Orleans Brandão vai às ruas de Imperatriz, dialoga com moradores e reforça compromisso com o esporte e a inclusão

POLITICA: Após a noite histórica do movimento “Por Todo o Maranhão” em Imperatriz, o pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, manteve a agenda ativa na manhã deste domingo (27), com uma série de atividades pela cidade.

Acompanhado da esposa, Fernanda Heluy, do prefeito Rildo Amaral e de apoiadores da região, Orleans percorreu pontos importantes da cidade, em mais um momento marcado pelo acolhimento popular. Durante o giro, ele conversou com moradores, recebeu manifestações de carinho e reforçou sua proximidade com a população.

Ele iniciou o passeio pela tradicional Feira do Bom Sucesso, onde experimentou iguarias regionais e interagiu com feirantes.

Em seguida, participou do projeto Ruas de Lazer, iniciativa municipal que transforma a avenida Bernardo Sayão em um espaço dedicado ao esporte e à convivência social aos domingos. Em um momento de descontração com o prefeito Rildo Amaral, Orelans ainda entrou em quadra para testar suas habilidades no basquete, esporte que praticou na adolescência.

Visitou tambem o Ginásio Geralda Bernardes da Silva (Cenapa), obra recém-inaugurada pelo Governo do Estado com foco no incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência. No local, reuniu-se com um grupo de paratletas do basquete, ocasião em que reafirmou seu compromisso com a ampliação de políticas públicas voltadas à inclusão e ao esporte adaptado.

Durante a agenda, Orleans Brandão destacou a importância de estar próximo das pessoas e conhecer de perto a realidade de cada região. “Foi uma manhã muito especial, de contato direto com a população, ouvindo, dialogando e participando de iniciativas que fortalecem o esporte, a inclusão e a qualidade de vida”, afirmou.

Passeios náuticos em Raposa crescem 24% no primeiro trimestre de 2026

– Passeios náuticos em Raposa (Foto: Divulgação)

De janeiro a março deste ano foram registrados 12.678 embarques em passeios náuticos no município de Raposa, um crescimento de 24,29% em relação ao mesmo período de 2025 (10.200). Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), apontam avanço no fluxo de embarques para passeios náuticos no município de Raposa no primeiro trimestre de 2026.

A análise mensal mostra que o resultado positivo do trimestre foi impulsionado, sobretudo, pelos meses de janeiro e fevereiro, que registraram aumentos de 69,69% (8.712) e 21,14% (2.401), respectivamente, na comparação com o ano anterior.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os dados reforçam o fortalecimento do segmento náutico como importante vetor de desenvolvimento econômico na região litorânea do Maranhão.

“Estes números demonstram o crescimento do turismo no município e evidenciam o potencial do segmento náutico no Maranhão. Temos trabalhado de forma integrada para promover nossos destinos, qualificar os serviços e ampliar a visibilidade das experiências oferecidas, contribuindo diretamente para a geração de renda e o fortalecimento da economia local”, ressaltou.

Reconhecida pela oferta de passeios que combinam belezas naturais e vivências culturais, Raposa se consolida como um dos principais polos de turismo náutico do estado. A atividade movimenta a economia local e envolve diretamente profissionais como condutores de embarcações, artesãos e empreendedores do trade turístico.

Márcia Abreu, empreendedora de passeios náuticos, comemora o aumento dos passeios e afirma que esta é uma das melhores temporadas dos últimos anos, além das grandes expectativas com a chegada do período junino.

“Mesmo com o período de baixa temporada, por causa das chuvas, este ano está totalmente diferente. Todo fim de semana estamos tendo passeios, e, para a gente, é muito gratificante, porque vemos que estamos no caminho certo e que a gente alcança mais visitantes, mais turistas. A expectativa está grande porque vem o São João, e a gente espera que os passeios aumentem cada vez mais”, relatou.

O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), Igor Almeida, destaca que o acompanhamento técnico dos indicadores permite identificar tendências e orientar ações estratégicas.

“O comparativo com 2025 evidencia um cenário de crescimento no fluxo de visitantes em Raposa, especialmente no início do ano. Esses dados são fundamentais para subsidiar o planejamento do setor, permitindo ajustes nas estratégias de promoção e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao turismo”, afirmou.

