O Governo do Estado ampliou os investimentos em saúde pública na Região Tocantina. Na terça-feira (03), representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a sede do Programa Leite Especial em Imperatriz, fez a entrega de óculos a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, e de kits de trabalho para agentes comunitários de saúde.
“Hoje descentralizamos o Programa Leite Especial, facilitando o acesso a essa assistência, e melhoramos as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, a quem entregamos kits com camisa, colete, bolsa e tablet. Reconhecemos a importância da atenção primária e do trabalho desses profissionais que cuidam todos os dias da saúde dos maranhenses”, enfatizou Orleans Brandão.
Imperatriz é o primeiro município do interior do Maranhão a receber a descentralização do Programa Leite Especial, que garante o fornecimento gratuito de fórmulas infantis especiais para crianças de até 3 anos diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) ou intolerância à lactose, mediante avaliação e laudo de gastropediatra vinculado ao programa. Na nova sede serão fornecidas as fórmulas Neocate LCP, Neocate Advance e Pregomin Pepti.
Por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, os atendimentos e a dispensação das fórmulas ocorrerão no Centro de Especialidades Três Poderes, ampliando o acesso das famílias da Região Tocantina ao benefício e reduzindo a necessidade de deslocamento para São Luís. Inicialmente serão contemplados 16 municípios vinculados à Regional de Saúde de Imperatriz, onde atualmente 63 pacientes já estão cadastrados no programa e recebem as fórmulas – 460 latas por mês – na capital.
A descentralização do Programa Leite Especial fortalece a política de cuidado materno-infantil do Governo do Estado, aproximando o serviço das famílias da Região Tocantina, ampliando o acesso às fórmulas especiais e garantindo assistência especializada às crianças com APLV e intolerância à lactose.
A gerente regional de saúde, Valéria Macedo, destacou os investimentos do governo estadual na atenção primária, por meio do programa Cuidar de Todos. Ela citou iniciativas como cursos de capacitação, entrega de equipamentos para unidades básicas de saúde, os mutirões de cirurgias, as contrapartidas estaduais dos programas de saúde, e a valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
A importância do diálogo com os agentes comunitários foi destacada pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes: “Melhoramos suas condições de trabalho e buscamos a valorização da categoria, pela importância que eles têm para o Sistema Único de Saúde. É preciso cuidar na base para prevenir doenças, por isso este governo reconhece e valoriza os agentes comunitários de saúde”.
– Governador Carlos Brandão e secretários estaduais se reuniram com o prefeito e vereadores de Imperatriz (Foto: Fernando dos Anjos)
O município de Imperatriz está sendo a capital administrativa do governo estadual até a próxima sexta-feira (6) cumprindo o que determina a Lei nº 11.904/2023, que estimula o poder público estadual a promover atividades, eventos e políticas públicas voltadas para a Região Tocantina. Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (3) com reuniões com autoridades, inauguração de obras, assinatura de ordens de serviço e outras ações de cunho municipalista.
De acordo com o governador Carlos Brandão, que está em Imperatriz juntamente com a equipe de governo, o município possui um grande impacto para o desenvolvimento do estado e a Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’, garante maior atenção do poder público para a região como um todo.
“Em 2023, aprovamos um projeto de lei transformando Imperatriz na segunda capital do Maranhão. E, nessa semana do dia 1º de março até o dia 7 de março, Imperatriz é a nossa capital do estado. Trouxemos a nossa equipe de governo para inaugurar obras e anunciar outras obras e ações que estão em andamento. Teremos muitas reuniões porque as reuniões são sempre importantes. A cada dia que passa fatos novos vão acontecendo e [com as reuniões] vamos fazendo os ajustes”, afirmou o governador.
O primeiro momento do dia foi marcado por uma reunião do governador Carlos Brandão e dos secretários estaduais com o prefeito da cidade, Rildo Amaral, e com os vereadores do município. O encontro serviu para alinhar a agenda institucional que será executada até sexta-feira, além de buscar soluções para demandas existentes na cidade e que podem ter resolutividade a partir do apoio e parceria com a gestão estadual.
“Durante a reunião debatemos diversas pautas: infraestrutura, segurança, educação, saúde e assistência social e todas foram contempladas com o alento e a força do Governo do Estado, que sempre tem estendido a mão para Imperatriz reforçando ser um governo municipalista e parceiro do povo”, assinalou o prefeito Rildo Amaral.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Adhemar Freitas Jr, a atividade parlamentar permite um contato constante com as demandas da população e ter essas demandas debatidas conjuntamente com os Executivos estadual e municipal representa avanço na resolutividade dos problemas enfrentados no dia a dia.
