Governo do Estado entrega obras importantes nas áreas de segurança pública, cultura e educação em São Luís

Capital maranhense foi contemplada com importantes investimentos em eixos considerados fundamentais pela gestão estadual.

O Governo do Maranhão segue avançando na entrega de obras estruturantes. Nesta semana, São Luís foi contemplada com importantes investimentos nos eixos da educação, cultura e segurança pública, por meio de obras executadas pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Segurança
Nessa quarta-feira (20), a Segov entregou três importantes unidades policiais na região do Itaqui-Bacanga: o 5º Distrito Policial, o Plantão da Polícia Civil e a Seccional Sul. Funcionando no mesmo complexo, os espaços devem garantir mais eficiência no enfrentamento à criminalidade na região.

“Esse é o nosso compromisso com a segurança pública do estado. Já reformamos mais de 100 delegacias em todo o Maranhão. A meta do nosso governo é reformar todas as delegacias e quartéis da polícia, pois há muito tempo não se realizava uma reforma dessa magnitude em delegacias e batalhões da Polícia Militar. Ficamos muito satisfeitos e quero parabenizar o secretário Márcio Machado, da Segov, pela qualidade do serviço entregue. A população da área Itaqui-Bacanga merece uma entrega como essa”, destacou o governador Carlos Brandão.

“Nós estamos recuperando diversos prédios da segurança pública. Este é o maior programa de reestruturação de prédios ligados à segurança pública da história do Maranhão. Considerando que a área Itaqui-Bacanga é uma região de grande relevância da capital, onde vivem mais de 300 mil pessoas distribuídas em cerca de 60 bairros, é fundamental esse investimento. A determinação do governador Carlos Brandão tem como prioridade garantir a segurança da população que mora e trabalha aqui”, afirmou o secretário de Governo, Márcio Machado.

As delegacias passaram por reforma completa, incluindo pintura, revisão do telhado, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, climatização dos ambientes, reforma de banheiros e carceragens, além da aquisição de novos equipamentos.

“A entrega desse complexo representa o compromisso do governo com a segurança e mais dignidade para os servidores e para a população que necessita dos serviços. Agora, todos contarão com um ambiente modernizado e um atendimento mais qualificado. É uma obra que vai refletir diretamente na prestação do serviço”, destacou a secretária de Estado da Segurança Pública, Augusta Andrade.

“É uma obra extremamente importante, entregue em uma localidade de grande demanda social, que vai oferecer mais qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança. Acredito que essa entrega fortalece ainda mais a Polícia Judiciária do Maranhão”, ressaltou o delegado-geral Augusto Barros.

Além da entrega das delegacias, o Governo do Estado reafirmou o compromisso com a segurança pública ao anunciar novas viaturas, concursos públicos para a área e a assinatura da ordem de serviço para reforma da 1ª Companhia Operacional do Batalhão da Polícia Militar, que funciona no mesmo complexo.

“É muito importante o que o governador tem feito nessa região. São mais de 60 bairros que precisam de um olhar mais atento do poder público, e é isso que o governador vem realizando. Essa é a primeira etapa do complexo e, hoje, também foi assinada a ordem de serviço para reforma da 1ª Companhia Operacional do 1º Batalhão, que desempenha um papel importante no combate à criminalidade na região. Somos gratos ao governador Brandão e ao secretário Márcio Machado por mais essa entrega”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, Wallace Amorim.

Cultura

No eixo cultural, a Segov realizou a reforma de três novas salas destinadas às atividades de música, dança popular e dança clássica do projeto Núcleo Arte-Educação (NAE), agora instalado no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), no bairro Madre Deus, em São Luís.

A inauguração ocorreu também nessa quarta-feira. Entre as melhorias realizadas estão adaptações específicas para as aulas de dança, instalação de espelhos, barras fixas para exercícios, adequação do piso, além de serviços de acabamento, iluminação, acessibilidade, pintura e reorganização dos ambientes.

Criado em 2005, o NAE promove a formação integral de estudantes da rede pública estadual por meio da arte e da cultura, oferecendo cursos nas áreas de música, dança e teatro.

Educação

Dando continuidade às entregas de obras na capital, nesta quinta-feira (21), foi a vez do eixo educação. A Segov entregou duas escolas reformadas no bairro Cidade Operária e assinou ordens de serviço para construção de quadras poliesportivas destinadas à prática de atividades físicas e culturais nas unidades de ensino.

O Centro de Ensino José Justino Pereira foi totalmente reformado e recebeu novo piso, revitalização dos ambientes, área de convivência para estudantes, revisão do telhado, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, climatização das salas e um amplo refeitório para a comunidade estudantil.

