A inauguração da Estrada do Maravilha, primeira vicinal totalmente asfaltada do município de Balsas, foi o ponto de partida para o grande ato de entrega de um pacote de obras e serviços do Governo do Maranhão, em celebração ao aniversário de 108 anos da cidade. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão nesse momento histórico para a população balsense.
O pacote de serviços contemplou cerca de 20 equipamentos públicos entregues para áreas fundamentais, desde a saúde e educação até o fortalecimento da segurança pública e o apoio ao setor social.
A Estrada do Maravilha, que liga a sede à zona rural, é um marco para a cidade. Com 2,5 km de pavimentação asfáltica, a via facilita o acesso a diversos povoados e, ainda, ao Balneário Maravilha, um importante espaço de lazer nas proximidades do Rio Balsas.
Ainda na área da infraestrutura viária, a ponte Dona Leontina, no bairro Cajueiro, foi outra grande obra entregue para melhorar a mobilidade no município. “Essa ponte desmoronou há 26 anos e somente agora, na gestão Brandão, conseguimos que ela fosse restaurada”, lembrou a vereadora Daynara Miranda.
Durante a solenidade, o secretário Orleans Brandão destacou a importância de trabalhar em parceria com os municípios para promover o desenvolvimento local.
“Cada entrega feita aqui hoje reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria da qualidade de vida dos balsenses. Entregamos obras fundamentais e estamos realizando ações concretas em várias áreas para garantir ainda mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou Orleans.
Segurança Alimentar
Outro marco importante foi a inauguração do segundo Restaurante Popular da cidade, o de n° 218 da política de segurança alimentar do governo estadual. Houve ainda a entrega de viaturas para a Polícia Militar, reforçando a segurança pública no município.
Ainda em celebração ao aniversário de Balsas, o Governo do Maranhão entregou o Colégio Militar 2 de Julho e inaugurou duas Areninhas Esportivas, nos povoados Angelim e Jardim Iracema.
No ato, o governador Carlos Brandão destacou que Balsas vive um momento muito especial. “A Estrada do Maravilha e as demais obras entregues aqui são fundamentais para o desenvolvimento do município e do Maranhão. Estamos avançando muito na construção de infraestrutura que transforma a realidade social e educacional da nossa população”, frisou.
Na área da saúde, foram distribuídos 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, uma ação voltada para melhorar a coleta de dados e o atendimento à população. Além disso, 10 carrinhos do programa ‘Mais Renda’ foram disponibilizados para promover a inclusão produtiva e o apoio aos pequenos empreendedores.
Balsas também foi beneficiada com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados Marimbondo e Bom Cantinho. Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a criação da Clínica Sorrir, destinada a cuidados odontológicos da população.
Avanços tecnológicos
A programação de entregas também contou com o ‘Festival Conecta’, que entregou 2.500 tablets educacionais como parte do Programa “Educação de Verdade” – eixo Tô Conectado, além da inauguração da Estação Tech, que visa à inclusão digital e ao acesso à tecnologia.
O prefeito Alan da Marissol ressaltou a importância de cada uma dessas ações para o desenvolvimento da cidade. “Hoje é um dia de celebração para Balsas. O Governo do Maranhão tem sido um parceiro fundamental no nosso crescimento. As entregas feitas aqui, incluindo a quadra do Centro de Ensino Prof. Luiz Rego e os veículos para a Assistência Social e a Educação, demonstram o compromisso do governador Carlos Brandão com o bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito.
Também participaram do ato de entregas os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser; os deputados estaduais Yglesio Moyses e Dra. Vivianne; o subsecretário de Educação Antônio Heluy, vereadores municipais e outras lideranças da região sul do estado.
Famílias maranhenses celebraram a entrega de mil títulos de reconhecimento de terra, num dos momentos mais marcantes da agenda do Governo do Estado do Maranhão em Santa Luzia, no sábado (21). A população também recebeu kits do Programa Padaria Artesanal, tablets e fardamento para agentes comunitários de saúde, além de veículos para reforçar a atuação municipal.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão participou da entrega dos títulos, iniciativa que garante mais segurança jurídica para as famílias e produtores rurais.
“Nós entregamos mil títulos de propriedades urbanas para pessoas que esperavam há mais de 10, 20, 30 anos. Agora, estão com o documento na mão, tudo gratuito. Se fosse pago, cada título custaria cerca de 15 mil reais. Só hoje seriam 15 milhões de reais, mas o Governo fez questão de garantir isso sem custo, olhando para quem mais precisa, enquanto também avançamos com ordens de serviço em áreas como pavimentação, abastecimento de água e equipamentos públicos”, ressaltou Carlos Brandão.
A beneficiária Maria Nazaré Silva de Jesus contou, com emoção, o que significou receber o documento após anos de espera. “Estou muito feliz, porque esperei 14 anos por esse documento para dizer que, agora, essa casa é minha. Agradeço primeiro a Deus e, também, ao governador Carlos Brandão. É um motivo de muita gratidão, não só por mim, mas por todos do meu bairro e por outros que também vão receber”.
Também foram distribuídos kits do Programa Padaria Artesanal, iniciativa que incentiva pequenos negócios e movimenta a economia local. O kit inclui forno, batedeira planetária, balança digital, cilindro de abrir massas e formas, permitindo ampliar a produção e confeitaria.
Uma das beneficiadas, Rebeca Lima Nogueira, destacou que a formação representa uma oportunidade de trabalho e mais autonomia no dia a dia. “É uma oportunidade para trabalhar de casa e para cuidar do meu filho”, afirmou.