“Nesse momento, a Câmara Municipal esteve presente trazendo as demandas da cidade e o que o imperatrizense vive para o governador Carlos Brandão, que com muita paciência nos recebeu, nos atendeu e já deu andamento para muitas das solicitações apresentadas pelos vereadores e pelo prefeito. É um momento importante e marcante para a região, um momento em que o povo é ouvido”, destacou o parlamentar.
O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou que as ações na Região Tocantina são constantes e fazem parte do modelo municipalista que busca apoiar o desenvolvimento. “O governador está dando uma atenção especial para Imperatriz, estamos aqui quase todas as semanas e mais do que a presença física das equipes de governo, existem muitas obras e muitas ações que estão melhorando o dia a dia dos imperatrizenses”, frisou.
Entre os primeiros atos realizados no município, o governador Carlos Brandão assinou ordens de serviço autorizando a reforma do Centro Administrativo/Palácio do Governo em Imperatriz, reforma do 3º Batalhão de Bombeiros Militar e implantação do Colégio Militar 2 de Julho após reforma da Escola Municipal Frei Tadeu.
O dia incluiu reuniões com prefeitos da região e também houve diálogo com o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Glen Maia; e reunião com a membros do sistema de segurança pública estadual sobre as ações preventivas e ostensivas na Região Tocantina.
O primeiro dia de despachos da Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’ também contou com autorização para a implantação de uma escola de Ensino Médio no bairro Bom Jesus, autorização da obra do Hospital Universitário da Uemasul; inauguração do Centro Descentralizado de Leite Especial; entrega de certificados do Programa Qualifica Maranhão, que oferta cursos de curta duração em áreas estratégicas de geração de renda; entrega de veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação e, também, para a Câmara Municipal.
“Hoje, em Imperatriz, estamos vivenciando um dia histórico para a educação da Região Tocantina. Durante o nosso Gabinete Itinerante, não apenas ouvimos as demandas das escolas e anunciamos melhorias estruturais e pedagógicas, mas também celebramos a certificação dos nossos alunos pelo Programa Qualifica Maranhão. Essa é a concretização de um governo que pensa na formação completa do cidadão: ao mesmo tempo em que garantimos escolas mais seguras, acolhedoras, também oferecemos qualificação profissional que abre portas para o mercado de trabalho”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias.
As agendas institucionais contaram com forte participação popular. O estudante Kauã Pablo Oliveira destacou a importância da formação com o Qualifica Maranhão. “Eu agradeço ao governo por acreditar na juventude maranhense e abrir essa oportunidade que vai mudar milhares de vidas com esse curso. Investir na educação é investir em um futuro melhor, por isso a importância dos cursos profissionalizantes do Governo do Maranhão através de projeto Qualifica Maranhão, isso impacta positivamente a vida de muitos jovens e adolescentes e também na comunidade escolar”, comentou.
Segunda Capital
A Lei Estadual nº 11.904/2023, originária do Projeto de Lei nº 55/2023, de autoria dos deputados estaduais Rodrigo Lago, Rildo Amaral, Janaína Ramos e Antônio Pereira, concede de forma honorífica e em caráter de promoção cultural e institucional o título de ‘Segunda Capital Maranhense’ à cidade de Imperatriz. A lei aparece no rol de legislações que institui datas e semanas comemorativas no calendário estadual maranhense, destacando a semana que se inicia em 1º de março como marco da Semana Estadual ‘Imperatriz Segunda Capital Maranhense’.
O objetivo dessa lei é estimular o poder público estadual a promover atividades, eventos e políticas públicas voltadas à Região Tocantina e associados à integração socioeconômica da região.
Imperatriz é, oficialmente, a partir desta segunda-feira (2) até sábado (7), a Segunda Capital do Maranhão. Com a sede do Executivo estadual transferida para o município, em cumprimento à Lei nº 11.904/2023, que concede à cidade o título honorífico, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, realizou extensa agenda de trabalho na Região Tocantina, onde inaugurou obras, entregou equipamentos públicos e anunciou novos investimentos para a região.
Ao lado do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral; do presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtonio Brandão; de deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades, Orleans deu início às ações da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’ com a entrega da Quadra Esportiva do Projeto Alvorada, na Vila Lobão. O espaço foi totalmente revitalizado para disponibilizar uma nova estrutura esportiva às 2.600 crianças e jovens atendidos pelo projeto.
