
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, segue fortalecendo o diálogo com os municípios por meio da agenda municipalista, consolidada como um dos pilares de sua gestão. Nessa quinta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, o chefe do Executivo estadual recebeu mais quatro prefeitos. Com os novos encontros, o Governo do Estado do Maranhão alcança a marca de 210 prefeituras atendidas nesta rodada de conversas, restando apenas 7 municípios para a conclusão do cronograma de escuta ativa.
A iniciativa tem o objetivo de descentralizar os serviços públicos e fortalecer parcerias diretas para a execução de obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cidadania. Participaram da rodada de encontros os prefeitos Flávio Amorim (Araguanã), Bruno Cardoso (São João do Caru), Dilcilene Oliveira (Boa Vista do Gurupi) e Erlanio Xavier (ex-prefeito de Igarapé Grande), iniciativa que teve como objetivo ouvir diretamente as demandas locais e construir soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população nos municípios.
Durante as reuniões, os prefeitos apresentaram demandas prioritárias de seus municípios, abrangendo áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. Entre os principais pontos discutidos estiveram a recuperação de estradas vicinais, ampliação de serviços de saúde básica, investimentos em equipamentos públicos e apoio a programas sociais que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade.
O governador destacou que a aproximação com os gestores municipais permite ao governo estadual ter uma visão mais precisa das necessidades de cada cidade, respeitando suas particularidades e potencialidades. Segundo ele, essa escuta ativa é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes e alcancem quem realmente precisa.
“Já recebemos 210 prefeitos e prefeitas, só hoje foram quatro municípios. E nessas discussões a gente ouve as demandas e autoriza para que a gente possa melhorar os municípios. Daqui saiu Viva Procon, Colégio Militar, asfalto, enfim, várias obras que interessam ao município. E hoje eles estão saindo daqui com ambulância zerinho, para que eles possam transportar pacientes e salvar vidas. É assim o nosso governo: trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Brandão.
Brandão também ressaltou que o municipalismo é uma diretriz permanente de sua gestão, baseada na cooperação institucional e no fortalecimento das prefeituras. Ele enfatizou que o governo está aberto ao diálogo e disposto a firmar parcerias que resultem em benefícios concretos para a população, independentemente de posicionamentos políticos ou partidários.
O prefeito de São João do Caru, Bruno Cardoso, celebrou os investimentos anunciados. O prefeito avaliou de forma positiva a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente ao governador. “Essa é uma ótima oportunidade para tratar de assuntos de grande interesse para o nosso município de São João do Caru. Fortalecemos a parceria, e já já tem novidade chegando na cidade”, destacou.
Uma ambulância foi entregue para atender a população de Boa Vista do Gurupi. A prefeita Dilcilene Oliveira destacou a receptividade e os resultados da reunião com o Governo do Estado. “Hoje eu estou aqui com o nosso governador, trazendo as demandas do nosso município e estou levando a ambulância. Este é o tipo de parceria que precisamos. Estaremos sempre juntos para que a gente possa fazer o melhor pelo nosso município”, disse a prefeita.
Na mesma direção, o prefeito de Araguanã, Flávio Amorim, ressaltou a agilidade no atendimento às demandas locais e a entrega da ambulância para o município. “Agradecer aqui ao nosso governador Carlos Brandão por atender as demandas de Araguanã. Vamos receber agora uma ambulância e daqui alguns dias receber uma patrulha mecanizada para a agricultura do nosso município. Também saímos com a garantia de 3 km de asfalto e de bloquetes para poder melhorar a qualidade das nossas ruas. Quero agradecer a parceria e as portas abertas para poder atender as demandas do nosso povo de Araguanã”, concluiu.
A agenda municipalista se fortalece como uma estratégia eficiente de governança, promovendo integração entre estado e municípios e garantindo que as ações governamentais estejam alinhadas com as reais necessidades da população maranhense. Ao atingir a marca de 210 prefeitos recebidos, o governo reforça seu compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada para resultados.



Um novo ciclo celebrado com garantias de serviços, acesso à tecnologia e melhorias em diversos eixos. Assim foram as entregas realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), nos últimos dias, em dois importantes municípios maranhenses: Pedreiras e Grajaú.
O pré-candidato a governador lembrou que em apenas três anos a rede de Restaurantes Populares aumentou de 94 para 220 unidades, que triplicou o número de Viva Procons e de cadeiras de hemodiálises, que passou de 200 para 600. “No próximo dia 8 será inaugurado o Centro de Hemodiálise de Barra do Corda, um serviço de saúde importantíssimo para os pacientes que hoje têm que percorrer longa distância toda semana para fazer esse tratamento. Essa expansão já começou e assumo o compromisso de levar a todas as regiões do Maranhão”, declarou.




