No aniversário de Barreirinhas, Orleans Brandão celebra entrega de pacote de obras e serviços para a cidade

Principal porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o município de Barreirinhas, que completa 88 anos na quinta-feira (26), recebeu uma ampla agenda de inaugurações do Governo do Maranhão voltada ao fortalecimento da infraestrutura urbana, da política agrária, do desenvolvimento socioeducacional e da saúde. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao lado do governador Carlos Brandão, acompanhou as entregas na cidade.

Em uma cidade fortemente vocacionada para o turismo, o Governo do Estado melhorou a infraestrutura urbana com implantação de 10 quilômetros de asfaltamento em vias da cidade, medida que refletiu na mobilidade e na recepção dos visitantes.

Segundo Orleans Brandão, Barreirinhas é um município estratégico para o Maranhão, especialmente por sua vocação turística ligada aos Lençóis Maranhenses.

“Por isso, essa agenda foi pensada de forma integrada, abrangendo um conjunto de iniciativas para melhorar o município em diversos setores, preparando a cidade para o bem-estar de seus moradores e para receber cada vez melhor os visitantes”, enfatizou o secretário.

Na área da educação, novas escolas foram entregues nos povoados Quebra, Mamede e no conjunto habitacional Roseana Sarney. Além disso, foram distribuidos 2.631 tablets para estudantes do Ensino Medio da rede pública, por meio do programa ‘Educação de Verdade’ – eixo Tô Conectado.

O governador Carlos Brandão comentou sobre a importância dessa ferramenta para os estudantes. “Como é bom compartilhar com eles essa alegria de receber um instrumento tão importante à sua educação. Sentir essa energia, ver a alegria e o brilho nos olhos desses jovens nos causa muita satisfação. Barreirinhas tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado, mas tudo começa pela educação”, frisou.

Regularização fundiária

A agenda também contemplou ações de política fundiária com a entrega de títulos de terra. Ao todo, foram 109 títulos de reconhecimento de domínio, por meio do Iterma, além de 700 títulos de regularização fundiária em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, beneficiando moradores dos bairros Cidade Nova e Residencial Brasil.

A entrega dos títulos de terra beneficiou pessoas como a agricultora familiar Luzia Santos, de 76 anos, do povoado Munin dos Canavieiras. “Esperei 32 anos por esse momento. Agora, sim, posso dizer que a terra é minha de verdade”, declarou.

Assim como Dona Luzia, Antônio Francisco Oliveira, 56 anos, também foi beneficiado. “Não sei expressar a minha alegria e o significado desse momento para a minha família”, afirmou.

Saúde nos povoados

Na saúde, novos postos foram inaugurados em povoados de Barreirinhas, como Sertãozinho, Tapuio, Amapá, Mundico, Cosme, Aeroporto, Manoelzinho e Braço. Ainda como investimento na área, agentes comunitários receberam tablets e fardamentos.

Outro destaque foi a inauguração da sala de videomonitoramento, que reforça a segurança pública e contribui para a proteção do fluxo turístico na cidade. A medida aumenta a sensação de segurança para moradores e visitantes, aspecto essencial para um destino que projeta a imagem do Maranhão no Brasil e no exterior.

A agenda foi concluída com a entrega de veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e Educação.

O prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale, elencou as diversas obras já executadas no município pelo Governo do Estado. “Além desse pacote de obras entregue hoje, já inaugurou também a ponte sobre o Rio Preguiças, reforma do aeroporto, o Centro de Hemodiálise, a sede do Corpo de Bombeiros, mais de 30 quilômetros de asfalto, só para citar algumas”, pontuou.

Também participaram da agenda de entregas a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; o senador Wéverton Rocha, os deputado estaduais Antônio Pereira e Ana do Gás; o deputado federal Edilázio Júnior; prefeito de Tuntun, Fernando Pessoa; o vice-prefeito de Urbano Santos, Herlon Júnior, entre outras autoridades.

Com unidades em Paulino Neves e Humberto de Campos, Governo mantém 220 Restaurantes Populares

A rede de segurança alimentar mantida pelo Governo do Maranhão agora vai beneficiar também a população de Paulino Neves e Humberto de Campos, onde o governador Carlos Brandão e os secretários de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, inauguraram na quinta-feira (26) mais dois Restaurantes Populares. Agora já são 220 equipamentos servindo comida de qualidade a preços simbólicos a milhares de maranhenses.

“Temos trabalhado por todos os municípios maranhenses, com obras e ações, mas quero destacar o grande trabalho social que em quatro anos retirou 1 milhão de pessoas da pobreza extrema. Além disso, o programa Maranhão Livre da Fome. Já conseguimos resultados expressivos, mas sabemos que daqui a alguns anos veremos que a maior obra do governo Carlos Brandão foi cuidar das pessoas, principalmente os que mais precisam”, afirmou Orleans Brandão, ao participar da inauguração do 219º Restaurante Popular em Paulino Neves.