Na área da saúde, mais de 260 agentes comunitários receberam tablets e fardamento padronizado, medida que contribui para a organização e fortalecimento do trabalho desenvolvido nas comunidades. Com o uso dos equipamentos, o registro das visitas domiciliares e o acompanhamento das famílias passam a ser feitos de forma mais ágil e precisa, otimizando o fluxo de informações na atenção primária.
Na linha de frente da saúde pública, o agente Antônio Pereira compartilhou sobre os esforços diários. “A gente está na luta todo dia, de casa em casa, cuidando das nossas comunidades. Tudo o que acontece na saúde tem o trabalho do agente. Se aumentou o número de consultas, tem agente de saúde; se melhorou a vacinação das crianças, tem agente de saúde. Nós estamos aqui nessa missão diária, garantindo que as políticas cheguem, de verdade, a quem precisa”.
A agenda contou ainda a entrega de três veículos destinados à Educação, Assistência Social e à Câmara Municipal, por meio do programa Coopera Maranhão, ampliando a capacidade de atendimento das estruturas municipais.
“Santa Luzia recebe o governador de braços abertos, ainda mais quando ele vem trazendo benefícios, atendendo a Educação, a Assistência, a Câmara de Vereadores e assinando ordens de serviço. Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as ações cheguem na ponta e façam a diferença na vida da população”, disse o prefeito de Santa Luzia, Juscelino Marreca, agradecendo a parceria institucional.
Na ocasião, foram anunciados novos investimentos e autorizadas obras de infraestrutura no município, com a assinatura de ordens de serviço para a reforma da Praça da Matriz, da Praça da Saudade, no bairro Batatal, e da Escola Municipal Deuris de Deus Moreno Dias Carneiro, além da implantação de uma Estação Tech voltada à capacitação de jovens.
O governador Carlos Brandão marcou presença também em eventos que movimentaram a cidade, como a 1° Marcha para Jesus, que reuniu cerca de 3 mil pessoas em um percurso de fé pelas principais ruas da cidade.
Feira da Agricultura Familiar do Vale do Pindaré
No mesmo dia, a comitiva do Governo do Estado acompanhou a abertura da Feira de Agricultura Familiar do Vale do Pindaré, voltada à comercialização de produtos regionais, troca de experiências e valorização dos trabalhadores do campo, com programação que inclui exposições, oficinas e atividades formativas.
Para o governador Carlos Brandão, o evento serve de incentivo aos pequenos produtores. “Essa primeira feira aqui, em Santa Luzia, mostrou que vai dar certo. Reunimos artesanato, produtos da agricultura familiar, oficinas e distribuição de equipamentos, tudo para fortalecer quem produz. O agricultor familiar coloca cerca de 70% da comida na nossa mesa e precisa de apoio, terra, assistência, insumos e mercado. Quando a gente organiza essa cadeia e garante compra da produção, como já fazemos, a gente impulsiona todo esse segmento tão essencial”, afirmou.
A presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), França do Macaquinho, enfatizou os avanços garantidos aos produtores.“Quero agradecer ao governador pela sensibilidade, porque ele acredita no potencial da agricultura familiar e tem apoiado com regularização de terras, entrega de kits e fortalecimento da assistência técnica. Nada disso seria possível sem esse compromisso com o agricultor, que é quem garante grande parte da nossa alimentação e move o desenvolvimento no campo”.
Com a inauguração do Centro Esportivo do Arena Brasil em Balsas, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, deu início
no sábado (21) à ampla agenda de entrega de obras e serviços públicos, em comemoração ao aniversário de 108 anos do município, celebrado neste domingo (22).
O evento contou com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca, do prefeito de Balsas, Alan da Marissol, entre outras lideranças políticas e comunitárias da região sul do Maranhão.
Localizado no bairro Rosa Santos, o Centro Esportivo inaugurado em Balsas oferece um espaço estruturado para a prática de diversos esportes e de convivência social, com campo de futebol, quadras, parquinho infantil, pista de caminhada, áreas de convivência e outros equipamentos
Durante a cerimônia, o secretário Orleans Brandão destacou a importância dos investimentos voltados ao esporte e à juventude.
“Um grande complexo esportivo, uma linda iniciativa do nosso presidente Lula para a população de Balsas, onde faremos grandes entregas para celebrar o aniversário da cidade. Sabemos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, por isso o governo do estado também tem ampliado os investimentos em infraestrutura esportiva justamente para garantir mais oportunidades aos nossos jovens”, afirmou Orleans.
Acesso ao Esporte
Coordenada pelo Ministério dos Esportes, em parceria com os estados e municípios, o Arena Brasil visa ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e à convivência social, além de desempenhar papel estratégico na prevenção da violência e no fortalecimento dos vínculos comunitários.
O ministro dos Esportes, André Fufuca, também ressaltou a importância da parceria entre os entes públicos para a execução de projetos estruturantes como esse. “O centro esportivo de Balsas é um dos mais completos do programa Arena Brasil, fruto de parceria importante com o estado e o município. O equipamento representa um compromisso do Governo Federal em democratizar o acesso ao esporte em todo o país”, pontuou.
Moradora do bairro que recebeu o complexo esportivo, Elisâgela Silva enalteceu a iniciativa. “Ficou um espaço maravilhoso. Agora nossas crianças têm uma arena esportiva realmente completa, onde podem praticar esporte e brincar”, disse ela.