“Melhorou muita coisa. As portas do refeitório e dos banheiros foram trocadas, as salas foram climatizadas e a escola foi toda pintada. Agora temos um espaço adequado para a aprendizagem. Agradecemos ao governador Carlos Brandão e à Secretaria de Governo por essa reforma”, destacou o estudante Guilherme Sousa.

Ao lado do Centro de Ensino José Justino Pereira, o Centro de Ensino João Pereira Martins também foi entregue completamente reformado e requalificado, oferecendo melhores condições para alunos, professores e servidores.

“Melhorou em tudo. Antes, nossa escola não tinha ar-condicionado, os ventiladores eram insuficientes e os banheiros estavam danificados. Agora, o ambiente está mais acolhedor e confortável tanto para os alunos quanto para os professores. O novo espaço ficou totalmente inovador e agradável em comparação à antiga estrutura”, relatou o professor Edilson Almeida.

“Gostaria de agradecer ao governador Carlos Brandão por esse presente. Estudo aqui desde o primeiro ano e a escola tinha instalações muito precárias. Os aparelhos de ar-condicionado não funcionavam e a estrutura era comprometida. Depois da reforma, além das salas de aula, reformaram também o refeitório e a área de convivência, tão importante para nós durante os intervalos. Tudo ficou maravilhoso e agora temos um ambiente que favorece o aprendizado”, destacou a estudante Isabelly Costa.

Além das entregas das duas unidades de ensino, o Governo do Estado e a Segov assinaram três ordens de serviço para construção de quadras poliesportivas nas escolas José Justino Pereira, João Pereira Martins Neto e Inácio Rangel, localizado na Maiobinha. O investimento estimado é de R$ 4 milhões.

“São grandes investimentos na educação. Temos investido fortemente na reforma e equipagem das escolas, como os Centros de Ensino José Justino Pereira e João Pereira Martins. Também assinamos ordens de serviço para construção de quadras esportivas e aquisição de equipamentos que auxiliam a aprendizagem, como tablets. É importante destacar que a determinação do nosso governo é garantir que todas as escolas do Maranhão tenham a mesma qualidade dessas unidades entregues”, afirmou o governador Carlos Brandão.

“A determinação é essa: reformar os equipamentos públicos e devolvê-los à população em melhores condições. Em São Luís, essas duas escolas são apenas exemplos das muitas unidades que a Segov, por determinação do governador, vem reformando e readequando em todo o Maranhão. Seguimos firmes nesse propósito para que o estado continue avançando no seu desenvolvimento”, ressaltou o secretário de Governo, Márcio Machado.

Governo apresenta resultados de ações sustentáveis e entrega equipamentos agrícolas em São Luís

Programação tem como foco o fortalecimento das políticas de sustentabilidade ambiental e incentivo à agricultura familiar, por meio de ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e pelas secretarias que integram o Programa Maranhão Sustentável.

Neste sábado (23), o governador Carlos Brandão participará da programação de fortalecimento das políticas de sustentabilidade ambiental e incentivo à agricultura familiar, por meio de ações coordenadas pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e pelas secretarias que integram o Programa Maranhão Sustentável.

O evento será iniciado com a apresentação dos resultados do Programa Recicla MA – Ciclo Resíduos Orgânicos, desenvolvido durante a 65ª Expoema 2025. A ação destacou o reaproveitamento de resíduos orgânicos gerados no evento, resultando na coleta de 2,4 toneladas de resíduos, produção de 1,5 tonelada de composto orgânico e 500 litros de biofertilizante.

Durante o ato, também serão entregues certificados de reconhecimento institucional às empresas e instituições parceiras da iniciativa, além da entrega simbólica de kits de compostagem contendo composto orgânico e biofertilizante produzidos a partir do reaproveitamento dos resíduos coletados. A programação inclui ainda uma ação simbólica de reflorestamento no Parque da Independência.

Fortalecimento da agricultura familiar

Na sequência, será realizada a entrega de equipamentos agrícolas no âmbito do Programa Maranhão Sustentável, instituído pela Lei 12.716/2025. A ação tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental aliada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao apoio aos pequenos e médios produtores rurais do estado.

Serviço

O quê: Governo apresenta resultados de ações sustentáveis e realiza entrega de equipamentos agrícolas;

Quando: Sábado (23), a partir das 10h;

Onde: Parque Independência, Av. José Sarney, nº 2322, bairro Jardim São Cristóvão, São Luís (MA).