O secretário Paulo Casé destacou a sensibilidade e coragem do governador Carlos Brandão para enfrentar desafios históricos do Maranhão, como a fome e a pobreza extrema. “A rede de Restaurantes Populares e o Maranhão Livre da Fome mostram a coragem e o compromisso de fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis, e dá condições para que essas famílias prosperem”, afirmou

O prefeito Luís Fernando Santos agradeceu ao governo estadual pela parceria que tem melhorado a vida dos cidadãos de Humberto de Campos. “O Restaurante Popular é uma grande conquista, pois muitas pessoas vêm da zona rural resolver seus problemas e agora terão onde tomar café, almoçar e jantar”, comemorou ele.

O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população. “Dobramos o número de restaurantes e garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e a um preço simbólico”, destacou.

Restaurantes Populares

O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.

Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.

Humberto de Campos

Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão.

Os óculos foram entregues aos beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.

Iracema Vale participa de agendas do governo em Barreirinhas

Governador Carlos Brandão, Iracema Vale, Weverton Rocha, Orleans Brandão, Vinicius Vale, Ana do Gás, Antônio Pereira, demais autoridades e moradores durante evento em Barreirinhas

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (MDB), participou, nesta quinta-feira (26), da agenda institucional do Governo do Estado em Barreirinhas, que incluiu a abertura do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (FONSET), a entrega de tablets a estudantes e a inauguração de obras de infraestrutura. A programação integrou a agenda municipalista liderada pelo governador Carlos Brandão (sem partido) na região dos Lençóis Maranhenses, com ações também nos municípios de Paulino Neves e Humberto de Campos.

Participaram também dos eventos, o senador Weverton Rocha; o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; os deputados estaduais Antônio Pereira e Ana do Gás; o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o secretário adjunto de Educação, Assis Filho; o ex-deputado federal e estadual Edilázio Júnior e outras autoridades.

Em Barreirinhas, a agenda começou com a abertura da 149ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho, realizada no auditório do Gran Lençóis Flat Residence. O evento reuniu gestores de todo o país para o debate de políticas públicas voltadas ao trabalho. Na sequência, o governo realizou a entrega de 2.631 tablets para estudantes da rede estadual, por meio do Programa Educação de Verdade, no eixo ‘Tô Conectado’.

Durante a agenda, a presidente da Assembleia Legislativa destacou a parceria entre os poderes e os investimentos na região. “A Assembleia sempre será parceira do Governo que é atuante e que tem trabalho em todo o estado do Maranhão. E hoje, claro, a minha região sendo contemplada: Barreirinhas, Humberto de Campos, Paulino Neves. A gente sai daqui muito feliz, porque percebe a alegria da juventude de Barreirinhas com o programa ‘Tô Conectado’, que é um programa pensado pelo nosso secretário Orleans Brandão e executado pelo governador Carlos Brandão. Então, o nosso coração é só gratidão. Barreirinhas tá conectada!”, afirmou Iracema Vale.

Durante a solenidade, também foram entregues 195 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde, além de 109 títulos de Reconhecimento de Domínio de Terra. A programação incluiu, ainda, a entrega de veículos para as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, por meio do programa ‘Coopera Maranhão’, além do acompanhamento de obras executadas pela Prefeitura.

O governador também destacou o conjunto de ações realizadas ao longo do dia nos municípios da região. “Dando continuidade à nossa agenda municipalista, hoje, passamos por Paulino Neves entregando obras, depois fomos a Humberto de Campos e agora, em Barreirinhas, onde encerramos. Começamos com a entrega de tablets, no total mais de 10 mil tablets para toda a região. Entregamos títulos de terras da zona rural, mais de 250 tablets e uniformes para os agentes comunitários de saúde, fortalecendo essa parceria. E também, por meio do programa ‘Coopera Maranhão’, entregamos um veículo para a assistência social, um para a educação e uma caminhonete para auxiliar as atividades da Câmara Municipal”, disse Carlos Brandão.

Carlos Brandão, Iracema Vale e Ana do Gás com pessoas beneficiadas com título de Reconhecimento de Domínio de Terra

Restaurantes populares e ações sociais

Ainda nesta quinta-feira (26), o Governo do Maranhão entregou dois novos Restaurantes Populares, ampliando a rede de segurança alimentar no estado. Em Paulino Neves, foi inaugurada a unidade 219 e, em Humberto de Campos, a unidade 220 da rede. Os equipamentos passaram a oferecer refeições a preços acessíveis, com café da manhã a R$ 0,50 e almoço e jantar a R$ 1,00, garantindo alimentação de qualidade à população.

Em Humberto de Campos, também foram entregues 482 óculos de grau para beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, em ação voltada à promoção da saúde e inclusão social.