O estudante Daniel Pires, 12 anos, usando suas chuteiras novas e equipagem de futebol, já dava os primeiros chutes no campinho de futebol society da arena. O garoto celebrou a entrega do espaço e os benefícios para a criançada da cidade. “Agora, a gente tem um lugar muito bom pra jogar futebol e fazer outros esportes., relatou.
Grande Momento
Segundo o prefeito de Balsas, Alan da Marissol, a cidade vive um grande momento. “Além da implantação desse centro esportivo, temos avançado muito com as dezenas de obras entregues pelo governador Carlos Brandão aqui. Eu só tenho a agradecer por essas parcerias tão frutíferas e que têm promovido tantos benefícios ao nosso município”, frisou o gestor.
A agenda municipalista continua neste domingo (22), com a presença do governador Bradão, para entrega de um pacote de obras e anúncio de novos investimentos para o município, como presente de aniversário.
Participaram também da entrega os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser, o deputado estadual Dr. Yglésio, o presidente da Câmara Municipal de Balsas, vereador Paulo Júnior, presidente Câmara, entre outras lideranças políticas e comunitárias locais.
– Seduc encerra Ciclo Formativo Regionalizado do Pacto Pela Aprendizagem (Foto: Divulgação)
Em uma maratona pedagógica que começou no dia 2 de março, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (19), os últimos dois encontros do 3º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem. As Unidades Regionais de Educação (UREs) de Rosário e São Luís sediaram as agendas de encerramento, reunindo representantes de 17 municípios para debater estratégias de alfabetização e gestão educacional, marcando o fim de uma jornada que passou por todas as 20 regionais do estado.
O ciclo formativo, que teve como tema central “Planejamento Educacional em Rede: garantindo o direito à aprendizagem com equidade em 2026”, consolidou-se como a principal estratégia de alinhamento pedagógico da rede estadual com os municípios. Em Rosário, o encontro ocorreu no Centro de Ensino Luiza Sousa Gomes, enquanto em São Luís a sede da URE Vila Palmeira recebeu gestores e técnicos.
Ao longo de quase três semanas, a iniciativa promoveu formação continuada para prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores escolares e articuladores pedagógicos, focando nos eixos da Educação Infantil, Alfabetização e Gestão Escolar. Nas duas últimas regionais, a quinta-feira foi de intenso trabalho, encerrando com chave de ouro uma programação que agora deixa um legado de planejamento colaborativo para todo o ano letivo.
Balanço positivo e regime de colaboração
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, esteve presente nas agendas, acompanhando de perto as discussões e reforçando a importância do diálogo direto com os territórios. Em sua avaliação, a conclusão do ciclo que percorreu as 20 regionais representa um marco para a educação maranhense.
“O Ciclo Formativo Estadual Regionalizado é mais do que uma agenda de formação; é um espaço vivo de construção coletiva. Estar em Rosário e São Luís, acompanhando de perto a realidade dessas regionais, nos permite fortalecer os laços com os municípios e ajustar as estratégias às necessidades de cada território. Os avanços que vemos nos indicadores de fluência leitora e no Seama são fruto desse trabalho colaborativo. Seguimos firmes no compromisso de garantir que todas as crianças maranhenses estejam alfabetizadas na idade certa, com equidade e qualidade”, destacou.
O secretário adjunto de Ensino e Aprendizagem, Assis Filho, que acompanhou etapas decisivas do ciclo pelas regionais, também celebrou a conclusão da jornada e o engajamento dos municípios. Para ele, o êxito da iniciativa reside na capacidade de unir teoria e prática, reconhecendo o papel dos educadores.
“Essa conquista é de todos os educadores e gestores que se dedicam diariamente a transformar a realidade educacional no Maranhão. Percorrer as 20 regionais nos permitiu enxergar de perto a diversidade e a riqueza do nosso estado, e perceber que, apesar dos desafios, há um esforço comum e muito comprometimento. Nossa meta é avançar ainda mais, alcançando a excelência na alfabetização e garantindo o futuro de nossas crianças”, declarou.
Encerramento com foco nos indicadores
Além das formações, os encontros em Rosário e São Luís também sediaram o 4º Fórum Regional com Secretários Municipais de Educação, uma agenda técnica dedicada ao monitoramento de indicadores, à troca de boas práticas e ao fortalecimento das políticas públicas direcionadas à alfabetização e ao desenvolvimento integral na infância.
A realização do ciclo formativo reafirma o compromisso do Governo do Maranhão com a qualidade da educação, utilizando o regime de colaboração como ferramenta para superar desafios históricos. Com a conclusão desta etapa, as 20 Unidades Regionais de Educação estão agora com seus planos alinhados para dar continuidade ao trabalho de recomposição das aprendizagens ao longo de 2026, tendo como norte os dados da Avaliação de Fluência Leitora e as metas do Pacto pela Aprendizagem.
O município de Peritoró deu um grande passo no fortalecimento da educação com a entrega de uma escola totalmente requalificada para os estudantes do Ensino Médio. Na quinta-feira (19), o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, entregou no município o Centro de Ensino João Mohana reformado e um conjunto de melhorias também nas áreas da saúde e cidadania.
Com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a reforma do Centro de Ensino João Mohana – que atende 512 alunos – incluiu a ampliação da unidade com a construção de novos espaços pedagógicos, como laboratório, biblioteca e sala de informática, melhorias nos espaços de convivência, restauração elétrica e sanitária, além de adequações de acessibilidade, entre outras intervenções.
