Governo realiza reparos na MA-014, entre Matinha e Viana, após rompimento com as fortes chuvas

– Comissão liderada pelo secretário Aparício Bandeira realizou vistoria para o início das obras (Foto: divulgação)

O Governo do Maranhão destacou equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para vistoria e início dos reparos do trecho da MA-014, entre Matinha e Viana, que rompeu na noite de domingo (3) durante as fortes chuvas na região. O secretário da Sinfra, Aparício Bandeira, chegou ao local ainda durante a manhã desta segunda-feira (4) acompanhado de uma comissão com a presença de engenheiros para o planejamento dos serviços.

A via é a principal forma de deslocamento das cidades da Baixada Maranhense com as demais regiões do estado e o rompimento foi causado pelo transbordamento de um açude às margens da rodovia, agravado pelo grande volume de chuvas na região. O governador Carlos Brandão destacou o empenho da gestão estadual para restabelecer o tráfego na rodovia estadual e alertou sobre o perigo de uso irregular das estruturas das rodovias estaduais.

“Historicamente esses açudes são feitos em margem de rodovia, o que é um erro. MA não pode servir de barreira para açude. O excesso de chuva que houve na última noite, de 150 milímetros, fez com que esse açude transbordasse e rompesse esse trecho. Por isso solicitei para o secretário da Infraestrutura que se deslocasse imediatamente para lá, para fazer um diagnóstico e tomar as providências necessárias”, informou o governador.

Com a presença da equipe da Sinfra, foi traçado um planejamento para recuperação emergencial do trecho, iniciando os trabalhos já nesta segunda-feira e previsão de restabelecimento do tráfego nos próximos dias. O secretário Aparício Bandeira lembrou que a via está sendo monitorada pela gestão estadual e que o objetivo é garantir a retomada do fluxo de pessoas e veículos com segurança.

“Em primeiro lugar eu quero frisar a preocupação do governo em resolver essa situação. A rodovia foi recentemente requalificada e aconteceu esse problema devido às fortes chuvas da noite passada. Chegamos cedo com o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, e com o prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, com vereadores e toda uma comissão para resolver essa situação. O Estado está presente e não vamos sair daqui antes de darmos trafegabilidade para a via”, ressaltou Aparício Bandeira.

O trabalho conta com maquinário pesado e serão utilizados, entre outros materiais, pedra rachão, material de britagem recomendado para fundações, drenagem, sub-base de pavimentos e outras situações, o que garante o fundamento necessário para o porte da obra.

O prefeito de Olinda Nova, Valdenir Diniz, agradeceu o empenho das equipes da gestão estadual e se prontificou a auxiliar no que for necessário para contribuir com a restauração do tráfego na região. “É um momento difícil, mas o governo está tomando uma ação rápida. Essa é a única via de acesso que temos. Estamos aqui acompanhando com toda essa comissão do governo a solução para esse problema e vamos contribuir no que for necessário para restabelecer o tráfego na via”, observou.

O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira, também destacou a celeridade da gestão estadual para início da recuperação do trecho. “Eu quero parabenizar o governo por ter mandado o secretário da Infraestrutura. Quando a gente agride a natureza, ela dá resposta e isso aqui é a reposta da natureza. Foi cortado o bueiro e cercada a área e isso acabou forçando a pressão para cá e houve esse problema”, frisou.

Ações de manutenção

A MA-014 já possui um amplo trabalho de requalificação em curso que faz parte das ações de manutenção das rodovias estaduais desenvolvido pelo Governo do Maranhão, faltando pouco mais de 12 quilômetros para concluir a restauração da via, o que vai garantir, junto com outras obras, mais mobilidade para a Baixada Maranhense.

Governador Carlos Brandão fortalece agenda municipalista e alcança a marca de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões

– O marco de 210 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões assinala a gestão municipalista de Carlos Brandão (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, segue fortalecendo o diálogo com os municípios por meio da agenda municipalista, consolidada como um dos pilares de sua gestão. Nessa quinta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, o chefe do Executivo estadual recebeu mais quatro prefeitos. Com os novos encontros, o Governo do Estado do Maranhão alcança a marca de 210 prefeituras atendidas nesta rodada de conversas, restando apenas 7 municípios para a conclusão do cronograma de escuta ativa.

A iniciativa tem o objetivo de descentralizar os serviços públicos e fortalecer parcerias diretas para a execução de obras e ações nas áreas de infraestrutura, saúde e cidadania. Participaram da rodada de encontros os prefeitos Flávio Amorim (Araguanã), Bruno Cardoso (São João do Caru), Dilcilene Oliveira (Boa Vista do Gurupi) e Erlanio Xavier (ex-prefeito de Igarapé Grande), iniciativa que teve como objetivo ouvir diretamente as demandas locais e construir soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população nos municípios.