Governo entrega mais de 2 mil tablets para estudantes e realiza ações em várias áreas em Barreirinhas

– Governo entrega mais de 2 mil tablets para estudantes e realiza ações em várias áreas em Barreirinhas (Foto: Fernando dos Anjos)

O Governo do Maranhão entregou um grande pacote de ações para a cidade de Barreirinhas, quinta-feira (26). Com o Programa Educação de Verdade, eixo Tô Conectado, estudantes da região receberam 2.631 tablets; cerca de 200 agentes comunitários de saúde (ACS) ganharam kits de trabalho; foi entregue a pavimentação de 10 km de vias urbanas; 109 títulos de reconhecimento de domínio de terra; além de dois veículos para a gestão municipal reforçar as ações de educação e assistência social.

O governador Carlos Brandão esteve presente nas entregas e inaugurações. Para Brandão, as ações desenvolvidas em Barreirinhas com o apoio da gestão estadual demonstram o compromisso do governo com o municipalismo e a importância da cidade, que é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Ele destacou o compromisso com o futuro do estado a partir dos vários investimentos na educação, incluindo reforma de escolas, refeições nas escolas e o trabalho para a conectividade digital com o eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade.

“São duzentos e cinquenta mil tablets que estamos distribuindo em todo o Maranhão. É a maior entrega de todo o Brasil. Nós estamos mudando a nossa educação e os professores não vão ficar de fora, vão receber chromebooks. Por falar em professores, o Maranhão hoje tem o segundo melhor salário do Brasil. Esse é um reconhecimento, um estímulo, para que os nossos professores possam dar uma boa aula. Então, pensando no futuro e pensando no presente criamos esse programa”, reforçou o governador.

A entrega de 2.631 tablets pelo eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade ocorreu no Ginásio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Barreirinhas. Os dispositivos contam com acesso à internet e visam modernizar o sistema educacional, garantindo inclusão digital e ferramentas para melhorar a qualidade do ensino.

Com os tablets, os estudantes têm acesso a conteúdos diversificados, como vídeos, livros, plataformas de ensino a distância e aplicativos educativos. A tecnologia permite maior interatividade e engajamento com metodologias dinâmicas e colaborativas, além de uma aprendizagem personalizada, especialmente com o aplicativo Elefante Letrado, que se adapta ao ritmo de cada usuário.

Outra importante entrega com foco na tecnologia são os kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde pelo Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. Em Barreirinhas, foram beneficiados 201 profissionais com fardamento e tablets. O equipamento digital possibilita o registro, em tempo real, das informações e atualização cadastral, além de um monitoramento mais preciso das condições de saúde nas comunidades.

A entrega dos kits para os agentes comunitários ocorreu na Quadra Valdir Soares, onde também foram entregues 109 títulos de reconhecimento de domínio de terra pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). A medida beneficia centenas de famílias que passarão a ter a posse legal das áreas onde vivem e produzem, possibilitando segurança jurídica e mais condições de desenvolvimento.

O Governo do Maranhão também fez a entrega de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social e outro para a Secretaria Municipal de Educação, no âmbito do Programa Coopera Maranhão, criado para apoiar os municípios e garantir mais avanços na área da educação e assistência social.

“A palavra hoje é gratidão. Eu quero parabenizar o governo que tem investido em todas as áreas, mas o governador não deixou de olhar pela educação, que é uma das pautas mais importantes que temos. Então eu só quero agradecer pelo governo acreditar na juventude, porque esses estudantes são o futuro da nossa cidade e o futuro do nosso estado”, declarou o prefeito Vinicius Vale.

A comitiva da gestão estadual também acompanhou a solenidade de entrega de diversas obras executadas pela Prefeitura de Barreirinhas, mostrando o compromisso do governo com o desenvolvimento da cidade e do estado.

Entre as ações da gestão municipal destaque para os títulos de regularização fundiária entregues em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão para moradores dos bairros Cidade Nova e Residencial Brasil; inauguração de postos de saúde contribuindo para a descentralização do acesso a serviços básicos de saúde; inauguração de escolas municipais, incluindo uma escola de música; e implantação de uma sala de situação de riscos, equipada com videomonitoramento.

A agenda da gestão municipal integra as celebrações pelos 88 anos de emancipação de Barreirinhas, comemorado no dia 29 de março.

Governo do Maranhão chega à marca de 220 restaurantes populares com inaugurações em Paulino Neves e Humberto de Campos

– Município de Humberto de Campos também recebeu ações do Governo do Estado (Foto: Rodrigo Ribeiro)

A última quinta-feira (26) foi de agenda municipalista do Governo do Maranhão, que entregou duas novas unidades da rede de Restaurantes Populares, chegando à marca de 220 equipamentos em funcionamento. Foram entregues um Restaurante Popular em Paulino Neves e outro em Humberto de Campos. Com as entregas feitas hoje, o Governo do Estado amplia esta que já é a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

A agenda municipalista teve início em Paulino Neves, onde o governador inaugurou a unidade 219 do Restaurante Popular, localizada na Rua Demetério Ribeiro, nº 30, no centro do município. A solenidade ocorreu durante um café da manhã com a presença de autoridades e da população local.