Porto do Itaqui reforça vocação logística com operação diferenciada no berço 103

– Porto do Itaqui (Foto: divulgação)

O Porto do Itaqui voltou a demonstrar sua eficiência e competitividade logística ao realizar uma operação diferenciada no berço 103, acompanhando o descarregamento de equipamentos destinados à manutenção ferroviária, garantindo o aumento da vida útil dos trilhos, redução da vibração e melhora no desempenho dos trens.

Nesta quarta-feira (22) através do Itaqui a operadora ferroviária VLI recebeu duas esmerilhadeiras, equipamentos especializados essenciais para manutenção das ferrovias. A descarga foi realizada com sucesso pelo Operador Portuário NML com apoio essencial diversas empresas envolvidas em operações de complexidade como a descarga de cargas especiais.

A operação foi realizada através do berço B-103, o único berço que oferece essa possibilidade de descarga direta da região. A operação evidencia um dos principais diferenciais do porto: a conexão direta entre o cais e a malha ferroviária. Essa estrutura permite que cargas sejam transferidas diretamente do navio para os trilhos, eliminando etapas intermediárias, reduzindo custos operacionais e aumentando a segurança do processo.

A presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, acompanhou de perto a operação, ao lado da Diretoria de Operações e das equipes da Gerência de Planejamento, Gerência de Segurança do Trabalho e Gerência de Operações.

“Essa operação reforça a vocação do Porto do Itaqui como um hub logístico estratégico e preparado para atender cargas diferenciadas com eficiência, segurança e integração multimodal. A conexão direta com a ferrovia é um diferencial competitivo que fortalece nossa posição no cenário nacional”, destacou a presidente.

De acordo com o coordenador de projetos da DSV SI, Rui de Souza, o Porto do Itaqui foi escolhido estrategicamente para a operação de importação devido à sua eficiência logística e localização privilegiada no Nordeste brasileiro.

“A facilidade operacional encontrada no terminal foi determinante. A conexão direta com a ferrovia evita a necessidade de equipamentos adicionais como guindastes ou pórticos para movimentação em solo, tornando a operação mais ágil e econômica”, afirmou.

A carga, oriunda de fornecedores internacionais, será destinada a projetos que exigem comissionamento e alta precisão logística, reforçando o papel do Itaqui como hub estratégico para operações complexas e de alto valor agregado.

A operação teve início às 8h, após a atracação da embarcação, e segue dentro do planejamento previsto, consolidando mais um case de sucesso do porto maranhense.

Além da eficiência operacional, o Porto do Itaqui se destaca por sua capacidade de receber uma ampla diversificação de cargas, garantindo confiabilidade, segurança jurídica e competitividade comercial para operadores nacionais e internacionais.

Com infraestrutura moderna e posicionamento geográfico estratégico, o terminal segue ampliando sua relevância no cenário logístico brasileiro, especialmente na integração entre os modais marítimo e ferroviário.

Helena Duailibe acompanha Carlos Brandão em assinatura de ordens de serviço para obras em São Luís

Parlamentar destacou o compromisso do governador com o trabalho e com a população maranhense

Assecom/Dep. Helena Duailibe

A deputada estadual Helena Duailibe (Republicanos) participou, na manhã desta segunda-feira (20), da assinatura das ordens de serviço de duas importantes obras em São Luís, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

O Governo do Maranhão vai requalificar mais dois espaços de lazer, convivência e prática esportiva na capital: o campo de futebol society do bairro Camboa e a praça do bairro Bequimão.

Durante o evento, a parlamentar destacou o compromisso do governador com o trabalho e com a população maranhense, ressaltando a atuação próxima de Brandão junto às lideranças políticas e à sociedade.

“Hoje, enquanto muita gente pensa em feriado, o governador Carlos Brandão está aqui, trabalhando junto do povo e fazendo aquilo que a gente mais gosta: entregar obras. Esse seu modo de governar, dialogando com vereadores, suplentes, deputados e, principalmente, ouvindo a população, é o que está fazendo toda a diferença no Maranhão”, afirmou Helena Duailibe.