Na ocasião, Orleans Brandão destacou os benefícios que a reforma vai proporcionar para a comunidade escolar. “Estamos entregando mais uma unidade totalmente requalificada para beneficiar toda a comunidade escolar. As reformas feitas aqui vão propiciar melhores condições de ensino aos nossos alunos, que vão poder usufruir de um ambiente mais moderno e adequado ao seu aprendizado”, afirmou o secretário., anunciando ainda a construção da quadra poliesportiva na unidade.
A coordenadora do Centro de Ensino João Mohama, Lucelina Vieira, ao falar sobre as melhorias na infraestrutura da unidade, destacou como as reformas impactaram positivamente o ambiente escolar.
“Antigamente, a escola enfrentava sérios problemas de infraestrutura, o que comprometia a qualidade do ensino. No entanto, com a restauração, esses problemas foram totalmente solucionados. O que vemos hoje é o resultado de um esforço dedicado à valorização e qualificação da escola pública, e eu posso afirmar que agora nossa escola oferece um ambiente que assegura qualidade e equidade”, afirmou a coordenadora.
Recursos Pedagógicos
Para a aluna Ana Cristina Freitas, 16 anos, que faz o 2° ano do Ensino Médio na escola, as mudanças feitas refletem diretamente no dia a dia dos alunos. “Agora, a escola está muito melhor. A gente tem mais espaços pedagógicos, mais conforto e recursos que nos ajudam a aprender mais. Também dá mais vontade de vir para a escola’, disse a estudante.
Durante a agenda, também foram entregues tablets e fardamentos aos agentes comunitários de saúde, como parte do programa ‘Cuidar de Todos’. A iniciativa do Governo do Maranhão visa fortalecer a atenção primária à saúde por meio da valorização dos profissionais e da modernização dos processos de trabalho.
A agente comunitária Vera Lúcia da Costa, que também é presidente do Sindicato dos Agentes de Combate a Endemias de Peritoró, disse que os materiais não são apenas ferramentas. “São instrumentos que farão a diferença na prevenção de doenças e no cuidado com a população peritoroense”, frisou.
O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, pontuou a relevância das ações para a cidade.
“A grandiosidade da política está nas ações que trazem benefícios para todos, está no trabalho árduo e no olhar atencioso dos governantes. E isso nós temos visto na gestão do governador Carlos Brandão. Esses investimentos chegam em um momento muito importante para Peritoró, e essa parceria com o Governo do Estado tem trazido resultados realmente positivos para a nossa população”, afirmou o prefeito.
Cidadania
A programacão de entregas foi concluída com a assinatura da ordem de serviço para a implantação de uma unidade do Viva Procon no município. O equipamento permitirá à população acesso facilitado a serviços essenciais, como emissão de documentos e atendimento ao consumidor, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades vizinhas.
A diarista Tânia Amorim comemorou a iniciativa. “Vai ajudar muito as pessoas que precisam de documentos básicos. Antes, tinhamos que viajar para outros municípios, mas agora vai ficar tudo mais fácil”, destacou.
Participaram também do ato de entregas o senador Wéverton Rocha, o subsecretário de Educação, Antônio Heluy; os vereadores de Peritoró, Pablo Lima, Thiago Sales, Maria Eduarda, Saddam, Otoniel Gomes, Lurdes; o vice-prefeito Juscelino da Fazendinha, entre outras lideranças locais.
O maior programa de investimento na infraestrutura viária de São José de Ribamar avançou com novas frentes de trabalho, agora nos bairros Parque Araçagy, Vila Sarney Filho II, Jota Lima e Vila Kiola. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, esteve nas comunidades, na quarta-feira (18), para lançar o projeto nas áreas que serão contempladas com serviços de pavimentação asfáltica e bloquetes.
Durante o lançamento, o secretário Orleans Brandão destacou a dimensão do projeto e o impacto direto na vida dos moradores. “Estamos iniciando mais quatro frentes de trabalho, dentro do maior pacote de infraestrutura já realizado na história de São José de Ribamar, uma determinação do governador Carlos Brandão. O que queremos é ajudar a cidade, tirar as pessoas dessa situação e garantir mais qualidade de vida para todos”, afirmou.
As intervenções fazem parte de um amplo pacote que prevê cerca de 100 quilômetros de pavimentação, abrangendo aproximadamente 350 ruas em todo o município. A iniciativa tem como objetivo transformar a realidade da infraestrutura local, melhorar a mobilidade urbana e garantir mais dignidade à população.
O projeto prevê para esses bairros cerca de 19 quilômetros de pavimentação. Só no Parque Araçagy, serão asfaltadas 15 vias, compreendendo mais de cinco quilômetros de pavimentação. Os serviços no bairro iniciaram pela Rua do Vinho, em toda a sua extensão, até a confluência da Avenida General Arthur Carvalho.
Já nas comunidades Vila Sarney Filho II e Jota Lima, o programa vai implantar mais 13 quilômetros de pavimentação, beneficiando 27 ruas. Na Vila Kiola, serão executados três quilômetros de calçamento com blocos de concreto em oito vias.
Impacto
O vereador Ednilson do Kantão ressaltou a importância das obras para o município. Segundo ele, as intervenções representam um passo decisivo para enfrentar problemas históricos de infraestrutura. “Esse conjunto de obras chega para resolver demandas antigas da população. É um investimento essencial que vai melhorar o acesso, a mobilidade e as condições de vida em diversos bairros”, pontuou.