“O Alvorada é um dos projetos mais exitosos de inclusão social, cidadania e desenvolvimento de talentos esportivos, com o qual o Governo do Estado tem orgulho de contribuir e vai continuar ajudando”, assegurou Orleans Brandão, anunciando ainda a construção de uma praça no local.
No ato, o secretário reafirmou o compromisso do Estado em desenvolver políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população tocantina e destacou a importância da agenda governamental na região.
“Vai ser uma semana muito produtiva, com a entrega de diversas obras que se somarão a muitas outras já realizadas na cidade. Toda a região está sendo contemplada com importantes intervenções e, praticamente toda semana, há representantes do governo aqui, entregando ou anunciando alguma nova obra. Isso é resultado do bom diálogo e das parcerias importantes que temos com todas as prefeituras e câmaras municipais”, afirmou Orleans.
Em seguida, foi inaugurado o Posto Policial no Residencial Canto da Serra, um reforço à segurança do empreendimento onde vivem mais de 2.837 famílias.
“É o Governo do Estado chegando à nossa cidade junto com as muitas conquistas para o povo imperatrizense”, disse o prefeito Rildo Amaral.
Amarante
No início da tarde, a comitiva governamental seguiu para Amarante do Maranhão, onde foi inaugurado o Campo de Futebol Grotão e assinada a Ordem de Serviço para reforma do 34º Batalhão da Polícia Militar. Com recursos da ordem de R$ 790 mil, a obra visa requalificar as instalações da unidade.
“Além disso, reforço aqui o compromisso do governo em concluir, no prazo de dois a três meses, o Hospital Municipal de Amarante, que está com obras em andamento”, assegurou o secretário.
O prefeito de Amarante, Vanderly Miranda, classificou o apoio do governo como um dos mais frutíferos já firmados em prol do município.
“Amarante está um verdadeiro canteiro de obras. Tudo isso graças à atenção dada pelo governador Brandão e pelo secretário Orleans, que têm dedicado atenção especial à nossa cidade”, disse.
Davinópolis
Orleans Brandão encerrou a agenda municipalista em Davinópolis. Na cidade, foram inauguradas unidades do Viva/Procon e da Estação Tech, além da entrega do Colégio Militar 2 de Julho e do Estádio Municipal de Futebol, equipamentos que vão contribuir para a redução dos gargalos de Davinópolis nas áreas de educação, inclusão digital, cidadania e lazer.
Na oportunidade, Orleans Brandão recebeu o título de ‘Cidadão Davinopolitano’, concedido pela Câmara Municipal. A entrega da comenda foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Julimar Hilarino.
Nesta terça-feira (3), o governador Carlos Brandão comanda a programação da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’, com reuniões, vistorias de obras e atos oficiais em diversos municípios da área de abrangência da Agemsul.
Sobre a lei
Sancionada em 21 de março de 2023, a Lei nº 11.904 instituiu a Semana Estadual “Imperatriz Segunda Capital Maranhense”. A transferência simbólica da sede do governo para Imperatriz representa um reconhecimento ao peso econômico, populacional e estratégico da Região Tocantina.
A legislação determina que, anualmente, na primeira semana de março, os poderes públicos estaduais realizem ações na Região Geográfica Imediata de Imperatriz, que compreende, além do município-sede, outras 16 cidades.
O Governo do Maranhão debateu importantes ações para o desenvolvimento do estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Petrobras nesta segunda-feira (2). Representantes do governo maranhense, liderados pelo governador Carlos Brandão, estão na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para tratativas que possibilitam a ampliação de investimentos e políticas públicas para o estado.
“Tivemos duas reuniões muito importantes. A primeira tratou com o BNDES sobre o Fundo Amazônia. Apresentamos o projeto junto ao governo da Alemanha e ao governo da Noruega e conseguimos captar recursos para a questão ambiental no combate a queimadas e na questão da regularização fundiária. Também tivemos uma reunião importante na Petrobras. Um acordo de confidencialidade para avançar nessa área do gás, temos feito muitos investimentos”, frisou o governador Carlos Brandão.
A primeira reunião foi com os representantes do BNDES e abordou o aporte de recursos do Fundo Amazônia para o programa estadual Paz no Campo, que foi lançado pelo governo maranhense em 2023 para o desenvolvimento de unidades produtivas de agricultores familiares, bem como para regularização de imóveis rurais e terras devolutas no estado. Com o Paz no Campo, mais de 22.700 famílias já foram beneficiadas com títulos de terra, incluindo comunidades quilombolas.