A deputada também lembrou que o governador tem levado ações estruturantes aos 217 municípios do estado. Segundo ela, as entregas realizadas em São Luís refletem o mesmo compromisso já demonstrado em outras regiões do Maranhão.

Helena Duailibe enfatizou ainda a relevância social das obras autorizadas nesta segunda-feira, destacando a implantação do campo society e a requalificação da praça do Bequimão como espaços de lazer, convivência e promoção da saúde.

“Estou radiante porque o governador está preservando e aproveitando os espaços públicos da nossa cidade para trazer juventude, lazer e mais oportunidades para a prática de atividade física. Isso é fundamental para que crianças, adultos e idosos possam ter hábitos saudáveis e mais qualidade de vida”, disse.

Para a parlamentar, as intervenções representam mais do que obras de infraestrutura: são investimentos diretos no bem-estar da população de São Luís.

“É saúde digna para todos nós. Por isso, quero parabenizar o governador Brandão por essa iniciativa tão importante para a sociedade ludovicense”, concluiu.

Governo do Maranhão autoriza reforma do campo society da Camboa e da praça do Bequimão, em São Luís

– Brandão anuncia reforma da praça do Bequimão (Foto: Fernando dos Anjos)

O Governo do Maranhão vai requalificar mais dois espaços de lazer, convivência e prática esportiva em São Luís (MA). Nesta segunda-feira (20), o governador Carlos Brandão assinou as ordens de serviço para início das obras de reforma do campo de futebol society do bairro Camboa e da praça do bairro Bequimão.

A agenda de Brandão começou na Ponte Bandeira Tribuzzi, bairro Camboa, onde assinou a ordem de serviço para a reforma do campo society do bairro. As obras incluem a modernização da estrutura para atender ao esporte amador da área, com instalação de novo piso, alambrados, iluminação, arquibancadas e sinalização, entre outras melhorias.

Em seguida, foi assinada ordem de serviço da reforma da praça do bairro Bequimão. A solenidade aconteceu na Avenida 1, no bairro Maranhão Novo. Os serviços incluem a instalação de novos bancos de concreto, equipamentos para a prática de atividade física, paisagismo, iluminação, lixeiras e rampas de acessibilidade.

O governador ressaltou que esta é mais uma iniciativa para aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos da capital. “Temos implementado reformas em equipamentos públicos de São Luís para proporcionar à população espaços adequados para a prática esportiva. Na Camboa, observando a frequência de pessoas no local, inclusive crianças praticando esportes, decidimos construir um campo society com instalações modernas, visando oferecer condições ideais aos moradores do bairro. Já no Bequimão, estamos atendendo a uma antiga solicitação antiga da comunidade local. A ideia é que a população não precise se deslocar para outros bairros em busca de lazer e atividades esportivas”, pontuou Brandão.

As duas obras serão executadas pela Agência Executiva Metropolitana (Agem). De acordo com o presidente da Agência, Anderson Borges, os serviços devem ser concluídos em até quatro meses. “Os dois espaços passarão por uma completa reforma. As obras impactarão diretamente os frequentadores dos bairros, com revitalização completa destes locais são equipamentos de lazer e convivência da comunidade. Com este trabalho, também estamos fomentando o surgimento de futuros atletas e promovendo o desenvolvimento social”, assinalou Anderson Borges.

Qualidade de vida

Para as duas comunidades beneficiadas, as obras representam mais qualidade de vida. Juan Riquelme, morador da Liberdade e usuário do campo de futebol society da Camboa, afirmou que a nova arena vai dar mais visibilidade para a região. “A gente vai ser beneficiado com a visibilidade mais positiva da nossa comunidade. Acredito que esse novo local vai gerar mais oportunidades para os nossos atletas nos clubes daqui do Maranhão”, disse.

Moradora da Camboa, Letícia Cantanhede ficou feliz com o anúncio da obra. “Essa obra vai garantir que nossas crianças continuem tendo lazer perto de casa, mas agora mais seguro. Esta era uma área que estava abandonada. Então, agora a gente quer até agradecer ao Governo do Maranhão”, comentou.