No fim da manhã, o governador Carlos Brandão e sua comitiva almoçaram em Humberto de Campos, marcando a entrega do Restaurante Popular da cidade e a inauguração da unidade 220 do estado, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro São Bernardo.

O governador Carlos Brandão destacou que as entregas das duas novas unidades do Restaurante Popular feitas hoje nas duas cidades reforçam o compromisso da gestão estadual com a segurança alimentar e nutricional da população.

“Garantimos segurança alimentar com uma alimentação de qualidade e há um preço simbólico. Também aproveitamos para debater parcerias com o prefeito em relação à Estação Tech, Colégio Militar e ao Viva Procon. Essa é uma cidade turística e estamos trabalhando para termos uma balsa funcionando que vai ligar o município de Paulino Neves até Tutóia, garantindo essa travessia para a população e para turistas”, observou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, informou que com o marco de 220 Restaurantes Populares inaugurados, o governo estadual avança no desenvolvimento de políticas assistenciais de forma a garantir justiça social.

“É um compromisso do governo chegarmos em todos os 217 municípios. Ainda está em fase de construção em outros municípios, mas ficamos muito gratos por essa sensibilidade e coragem do governo fazer o orçamento do Estado trabalhar pelas famílias mais vulneráveis. O governo está comprometido em enfrentar a extrema pobreza”, informou.

Restaurantes Populares
O Restaurante Popular é um equipamento que garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço simbólico de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia. Diariamente, são servidos 250 cafés da manhã, 500 almoços e 250 jantares.

Desde 2022, o Governo do Estado dobrou o número de Restaurantes Populares, fortalecendo o combate à fome no Maranhão. Ao longo do ano passado, foram servidas 43,2 milhões de refeições – entre café da manhã, almoço e jantar – nos municípios que já contam com Restaurantes Populares. Atualmente, 193 municípios contam com restaurantes populares em pleno funcionamento.

Paulino Neves
Em Paulino Neves, a população agradeceu pela chegada do Restaurante Popular. O aposentado Clidiomar Rodrigues comentou que outros municípios da região turística dos Lençóis Maranhenses como Barreirinhas e Tutóia já têm o equipamento e ficou feliz pela inauguração do equipamento em Paulino Neves.

“Esse restaurante vai ser muito importante para a população local e também para quem está de passagem pela cidade. Estava fazendo falta um restaurante desses aqui. Que venham mais benefícios como esse para a gente”, disse Clidiomar Rodrigues.

A dona de casa Karliane Santos contou que ficou muito feliz com a inauguração do Restaurante Popular. “Esse era um grande sonho dos moradores da cidade de Paulino Neves. Então, a gente só tem a agradecer. Acredito que este é um benefício que vai ajudar a todos em Paulino Neves”, comemorou.

Humberto de Campos

Em Humberto de Campos, além da inauguração do Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão acompanhou a entrega de 482 óculos de grau para beneficiários do Programa Maranhão Livre da Fome, que ocorreu na Escola Municipal Adalberto Mendes Filho, localizada na Avenida Lister Caldas, no bairro Gomes.

A entrega dos óculos corresponde a uma das ações previstas na segunda etapa do programa, no eixo saúde. O programa foi lançado em maio de 2025 pelo Governo do Estado com o objetivo de erradicar a extrema pobreza no Maranhão. Receberam os óculos os beneficiários do Maranhão Livre da Fome que, no dia do lançamento do programa, no município, participaram de atendimentos oftalmológicos, como consultas com triagem para cirurgias de catarata e pterígio e prescrição de óculos de grau, por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos.

O prefeito de Humberto de Campos, Luís Fernando Santos, destacou a parceria que o Governo do Maranhão mantém com o município.

“É um grande dia que o governador esteve presente aqui no município e tendo sensibilidade com as demandas da população. Temos a inauguração do Restaurante Popular de número 220 com comida de ótima qualidade. Vamos construir ainda mais com essa parceria e outros benefícios vão chegar”, comentou o prefeito Luís Fernando Santos.

Para quem recebeu os óculos de grau gratuitamente a iniciativa representa mais qualidade de vida e economia na renda familiar.

“É muito bom para Humberto de Campos esse restaurante. Aqui não tinha essas coisas. Às vezes você chega em casa cansado e sem tempo de fazer a comida e agora já sabe onde almoçar”, comentou o lavrador Valdivino dos Santos.

Opinião semelhante foi compartilhada pela lavradora Maria Dalva. “Eu agradeço muito ao governo por essa oportunidade, pois outras cidades já tinham esse benefício, então precisávamos também”, disse.