A reunião desta segunda-feira buscou ampliar estas ações. “O governador está aqui tratando das pautas da regularização fundiária. Estamos tendo um grande avanço, fizemos um alinhamento para recursos que vão fomentar o Paz no Campo. Este é o governo que mais entregou títulos de propriedade na história do Maranhão e vamos ampliar mais ainda. No Fórum de Governadores vamos anunciar um grande pleito do Maranhão junto ao BNDES”, relatou o presidente do Iterma, Anderson Ferreira.
Segundo a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, que esteve à frente da interlocução com o governo maranhense, o Paz no Campo está em consonância com as diretrizes da instituição, que incentiva o desenvolvimento com compromisso social.
“A regularização fundiária, como prevista no Programa Paz no Campo, reconhece direitos, promove inclusão e cria bases sólidas para um desenvolvimento mais justo e sustentável. Ela garante segurança jurídica às famílias, reduz conflitos no campo e abre caminho para que mais pessoas possam produzir, investir e planejar o futuro. No Maranhão, essa parceria institucional reforça nosso compromisso com políticas que geram oportunidades reais para as comunidades”, destacou a diretora.
Durante a reunião também foi debatido o aporte de recursos para ações de combate a queimadas pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão. Uma parte dos recursos já foi liberada para as ações no estado e a outra parte será investida agora para mais ações que impactam na preservação do meio ambiente.
Parceria com a Petrobras
A reunião com representantes da Petrobras possibilitou a assinatura de um acordo de confidencialidade com a Gasmar, o que possibilitará o avanço dos investimentos na área do gás. O Governo do Maranhão e a Petrobras têm estabelecido uma longa parceria em que o Porto do Itaqui é uma das principais portas de entrada de combustível do país.
Para Angélica Laureano, Diretora Executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, o acordo marca um novo momento de forte parceria entre Gasmar e Petrobras. “Estamos muito felizes com esta assinatura porque entendemos que será um processo produtivo de muitos avanços no setor de gás, tanto para Gasmar quanto para Petrobras.
“O que estamos fazendo hoje é celebrando um acordo entre a Gasmar e a Petrobrás, um acordo de confidencialidade. Isso significa, objetivamente, o diálogo da Petrobras com a Gasmar para tratar do nosso produto principal, que é o gás. Então, abre a possibilidade de fazermos um investimento conjunto. Essa parceria é motivada por vários aspectos, um deles é a margem equatorial. Uma vez vindo à exploração e tendo gás, há a possibilidade de prover gás para o Maranhão e para o Brasil”, observou o presidente da Gasmar, Allan Kardec.
A busca por novas fronteiras para a garantia da segurança e soberania energética nacional, colocando a margem equatorial como uma das últimas fronteiras exploratórias do país, foi tema do Fórum Transição Justa e Segurança Energética sediado na capital maranhense em março de 2024. O evento foi promovido pela Petrobras em parceria com o Governo do Maranhão e com o Consórcio Amazônia Legal.
O avanço das discussões é importante para uma transição energética no país. O acordo de confidencialidade entre a Gasmar e a Petrobras permitirá a troca segura de informações técnicas e comerciais, com avaliação de oportunidades no mercado de gás natural e base jurídica para estudos estruturados.
“O Governo do Estado tem um forte compromisso com Presidente Dutra. Temos obras sendo executadas em todo o município e, hoje, inauguramos algumas que antes eram vistas como impossíveis de serem feitas”, disse o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante grande ato de entrega de serviços e obras estruturantes no município, realizado no sábado (28), com a presença do governador Carlos Brandão.
Orleans destacou a inauguração da Estrada do Creoli como uma das mais importantes entregas ao município. “Eu vi a importância dessa estrada para a população de Presidente Dutra. As pessoas não acreditavam que ela saísse do papel, e agora ela está aí, pronta. Eu percebi a felicidade das pessoas com essa estrada”, enfatizou o secretário.
Com uma extensão de 17 km, a Estrada do Creoli melhora significativamente a mobilidade, a logística, o escoamento da produção agrícola e o acesso da população à sede do município.
Ainda como parte do pacote de inaugurações em Presidente Dutra, um dos pontos altos foi também a entrega da Casa da Mulher Maranhense. A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o enfrentamento à violência contra a mulher, reunindo em um único local serviços essenciais como atendimento psicossocial, orientação jurídica e proteção integral.