Moradora antiga do Parque Araçagy, Maria de Lourdes Gomes relata as dificuldades enfrentadas diariamente pela comunidade, especialmente no período chuvoso, e a expectativa por melhorias com a chegada das obras.
“Eu moro aqui há 30 anos e a gente esperava por esses serviços há muito tempo. Quando chove, ninguém consegue andar nas ruas, fica tudo cheio de lama. Agora, com essa pavimentação, a nossa realidade vai mudar para melhor”, disse Lourdes.
Também moradora da região há mais de 20 anos, Loide de Oliveira destacou a expectativa e a esperança da comunidade com a chegada das obras de pavimentação. “Depois de tantos anos esperando, agora tenho fé de que finalmente teremos ruas asfaltadas e dignas para todos nós”, ressaltou.
Presente ao ato de lançamento das obras, o ex-vereador Dudu Diniz também destacou o esforço coletivo das lideranças políticas. “Há um empenho de todos os vereadores na busca por melhorias para os bairros. É importante reconhecer o atendimento dessas demandas pelo governador Carlos Brandão, que tem olhado com atenção para São José de Ribamar”, afirmou.
Também participaram do ato os vereadores de São José de Ribamar, João Carlos, Alana Cardoso, Juliano, Mário Santos, Neguinho do Parque Jair, Fik-Fik, Rômulo Lourinho, Marcos Frazão, entre outras lideranças políticas e comunitárias do município. Marcaram presença ainda o secretário chefe de Governadoria, Luis Fernando e o secretário adjunto de Articulação Política, Jota Pinto.
O programa
O programa de investimento na infraestrutura de Ribamar foi lançado no dia 24 de fevereiro, com início das obras nos bairros Jardim Tropical, Parque Jair e Jardim Turu. Somente no Jardim Tropical, estão sendo executados 13 quilômetros de asfaltamento, contemplando todo o bairro.
Ao todo, serão cerca de 100 quilômetros de pavimentação, abrangendo 350 ruas.
– Passeio náutico com inscritos na Expoturismo (Foto: Guerdson Amorim)
Uma visita guiada por espaços que remontam à história da Madre Deus, bairro cultural de São Luís (MA), e um passeio náutico pelas águas dos rios Anil e Bacanga marcaram a programação de encerramento da 1ª Expoturismo, evento promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), que, entre os dias 12 e 14 de março, reuniu estudantes, turismólogos e operadores dos dez polos turísticos maranhenses.
Com atrações culturais, exposições de produtos e serviços turísticos, palestras, pitches, experiências gastronômicas, rodas de conversa e lançamento de novidades para o segmento do turismo estadual, a Expoturismo atraiu milhares de pessoas nos três dias de evento.
Sediado no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na região central da capital maranhense, o último dia da feira contou com painéis temáticos, oficinas, mostras de roteiros e apresentações de grupos folclóricos, incluindo o Bumba Meu Boi de Guimarães (sotaque de zabumba) e show com o grupo Lamparina.
As grandes novidades no encerramento da Expoturismo foram o city tour por ruas e ícones culturais do bairro Madre Deus e o passeio náutico com vista para a Avenida Beira-Mar. O passeio foi conduzido por guias do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), ponto de apoio e acolhimento de visitantes coordenado pela Setur-MA.
“Além da possibilidade de comercialização de produtos, da troca de ideias entre profissionais do trade turístico, das formações e das experiências com a culinária local, a nossa Expoturismo também proporcionou passeios que revelam a riqueza cultural e natural de São Luís. Queremos que o participante tenha experiências para contar a partir da Expoturismo”, frisou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Na Madre Deus, o city tour começou com um mergulho nas memórias da antiga Fábrica de Cânhamo — onde hoje funciona o Ceprama — e do antigo Palácio da Madre Deus, ícones que marcaram a fundação do bairro.
Em seguida, a visita levou os participantes à Capela de São Pedro, onde o guia apresentou o contexto histórico que caracterizou a Madre Deus como um bairro marcado pela crença e devoção de pescadores.
“É maravilhoso proporcionar essa experiência do roteiro da Madre Deus aqui para os nossos participantes. Nada melhor do que explorar esse bairro, que tem muitas histórias. Espero que outras pessoas façam esse roteiro em outros momentos, para que a gente consiga dar uma visibilidade maior ao roteiro da Madre Deus”, destacou Marília Ribeiro, coordenadora do CAT.
A visita na Madre Deus também passou pela Casa das Minas, onde os participantes tiveram contato com a rica história da casa tricentenária, um dos símbolos da religiosidade de matriz africana no estado.
O city tour percorreu, ainda, o Cemitério do Gavião e o barracão da Escola de Samba Turma do Quinto. A imersão cultural pelo bairro foi encerrada na Casa Barrica, sede da companhia homônima fundada em 1985.
A visita guiada pelas ruas da Madre Deus encantou até mesmo profissionais já acostumados com a riqueza histórica de São Luís, como o guia de turismo e empresário do setor Paulo Juraci, que participou do passeio.
“Participar de um evento como esse, que valoriza e prioriza o nosso povo, os nossos lugares e a nossa própria história, é fundamental para que possamos desenvolver com mais força os nossos sons, os nossos cheiros, tudo aquilo que a Madre Deus consegue propor a partir do nosso lado cultural e de toda a riqueza histórica”, pontuou Paulo Juraci.
Passeio náutico
Já o passeio náutico pelas águas dos rios Anil e Bacanga reuniu cerca de 15 participantes da Expoturismo. Realizado em catamarã disponibilizado pela Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão (Aven-MA), o percurso apresentou detalhes históricos de São Luís a partir de uma vista privilegiada da cidade.
