beneficiar todo o litoral norte do Maranhão. Era um clamor da população que hoje se concretiza e que fomentará o turismo nesta região que é belíssima”, salientou o gestor.

Presidente da Assembleia participou da assinatura da Ordem de Serviço

Em alguns municípios, o governo estadual construirá os aeroportos a partir do zero. Já nos municípios onde já existem a infraestrutura, o Executivo estadual implementará serviços como a recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem; nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves; implantação de balizamento noturno para aviação regional; melhorias nos terminais de passageiros, entre outras ações.

Estão à frente dos trabalhos as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Infraestrutura (Sinfra), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos. Os projetos seguem as diretrizes de regularização no Cadastro Nacional de Aeródromos, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Maranhão é o 4º estado com maior potencial de mercado no país

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública.

 

O Maranhão subiu duas posições em relação a 2023 e ocupa o 4º lugar no país entre os estados com maior potencial de mercado. Em 2022, o estado ocupava o 12º lugar. A pesquisa é realizada anualmente pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública, e avalia indicadores como tamanho de mercado, crescimento potencial da força de trabalho, volume de crédito, qualidade de crédito para pessoa física, taxa de crescimento, comprometimento de renda e inadimplência.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, “o tamanho da economia do estado é um dos principais atrativos para os setores privados, favorecendo investimentos em áreas estratégicas no estado, gerando um ciclo de competitividade e desenvolvimento econômico e social”.

O crescimento da população em idade ativa também é um fator crucial para o crescimento potencial de longo prazo da economia. Já os indicadores de crédito desempenham um papel importante na evolução dos investimentos e do consumo, sendo especialmente significativos no contexto atual do Brasil, onde a alta porcentagem de comprometimento da renda da população se destaca.

 

Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados foi desenvolvido para realizar uma análise detalhada das 27 unidades da federação do Brasil, oferecendo uma ferramenta objetiva para auxiliar os gestores públicos a buscarem maior eficiência na administração pública e a promoverem a competitividade no nível estadual.

Visando tornar a gestão pública mais eficaz e aumentar a competitividade dos estados, ele incentiva a melhoria dos serviços públicos, favorece a justiça social, promove a equidade e impulsiona o desenvolvimento econômico e social. Ao possibilitar a comparação entre os estados, o ranking estimula a responsabilidade, cobra resultados das administrações públicas e promove a adoção das melhores práticas de gestão, tornando-se uma ferramenta valiosa para o aprimoramento das políticas públicas.

Governo do Estado inaugura praça Professora Tia Roxa no bairro Turu

– Praça Professora Tia Roxa foi entregue pelo governador Carlos Brandão e representa um importante espaço de lazer para as famílias da região (Foto: Gilson Teixeira)

Os moradores do bairro Turu agora contam com um espaço revitalizado para atividades de lazer, convivência e prática de atividades físicas. O governador Carlos Brandão inaugurou na tarde deste sábado (22) uma praça em frente à Galeria Milano, na Avenida General Arthur Carvalho, no Turu. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e batizada como Praça Professora Tia Roxa, em homenagem a professora Maria do Socorro Cordeiro da Cruz, que desenvolveu importantes ações na região.

“Essa praça dá vida ao bairro e valoriza os imóveis. É um instrumento de lazer, para a prática de exercício físico, caminhada, para uma vida mais saudável. Estamos entregando à sociedade um local muito bonito e aprazível. Também estamos homenageando a líder comunitária Tia Roxa. É importante homenagear quem tem afinidade com a comunidade”, reforçou o governador Carlos Brandão.

O governador vistoriou todos os ambientes da praça e durante a solenidade oficial fez questão de abrir espaço para ouvir reivindicações da comunidade. “O nosso governo dialoga com as pessoas e isso aqui foi fruto de diálogo com a comunidade, deputados e vereadores que reivindicaram. Só acertamos se for assim e, por isso, abrimos espaço para a comunidade, para ouvir suas reivindicações”, destacou.