Brandão inaugura centros de ensino e assina ordens de serviço para reforma de quadras em São Luís

As reformas dos Centros de Ensino José Justino Pereira e João Pereira Martins Neto foram realizadas com o objetivo de proporcionar melhores condições de ensino, conforto, segurança e acessibilidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

O governador Carlos Brandão cumpre agenda em São Luís, nesta quinta-feira (21), com foco em investimentos na educação pública estadual. A programação inclui a entrega dos Centros de Ensino José Justino Pereira e João Pereira Martins Neto, além da assinatura de ordens de serviço para reforma das quadras poliesportivas das duas unidades escolares e do Centro de Ensino Inácio Rangel.

As reformas dos Centros de Ensino José Justino Pereira e João Pereira Martins Neto foram realizadas com o objetivo de proporcionar melhores condições de ensino, conforto, segurança e acessibilidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

As unidades passaram por melhorias estruturais e contam com 10 salas de aula, sala de informática, sala de vídeo, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, secretaria, sala de gestão, consultório, sala dos professores, refeitório, cozinha com depósitos de apoio, banheiros destinados a alunos e servidores, pátio interno e outros espaços.

Entre os serviços executados estão melhorias na cozinha, reforma do ambiente, pintura geral da escola, revisão da cobertura e dos forros, implantação de grades para reforçar a segurança e adequações de acessibilidade nos prédios.

Além das entregas e assinaturas das ordens de serviço, o governador também participa de almoço com alunos e professores nas unidades escolares.

Serviço

O quê: Entrega do C.E José Justino Pereira, do C.E João Pereira Martins Neto e assinatura de ordens de serviço para reforma de quadras poliesportivas.

Quando: Quinta-feira (21), a partir das 8h30.

Onde: Centro de Ensino Inácio Rangel; em seguida, no Centro de Ensino José Justino Pereira.

Segov amplia revitalização do Centro Histórico com reforma do TAA, Convento das Mercês e novo complexo administrativo

Há previsto um pacote de 22 intervenções em imóveis do Centro Histórico, com destaque para a reforma do Teatro Arthur Azevedo (TAA) e do Grand São Luís Hotel (antigo Hotel Vila Rica), além da reabilitação do Convento das Mercês.

O Governo do Maranhão realiza uma série de importantes intervenções que prometem transformar o Centro Histórico de São Luís, com um pacote de obras de revitalização de 22 imóveis, com destaque para três empreendimentos, liderados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), como a reforma do Teatro Arthur Azevedo (TAA) e do Grand São Luís Hotel (antigo Hotel Vila Rica), além da reabilitação do Convento das Mercês.

Os novos investimentos, oriundos da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e de parceria com a iniciativa privada, irão preservar o patrimônio arquitetônico existente, além de reforçar o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia na Região Metropolitana da capital maranhense.

Por ocasião, foi anunciada também a reforma e restauração do prédio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), sob responsabilidade da Segov. A obra, localizada no Convento das Mercês, e que conta com uma área edificada total de, aproximadamente, 5.407,32 m², irá reforçar a geração de empregos e renda, a valorização dos espaços de memória e o incentivo ao turismo no centro da cidade.

“Mais uma vez a Segov é elemento importante para a transformação do Maranhão. Desta vez, faremos mais três grandes intervenções na capital maranhense, que irão gerar oportunidades, em diversos eixos, para o cidadão maranhense. Seja no âmbito cultural, como no TAA, ou no âmbito administrativo, como no novo complexo administrativo que teremos. E, inclusive, com a reabilitação do Convento das Mercês, que irá ampliar o turismo e dará um novo ar para o Centro de São Luís”, ressaltou o secretário Márcio Machado, da Segov.

Além da restauração do prédio da FMRB, a Segov segue com a reforma do Teatro Arthur Azevedo – a maior dos últimos 30 anos, que conta com requalificação estrutural do teatro, assim como o restauro de elementos históricos, a modernização técnica como iluminação e sonorização, e a implantação de um novo sistema de climatização. A obra vai reforçar a preservação histórica do TAA, com a manutenção das características originais e, ainda, a troca dos tecidos da caixa cênica.

Novo complexo administrativo

No Grand São Luís Hotel, o prédio irá abrigar um novo complexo administrativo, com oito órgãos de estado: Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Secretaria da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF-MA), Secretaria de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Sagrima), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa).

A obra consiste na adaptação integral da edificação, originalmente concebida para uso hoteleiro, para uso administrativo público. Entre as mudanças, estão: reconfiguração completa dos pavimentos originalmente destinados aos quartos; adequação funcional para ambientes administrativos contemporâneos; modernização integral dos sistemas complementares; e preservação da volumetria e da identidade arquitetônica do edifício.