A visita guiada por via náutica explorou pontos como o Palácio dos Leões, a Igreja do Desterro e o Estaleiro Escola do Maranhão, no Sítio Tamancão, além da antiga casa de Ana Jansen, empresária e escravocrata maranhense que viveu entre 1798 e 1869.
O passeio agradou os participantes e deixou a expectativa por novas experiências semelhantes.
“Estamos muito satisfeitos em receber essa oportunidade que a Expoturismo nos proporcionou com esse passeio náutico, que é um segmento turístico importante sob várias perspectivas aqui no Maranhão. Viemos de outros municípios e regiões e passamos a ter uma noção mais aprofundada e técnica sobre esse tipo de passeio”, avaliou Ricardo Tamanini, superintendente de Turismo em Grajaú, após o passeio.
– Governador Carlos Brandão se reuniu Comissão a Baixada se Fazendo Respeitar (Foto: Gilson Teixeira)
Rodovia estadual que conecta os municípios da Baixada Maranhense, a MA-014 está passando por uma grande intervenção executada pelo Governo do Maranhão para recuperar a trafegabilidade, garantindo mais segurança e mobilidade urbana. Nesta sexta-feira (13), a Comissão A Baixada Se Fazendo Respeitar, que reivindicou a recuperação da rodovia, esteve em reunião com o governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões, em São Luís, especialmente, para agradecer pelas obras executadas.
Durante a reunião, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, destacou que a população é a principal fiscal das ações do poder público e reiterou que o Governo do Maranhão segue trabalhando para entregar a MA-014 totalmente requalificada.
“Recebemos uma comitiva da Baixada Maranhense, que está acompanhando de perto as obras de recuperação da MA-014. Houve protestos feitos de forma muito democrática e hoje estamos conversando com eles para que pudéssemos fazer esta estrada da melhor forma possível. A recuperação da MA-014 foi feita de uma forma que nunca tinha acontecido. Locais que precisavam de rachão, que é uma camada de pedra para dar mais durabilidade ao pavimento, receberam a aplicação necessária para garantir a qualidade da obra. Falta ainda executar um pequeno trecho de São Bento a São Vicente para que a gente possa inaugurar e percorrer de carro a MA, conversando com a população para ter certeza que a demanda foi atendida”, assinalou Brandão.
Após ter as reivindicações ouvidas pelo Governo do Maranhão, Rosely Nunes, moradora de Viana, e outros membros da comitiva agradeceram pelo trabalho. “Nós da Comissão da Baixada se Fazendo Respeitar queremos agradecer ao Governo do Maranhão. A supremacia da coletividade tem que ser o norte da gestão pública. Toda cobrança é válida, mas, quando é atendida, nós temos que ter a dignidade de reconhecer o avanço que nunca, desde a implantação da MA-014, nunca tinha ocorrido uma obra desta envergadura, com pedras que nos dará trafegabilidade digna por anos”, pontuou.
O governador Carlos Brandão ressaltou, ainda, que já foram concluídas as obras do trecho de Cujupe a Pinheiro, que será inaugurado em breve, e que os serviços seguem avançando até Vitória do Mearim. “Também estamos preparando a licitação do trecho de Turilândia até Governador Nunes Freire. Nosso compromisso é garantir mais mobilidade e dignidade a todos”, garantiu Brandão.
Ronaldo Castro, morador de Matinha e membro da Comissão da Baixada se Fazendo Respeitar, também avaliou de forma positiva o trabalho que está sendo executado. “Tivemos hoje reunidos com o governador Carlos Brandão. Fomos bem recebidos por ele e pelo secretário Aparício Bandeira. Queremos agradecer pelo serviço que está sendo executado na MA-014, que demonstra o olhar carinhoso que ele tem pela nossa região. Há muito tempo não se via um serviço dessa qualidade. Tivemos a oportunidade de dialogar, tirar nossas dúvidas e ele se comprometeu a concluir com brevidade os serviços do trecho que ainda falta, de São Bento a Pinheiro. Por isso, queremos pedir um pouco mais de paciência para a população, pois os trabalhos estão sendo feitos”, declarou.
O secretário Aparício Bandeira informou que o trecho restante das obras já em execução serão concluídos até o fim de abril. “Falta ainda um pequeno trecho de São Bento a Pinheiro que deve ser concluída entre março e abril para que a gente feche esse ciclo. Após a finalização do processo de licitação vamos executar também o trecho de Turilândia até Governador Nunes Freire. Esta é uma rodovia importantíssima, por isso, o Governo do Maranhão está fazendo um grande investimento na sua recuperação”, esclareceu.
Recuperação da MA-014
A MA-014 está sendo totalmente requalificada utilizando o método macadame, que aplica camadas de pedra e asfalto, técnica adequada às características do local.O serviço segue critérios técnicos justamente para garantir mais segurança, durabilidade e melhores condições de tráfego.
As condições de trafegabilidade da rodovia foram bastante comprometidas após o colapso da ponte que liga Bom Jardim a Santa Inês, na BR-136. Com isso, todo o tráfego foi desviado para o trecho entre os municípios de Vitória do Mearim, Pinheiro e Governador Nunes Freire, em direção a Belém.
Para recuperar a MA-014 o Governo do Maranhão abriu 8 frentes de trabalho. Também estão passando por obras os trechos de Anajatuba a São João Batista e de São Bento até Bequimão, garantindo melhores condições de trafegabilidade entre os municípios da Baixada Maranhense.