Na ocasião, o governador Carlos Brandão elencou algunas das obras executadas no município. “São escolas, estradas, sistemas de abastecimento d’água, Casa da Mulher Maranhese, entrega de tablets a estudantes e a agentes de saúde, enfim, uma gama de outros serviços que muitos não acreditavam que chegariam aqui, mas que nós assumimos um compromisso com a população de fazer e fizemos”, frisou.
Comemoração
O prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar, disse que o momento era de comemoração e gratidão por tantas obras concretizadas no município. “A presença do Estado aqui tem sido uma constante. Já são tantas obras executadas, e nós só temos a agradecer por esse olhar para o nosso município e nosso povo”, ressaltou.
A educação de Presidente Dutra também ganhou reforço com a inauguração de uma nova unidade escolar, agora no povoado Calumbi, que ganhou o Centro de Ensino Governador Eugênio Barros.
Em seguida, foram entregues mais 113 tablets e fardamentos a agentes comunitários de saúde do minicipio. A iniciativa vai proporcionar melhores condições de trabalho, um maior monitoramento dos índices na área e acompanhamento das famílias assistidas.
Assistência
Na mesma ocasião, também foram entregues dois veículos pequenos e uma caminhonete, beneficiando as secretarias municipais de Assistência Social e Educação. Além disso, o Governo do Estado entregou mais sistemas simplificados de abastecimento de água, nas comunidades no bairro Centrinho e na Vila Militar.
A agenda foi concluída com um grande ato do ‘Festival Conecta’, ação do Programa Educação de Verdade – Eixo Tô Conectado, que entregou mais 1.660 tablets para alunos da rede estadual de ensino da região.
– Criação da Resex Tauá-Mirim avança após 26 anos de debate no Maranhão (Foto: Fernando dos Anjos)
O processo de criação da Reserva Extrativista (Resex) Federal de Tauá-Mirim voltou oficialmente à pauta institucional no Maranhão. Em reunião técnica realizada com o governador Carlos Brandão, representantes do Governo do Estado, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do setor produtivo, lideranças comunitárias e parlamentares discutiram a retomada do procedimento administrativo, paralisado há anos. A proposta abrange mais de 16 mil hectares no município de São Luís e envolve 12 comunidades tradicionais, com mais de 1.150 famílias.
A Resex Tauá-Mirim é uma unidade de conservação de domínio público prevista na Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O modelo garante proteção ambiental aliada ao uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, com gestão realizada por um Conselho Deliberativo presidido pelo ICMBio e previsão de desapropriação de áreas privadas incluídas nos limites estabelecidos.
Durante o encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para buscar alternativas que conciliem a proteção dos manguezais e ecossistemas costeiro-marinhos com a manutenção da capacidade logística e industrial estratégica do Estado.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Pedro Chagas, classificou a reunião como produtiva e destacou o papel do Governo como mediador. “Debatemos de maneira clara a criação da Resex Tauá-Mirim. É uma reserva extrativista que preserva a cultura da população tradicional. O governador atuou como intermediador desses interesses, mostrando que o Maranhão preserva o meio ambiente, mas também pensa no desenvolvimento. Vamos sair daqui com um grupo de trabalho para encontrar a melhor alternativa”, disse.
O presidente do ICMBio, Mauro Pires, avaliou que houve avanço nas negociações. “Conseguimos fazer vários avanços e creio que está bem próximo de encontrarmos uma solução: a criação da unidade, levando em conta também os outros aspectos. Discutimos com o setor da indústria, ouvimos as comunidades e trabalhamos com base no desenvolvimento sustentável, que considera as dimensões ambiental, social e econômica”, afirmou.
Para as comunidades, o momento é histórico. O líder comunitário Alberto Cantanhede Lopes lembrou que a proposta tramita há mais de duas décadas. “É um grande passo numa luta que já ultrapassa um quarto de século. São 26 anos de mobilização pela criação dessa unidade de conservação como parte da segurança jurídica que as comunidades do interior da ilha de São Luís precisam. O processo teve consulta pública em 2007, depois ficou parado, e agora estamos retomando. Acreditamos que podemos chegar a uma conclusão até o meio deste ano”, declarou.
Também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE) e técnicos do ICMBio, além de lideranças comunitárias.
A expectativa é que o grupo de trabalho consolide estudos técnicos e propostas de encaminhamento nos próximos meses, com definição sobre o futuro da Resex Tauá-Mirim ainda este ano.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhado do prefeito de Rosário, Jonas Magno, vistoriou, nesta sexta-feira (27), as obras de construção do novo Terminal Rodoviário do município.
Fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, as obras da rodoviária estão em ritmo acelerado para ofertar uma estrutura mais moderna, conforto e melhorias à mobilidade urbana.