No Bequimão, a reforma da praça também foi recebida com alegria pelos moradores. Márcia Andrade, líder comunitária do bairro, acredita que a revitalização do espaço vai mudar a realidade da comunidade. “Essa praça estava servindo só para assalto, lixão e usuários de droga. Então, para nós vai ser muito gratificante ver esse espaço sendo transformado”, avaliou.

Raílson Frazão também aprovou a reforma da Praça do Bequimão. “É de grande importância a revitalização dessa praça, pois aqui é um local onde o pessoal faz atividade física e que estava abandonado. Com esta obra, ela vai ser um ambiente sinônimo de saúde, de confraternização. Um local onde as pessoas podem sentar, conversar e fazer as suas atividades físicas”, comemorou.

Brandão autoriza obras de infraestrutura e requalificação dos canais da Macaúba e Areinha, em São Luís

O governador Brandão autorizou um grande pacote de ações para garantir mais qualidade de vida e lazer para moradores da capital maranhense

No sábado (18), foram assinadas ordens de serviço para a requalificação e construção de parques na região do Canal da Macaúba e do Canal da Areinha, incluindo serviços de drenagem, além de pavimentação de vias urbanas nos bairros Coreia de Baixo e Codozinho.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão reafirmou as ações da gestão estadual para promover o desenvolvimento e bem-estar social em todo o Maranhão.

Ele destacou a importância da requalificação dos espaços urbanos, especialmente com a oferta de atividades de esporte e lazer, assim como a promoção da mobilidade urbana.

“Estamos fazendo as obras estruturantes, mas não podemos esquecer dos bairros, então, estamos com várias obras nos bairros, a exemplo de requalificação, asfalto, drenagem. Essa obra aqui está entre as mais demandadas de São Luís, e as pessoas já não acreditavam mais, mas agora estão vendo que vai acontecer. É importante lembrar que nós temos obras nos 217 municípios, em todos os municípios o governo estadual está fazendo obras”, afirmou Brandão.

As obras de requalificação dos canais serão executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Na região da Macaúba, será implantado um parque e haverá um trabalho de urbanização para transformar o local em um ambiente público moderno, seguro e acessível, voltado à promoção do lazer, da prática esportiva e da convivência social.

“Esta é uma obra importantíssima, que lá atrás, em 1990, foi feita a canalização do Canal da Macaúba, mas não foi feita a drenagem, não foi feita a urbanização, não foi pensada uma faixa para ciclistas, pista de caminhada. Então, agora, será feito tudo. É uma obra de grande relevância para a comunidade”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Macaúba

O projeto na Macaúba prevê a recuperação de uma área total de aproximadamente 3.800 m². Será feita a implantação de um sistema de drenagem profunda para mitigar problemas históricos de alagamentos na área.

O projeto contempla, ainda, a implantação de equipamentos urbanos modernos e inclusivos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Areinha

Já na região do Canal da Areinha, será feito um parque para atividades de esporte e lazer. Assim como na Macaúba, o trabalho da Sinfra contemplará um sistema de drenagem profunda por conta dos problemas de alagamento durante o período de chuvas.

Para a população, as obras representam um sonho que se transforma em realidade, colocando fim a uma espera de várias décadas.

“Vai ficar uma maravilha aqui, não vejo a hora de ver tudo pronto. Esperamos por isso há muitos anos. A comunidade não tem para onde levar as crianças para se distraírem, e até mesmo para nós vai ficar ótimo”, comemorou a dona de casa Conceição de Araújo, de 58 anos, moradora do bairro Macaúba.

O servidor público Gil Cleison lembrou que a obra inicial foi feita na década de 90 e que não houve continuidade nos anos seguintes para o avanço do serviço, essencial para a comunidade.

“É muito bem-vinda essa obra do governo do Estado. Aqui tem mais de 40 anos que a comunidade passa por essa situação de transtornos no saneamento básico e alagamentos no período chuvoso. Moradores passam por dificuldades com esse problema que vem se agravando a cada ano. Então, especialmente as pessoas mais antigas da comunidade esperavam por esse trabalho, e já se passaram vários anos”, comentou o morador.