O local que antes era marcado pelo descarte irregular de resíduos, agora é uma praça com bancos, gramado, pergolado em madeira, quadra esportiva, academia ao ar livre e playground com brinquedos. Foi instalado piso intertravado e piso tátil, guias, além de muretas em alvenaria e alambrado para a proteção de toda a região da quadra. Ainda foram entregues kits esportivos para partidas de futebol.

Durante a entrega foi realizada homenagem à professora que batiza a praça. Estiveram presentes familiares de Maria do Socorro Cordeiro da Cruz, mulher negra e lutadora que representava a comunidade da região e era carinhosamente conhecida como Tia Roxa. Os filhos Istanley Cordeiro Diniz e Ana Lídia Soares representaram a homenageada, que faleceu em agosto de 2022 e deixou um grande legado social.

“Era uma mulher extraordinária que tivemos a alegria de conviver muito tempo com ela e ficamos lisonjeados com a homenagem que o Governo do Estado está fazendo. Ela deixou um legado maravilhoso na nossa comunidade, o pessoal do Santa Rosa, do Turu, da região Olho d’Água, Divinéia, conheceu muito bem essa mulher e o trabalho dela na comunidade. Hoje temos o Instituto Tia Roxa, temos também uma escola, ela foi uma educadora que tratou todo mundo com amor”, declarou Istanley Cordeiro Diniz.

Para os moradores, a Praça Professora Tia Roxa representa um espaço para mais qualidade de vida e saúde. “É um espaço muito bom para as crianças, para os vendedores, dá para fazer esporte, tem até academia, é muito bom. Não tinha nada para as crianças aqui perto e agora meu filho pode ir curtir a pracinha, brincar, jogar bola, tudo isso”, informou a consultora técnica Helen Oliveira, de 24 anos.

Moradora do bairro há mais de 30 anos, Daniele Serpa, de 39 anos, avaliou a ação do governo como de extrema relevância para a comunidade. “É nota dez essa praça, é muito bom para a gente, não tinha nada assim aqui perto. Agora está ótimo pra todos nós, meu filho pode brincar aqui. É uma ótima praça”, disse.

Governo amplia estrutura do Hemomar, entrega veículos e oferta mais serviços para os pacientes

– Governador Carlos Brandão entrega Hemomar ampliado (Foto: Gilson Teixeira)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dário Itapary Nicolau (Hemomar) foi reformado e agora conta com um novo ambulatório. O prédio foi entregue oficialmente neste sábado (22) pelo governador Carlos Brandão juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. Os investimentos garantem mais conforto para os pacientes e ampliam a oferta dos serviços disponibilizados pelo Hemomar.

A nova estrutura do ambulatório garantirá atendimento nas áreas de hematologia, hematologia pediátrica e pediatria, além de clínico geral na sala de transfusão. O ambulatório conta ainda com dois consultórios odontológicos e atendimento multidisciplinar nas áreas de nutrição, fisioterapia e psicologia para os pacientes atendidos na unidade.

“Esta unidade atenderá a população na parte do diagnóstico, tratamento e também na coleta de sangue, que salva vidas. Hoje, estamos dobrando a capacidade de atendimento no Hemomar com equipamentos novos e modernos para prestar o melhor serviço para a sociedade”, pontuou o governador.

O espaço conta com sala de transfusão, leitos adultos e pediátricos, farmácia, sala de coleta para realização de exames laboratoriais, além do laboratório de hematologia. Nos consultórios de enfermagem, a equipe realizará a pré-triagem com avaliação de sinais vitais, verificação de peso e altura, entre outros procedimentos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os avanços representam um novo momento para o Maranhão. “Essa entrega do Hemomar representa uma agenda muito bem consolidada do governo Carlos Brandão de investimentos na saúde, desde a atenção primária a média e alta complexidade, ampliando a rede de assistência e se conectando com a base municipalista para que os municípios possam ter acesso a referências de especialidade, através da Secretaria de Estado da Saúde, construindo um SUS mais efetivo e facilitando o acesso aos serviços de saúde para o maranhense”, explicou o secretário.