Mais entregas

Além das obras de revitalização no Centro Histórico, outro destaque recente da Segov é a realização de entregas bastante aguardadas pela população ludovicense. Entre elas, a reestruturação e ampliação do Complexo de Segurança Pública da Área Itaqui-Bacanga – Seccional Sul, Plantão Central do Itaqui Bacanga e 5º DP – Anjo da Guarda, prevista para quarta-feira (20).

Para quinta-feira (21), a secretaria prevê inaugurar os Centros de Ensino José Justino Pereira e João Pereira Martins Neto, assim como a assinatura das Ordens de Serviço para reformas de quadras poliesportivas das unidades, assim como da quadra do Centro de Ensino Inácio Rangel.

BRANDÃO SOBRE MA-372: Todo o agronegócio do Maranhão passará por esta estrada

Uma estrada que representa mais desenvolvimento para o Maranhão, fortalece o agronegócio, melhora a logística no Corredor Arco Norte e tira povoados do isolamento.

Durante entrevista concedida a jornalistas que realizam a cobertura das ações do executivo estadual, o governador Carlos Brandão falou sobre a entrega da MA-372, antigo sonho da região que representa um grande investimento na área da infraestrutura. A obra amplia a capacidade logística de transporte de grãos e demais produtos exportados do Maranhão para outros paises através do porto do Itaqui.

A rodovia que liga Mirador a São Domingos do Azeitão possui 85 km de extensão e reduz o tempo de deslocamento em cerca de 9 horas até São Luís, trajeto das cargas de soja e milho produzidos no interior do estado.

Maranhão ocupa 4º lugar entre os estados brasileiros que mais avançaram em infraestrutura, aponta Centro de Liderança Pública (CLP)

Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo CLP, mostra a evolução do estado de 2023 a 2025.

O Maranhão se destacou entre os estados do Brasil que mais avançou no pilar de Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocupando o 4ª lugar no ranking nacional e o 3º na Região Nordeste. Este resultado é reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

O resultado apresentado pelo CLP integra a edição mais recente do levantamento, que avalia o desempenho das 27 unidades da federação (UF) com base em indicadores estruturados de políticas públicas e eficiência administrativa.

O ranking leva em consideração o quanto cada UF evoluiu de 2023 a 2025 comparada a si mesma.

O pilar Infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados considera variáveis como acessibilidade do serviço de telecomunicações, qualidade do serviço de telecomunicações, custo de combustíveis, custo de saneamento básico, disponibilidade de voos diretos, acesso à energia elétrica, custo da energia elétrica, qualidade da energia elétrica, qualidade das rodovias e backhaul de fibra óptica.

No ranking nacional o Maranhão ocupa a 4ª colocação, atrás de Sergipe (1º), Piauí (2º) e Minas Gerais (3º). Quando analisada apenas a Região Nordeste, o Maranhão passa para a 3ª colocação com Sergipe e Piauí mantendo as mesmas posições também a nível regional.

Qualidade das rodovias
Somente no que diz respeito à qualidade das rodovias, o Maranhão subiu dois lugares no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 em comparação a 2024. Desde 2023, o Governo do Maranhão consolidou um conjunto de ações voltado à ampliação e reestruturação da infraestrutura do estado.

Entregas como Ponte sobre o Rio Preguiças, Nova Litorânea, Avenida Metropolitana, Estrada da Raposa, entre muitas outras, garantem desenvolvimento e mais qualidade de vida para milhões de maranhenses.

Todas estas obras possuem em comum o caráter estruturante para os municípios, especialmente no caso da pavimentação de vias urbanas e rodovias estaduais, criando novos caminhos para escoar a produção regional, como as Estradas do Abacaxi (São Domingos do Maranhão), do Jacaré (Penalva), MA-006 (trecho de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba), MA-014 (trecho de Palmeirândia a São Bento).

Tais grandes obras de pavimentação são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e incluíram uma ampla gama de serviços, indo desde o trabalho de drenagem até a sinalização das vias.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, o resultado da pesquisa do CLP reflete um trabalho consistente que vem sendo realizado desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, com investimentos importantes em infraestrutura em todas as regiões do Maranhão.

“Nesse período, consolidamos uma série de obras estruturantes voltadas para melhorar a mobilidade, fortalecer a logística e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. Estamos atuando em diversas frentes, tanto na recuperação e manutenção de rodovias já existentes quanto na implantação de novos corredores viários importantes para o escoamento da produção e para a integração regional. Já são mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais contemplados com obras e serviços. São obras planejadas com base em estudos técnicos e executadas de forma estruturada, pensando no presente e no futuro do Maranhão”, assinalou Aparício Bandeira.

MA-372

Dando continuidade a estas ações, no sábado (16), o Governo do Maranhão entregou as obras de recuperação da MA-372, que liga a MA-270, em Mirador, à BR-230, em São Domingos do Azeitão.