Mobilidade urbana

Foi assinada ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica nos bairros Codozinho e Coreia de Baixo.

São quase três quilômetros de pavimentação de vias urbanas para beneficiar áreas que historicamente enfrentam desafios relacionados à mobilidade e infraestrutura viária. Os trabalhos serão realizados pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).

Além do impacto para a mobilidade urbana nessas comunidades, a obra também representa mais qualidade de vida, especialmente em períodos chuvosos, quando era mais difícil o acesso da população a diversos serviços.

“Essa é uma importante obra, que vai trazer mobilidade e acessibilidade para todas as comunidades atendidas aqui nessa região. O pai de família vai sair para trabalhar com condições muito melhores, as crianças poderão ir para a escola com segurança, e todas as famílias serão atendidas com dignidade, toda a comunidade será beneficiada”, afirmou o presidente da Agem, Anderson Borges.

Governo do Estado autoriza obras de infraestrutura e requalificação de espaços públicos em São Luís

O Governo do Maranhão autorizou um grande pacote de ações para garantir mais qualidade de vida e lazer para moradores da capital maranhense.

No sábado (18), foram assinadas ordens de serviço para a requalificação e construção de parques na região do Canal da Macaúba e do Canal da Areinha, incluindo serviços de drenagem, além de pavimentação de vias urbanas nos bairros Coreia de Baixo, Codozinho e Vila Bessa.

Na ocasião, o governador Carlos Brandão reafirmou as ações da gestão estadual para promover o desenvolvimento e bem-estar social em todo o Maranhão.
Ele destacou a importância da requalificação dos espaços urbanos, especialmente com a oferta de atividades de esporte e lazer, assim como a promoção da mobilidade urbana.

“Estamos fazendo as obras estruturantes, mas não podemos esquecer dos bairros, então, estamos com várias obras nos bairros, e exemplo de requalificação, asfalto, drenagem. Essa obra aqui está entre as mais demandadas de São Luís e as pessoas já não acreditavam mais, mas agora estão vendo que a obra vai acontecer. É importante lembrar que nós temos obras nos 217 municípios, em todos os municípios o governo estadual está fazendo obras”, afirmou Brandão.

As obras de requalificação dos canais serão executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Na região da Macaúba, será implantado um parque e haverá um trabalho de urbanização para transformar o local em um ambiente público moderno, seguro e acessível, voltado à promoção do lazer, da prática esportiva e da convivência social.

“Esta é uma obra importantíssima que lá atrás, em 1990, foi feita a canalização do Canal da Macaúba, mas não foi feita a drenagem, não foi feita a urbanização, não foi pensada uma faixa para ciclistas, pista de caminhada, então, agora, será feito tudo. É uma obra de grande relevância para a comunidade”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Macaúba 

O projeto na Macaúba prevê a recuperação de uma área total de aproximadamente 3.800 m². Será feita a implantação de um sistema de drenagem profunda para mitigar problemas históricos de alagamentos na aérea.

O projeto contempla, ainda, a implantação de equipamentos urbanos modernos e inclusivos, garantindo mais qualidade de vida para a população.

Areinha

Já na região do Canal da Areinha será feito um parque para atividades de esporte e lazer. Assim como na Macaúba, o trabalho da Sinfra contemplará um sistema de drenagem profunda por conta dos problemas de alagamento durante o período de chuvas.

Para a população, as obras representam um sonho que se transforma em realidade, colocando fim a uma espera de várias décadas.

“Vai ficar uma maravilha aqui, não vejo a hora de ver tudo pronto. Esperamos por isso há muitos anos. A comunidade não tem para onde levar as crianças para se distraírem e até para nós mesmos. Vai ficar ótimo”, comemorou a dona de casa Conceição de Araújo, de 58 anos, moradora do bairro da Macaúba.

O servidor público Gil Cleison lembrou que a obra inicial foi feita na década de 90 e que não houve continuidade nos anos seguintes para o avanço do serviço, essencial para a comunidade.