A adolescente Yara Samira, 16 anos, que estuda com afinco para o próximo ENEM, está ainda mais motivada a conquistar a vaga no curso de Direito com que sempre sonhou. Aluna da rede estadual em Zé Doca, ela foi uma das beneficiadas com a entrega de um tablet educacional realizada pelo Governo do Estado no município, nesta quinta-feira (12). O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão na agenda de entregas na cidade, que contemplou também outras áreas.
“Com o tablet, vou conseguir acessar mais conteúdos, assistir a aulas e me preparar melhor para o ENEM. Uma conquista muito grande para todos nós, estudantes”, disse Yara Samira.
Ao todo, 1.688 alunos da rede estadual de Zé Doca receberam tablets por meio do programa Educação de Verdade – eixo Tô Conectado, iniciativa do Governo do Maranhão que busca ampliar o acesso à tecnologia no ambiente escolar e fortalecer o processo de aprendizagem.
Fortalecimento
Segundo o secretário Orleans Brandão, as novas tecnologias de ensino têm contribuído para o avanço da educação no estado. “São estratégias de fortalecimento da educação e de outros setores que impactem diretamente a vida das pessoas, seja na educação, na saúde, na assistência social, na segurança pública ou qualquer outra área importante para a população e o estado”, ressaltou.
O governador Carlos Brandão destacou que o investimento em tecnologia educacional é uma virada de chave na educação digital do Maranhão.
“Estamos garantindo que nossos jovens tenham acesso às ferramentas necessárias para estudar, pesquisar e se preparar para o futuro. Só na regional de Zé Doca entregaremos 11 mil tablets, ao todo”, afirmou Brandão, pontuando ainda que o Governo do Estado já levou para Zé Doca viaturas de polícia, ambulâncias, pavimentação asfáltica, entre outras ações.
Agentes de Saúde
Durante a agenda, 107 tablets também foram entregues a agentes comunitários de saúde do município. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar a coleta e o registro de dados durante as visitas domiciliares, contribuindo para fortalecer a atenção primária e modernizar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Sem dúvida, é um grande passo na melhoria do nosso trabalho de campo”, destacou o agente comunitário de saúde Nonato Ferreira. Além dos tablets, os profissionais também receberam novos fardamentos.
Delegacia e IEMA
A agenda em Zé Doca também foi marcada pela entrega da reforma da Delegacia de Polícia Civil do município, obra que modernizou as instalações da unidade, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais adequado à população.
A prefeita de Zé Doca, Flávia Cunha, reforçou a importância das ações desenvolvidas na cidade. “Estamos muito felizes em receber o governador e sua comitiva para essas entregas. Hoje, a palavra é gratidão por tudo isso. Uma prova viva de que, com união e parceria, quem ganha é a população”, disse a gestora.
Outra importante entrega foi a reforma do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-Pleno) de Zé Doca. As intervenções incluíram melhorias em laboratórios, biblioteca, auditório, quadra coberta, áreas de convivência, refeitório e cozinha industrial. A unidade vai beneficiar toda a região do Alto Turi.
O município também foi contemplado com dois veículos destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, desenvolvida por meio do Programa Coopera Maranhão, tem como objetivo facilitar o deslocamento das equipes até as comunidades e ampliar o acompanhamento das ações e programas sociais no município.
Participaram também do ato de entregas os prefeitos Daniel Sena (Newton Bello), Dr. Caçula Coelho (Presidente Médice), Ary Menezes (Nova Olinda), as deputadas estaduais Fabiana Vilar e Solange Almeida; a diretora-geral dos IEMAs, Cricielle Muniz, entre outras autoridades.
– Até o sábado (14), potencialidades do estado para o setor serão apresentadas a empreendedores, investidores e parceiros (Foto: Gilson Teixeira)
Três dias de intensa troca de experiências, com exposições de produtos e serviços turísticos, palestras, pitches, práticas gastronômicas, exposição de artesanato e rodadas de negócios. Essa é a primeira edição da Expoturismo, evento realizado pelo Governo do Maranhão para promover os destinos e roteiros maranhenses. A programação, aberta nesta quinta-feira (12) pelo governador Carlos Brandão, segue até sábado (14), no Centro de Promoção do Artesanato Maranhense (Ceprama), no bairro Madre Deus, em São Luís.
A primeira edição da Expoturismo é realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com participação da Secretaria de Estado de Governo (Segov), e conta com uma vasta programação cultural e técnica com o objetivo de promover a divulgação dos destinos maranhenses.
As atividades tiveram início ainda na manhã de quinta-feira (12), no auditório principal, onde acontecem as atividades do Eixo Estratégico e Institucional do Turismo Maranhense. No espaço ocorreu a apresentação e entrega dos roteiros turísticos “Maranhão de Possibilidades” e “Trilha dos Saberes”. Ao longo da tarde, diversas atividades também foram realizadas nos quatro espaços da exposição.
Durante a solenidade oficial de abertura da Expoturismo, o governador Carlos Brandão destacou os avanços que o setor tem apresentado, com crescimento de 54% nos últimos três anos, além do potencial de geração de emprego e renda.