Governo do Estado amplia serviços de saúde, educação e cidadania em São Benedito do Rio Preto e Afonso Cunha

Com foco na melhoria da infraestrutura urbana, no fortalecimento da rede socioeducacional e na ampliação do atendimento de saúde e cidadania, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, cumpriu, quarta-feira (25), agenda institucional nos municípios de São Benedito do Rio Preto e Afonso Cunha, marcada por inaugurações, entregas de equipamentos públicos, entre outras ações.

Em comemoração aos 77 anos de São Benedito do Rio Preto, a programação na cidade iniciou pela inauguração da Escola Municipal Cravo e a Rosa. A nova unidade já soma mais de 3.400 alunos matriculados.

O secretário Orleans Brandão destacou os avanços e as parcerias que têm sido celebradas com os municípios em todas as áreas.

“A nossa maior obra é cuidar das pessoas. E é isso que estamos fazendo em São Benedito e Afonso Cunha, garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso digno e de qualidade à educação, ao esporte, à profissionalização; que as pessoas possam ter fácil acesso a serviços de cidadania e que as cidades sejam melhor estruturadas para proporcionar qualidade de vida aos seus moradores”, disse o secretário.

Ainda em São Benedito do Rio Preto, a agenda incluiu a inauguração de uma unidade do Viva/Procon, da Estação Tech e do Ginásio Poliesportivo Galileu Roberto, além da entrega de uma Areninha Esportiva no bairro São Paulo, que conta com campo de futebol, academia ao ar livre, playground e infraestrutura completa de lazer e urbanização.

O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, também ressaltou os avanços proporcionados pela parceria com o Governo do Estado. “Podemos comemorar hoje muitas aquisições importantes para o nosso município, mas eu gostaria de destacar especialmente a inauguração do Viva/Procon, que é uma das conquistas mais significativas porque viabiliza serviços essenciais à nossa população. Não vamos mais precisar sair daqui para buscar atendimento em outras cidades como fizemos por muitos anos”, pontuou.

Também foram entregues ao município dois veículos, destinados às secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, com o objetivo de fortalecer a atuação dessas pastas no atendimento à população.

Cidania

À tarde, em Afonso Cunha, o Governo do Estado também entregou diversas obras em homenagem ao aniversário de 66 anos da cidade. Entre as entregas destaca-se o Centro de Ensino Educa Mais Ana Liz Bacelar Silva’. A escola, que vem se destacando com aprovações de seus alunos no ENEM e em olimpíadas científicas importantes, passou por ampla reforma para melhor atender os cerca de 500 alunos da unidade.

A agenda em Afonso Cunha contemplou ainda a entrega de uma ambulância e, na ocasião, também foi assinado o termo de autorização para implantação de uma unidade do Viva/Procon, que vai permitir à população acesso facilitado a serviços como emissão de documentos, orientação ao consumidor e mediação de conflitos.

O prefeito de Afonso Cunha, Pedro Medeiros, participou dos atos de entrega e celebrou os avanços do município.

Governo do Maranhão entrega nova etapa da Avenida Metropolitana para melhorar mobilidade na Grande Ilha

A infraestrutura viária maranhense ganha reforço definitivo com a 2° etapa da Avenida Metropolitana. A obra será inaugurada pelo Governo do Estado do Maranhão, neste sábado (28), às 9h, no Parque Independência, com a participação do governador Carlos Brandão. O novo corredor amplia a capacidade de circulação, melhora a fluidez do trânsito e cria alternativas de deslocamento para a população de São Luís e municípios da Grande Ilha.

A obra possui 4,36 km de extensão e conecta o Conjunto São Raimundo ao retorno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), formando um importante eixo de integração urbana. A Avenida Metropolitana foi projetada com seis pistas de rolamento, ciclovia, calçadas acessíveis, canteiro central estruturado e iluminação pública moderna, garantindo mais segurança e eficiência para motoristas, pedestres e ciclistas.

Além de melhorar a mobilidade urbana, o novo corredor viário impacta diretamente a rotina de moradores de 28 bairros da região metropolitana, reduzindo o tempo de deslocamento e desafogando vias já saturadas. A intervenção também fortalece a integração com municípios da Grande Ilha, como Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

A obra também impulsiona o desenvolvimento econômico das áreas atendidas, estimula o comércio local, gera oportunidades e valoriza o espaço urbano. Com infraestrutura moderna e planejamento estratégico, a Avenida Metropolitana passa a figurar entre os principais investimentos em mobilidade urbana da capital maranhense.

SERVIÇO

O quê: entrega da 2° etapa da Avenida Metropolitana.
Quando: neste sábado (28), às 9h.
Onde: Parque Independência – Av. José Sarney, s/n, Bairro São Raimundo (próximo à Academia de Polícia Civil do Maranhão).