“É muito bem-vinda essa obra do Governo do Estado. Aqui tem mais de 40 anos que a comunidade passa por essa situação de transtornos no saneamento básico e alagamentos no período chuvoso. Moradores passam por dificuldades com esse problema que vem se agravando a cada tempo, a cada ano. Então especialmente as pessoas mais antigas da comunidade esperavam por esse trabalho e já se passaram vários anos”, comentou.

Mobilidade urbana

Foi assinada ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica nos bairros Codozinho, Vila Bessa e Coreia de Baixo.

São quase três quilômetros de pavimentação de vias urbanas que beneficiarão áreas que, historicamente, enfrentam desafios relacionados à mobilidade e infraestrutura viária. Os trabalhos serão realizados pela Agência Executiva Metropolitana (Agem).

Além do impacto para a mobilidade urbana nessas comunidades, a obra também representa mais qualidade vida, especialmente em períodos chuvosos, o que dificultava o acesso da população a diversos serviços.

“Essa é uma importante obra que vai trazer mobilidade e acessibilidade para todas as comunidades atendidas aqui nessa região. O pai de família vai sair para trabalhar com condições muito melhores, as crianças poderão ir para a escola com segurança e todas as famílias serão atendidas com dignidade, toda a comunidade será beneficiada”, afirmou o presidente da Agem, Anderson Borges.

MOB abre cadastro para transporte gratuito com Expresso do Trabalhador nas rotas São Luís X Rosário X Icatu

Na sexta-feira (17), a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) disponibilizou o link para cadastro do público no programa Expresso do Trabalhador, que foi reformulado e agora garante transporte gratuito nas rotas entre São Luís X Rosário X Icatu.

A iniciativa é voltada para trabalhadores, estudantes e pessoas em tratamento de saúde que precisam se deslocar entre esses municípios e integra a estratégia da MOB para assegurar uma solução definitiva de mobilidade nessas rotas, que recentemente deixaram de ser operadas pela empresa Cisne Branco.

Esse cadastro é obrigatório e pode ser realizado por meio do formulário disponível abaixo. Após o envio das informações e da documentação comprobatória, os beneficiários aprovados receberão um cartão que dará acesso gratuito aos ônibus do programa.

Também é possível realizar o cadastro de forma presencial, procurando os fiscais da MOB na Rodoviária de São Luís ou na sede da Agência. Além disso, a população continua com a opção de utilizar as vans da cooperativa COOPERTRARIO, que também estão operando nessas rotas e encontram-se na Rodoviária de São Luís.

Os veículos do Expresso do Trabalhador passam a operar nas regiões para oferecer mais eficiência, economia e segurança aos usuários. Com a iniciativa, o Governo do Estado, por meio da MOB, reforça o compromisso de ampliar o acesso à mobilidade e garantir o direito de ir e vir com mais qualidade para quem mais precisa.
Acesse o link e faça seu cadastro:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-vW75Uc7BJSPlhdVKDsf2XmhBxT4cUxdcbgU-Ild9DEY74g/viewform?usp=header

Maranhão alcança avanços no abastecimento de água e coleta de lixo, revela pesquisa do IBGE

– Dados foram coletados em 2025 e fazem parte da PNAD Contínua sobre as características gerais dos moradores e domicílio (Foto: Divulgação)

O Maranhão tem obtido avanços importantes que impactam na qualidade de vida da população ao longo dos últimos anos. Na sexta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da PNAD Contínua sobre as características gerais dos moradores e domicílios. As informações mostram avanços significativos no abastecimento de água e coleta de lixo no estado.

O percentual de domicílios atendidos por uma rede geral de abastecimento de água no Maranhão foi de 71,2% em 2025. O que representa um avanço de 3,6 pontos percentuais (p.p.) nos últimos dez anos, uma vez que em 2016 o percentual de domicílios era de 67,6%. Com esse avanço, o Maranhão ficou acima da média nacional que foi de 0,3 p.p.