“A construção da Rodoviária de Rosário é um compromisso do governador Carlos Brandão, que agora está saíndo do papel, assim como outras ações já realizadas no município, como reforma de escolas, pavimentação asfáltica de diversas vias, entrega de tabletes a estudantes e a agentes de saúde, entre muitas outras iniciativas. Rosário pode seguir contando com o Governo do Estado para promover melhorias ao município”, disse Orleans.
A estrutura da nova rodoviária é considerada um marco para o desenvolvimento local, com a construção de uma nova avenida de acesso ao centro para aumentar a fluidez. O equipamento vai melhorar tambem o transporte intermunicipal, beneficiando passageiros da Região do Munim e o deslocamento para outras cidades maranhenses.
Também participou da vistoria ao canteiro de obras o deputado estadual Neto Evangelista.
– Brandão vistoria obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio (Foto: divulgação)
O governador Carlos Brandão vistoriou a obra de revitalização do antigo Palácio do Comércio, um dos prédios mais emblemáticos do Centro Histórico de São Luís. A intervenção segue em ritmo acelerado e integra um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à recuperação do patrimônio histórico.
Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a obra vai transformar o imóvel, localizado na Praça Benedito Leite, no Centro Maranhense de Oportunidades. O espaço será destinado à oferta de cursos de capacitação e formação profissional para estudantes da rede pública estadual, e contará com a parceria do Sistema S e da Associação Comercial do Maranhão.
Durante a vistoria, o governador destacou que a iniciativa reúne preservação histórica e geração de oportunidades. “Vamos devolver à população um prédio que faz parte da nossa história e, ao mesmo tempo, criar um espaço que vai transformar vidas. Esse é um investimento que preserva o patrimônio cultural, fortalece a economia, amplia a qualificação da nossa juventude e prepara o Maranhão para crescer com mais inclusão e desenvolvimento”.
O Centro Maranhense de Oportunidades é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag). A proposta foi estruturada para alinhar a oferta de cursos às demandas específicas dos setores produtivos do estado, ampliando as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Além disso, também será oferecida capacitação para mães atípicas, com espaço para os filhos e ações de economia solidária.
O Sistema S, parceiro da iniciativa, será responsável pelo custeio integral dos cursos e por toda a estrutura necessária ao funcionamento do centro, incluindo mobiliário, equipamentos, material didático, aparato tecnológico e manutenção. A expectativa é formar cerca de 2 mil jovens por ano, ao longo de 10 anos.
Além do impacto social, o projeto também prevê retorno econômico, com estimativa de arrecadação anual de R$ 15 milhões por meio de transferências de recursos federais, de acordo com a Semag, e ainda contribui para a revitalização do Centro Histórico, ao recuperar um imóvel de relevância arquitetônica para novo uso educacional.
O Centro Maranhense de Oportunidades ocupará três andares do Palácio do Comércio, somando uma área de 3.438,77 metros quadrados, destinada à criação de salas de aula e espaços para cursos técnicos em áreas como portos, logística, segurança do trabalho, administração e refrigeração.
“Este espaço vai cumprir um papel estratégico: formar jovens para profissões que já têm vagas abertas, qualificar mães atípicas com apoio social e transformar um patrimônio histórico em um equipamento público vivo, útil e voltado para o futuro. É um projeto que une preservação, inclusão social e desenvolvimento econômico em um mesmo endereço”, destacou Alberto Bastos, titular da Semag.
Obras de revitalização por todo o Centro Histórico
Desde o início da gestão, já foram restaurados 16 prédios históricos, enquanto outros oito estão com obras em andamento, além do antigo Palácio do Comércio. A revitalização do Centro Histórico também conta com aporte do governo federal. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), outras oito importantes edificações passam por processo de restauração.