A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, explicou que a reforma da unidade era aguardada há 14 anos e, agora, o prédio oferece toda a estrutura necessária para o atendimento pleno dos pacientes. “É um avanço e uma conquista a entrega deste prédio, pois são 12 anos que os pacientes aguardavam e agora temos esse prédio com uma estrutura maravilhosa”, disse.

Durante a solenidade de entrega, foi homenageada a memória do médico Dário Itapary Nicolau, que foi gestor da unidade. Estiveram presentes familiares do médico e a presidente da Associação de Pessoas com Doenças Falciformes e Talassemia no Maranhão, Laura Cutrim, que lembrou da dedicação que o profissional tinha para com os pacientes.

“É uma linda homenagem a um profissional excelente que conquistou a todos e nos deixou muitos ensinamentos. Sempre com palavras diretas e sinceras transmitia conforto e segurança aos pacientes. Um grande profissional que nunca vamos esquecer e que sempre teremos saudades”, relatou emocionada.

Veículos

Na ocasião, também foram entregues dois veículos que reforçarão as ações do Hemomar de transporte de pacientes, bolsas para transfusão de sangue, além de coleta externa. Os investimentos representam um grande avanço para as ações do hemonúcleo.

“Com essa entrega, o governador Carlos Brandão proporciona mais estrutura para toda a nossa hemorrede. Temos oito hemonúcleos em todo o estado e 21 agências transfusionais. É uma rede capilarizada para cuidarmos dessa questão importantíssima que é a doação de sangue. Para se ter uma ideia da importância do Hemomar, todos os meses fazemos, apenas aqui, uma média de mais de 2,3 mil atendimentos”, frisou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcelo Duailibe.

A obra de reforma e ampliação do Hemomar foi realizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e contemplou mais de 1.700 m² de área construída. Para segurança e conforto dos pacientes, a obra incluiu medidas de acessibilidade com a instalação de elevadores, sistema de combate a incêndio, climatização, além de um gerador e uma subestação de energia.

Brandão inaugura revitalização do monumento de São José de Ribamar e anuncia nova obra para o santuário

– Entrega de revitalização do monumento a São José de Ribamar (Foto: Brunno Carvalho)

Após passar por uma ampla obra de revitalização, um dos principais símbolos religiosos do Maranhão, o Monumento de São José de Ribamar, localizado na cidade de mesmo nome, foi entregue à comunidade nesta terça-feira (18) pelo governador Carlos Brandão. O monumento retrata a imagem de São José segurando firmemente a mão do Menino Jesus e é um dos maiores monumentos religiosos do país, com 33 metros de altura.

“É um momento de muita alegria para o Governo do Estado concluir a revitalização e devolver à sociedade esse monumento tão importante, que com certeza vai engrandecer todo esse aspecto religioso da cidade de São José de Ribamar”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A escultura é uma obra do artista Sinval Floriano Veloso e foi originalmente inaugurada em 1998. O artista é detentor dos direitos autorais do monumento e coube ao próprio Sinval Veloso reformar a escultura, que ficou avariada devido à ação do tempo.

“A população e o padre estavam reivindicando a recuperação deste grande monumento religioso, que é a estátua de São José de Ribamar, em frente à Baía de São José. Então, depois de algum tempo, a gente foi atrás do escultor, que originalmente tinha feito essa obra, para ele fazer a completa recuperação”, explicou Brandão.