Outro indicador importante que mostra um avanço substancial nos últimos dez anos diz respeito à frequência de fornecimento diário do abastecimento de água. Nesse caso, no Maranhão, houve um salto de 7,7 p.p. entre 2016 e 2025. Somente outros três estados tiveram um avanço superior: Paraíba (+29,3 p.p.), Ceará (+11,2 p.p.) e Rio Grande do Norte (+10,6 p.p.).

As ações para a universalização do abastecimento de água no estado são articuladas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Segundo o presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas, os resultados mostram a importância dos investimentos públicos, que cresceram ao longo dos últimos anos, e o compromisso com a qualidade do serviço ofertado.

“Os dados da PNAD evidenciam um avanço consistente no acesso à água no Maranhão, com o percentual de domicílios atendidos por rede geral de abastecimento alcançando 71,2% em 2025, frente a 67,6% em 2016. Quando se considera também o uso de poços profundos ou artesianos, a cobertura total chega a 92,4%, reforçando a ampliação do acesso no Estado. Além disso, destaca-se o aumento na regularidade do serviço, com 79% dos domicílios atendidos por rede geral contando com fornecimento diário em 2025, é um salto expressivo de 7,6 pontos percentuais em dez anos, colocando o Maranhão entre os Estados que mais avançaram nesse indicador. Esses resultados refletem as ações institucionais importantes do governador Carlos Brandão na expansão e melhoria na infraestrutura de abastecimento de água”, afirmou Marcos Aurélio Freitas.

Coleta de lixo

Na parte da coleta de lixo, a PNAD Contínua 2025 mostra um avanço de 19,1 p.p. entre 2016 e 2025, que representa a melhora na prestação do serviço. Esse foi o maior aumento em pontos percentuais dentre todos os estados brasileiros. Apesar desse salto positivo, a pesquisa mostra que ainda há muito a ser feito, uma vez que o percentual de domicílios com coleta direta de lixo em 2025 no estado correspondeu a 65,5% domicílios, ou seja, cobrindo apenas quase dois terços dos domicílios.

Embora seja de competência do poder público municipal, a gestão estadual tem contribuído nesse desafio com várias ações educativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos no estado. As iniciativas incluem o Conexão Resíduos, programa que incentiva a estruturação e adequação dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) nos municípios, o Recicla MA, que apoia o trabalho das cooperativas e associações de catadores durante grandes eventos, como o São João (Recicla Siô), Carnaval do Maranhão (Recicla Folia), feiras agropecuárias, festivais etc.

Para o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, o estado tem avançado na gestão integrada de resíduos sólidos. “Temos trabalhado para fortalecer a destinação correta, a construção de soluções sustentáveis para os municípios maranhenses, um compromisso com um futuro melhor, com mais saúde e mais qualidade de vida para a população”, ressaltou.

Em 2025, um dos principais rios da capital, o Rio Anil recebeu a instalação de ecobarreira com o objetivo de mitigar impactos ambientais gerados pelo descarte irregular de resíduos, com mutirão de limpeza e ações de educação ambiental. A Sema também realiza vistorias de descarte irregular de resíduos, mapeamento de lixões municipais, capacitações, audiências para instalação de aterros e promoção da logística reversa.

Governo do Maranhão entrega pacote de ações na comemoração dos 130 anos do município de Codó

– Governo do Maranhão celebra 130 anos de Codó com ações e inaugurações (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Governo do Maranhão entregou um pacote de investimentos durante o 130º aniversário do município de Codó, comemorado na quinta-feira (16). Entre as ações, estão benefícios para as áreas da saúde, segurança, educação e infraestrutura, incluindo vistorias técnicas que reforçam o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população codoense.

O governador Carlos Brandão esteve presente na celebração, que teve como marco inicial a inauguração da Delegacia Regional da Polícia Civil. O prédio foi completamente reformado e modernizado para oferecer um ambiente digno para o exercício das funções dos servidores da segurança pública e um atendimento mais célere e humanizado aos cidadãos do município.

“Isso tem acontecido em todo o Maranhão, em todos os 217 municípios maranhenses temos obras do Governo do Estado, seja inaugurando escolas, hospitais, enfim, entregando equipamentos. Esse é um governo municipalista e quero destacar a participação dos deputados que têm colocado suas emendas para ajudar a desenvolver os municípios”, frisou o governador Carlos Brandão.