“Quando investimos na recuperação do Centro Histórico, estamos promovendo ocupação, fortalecendo o comércio, incentivando o turismo e gerando emprego e renda. É um trabalho estruturado, com parcerias e responsabilidade fiscal, que garante a preservação da nossa identidade e movimenta a economia. O nosso objetivo é fazer o com que o Centro Histórico volte a ser um espaço vivo, dinâmico e cheio de oportunidades para a população”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Veja os imóveis que já foram ou estão sendo restaurados
Prédios restaurados
* Rua da Palma, 308 – Curso de Música – Licenciatura da Uema/Cecen
* Rua da Palma, 316A – Curso de Música – Licenciatura da Uema/Cecen
* Rua da Palma, s/nº – Centro Caixeiral – Uema/Direito
* Beco da Pacotilha, nº 36 – Edificação de uso habitacional
* Rua das Hortas, nº 270 – Edificação de uso habitacional
* Praça João Lisboa, nº 432 – Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – Marandu
* Rua dos Craveiros, nº 122 – Centro de Referência das Mulheres Negras do Maranhão
* Rua de Santaninha, nº 418 – Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis
* Rua Portugal, nº 302 – Edificação Comercial abrigando: Restaurante Cafofinho da Tia Dica, Loja de Artesanato Mamãe Decora, Livraria Paço Prosa e o Centro Matróa de Capoeira
* Rua da Direita, nº 156 – Centro Cultural Educacional Acapus (Academia de Capoeira Angola Pequeno Urucum da Senzala) e a sede da companhia artística Tapete Criações Cênicas
* Praça João Lisboa – Moto Bar e Restaurante
* Praça João Lisboa, 153 – Restaurante Quintas da Lisboa
* Rua do Giz, nº 139 – Equatorial “Eqt Lab”
* Rua Grande, s/n – Shopping Rua Grande (Viana Empreendimentos)
* Praça João Lisboa – Centro Tecnológico e Cultural da Indústria (Sesi)
* Igreja de Santo Antônio
Em andamento
* Rua da Palma, 247 – Alumar
* Rua Portugal, 243 – Ça-Vá
* Rua Portugal, 155 – Cresol
* Vila Galé – Antiga Casa do Maranhão
* Rua Portugal – Restaurante + Apoio Vila Galé
* Vila Galé – Antiga Defensoria
* Igreja da Sé
* Antigo Grand São Luís Hotel
Em andamento com recursos do PAC
* Rua Portugal, 303 – antiga Secma – Será o Museu do Bumba Meu Boi
* Rua da Estrela, 585 – Será um Polo Tecnológico
* Praça Antônio Lobo, 33 – Antiga Casa dos Estudantes – Será a sede do IHGM
* Igreja de Santana
* Igreja de São João
* Rua Santo Antônio, 161 (Sobrado da Baronesa de São Bento) – Será o Formando e Cozinhando
* Rua do Giz, 93 – Será o novo Cacem
* Igreja do Carmo
– Governo do Maranhão inicia obras de pavimentação em ruas e avenidas de São José de Ribamar (Foto: divulgação)
O compromisso da gestão estadual com a infraestrutura viária é um dos objetivos principais da agenda municipalista do Governo do Maranhão, que iniciou nessa quarta-feira (25), com o programa de pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.
A iniciativa integra o maior pacote de investimentos em infraestrutura viária já executado pelo Governo do Estado na cidade e foi realizada nos bairros do Alto do Turu e Parque Jair.
Na cerimônia de lançamento das obras, estiveram presentes: o secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão; o secretário de Governo (Segov), Márcio Machado; o secretário-geral da Governadoria (SAG), Luís Fernando; entre outros representantes.
O secretário Márcio Machado destacou que a pavimentação em blocos de concreto visa garantir ruas mais organizadas, seguras e com melhor acesso para moradores e comerciantes, e reforçou que é um investimento histórico com foco na transformação da cidade e em elevar a qualidade de vida da população.
“É com muita felicidade poder perceber o avanço da agenda municipalista do Governo do Maranhão, com esta importante obra em São José de Ribamar. É um dia histórico para a cidade, que agora conta com mais uma grande transformação da nossa gestão estadual”, pontuou Márcio Machado.
“Assumimos esse grande compromisso com São José de Ribamar em fazermos uma grande obra no eixo de infraestrutura. E trazer essa pavimentação é entender o quão ela é importante para o município e para sua população. Temos certeza de que a cidade vive um novo momento com mais esta importante obra do governador Carlos Brandão”, destacou o secretário Orleans Brandão. “Uma obra que garante mais infraestrutura, mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população”, acrescentou o secretário Luís Fernando.
A pavimentação foi bastante elogiada pelo público presente na cerimônia de lançamento da obra. Dionilson Pereira, morador há 27 anos do Alto do Turu, parabenizou o Governo do Estado pelo programa de Pavimentação de ruas e avenidas de São José de Ribamar.
“Nós estamos muito gratos com estas obras aqui na região, por vais nos dar muito mais qualidade de vida. Os comércios da região eram muito prejudicados, sem infraestrutura, sem segurança. Agora, tudo vai melhorar. Estamos felizes em ver o poder público do nosso lado”, agradeceu o morador.