Trata-se da maior obra de pavimentação executada pela atual gestão do Governo do Maranhão. Com extensão de 85 km, a nova rodovia vai fortalecer a mobilidade, melhorar o escoamento da produção e a integração entre os municípios da região sul do estado.

Voos diretos
Ainda no que tange a transportes o pilar Infraestrutura, do Ranking de Competitividade dos Estados, considera ainda a existência de voos diretos. Quanto a isto, o Governo do Maranhão, em parceria com companhias aéreas e o Ministério do Turismo, também tem ampliado a malha de voos diretos partindo de São Luís, incluindo rotas inéditas.

Entre os exemplos das novas rotas aéreas estão os voos diretos diários para o Rio de Janeiro, por meio de rota implantada pela Gol Linhas Aéreas desde abril.

Já a empresa aérea TAP Air Portugal anunciou o lançamento da rota Lisboa – São Luís, que passa a operar partir de outubro.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que o crescimento do fluxo de voos para o Maranhão demonstra o avanço das ações de promoção turística em feiras de turismo nacionais e internacionais que o Governo do Estado realiza nos últimos anos.

“Estamos intensificando e fortalecendo as ações promocionais do destino Maranhão em eventos bastante estratégicos dentro do segmento do turismo no Brasil e no exterior. Essas ações promocionais têm atraído a confiança do mercado no potencial turístico do nosso estado e, consequentemente, têm contribuído para a ampliação da conectividade aérea e para o fortalecimento do estado como destino competitivo nos cenários nacional e internacional. Esse aumento representa mais visitantes chegando aos nossos polos turísticos, mais oportunidades para o setor produtivo e mais desenvolvimento econômico para os municípios maranhenses”, destacou Socorro Araújo.

Mais conectividade
O Maranhão também subiu quatro posições em relação a 2024 no backhaul de fibra óptica. Entre as iniciativas nesta área o Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal (Ministérios das Comunicações e MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está implementando a Infovia Maranhão.

O projeto vai expandir a rede de fibra óptica do estado, integrando 20 municípios ao backbone nacional, garantindo internet de alta velocidade para órgãos públicos, escolas e comunidades.

O Governo do Estado também lançou o Programa Maranhão Mais Conectado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), voltado para a expansão da infraestrutura de telecomunicações, e a inclusão digital em todo o território maranhense.

Saneamento básico

Saldo positivo também no custo do saneamento básico, onde o estado avançou três posições. Em janeiro deste ano, o Governo do Maranhão autorizou o início das obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Luís – etapa 1, referentes aos sistemas São Francisco e Vinhais. Com investimentos de mais de R$ 75 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com as melhorias a cobertura de redes de coleta de esgoto deve subir de 55% para cerca de 70%. Com relação ao tratamento, a expectativa é que a cobertura alcance cerca de 80% até o fim das entregas.

O abastecimento de água também avança no Maranhão por meio da implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA).

Somente em 2025, 78 sistemas foram concluídos e 19 sistemas foram revitalizados, levando água potável a áreas urbanas e rurais e reduzindo a vulnerabilidade hídrica de comunidades inteiras.

Orleans Brandão prestigia AgroBalsas e destaca importância de investimentos no agronegócio e no empreendedorismo maranhense

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou, na sexta-feira (15), a 22ª edição do AgroBalsas, uma das maiores feiras de agronegócio do Norte e Nordeste do país, realizada no município de Balsas, no sul do estado. O evento reúne produtores rurais, investidores, pesquisadores e setor público para apresentação de novas tecnologias, exposição de implementos agrícolas, além da promoção de debates sobre inovação e sustentabilidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão, Orleans percorreu os estandes da feira, visitou exposições de produtos e equipamentos voltadas ao setor agropecuário, além de dialogar com expositores, produtores e lideranças ligadas ao agronegócio da região.

Um dos espaços visitados por Orleans Brandão foi o Armazém do Empreendedor, uma iniciativa do Governo do Estado, que funciona como uma vitrine para promover e comercializar produtos genuinamente maranhenses, fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo. Durante a visita, ele destacou a importância da iniciativa para a valorização do trabalho dos maranhenses e para o fortalecimento da economia local.

“Uma das ações que mais admiro e faço questão de prestigiar é o Armazém do Empreendedor, criado pelo governador Carlos Brandão para incentivar nossos pequenos empreendedores, criando oportunidades para que eles possam mostrar e comercializar aquilo que produzem com tanto talento e dedicação. Levar esse espaço para as feiras e exposições é uma forma de valorizar a nossa gente e estimular a geração de renda. É um estande que eu gosto muito de visitar, conhecer, conversar com os expositores e, claro, experimentar os produtos feitos pelo nosso povo trabalhador, que merece cada vez mais esse incentivo e reconhecimento”, disse Orleans.