No setor educacional, a gestão estadual entregou a reforma da Unidade Regional de Educação (URE) de Codó. A nova estrutura física foi planejada para otimizar a gestão pedagógica e administrativa, refletindo diretamente na melhoria do suporte às escolas da rede estadual na região.

Dando continuidade aos compromissos de infraestrutura, a comitiva da gestão estadual, liderada pelo governador, realizou uma vistoria técnica na Ponte Trizidela. Obra estratégica para a mobilidade urbana local, a ponte é o principal elo entre o centro da cidade e o bairro Trizidela, facilitando o fluxo de pessoas e o escoamento de mercadorias.

“É um governo municipalista que tem ajudado não só Codó, mas está ajudando os 217 municípios. Essa ponte aqui da Trizidela era um sonho que não seria realizado e agora temos esse investimento do Estado de mais de R$ 60 milhões para a população poder ir e voltar do Km 17. Em nome de todos de Codó, agradecemos por tudo que o governo tem feito aqui na nossa cidade, são muitas ações, muito trabalho”, destacou o prefeito de Codó, Francisco Oliveira.

Ações na aérea da saúde

O fortalecimento da Atenção Primária é um dos pilares das ações de saúde desenvolvidas pelo Governo do Maranhão com foco no municipalismo. Por meio dos programas Cuidar dos Olhos e Cuidar de Todos, a gestão estadual entregou 238 óculos para pacientes beneficiados pelos mutirões de saúde em Codó; além de 259 tablets para modernização da coleta de dados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que também receberam kits de fardamento completo.

Para o agente comunitário de saúde Valdeci Medeiros, o kit com fardamento e o tablet representam benefício para a população como um todo. “Através desses tablets serão compartilhadas informações em nível federal, estadual e municipal. É uma informação em tempo real que os gestores precisam e vai ajudar a melhorar as ações de saúde preventiva em nosso município. Esse equipamento chega para garantir melhorias no nosso trabalho e beneficiar toda a população”, observou.

Maria Luiza dos Santos, agente comunitária de saúde, destacou a importância da união dos entes nas três esferas para garantir a saúde da população. “Esse material que foi entregue pelo Governo do Estado é importante para melhorar o nosso trabalho de campo. O nosso trabalho é uma parceria do Governo Federal junto com o Governo Municipal, com a nossa Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e, também, com os Sindicatos Regionais. As equipes do Estado e da Prefeitura estão de parabéns porque juntos somos fortes”, comentou.

Fomento à economia

Com o programa Avança Maranhão, a gestão estadual beneficiou a categoria dos condutores autônomos. A ideia do programa é incentivar a segurança viária e a qualificação profissional a partir da entrega de novas motocicletas para mototaxistas e motofretistas da região. A iniciativa não apenas renova a frota local, mas garante mais segurança para o trabalhador e eficiência para o transporte de passageiros e serviços de entrega no município.

Durante a agenda institucional também foram entregues três veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, reforçando o apoio da gestão estadual ao municipalismo. Os veículos foram destinados para o trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e para a Câmara de Vereadores; além da entrega de uma patrol que beneficiará trabalhadores da agricultura familiar na região.

Além de tudo isso, foram assinadas ordens de serviço para implantação de uma segunda unidade do Restaurante Popular no município, reforma e manutenção da Praça do Km 17 e pavimentação de mais 10 quilômetros de vias urbanas. Também foram iniciadas tratativas para o projeto de um hospital macrorregional no município, que deverá contar com contrapartidas da gestão estadual e municipal.

O deputado estadual Francisco Nagib esteve presente e afirmou que a união de esforços é fundamental para proporcionar o avanço das políticas públicas. “Esse é um momento histórico e o governo está de parabéns. A busca de um hospital macrorregional é um presente tão sonhado pela população e vamos trabalhar e contribuir para tirar esse projeto do papel porque a nossa função é servir a sociedade”, pontuou.

Com esse conjunto de ações, o Governo do Maranhão participou das celebrações pela história da cidade e garantiu inovação e benefícios concretos para o desenvolvimento do município.