A escultura passou por recuperação estrutural, com serviços de renovação e modernização do revestimento, requalificação das contenções do monumento, requalificação da rampa de acesso, impermeabilização das superfícies, serviços de pintura e urbanização. As obras foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

“O escultor patenteou a estátua, ou seja, ninguém poderia trabalhar [na revitalização]. Tivemos que trazê-lo de fora, com todo um trabalho logístico, mas deu certo. Demorou um ano e dois meses, mas está aí, toda recuperada e hoje está entregue à população. Se a gente não tivesse intervido, tinha até o perigo de desabamento”, detalhou o titular da Sinfra, secretário Aparício Bandeira.

 

Impulso ao turismo religioso

Para o padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário de São José de Ribamar, a reforma do monumento deve potencializar o turismo religioso, a cultura e a atividade comercial na região. “É um investimento grandioso em cultura, na fé e na religiosidade. Aqui vem muita gente e, durante as nossas festas, cresce o comércio, cresce o trabalho para o povo, então a renda cresce. Isso é muito bom para as famílias, é muito bom para o Estado, é muito bom para a cultura e é muito bom para o nosso santuário”, afirmou o religioso.

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Souza Matos, o Dr. Julinho, participou da solenidade de entrega da revitalização do monumento e agradeceu pela gestão estadual realizar a intervenção, reivindicada há anos pela população local.

“Não tenho dúvida que é uma obra de fé, uma obra que já vinha sendo há muito tempo solicitada para outros prefeitos, mas como as condições são precárias, o governador veio e trouxe a fé. Temos só que agradecer essa grande obra efetuada pelo governador, que foi prometida e cumprida”, afirmou Dr. Julinho.

Moradora de São José de Ribamar há mais de 50 anos, a professora Flor de Lís Costa tem forte ligação religiosa com o santuário e lembra que o santo é padroeiro do Maranhão, atraindo anualmente romeiros de vários locais do estado.

“É um lugar de visitação. É de grande importância a revitalização, a entrega, porque há muitos anos nós estávamos esperando. Hoje, graças a Deus, com a ajuda do Governo do Maranhão foi possível fazer esse trabalho. O monumento que nós estamos vendo está bonito. A imagem do santo está linda demais”, elogiou Flor de Lís.

 

Urbanização da Praça do Monumento

Como parte da cerimônia de entrega da revitalização do Monumento de São José de Ribamar, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para a realização de outra obra no santuário: A urbanização da praça no entorno do monumento.

“Mês de março é o mês de São José. Estamos devolvendo ao povo de São José de Ribamar todo esse monumento requalificado, para fortalecer a fé, acima de tudo, para fazer uma homenagem aos romeiros, que tanto frequentam São José de Ribamar”, afirmou Brandão.

O Monumento de São José de Ribamar está localizado ao lado da Concha Acústica da cidade, onde é possível apreciar vista inigualável da Baía de São José.

Iracema Vale prestigia inauguração de novos serviços de saúde em Barreirinhas

Evento contou com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Saúde, Tiago Fernandes, do prefeito Vinicius Vale e de outras autoridades

Deputada Iracema Vale participou, ao lado do governador Carlos Brandão e do prefeito Vinícius Vale, da inauguração de novos serviços de saúde em Barreirinhas

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta sexta-feira (14), da inauguração do Centro de Hemodiálise de Barreirinhas e do serviço de ressonância magnética no Hospital Regional do município.

O evento, com a presença do governador Carlos Brandão, do secretário de Saúde, Tiago Fernandes, do prefeito Vinicius Vale e de outras autoridades, reforçou o compromisso do governo com a ampliação e melhoria dos serviços de saúde no Maranhão.

“Hoje é um marco para a saúde da nossa região. Com a inauguração do Centro de Hemodiálise, o governador Carlos Brandão transforma um sonho em realidade, proporcionando alívio para muitas famílias que antes precisavam se deslocar para receber atendimento. Agora, Barreirinhas e os municípios vizinhos contam com um serviço essencial mais acessível, garantindo mais dignidade e qualidade de vida aos pacientes”, afirmou Iracema Vale.

Presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, durante ato realizado no município de Barreirinhas pelo governo estadual

O novo Centro de Hemodiálise conta com 26 máquinas de diálise e duas reservas, com capacidade para atender 156 pacientes renais crônicos por mês em três turnos. A unidade se torna a 12ª da Rede Estadual de Hemodiálise, beneficiando diretamente moradores de 12 municípios da região de Rosário, como Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Morros e Primeira Cruz.

Novo Centro de Hemodiálise conta com 26 máquinas de diálise e duas reservas, com capacidade para atender 156 pacientes renais crônicos por mês em três turnos

Além da hemodiálise, o Hospital Regional de Barreirinhas passa a contar com um serviço de ressonância magnética, que oferecerá cerca de 400 exames mensais, auxiliando no diagnóstico de doenças neurológicas, ortopédicas, cardíacas e abdominais.

O governador Carlos Brandão destacou que a ampliação da rede de saúde segue sendo uma prioridade de sua gestão.

Entre outras coisas, Iracema Vale disse que, com a inauguração do Centro de Hemodiálise, Carlos Brandão transforma um sonho em realidade, proporcionando alívio para muitas famílias que antes precisavam se deslocar para receber atendimento

“Com essa inauguração, estamos fortalecendo o atendimento para pacientes renais e garantindo um diagnóstico mais ágil e preciso para a população. Nosso compromisso é levar serviços essenciais para mais perto dos maranhenses”, disse Carlos Brandão.

Além dos avanços na saúde, a agenda em Barreirinhas também incluiu a entrega de 9 km de pavimentação no bairro Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Deputada Iracema Vale, com o governador Carlos Brandão, o prefeito Vinícius Vale, demais autoridades, e a população de Barreirinhas que participou do ato

O prefeito Vinicius Vale agradeceu pelos investimentos do governo estadual em Barreirinhas, destacando o impacto positivo para a população.

“O governador tem olhado com sensibilidade para os municípios que mais precisam, garantindo não apenas serviços essenciais, mas, também, mais dignidade e qualidade de vida a quem depende da saúde pública. Hoje, Barreirinhas avança no cuidado com sua população”, concluiu.

Em Imperatriz, Brandão vistoria obras, inaugura praça, sistemas de abastecimento de água e garante novos investimentos para a Uemasul

– Governador inaugurou, vistoriou e anunciou investimentos estaduais (Foto: Gilson Teixeira)

A cidade de Imperatriz recebeu neste sábado (15) novos equipamentos públicos estaduais voltados para lazer, abastecimento e educação superior. Durante agenda no município, o governador Carlos Brandão inaugurou, vistoriou e anunciou investimentos estaduais. Entre as entregas, estão uma praça, um sistema de abastecimento de água e novos laboratórios para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

A universidade foi beneficiada com laboratórios para ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas científicas, além de ambulatórios e um centro cirúrgico para o curso de Medicina.

“Acabamos de realizar um evento na Uemasul para anunciar diversas ações simultaneamente, incluindo a inauguração de obras essenciais para a ciência, a tecnologia e a inovação, valorizando o ensino universitário”, destacou o governador Carlos Brandão.

Obras de infraestrutura e lazer

O primeiro compromisso do governador na cidade foi a vistoria das obras de pavimentação nos bairros Nova Imperatriz e Entroncamento. Em seguida, Brandão e sua comitiva visitaram as futuras instalações do Hospital Veterinário para Animais de Pequeno Porte da Uemasul.

Na sequência, ao lado do prefeito Rildo Amaral, Brandão inaugurou uma praça pública e um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no bairro Itamar Guará. No total, sete SSAA foram entregues à população imperatrizense neste sábado.

“Entregamos mais um espaço de lazer e bem-estar para a população. Inauguramos a Praça do Itamar Guará, equipada com quadra de vôlei, playground, academia ao ar livre, quiosque, pista de caminhada e iluminação em LED”, ressaltou Brandão.