Durante a visita, ele também ressaltou a relevância de ampliar os investimentos no agronegócio como caminho para garantir mais desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades para a população maranhense.

“Investir no agronegócio é investir no desenvolvimento do Maranhão. O AgroBalsas demonstra a força produtiva do nosso estado e o enorme potencial que temos para crescer ainda mais. Precisamos seguir incentivando a inovação, melhorando a infraestrutura e criando condições para que nossos produtores possam expandir sua produção”, destacou Orleans Brandão.

A participação de Orleans no AgroBalsas integrou sua agenda no sul do Maranhão, onde também realizou encontros com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de diversos setores produtivos da região.

Governador Carlos Brandão visita stands de serviços e programas do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026

Gestão estadual apoia a feira e levou para o local espaços com os diversos serviços e programas voltados para os produtores rurais.

O Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 por meio de diversas secretarias e órgãos estaduais que estão com pavilhões e stands apresentando serviços e programas voltados para os produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e outras oportunidades de negócios, além de atividades para o público em geral.

Na última sexta-feira (15), o governador Carlos Brandão visitou a Agrobalsas e os stands do governo estadual.

A 22ª Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do KM-04 da BR-230, Região Sul do Maranhão. Este ano o tema da feira, que será encerrada neste sábado (16), é “Raízes que Transformam”.

A Agrobalsas é promovida pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), com o apoio do Governo do Maranhão.

A feira reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A edição deste ano terá palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas entre outras atividades.

Durante sua visita aos espaços da feira o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia no sul maranhense, afirmando que a Agrobalsas funciona como um centro de discussão, debate e troca de experiências entre os produtores rurais.

“A AgroBalsas é um evento de grande sucesso no agronegócio, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. É uma plataforma para divulgação dos trabalhos dos produtores da região, além de oferecer qualificação profissional por meio de oficinas e palestras. A feira também promove a venda de marcas e terrenos agrícolas, impulsionando o aumento da produção e produtividade dos produtores. A cada edição, a Agrobalsas tem se tornado mais estruturada e eficiente e o Governo do Maranhão dá todo o apoio porque entende que à medida que a Agrobalsas cresce, o agronegócio do sul do estado também se fortalece”, pontuou Brandão.

O presidente da FAPCEN, Paulo Roberto Kreling, agradeceu o apoio do Governo do Maranhão à Agrobalsas. “O governador Brandão esteve na Serra do Penitente, a maior chapada do sul do Maranhão, com mais de 200 mil hectares de área cultivada, e viu o tamanho do trabalho que é desenvolvido na região pelos produtores rurais. Então, nós temos uma gratidão enorme por todo o investimento que o Governo do Maranhão faz na Agrobalsas, contribuindo para o crescimento dessa feira. Este é um governo que está comprometido com o agronegócio e sempre atende as reivindicações do setor produtivo”, afirmou.

Visita aos stands
Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 que foi visitado pelo governador Carlos Brandao foi o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima).

O espaço reune palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.
Brandão também esteve no Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), voltada à valorização do pequeno negócio.

Esta é a quarta participação do Armazém do Empreendedor na feira, reunindo mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano incluiu uma Vila Food, apresentações das atrações culturais da região, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do espaço.

O governador também conferiu o atendimento prestado ao pequeno produtor rural por meio do stand da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) que pomove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

O espaço aproxima produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Também contam com stands na Agrobalsas 2026 a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) entre outros órgãos da administração estadual.

Em São Luís, Governo do Maranhão entrega reforma da Praça Vila Isabel e Quadra Poliesportiva, no Anjo da Guarda

Ação garante espaços qualificados de lazer, convivência e prática esportiva para a população.

Ação garante espaços qualificados de lazer, convivência e prática esportiva para a população.

O Governo do Maranhão segue ampliando a disponibilidade dos espaços de lazer e prática esportiva em todo o estado e, nessa quinta-feira (14), foram entregues as obras de reforma da Praça Vila Isabel e Quadra Poliesportiva do Anjo da Guarda, em São Luís. A comunidade participou do momento ao lado do governador Carlos Brandão.

Com investimentos de R$ 1.007.651,39, a reforma dos equipamentos atende a uma demanda antiga dos moradores da região e garante espaços qualificados de lazer e convivência, além da prática esportiva, fortalecendo o esporte amador.