Governo inaugura praça na Praia Grande e fortalece laços históricos entre Maranhão e Açores

– Governador Carlos Brandão destacou a importância do resgate histórico (Foto: Júnior Foicinha)

A capital maranhense conta com um novo ponto turístico na região do Centro Histórico: a Praça dos Açores. O espaço público foi entregue na tarde desta segunda-feira (23) pela gestão estadual, em uma solenidade que contou com representantes do Governo do Maranhão e do Governo dos Açores. Mais do que um equipamento urbano, o novo ponto turístico fortalece os laços do Maranhão com o arquipélago dos Açores, uma região autônoma de Portugal composta por nove ilhas vulcânicas.

Para o governador Carlos Brandão, reconhecer as raízes do povo maranhense e fomentar o turismo são duas missões que se complementam. Ele agradeceu o empenho dos gestores da Agência Executiva Metropolitana (Agem), responsável pela execução da obra, que dialogou com representantes do governo açoriano para a concepção do projeto da praça.

“Hoje, prestamos essa homenagem para fazer justiça às pessoas que vieram aqui e nos ajudaram a fundar a nossa ilha de São Luís e estruturar tudo isso que vemos aqui. Esses casarões e toda essa história linda têm a participação dos açorianos, mas faltava essa homenagem. A partir de hoje, fazemos uma homenagem justa aos açorianos que ficaram na região do Desterro e que, agora, estão representados. Esta é uma belíssima praça para ficar na história de São Luís”, declarou o governador.

A comitiva dos Açores contou com a presença do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que destacou o fortalecimento dos laços institucionais e elogiou o novo ponto turístico que celebra o intercâmbio cultural entre os dois povos.

“Estou emocionado com o que foi feito aqui. Capta muito bem aquilo que é a alma dos Açores. Os açorianos chegaram aqui há 400 anos. Grande parte da população atual descende dos açorianos que povoaram, em primeiro lugar, este território. Quando vemos o que foi feito nesta praça, com artistas, arquitetos e todos que planejaram esta homenagem, é algo fantástico. Saio daqui de alma cheia e vamos retribuir ao Maranhão”, afirmou o representante.

Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades históricas que tiveram papel fundamental no povoamento da cidade, como Simão Estácio da Silveira, liderança açoriana responsável pela vinda de famílias, em 1615, que contribuíram diretamente para a formação social e política da cidade. Simão foi o primeiro presidente da Câmara de São Luís, em 1619, função que hoje seria equivalente à de prefeito.

O resgate dessas figuras históricas reforça o compromisso com a preservação das origens e com a construção da identidade maranhense. O presidente da Casa dos Açores do Maranhão, Raphael Aragão, acompanhou a solenidade e parabenizou o trabalho da gestão estadual.

“Essa obra promove um reencontro do Maranhão com o seu passado. São Luís foi a primeira cidade do Brasil a receber os açorianos. Fazer esse resgate histórico e inaugurar essa praça em homenagem aos Açores é mais do que uma obra, é um reconhecimento da cultura açoriana e de tudo o que fizeram pelo Maranhão”, pontuou.

Com ampla estrutura, a Praça dos Açores conta com deck elevado, estacionamento, arborização, bancos, pergolados, museu, playground, entre outros equipamentos que garantem conforto aos visitantes, além de uma vista privilegiada para o pôr do sol.

O trabalho foi realizado pela Agência Executiva Metropolitana (Agem), e o presidente do órgão, André Campos, destacou o conjunto de obras entregues na capital que contribuem para o desenvolvimento da cidade e para a qualidade de vida da população e dos visitantes, como o Terminal de Passageiros da Baixada e Litoral Ocidental, o Entreposto Pesqueiro, o apoio para a instalação de um hotel da rede portuguesa Vila Galé e, agora, a Praça dos Açores.

“Aliando cultura e história, o governador teve a sensibilidade de fazer essa homenagem aos açorianos. É algo que passava despercebido por muitos de nós, ludovicenses, que falamos dos portugueses, dos holandeses, dos franceses, mas esquecemos dos açorianos, que foram as primeiras 200 famílias enviadas por Portugal e que desembarcaram no Desterro, deixando um legado importante”, destacou, André Campos.

O novo espaço público surge como símbolo da conexão entre o Maranhão e o arquipélago dos Açores, sendo um convite para que moradores e visitantes redescubram o Centro Histórico sob novas perspectivas. A autônoma Solange Silva fez questão de acompanhar a inauguração e aprovou o resultado.

“Está muito bonito. O governo fez uma obra mais do que merecida para nós. É algo justo. Eu já visitava antes, tem um lindo pôr do sol, e já combinei de fazer um piquenique. Vai ser ótimo”, comentou.