Morador do bairro, o motorista Genilson Pereira aprovou a construção da praça, que substituiu um terreno abandonado. “Foi um investimento excelente. Aqui era um terreno sem uso, e agora temos essa praça estruturada. As crianças podem brincar, jogar bola, e isso só trouxe benefícios para a nossa comunidade”, afirmou.

A empreendedora Regiane Barros, também residente na região, celebrou a criação do novo espaço.

“Muito bom. Precisávamos disso com urgência. Agora as crianças têm um lugar para lazer, e a quadra ficou maravilhosa. Agradecemos muito ao governador”, disse.

Expansão da Uemasul: laboratórios, Casas de Vegetação e novas infraestruturas

A agenda do governador em Imperatriz incluiu uma série de investimentos na Uemasul. Foram inauguradas duas Casas de Vegetação no Centro de Ciências Agrárias (CCA) e assinadas ordens de serviço para a construção de um refeitório, uma cantina, uma câmara de crescimento, guaritas de vigilância, um galpão de patrimônio e melhorias na iluminação externa da universidade.

“O governador está entregando mais de 10 obras em Imperatriz apenas na Uemasul. Isso demonstra compromisso com a educação e o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Rildo Amaral.

No campus II da Uemasul, Brandão também inaugurou novos laboratórios, incluindo os de Química Analítica e Físico-Química, Microscopia e Botânica Aplicada, Administração (com coworking, empresa júnior e incubadora), Geografia Física, Humana e Regional, Microbiologia e Simulação Realística, além dos ambulatórios e do centro cirúrgico para o curso de Medicina.

A reitora da Uemasul, Luciléia Gonçalves, ressaltou a importância dos investimentos. “A presença do governador Carlos Brandão para anunciar obras, reformas e aquisição de prédios reforça o compromisso com a educação superior e o desenvolvimento do estado por meio do ensino universitário”, celebrou.

Estado e Governo Federal definem parceria para a requalificação da MA-014

– Reunião foi realizada nesta quinta-feira (13) na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Com a disposição para dialogar e sanar os problemas enfrentados pela população, o governador Carlos Brandão e o ministro dos Transportes, Renan Filho, debateram soluções para a melhoria da MA-014, que tem recebido um grande fluxo de veículos depois do problema na ponte que liga o município de Bom Jardim a Santa Inês. O encontrou ocorreu nesta quinta-feira (13) na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, e a parceria será formalizada no final de março, beneficiando a região da Baixada Maranhense.

“Alinhamos uma grande parceria do governo federal com o governo estadual para requalificar a MA-014. Com isso, colocaremos equipamentos do Estado e da União para melhorar toda a MA-014 e garantir mais mobilidade para a população da Baixada Maranhense. Vamos assinar essa parceria no dia 26 de março e daremos essa importante solução”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Outra medida para a melhoria do trânsito na região é a liberação da BR-316 para a passagem de veículos leves, anunciada pelo ministro Renan Filho. “Na BR-316, a partir de amanhã (dia 14), já vamos liberar o fluxo para veículos pequenos, para vans e micro-ônibus. Isso já vai amenizar parte do fluxo que está usando a MA-014, voltando para a BR-316. Estamos no caminho para restabelecer a normalidade da BR-316 em um trabalho conjunto que tenho feito com o governador Carlos Brandão”, explicou.

Durante a reunião com o ministro Renan Filho, foram destacadas outras ações já em curso no estado a partir da parceria entre governo estadual e federal. São mais de dez grandes obras em curso ou autorizadas, como a adequação de trecho de 157 km da BR-222, que liga Miranda do Norte a Santa Inês, e está recebendo a técnica conhecida como whitetopping, que consiste na aplicação de concreto para maior durabilidade da via.

Além disso, seis projetos de parceria entre Estado e União estão em fase de elaboração no Ministério dos Transportes. A disposição para o diálogo e parcerias para o desenvolvimento do estado e solução de problemas enfrentados pela população é uma das marcas da gestão estadual.