“Essa praça e esta quadra vão valorizar o bairro. As pessoas se sentem atendidas. Estou muito feliz que a gente tem feito várias praças para atender as comunidades na área do esporte, lazer e cultura. E já aproveito para anunciar que vamos ter um arraial aqui para a comunidade da Vila Isabel ver o bumba meu boi perto de casa”, pontuou Brandão.

Foram executados serviços de nivelamento de terreno para preparo de pavimentação em bloquete sextavado, execução de área para parquinho, playgroud, academia ao ar livre, construção de quadra poliesportiva com pintura epóxi, paisagismo, iluminação, área para estacionamento. As obras ainda incluíram construção de vestiário, palco, ponto comercial, bancos e pergolado de madeira, além de pintura geral.

Para a população, a entrega dos equipamentos representa mais dignidade. “Nós recebemos de braços abertos esta praça. O povo não utilizava o local para nada porque não tinha estrutura. Os meninos que gostam de bola vão aproveitar muito. As crianças também não tinham lugar para se divertir. Esse benefício é muito grande para a comunidade. Agradecemos ao governador Carlos Brandão”, disse Luila Santos, costureira e coordenadora da zumba.

Governo do Maranhão anuncia pacote com novas obras e assina parcerias para revitalização do Centro Histórico de São Luís

Investimentos são fruto de parceria entre os governos do Maranhão, Federal e a iniciativa privada.

Patrimônio Mundial da Humanidade, o Centro Histórico de São Luís vai receber um amplo pacote de obras de revitalização de 22 imóveis para usos diversos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo Governo do Maranhão. O pacote de investimentos abrange o início de novas obras, a ampliação de serviços já em execução e a assinatura de parcerias estratégicas com a iniciativa privada. Durante a solenidade de lançamento, o governador Carlos Brandão destacou que os novos investimentos vão garantir a preservação do patrimônio arquitetônico, fortalecer a cultura, o turismo e a economia da capital.

A solenidade de lançamento foi realizada no Convento das Mercês, na Rua da Palma, bairro Desterro, no Centro Histórico de São Luís. Os novos investimentos ampliam as ações já executadas pelo Governo do Maranhão com o objetivo de preservar o maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1997.

O governador Carlos Brandão destacou que os 22 edifícios passarão por reestruturação, reforma e requalificação, visando oferecer novos espaços à população. Os investimentos são oriundos de recursos próprios, do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e de parceria com a iniciativa privada.

“Estamos executando obras significativas como a revitalização do Teatro Arthur Azevedo, um investimento de R$ 14 milhões. Também estamos trabalhando na revitalização do antigo Hotel Central e do Palácio do Comércio, investindo cerca de R$ 30 milhões, e na recuperação do antigo Hotel Vila Rica, com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Ao todo, são 22 imóveis contemplados a fim de revitalizar e dar vida a essa área. Este é nosso principal desafio. Os projetos que estamos lançando não são simples, mas são fundamentais para preservar este patrimônio”, assinalou Brandão.

Representando o Governo Federal, a ministra Rachel Oliveira, da Igualdade Racial, afirmou que esses investimentos representam desenvolvimento social, geração de empregos e renda, por meio do turismo, do fomento a rotas comerciais e, acima de tudo, valorização dos espaços de memória.

“Estamos aqui no Maranhão, um estado onde 70% da população é negra, lançando obras como o Museu do Bumba Meu Boi e de outros espaços que vão assegurar que essa população possa preservar sua história, memória e ancestralidade. A assinatura das ordens de serviço para estas obras representa um investimento em igualdade racial, preservação do patrimônio, memória e valorização da identidade dos homens e mulheres que constroem a sociedade maranhense. São eles os maiores beneficiários, que poderão sentir ainda mais orgulho de suas origens e do seu Centro Histórico”, enfatizou Rachel Oliveira.

Deyvesson Israel Alves Gusmão, presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), informou que, desde 2023, o Governo Federal já destinou ao Maranhão mais de R$ 60 milhões para revitalização, restauração e devolução à sociedade do patrimônio cultural.

“Nossa expectativa é que essas intervenções resultem na restituição à sociedade do que há de mais valioso na política de patrimônio cultural: a reintegração dessas edificações como elementos constitutivos da identidade nacional e maranhense. Ao falar em identidade, referimo-nos a valores, sentido e significado, e, consequentemente, às pessoas. Falamos daqueles que habitam o Centro Histórico, que residem e trabalham neste espaço, sendo os maiores beneficiários dessas obras. O patrimônio é para as pessoas, e é nessa perspectiva que orientamos nossa política”, pontuou Deyvesson Israel Alves Gusmão.