Memória açoriana no Maranhão

Região autônoma de Portugal, os Açores tiveram papel marcante no processo de colonização civil e na municipalização de São Luís, no início do século XVII. Para valorizar essa memória, a praça conta com elementos que remetem à presença açoriana no estado, como postes, a inscrição com os nomes das nove ilhas do arquipélago no piso e um portal com nomes de açorianos que ajudaram a fundar a cidade.

O local abriga também o Memorial Açoriano, um museu dedicado a resgatar a contribuição desse povo para a história maranhense. Entre essas contribuições estão a Festa do Divino Espírito Santo, a construção de embarcações e a arquitetura das antigas casas rurais de São Luís e de outras regiões do estado.

A praça conta ainda com dez painéis de aproximadamente 3,5 metros que retratam desde a partida do arquipélago dos Açores até a chegada a São Luís, além das contribuições para a história e a cultura local. O trabalho foi desenvolvido pelo artista plástico Eduardo Sereno, que utilizou a técnica de argila em baixo-relevo incisivo, criando uma ilusão de movimento a partir da variação da luz natural.

“A técnica é relativamente simples, mas fiquei surpreso ao perceber o quanto desconhecia a história dos açorianos. Eu não tinha noção da importância desse povo para o Brasil e, principalmente, para São Luís. Mergulhei nessa pesquisa e retratamos desde a saída dos Açores até o legado em técnicas de cerâmica, trabalho com osso e madeira, criação de animais. Eles fizeram coisas fantásticas”, afirmou o artista.

Orleans Brandão cumpre agenda municipalista com entrega de obras e assinaturas para novos investimentos em Loreto

Após inaugurar dezenas de obras em Balsas e Tasso Fragoso, no final de semana, a comitiva do Governo do Maranhão chegou a Loreto, nesta segunda-feira (23), intensificando a agenda de entregas de serviços públicos no Sul do estado.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou os atos no município, ao lado do governador Carlos Brandão.

A agenda em Loreto iniciou pela inauguração da Praça Nossa Senhora de Guadalupe, que, com sua revitalização, passou a proporcionar um novo largo de convivência em frente à Igreja da padroeira da cidade.

Outro momento importante foi a entrega do Núcleo Especializado da Defensoria Pública do Maranhão (DPE) no município. A nova unidade vai garantir mais acesso à justiça e à assistência jurídica gratuita para os moradores da região.

Orleans Brandão destacou o trabalho de interiorização dos serviços estaduais e da importância que isso representa para a população.

“Mais um dia de andanças pelo nosso estado, entregando obras essenciais à população. Agora em Loreto, inauguramos equipamentos públicos que vão reforçar principalmente o atendimento dos serviços de cidadania, como a Defensoria Pública e o Viva/Procon, e melhorar os espaços de convivência da cidade”, disse o secretário.

Além disso, o município também recebeu a Praça Nossa Senhora de Loreto, ampliando os espaços públicos de lazer na cidade.

Investimentos

O governador Carlos Brandão também ressaltou os investimentos feitos pelo Estado para assegurar mais cidadania e segurança jurídica aos maranhenses.

“Com essa inauguração, estamos ampliando a presença da Defensoria em Loreto, o que facilita o acesso dos cidadãos aos seus direito e à proteção de suas garantias. É um avanço significativo na área para toda essa região. Chega de viajar longas distâncias para se tirar um simples documento”, ressaltou Brandão.

Durante o evento, foram assinadas ainda ordens de serviços para implantação do Colégio Militar; para a pavimentação de diversas ruas de Loreto e, ainda, para a construção do Portal da Cidade.

A professora Maria de Jesus Silva classificou como um presente as obras entregues na cidade. “As praças ficaram lindas, e imaginar que não precisamos mais sair daqui para resolver questões na Defensoria Pública ou no Procon, por exemplo, é um grande ganho para todos nós”, disse.

Urbanização

Na mesma ocasião, também foi assinado o termo de autorização de obras para a urbanização do entorno do calçadão da MA-347, que visa valorizar a área, impactando positivamente o comércio local.

“Um dia muito especial para a nossa cidade. Nada melhor que, na semana do aniversário do município, a gente receber tantos serviços importantes e que são verdadeiros presentes para a nossa população. Após nos entregar outras obras como o Rstaurante Popular, a Areninha e pavimentação de ruas, o governo nos presenteia agora com mais serviços”, afirmou o prefeito de Loreto, Germano Coelho.

Também participaram do ato de entrega o deputado federal Márcio Honaiser, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente de Câmara Municipal de Loreto Zé do Constâncio; os prefeitos Rodrigo Coelho (Benedito Leite); Fátima (Sambaíba); Hélder Nunes (São Félix de Balsas); o ex-prefeito de Loreto, Mafran Bringel, entre outras lideranças da região.

Balsas celebra 108 anos com muitas entregas e com novos investimentos do Governo do Estado

A cidade de Balsas teve um domingo (22) de comemoração e avanços sociais. Na programação pelos 108 anos do município, o Governo do Estado do Maranhão realizou uma série de entregas e anúncios que melhoram significativamente o dia a dia da população.