Mais entregas
Nos últimos dias, no interior do estado, a Segov deu continuidade à agenda municipalista do Governo do Maranhão, com a entrega de duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, sendo uma em Igarapé do Meio e outra em Porto Rico do Maranhão.
Ainda nas cidades, foram realizadas uma série de ações governamentais: Igarapé do Meio contou com assinaturas de ordem de serviço para implantação de Areninha no povoado Lage Comprida e implantação de um portal de entrada da cidade e de termo de autorização para implantação de Estação Tech; já em Porto Rico do Maranhão, assinaturas de ordem de serviço para implantação do Colégio Militar Tiradentes, reforma da Praça da Família, do hospital da cidade, implantação do Viva Procon e de termo de autorização para implantação de um portal de entrada da cidade.
Outro destaque foi em São Félix de Balsas, com a entrega da iluminação sobre o Rio Balsas até o início da Avenida Alexandre Costa, além de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) e de um Viva/Procon.
– Maranhão registra crescimento do fluxo aéreo (Foto: Divulgação)
O Maranhão iniciou 2026 mantendo a curva de crescimento no setor aéreo. Dados da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), obtidos pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), apontam que o o fluxo total de embarques e desembarques no estado foi de 192.369 passageiros, considerando 99.770 embarques e 92.599 desembarques. Os números representam 26,36% a mais que o mês de janeiro de 2025, quando foi registrado a marca de 152.239 (79.026 embarques e 73.213 desembarques) na demanda aérea.
O Aeroporto Internacional de São Luís registrou crescimento de 31,7% no fluxo total de passageiros em janeiro, alcançando 166.452 embarques e desembarques, contra 126.408 no mesmo período de 2025.
O relatório mostrou ainda que o desempenho da capital impulsionou o resultado estadual, que contabilizou 92.599 desembarques no mês, alta de 26,48% em relação aos 73.213 registrados em janeiro do ano passado.
Em São Luís, os desembarques somaram 79.615 passageiros em janeiro de 2026, frente a 60.349 no mesmo mês de 2025, crescimento de 31,93%. Nos embarques, foram registrados 86.837 passageiros, contra 66.059 no ano anterior, avanço de 31,46%. O resultado consolida a capital como principal porta de entrada e saída de visitantes no Maranhão.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou que o desempenho expressivo no início de 2026 reforça a estratégia adotada pelo Governo do Estado para ampliar a presença do Maranhão no mercado turístico nacional.
“Os resultados mostram que o Maranhão está cada vez mais conectado e preparado para receber visitantes. O crescimento registrado, especialmente em São Luís, é fruto de um trabalho de planejamento, articulação com o setor aéreo e promoção estratégica dos nossos destinos. Seguimos focados em ampliar rotas, fortalecer os polos regionais e garantir que esse crescimento se traduza em geração de emprego, renda e oportunidades para os maranhenses”, afirmou.
Em Imperatriz, o aeroporto registrou 12.816 desembarques e 12.637 embarques em janeiro de 2026, mantendo a relevância do município para a integração regional e o deslocamento de passageiros no sul do estado, região da Chapada das Mesas.
Já em Barreirinhas, porta de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), foram contabilizados 168 desembarques e 296 embarques no primeiro mês do ano, refletindo a consolidação da conectividade aérea como fator estratégico para o fortalecimento do turismo regional.
O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), Igor Almeida, destacou que o crescimento registrado em janeiro reforça a consistência da demanda aérea no estado.
“Os dados mostram que o avanço não é pontual, mas resultado de uma tendência sustentada de crescimento da mobilidade aérea no Maranhão. O monitoramento contínuo permite identificar padrões de comportamento da demanda, avaliar o impacto da ampliação de voos e subsidiar a Setur-MA na definição de estratégias mais assertivas para o fortalecimento do turismo em todas as regiões do estado”, afirmou.
Ordenamento turístico fortalece visitação aos Lençóis Maranhenses
O avanço da conectividade aérea também dialoga com as ações de ordenamento turístico nos Lençóis Maranhenses, principal cartão-postal do estado.
Em janeiro de 2026, Barreirinhas registrou fluxo de 20.957 visitantes, número quase cinco vezes superior ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 4.233 acessos. Já em Santo Amaro, o fluxo passou de 10.604 visitantes em janeiro de 2025 para 14.438 em janeiro de 2026.
Considerando os dois principais portais de entrada do Parque, Barreirinhas e Santo Amaro, o fluxo total saltou de 14.837 visitantes em janeiro de 2025 para 35.395 em janeiro de 2026, crescimento superior a 138%.