Caminhada institucional e visita a obras

O governador Carlos Brandão e a comitiva, que incluiu a ministra Rachel Oliveira; Deyvesson Israel Alves Gusmão, presidente do Iphan; os secretários de Estado do Turismo, Socorro Araújo; de Cultura, Abimael Berredo; das Cidades, Alberto Bastos, Júnior Verde, superintendente do Iphan-MA, entre outros; realizaram uma caminhada institucional pelo Centro Histórico de São Luís.

O grupo visitou as obras de recuperação do Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite, onde será implantado o Centro Maranhense de Oportunidades em parceria com a Associação Comercial do Maranhão (ACM) e o Sistema S, sendo um espaço para a realização de capacitação profissional, impulsionando o desenvolvimento econômico da capital.

Também ocorreu visita ao casarão localizado na Rua Portugal, nº 303, onde funcionará o Museu do Bumba Meu Boi, local para a salvaguarda desta manifestação folclórica que, desde 2019, é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Novos investimentos

Após as vistorias, foram assinadas as parcerias e feitos os anúncios de novos investimentos. O novo pacote de revitalização incluiu o lançamento das obras de implantação do novo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), em imóvel na Rua do Giz, nº 93, instituição técnica referência na formação de atores e produção teatral em São Luís; e de implantação do Parque Tecnológico Renato Archer, na Rua da Estrela, que irá proporcionar um ambiente inovador e moderno, promovendo a integração de empresas, universidades e centros de pesquisa para produção de produtos e serviços com base científica.

Também serão executadas a reforma e restauração do prédio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB); do Complexo Odylo Costa Filho; e da Igreja de São João.

Brandão também anunciou a ampliação do conjunto de obras cujas licitações já estão em andamento pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), que incluem a reforma do Solar da Baronesa, na Rua de Santo Antônio, para a implantação do projeto Formando e Cozinhando, que promove qualificação para profissionais da cozinha sem formação técnica; e a reforma da nova sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na Praça Antônio Lobo, que atua na preservação da memória e da cultura do estado.

Alberto Bastos, titular da Secid, afirmou que se trata de um conjunto de obras que visa não apenas restaurar o patrimônio histórico, mas também dinamizá-lo. “Um exemplo é o Centro Maranhense de Oportunidades, onde dois mil alunos terão a oportunidade de frequentar o Centro Histórico para cursos de formação profissional e tecnológica. Preocupados com o futuro dessas crianças, nesse mesmo espaço, ofereceremos oportunidades de capacitação para mulheres, com um local para que seus filhos sejam cuidados durante as atividades, e também um espaço para comercialização de seus produtos”, informou.

Entre essas obras também estão a restauração da Igreja de Nossa Senhora de Santana, da fachada e acessibilidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo e a implantação do Museu do Percurso de Alcântara, na Rua da Amargura, na cidade de Alcântara.

Ainda serão feitos anúncios da ampliação do conjunto de obras cujas licitações já estão em andamento, como a reforma da Igreja de Nossa Senhora de Santana; a implantação do Museu do Percurso de Alcântara, em imóvel na Rua da Amargura; e a reforma do Solar da Baronesa para a implantação do projeto Formando e Cozinhando, na Rua de Santo Antônio.

Parcerias estratégicas com a iniciativa privada

Foram assinadas parcerias estratégicas com a iniciativa privada para a recuperação de casarões históricos. Entre eles estão o casarão da Rua da Palma, nº 247, em cessão de uso pela iniciativa privada; o casarão da Rua Rio Branco, nº 279, em cessão de uso para a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA); e o casarão da Rua Portugal, nº 243, em cessão de uso para um restaurante.

O governador Carlos Brandão detalhou, ainda, obras já em andamento no Centro Histórico, como as reformas do imóvel onde funcionará a nova sede do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (CRESOL), na Rua Portugal, um espaço para trabalhadores da agricultura familiar, artesanato e economia criativa; a reforma do Teatro Arthur Azevedo, da Igreja da Sé e do Hotel Vila Rica, onde funcionará um novo centro administrativo do Governo do Estado.

Encerrando a extensa agenda de anúncios para o Centro Histórico de São Luís, Brandão falou sobre a parceria entre o Governo do Maranhão e o grupo português Vila Galé, que está investindo R$ 150 milhões na instalação de uma nova unidade no Brasil. Para isso, o governo estadual e o grupo assinaram termo de cessão de uso de três prédios históricos no Centro Histórico: a antiga Casa do Maranhão, o prédio da antiga DPE-MA e um casarão localizado na Rua Portugal.

O empreendimento marca a chegada da rede hoteleira ao Maranhão e representa um importante investimento para o fortalecimento do turismo no estado. Somente durante a fase de construção, o empreendimento está gerando cerca de 300 empregos diretos, contribuindo para a geração de renda e oportunidades de trabalho no estado.