A agenda começou com a entrega da Estrada do Maravilha, reforçando a mobilidade urbana e o escoamento da produção na região. Primeira estrada vicinal pavimentada da história do município.

Ao longo do dia, foram contempladas diversas áreas. “Dando continuidade à nossa agenda municipalista, entregamos a Estrada do Maravilha, Restaurante Popular, veículos, sistemas de abastecimento de água, pavimentação, escolas, areninhas e tablets para os alunos, garantindo uma educação mais moderna, conectada e de qualidade. Estamos tirando do papel aquilo que foi compromisso, porque temos parceria para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

No esporte e lazer, a inauguração das areninhas do povoado Angelim e do bairro Jardim Iracema deu opções de convivência e prática esportiva, especialmente para crianças e jovens.

Na saúde, o Estado entregou 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários, por meio do Programa Cuidar de Todos, fortalecendo o trabalho de atenção básica.

A agenda também incluiu obras de infraestrutura urbana, como a entrega da Ponte D. Leontinha, além da implantação do Colégio Militar 2 de Julho.

No campo social, foi inaugurado o Restaurante Popular n° 218, acompanhado da entrega de 10 carrinhos do Programa Mais Renda, incentivando o empreendedorismo.

A autônoma Maria do Socorro foi uma das beneficiadas com a ferramenta de trabalho. “É muito importante receber esse carrinho, porque vai garantir mais uma renda pra minha casa. Eu sou chefe de família e isso ajuda muito no nosso sustento. Hoje, no aniversário da cidade, quem ganhou o presente fomos nós. Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Alan da Marissol por esse apoio às mães de família e por trazer esse benefício pra gente”.

Educação

No período da tarde, a educação ganhou protagonismo com a entrega do Centro de Ensino Professor Luiz Rego, que passa a contar com uma quadra poliesportiva.

No Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia de Balsas (IEMA), durante o Festival Conecta, estudantes também receberam tablets pelo Programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado.

Para os jovens, o equipamento é sinônimo de oportunidade. “É muito importante a gente receber esse tablet. A gente é muito grato como alunos do IEMA, por ter esse apoio do nosso governador. Isso vai ajudar muito nos nossos estudos, ainda mais agora que estamos nos preparando para o Enem e vestibulares”, relatou Rebeca Beckman.

Encerrando a programação no município, foi inaugurada a Estação Tech, espaço voltado à inovação e à qualificação profissional da juventude, que já desperta o interesse de estudantes e moradores.

A agenda incluiu ainda, a entrega de veículos para as áreas de Assistência Social, Educação e para a Câmara Municipal, por meio do Programa Coopera Maranhão, além de uma nova viatura para a Polícia Militar e equipamentos de segurança.

“A gente fica muito feliz com essa parceria com o Governo do Estado, porque Balsas foi contemplada com diversas obras e ordens de serviço, como a da Clínica Sorrir. Hoje, colhemos resultados como a Estrada do Maravilha, areninhas, escolas, Restaurante Popular e tablets para alunos e agentes de saúde. Essa parceria tem garantido mais qualidade de vida para a população”, avaliou o prefeito Alan da Marissol.

Presente nas inaugurações, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou os avanços, especialmente na educação. “Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Em apenas três anos já reformamos mais de 600 escolas no Maranhão, muitas delas climatizadas e com quadras. Além disso, criamos o programa Educação de Verdade, com transporte escolar, conectividade e alimentação adequada. Isso mostra que, para o nosso governador, educação não é gasto, é investimento.”

Visita a Tasso Fragoso

Antes de chegar a Balsas, a agenda passou por Tasso Fragoso, onde foi inaugurado o Restaurante Popular n° 217 e assinadas ordens de serviço para implantação de portais de entrada da cidade, reforma da praça central com palco fixo e construção de uma ponte em concreto sobre o Riacho Marcelino.

Para o governador Carlos Brandão as ações respondem às demandas locais. “Inauguramos o Restaurante Popular, garantindo segurança alimentar com comida de qualidade e preço acessível, e anunciamos obras como a Praça Central, uma ponte para tirar povoados do isolamento e mais pavimentação. Já levamos asfalto para a cidade e seguimos investindo, especialmente em uma região forte na agricultura”, afirmou.

A moradora Oldeir Fonseca comemorou a novidade. “Estamos muito felizes com a chegada do Restaurante Popular em Tasso Fragoso. Vai atender não só os moradores, mas também quem visita a cidade, com comida saudável e de qualidade.”

Também foi autorizada a implantação de uma Estação Tech no município, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho na região sul do estado.

“Só temos a agradecer. É uma parceria que tem dado certo e traz muitos benefícios para Tasso Fragoso. Nossa cidade ainda tem muito a ganhar”, afirmou o prefeito Kelson Richard.