“O sucesso do turismo depende da satisfação do visitante, que deve sair do estado com uma boa impressão, incentivando o retorno e a divulgação do destino. O Maranhão possui atrativos naturais e culturais como a Chapada das Mesas, com suas cachoeiras; os Lençóis Maranhenses, reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade; a Floresta dos Guarás; e a Praia de Araoca, que, após a construção dos 19 quilômetros de estrada, passou a integrar o calendário nacional, recebendo eventos como Carnaval e Réveillon. Iniciamos também o projeto Lava-Prato, em Imperatriz. Todos esses investimentos são importantes para atrair turistas e apresentar as diversas belezas do Maranhão, que vão além do litoral”, assinalou Brandão.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, enfatizou que o turismo é um importante promotor do desenvolvimento econômico e social. “Estamos vivendo o melhor momento do setor turístico do Maranhão dos últimos anos. Por isso, a Expoturismo é um momento de grande relevância, pois visa ressaltar a importância do turismo como motor de geração de empregos, aprimoramento da qualidade de vida e incremento da renda para a população. O turismo é uma atividade econômica em constante expansão, que deve ser continuamente fortalecida, envolvendo toda a cadeia produtiva”, pontuou.
Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido no Maranhão. “O trabalho que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, vem fazendo está de parabéns. O turismo não se faz apenas com belas paisagens, mas também com a cultura, a gastronomia, o artesanato e a identidade do povo local. Posso garantir que quem vier visitar o Maranhão vai querer voltar, com certeza”, afirmou.
Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), também avaliou positivamente a primeira edição da Expoturismo. “Uma feira como esta promove todo o estado, tanto na riqueza das belezas naturais quanto na culinária e na cultura. O Maranhão tem muito a mostrar e reunir tudo isso em um mesmo espaço, apresentando tanto para os maranhenses quanto para pessoas de outros estados, fortalece e integra o turismo. Que esta seja a primeira de muitas edições dessa feira”, destacou.
Expectativas dos participantes
Para quem participa da Expoturismo, o espaço representa uma oportunidade de divulgar o trabalho para o grande público, além de promover intercâmbios comerciais e troca de experiências.
Ricardo Tamanini, superintendente de Turismo da Prefeitura de Grajaú, veio a São Luís para divulgar a nova proposta de roteiro turístico da região. “A proposta é um roteiro integrado entre três municípios, destacando as características singulares da nossa região, celebrando a cultura dos povos indígenas, as belezas naturais e a bacia hidrográfica do Mearim. Esse roteiro é bem diversificado na parte cultural, pois abrange a participação de agricultores, comunidades indígenas e povos ribeirinhos”, explicou.
Matheus Ribeiro, representante de uma agência de viagens de Minas Gerais, que veio a São Luís a convite de uma empresa parceira no Maranhão, pretende levar para seu estado as experiências colhidas no evento. “Assisti a uma palestra sobre turismo de base comunitária, uma iniciativa inspiradora desenvolvida aqui, que valoriza a cultura local, explora os aspectos subjetivos da experiência turística e gera oportunidades de trabalho. Foi uma verdadeira aula de turismo para os profissionais do setor. Espero poder compartilhar essa experiência com nossos instrutores em Minas Gerais”, afirmou.
Já o artesão do polo Floresta dos Guarás, Jailton Tobias Pereira, expõe produtos de diversos municípios da região. “Estou aqui representando o município de Cururupu, trazendo material de artesãos da cidade e de municípios vizinhos. Essa iniciativa é fundamental para divulgar o nosso trabalho e o material produzido na nossa região”, comentou.
Programação e Plano Brasis
A Expoturismo conta com programação diversificada e a presença de representantes dos dez polos turísticos maranhenses, além de palestras, pitches, amostras e práticas gastronômicas, artesanato, rodas de conversa, rodadas de negócios com empresários do trade turístico e apresentações culturais.
A feira é dividida em quatro espaços. No Auditório Principal ocorrem o lançamento de materiais turísticos e a presença das instâncias de governança regionais. Nesta sexta-feira (13), o espaço recebe a apresentação do Plano Brasis, a partir das 8h, com a presença de representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027) foi desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo para definir diretrizes de promoção internacional do Brasil até 2027. A partir dele, o Governo do Maranhão elaborou o Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado, documento que detalha estratégias para ampliar a presença dos destinos maranhenses no mercado global de viagens e atrair mais turistas internacionais.
Arenas, rodadas de negócios e cultura local
Também fazem parte da programação atividades na Arena Empreendedor, que reúne pitches de negócios turísticos, rodadas de negócios e apresentação de cases. Na Arena Experiência são apresentados roteiros turísticos e experiências comunitárias com a presença de instâncias de governança regionais e lideranças das comunidades dos polos turísticos.
Durante as rodadas de negócios ocorrem encontros entre empreendedores do setor, apresentação de oportunidades de parcerias e comercialização de produtos e serviços. Já no espaço Cozinha Show são realizadas aulas e degustações de pratos da culinária maranhense.
O evento também conta com estandes, apresentações culturais, exposição e venda de artesanato produzido nos dez polos turísticos do estado.
A primeira edição da Expoturismo conta ainda com a participação da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que apresenta uma exposição sobre projetos de portais, parques ambientais e outros espaços de lazer e turismo executados no estado.
Entre os destaques estão os parques do Rangedor, Itapiracó e da Lagoa da Jansen, além de obras como o Cais de Tutóia, que busca potencializar novas rotas turísticas, e intervenções no Teatro Arthur Azevedo (TAA), com foco na valorização da cultura e do lazer maranhenses.
Expoturismo
A primeira edição da Expoturismo segue até sábado (14), no Ceprama, com atividades das 9h às 18h. A programação completa pode ser consultada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Setur nas redes sociais ou pelo link:https://www.even3.com.br/expoturismo-maranhao-693848/