Durante as reuniões, os prefeitos apresentaram demandas prioritárias de seus municípios, abrangendo áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social. Entre os principais pontos discutidos estiveram a recuperação de estradas vicinais, ampliação de serviços de saúde básica, investimentos em equipamentos públicos e apoio a programas sociais que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade.

O governador destacou que a aproximação com os gestores municipais permite ao governo estadual ter uma visão mais precisa das necessidades de cada cidade, respeitando suas particularidades e potencialidades. Segundo ele, essa escuta ativa é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam mais eficazes e alcancem quem realmente precisa.

“Já recebemos 210 prefeitos e prefeitas, só hoje foram quatro municípios. E nessas discussões a gente ouve as demandas e autoriza para que a gente possa melhorar os municípios. Daqui saiu Viva Procon, Colégio Militar, asfalto, enfim, várias obras que interessam ao município. E hoje eles estão saindo daqui com ambulância zerinho, para que eles possam transportar pacientes e salvar vidas. É assim o nosso governo: trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Carlos Brandão.

Brandão também ressaltou que o municipalismo é uma diretriz permanente de sua gestão, baseada na cooperação institucional e no fortalecimento das prefeituras. Ele enfatizou que o governo está aberto ao diálogo e disposto a firmar parcerias que resultem em benefícios concretos para a população, independentemente de posicionamentos políticos ou partidários.

O prefeito de São João do Caru, Bruno Cardoso, celebrou os investimentos anunciados. O prefeito avaliou de forma positiva a oportunidade de apresentar suas demandas diretamente ao governador. “Essa é uma ótima oportunidade para tratar de assuntos de grande interesse para o nosso município de São João do Caru. Fortalecemos a parceria, e já já tem novidade chegando na cidade”, destacou.

Uma ambulância foi entregue para atender a população de Boa Vista do Gurupi. A prefeita Dilcilene Oliveira destacou a receptividade e os resultados da reunião com o Governo do Estado. “Hoje eu estou aqui com o nosso governador, trazendo as demandas do nosso município e estou levando a ambulância. Este é o tipo de parceria que precisamos. Estaremos sempre juntos para que a gente possa fazer o melhor pelo nosso município”, disse a prefeita.

Na mesma direção, o prefeito de Araguanã, Flávio Amorim, ressaltou a agilidade no atendimento às demandas locais e a entrega da ambulância para o município. “Agradecer aqui ao nosso governador Carlos Brandão por atender as demandas de Araguanã. Vamos receber agora uma ambulância e daqui alguns dias receber uma patrulha mecanizada para a agricultura do nosso município. Também saímos com a garantia de 3 km de asfalto e de bloquetes para poder melhorar a qualidade das nossas ruas. Quero agradecer a parceria e as portas abertas para poder atender as demandas do nosso povo de Araguanã”, concluiu.

A agenda municipalista se fortalece como uma estratégia eficiente de governança, promovendo integração entre estado e municípios e garantindo que as ações governamentais estejam alinhadas com as reais necessidades da população maranhense. Ao atingir a marca de 210 prefeitos recebidos, o governo reforça seu compromisso com uma gestão participativa, transparente e voltada para resultados.

Segov celebra aniversários de Pedreiras e Grajaú com entregas importantes para as regiões do Alto e Médio Mearim

Um novo ciclo celebrado com garantias de serviços, acesso à tecnologia e melhorias em diversos eixos. Assim foram as entregas realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), nos últimos dias, em dois importantes municípios maranhenses: Pedreiras e Grajaú.

Em Pedreiras, em comemoração aos 106 anos da cidade, a Segov fortaleceu o acesso democrático às tecnologias de ponta, com a entrega de mais uma unidade da Estação Tech – a 61ª no estado que irá garantir marketing digital, informática básica e avançada, robótica e programação à população maranhense.

Outro avanço significativo do Governo do Estado na cidade foram as obras de reforma e revitalização da 7ª Ciretran de Pedreiras. Com a iniciativa, o espaço foi modernizado, possibilitando ao público um melhor atendimento e acesso aos serviços de trânsito.

Ainda no Médio Mearim, a gestão estadual entregou uma nova unidade do Viva Procon, Ciretran e dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos povoados Angical I e Pau D´arco.

Grajaú

Já no município de Grajaú, em celebração aos seus 215 anos de fundação, o Governo do Maranhão, via Segov, também garantiu novas unidades do Ciretran e da Estação Tech.

Além disso, a Secretaria também foi responsável por duas importantes assinaturas para a região: a do Termo de Autorização para construção de Abatedouro; e , ainda, da Ordem de Serviço para implantação da sede da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM).

“Realizar todas essas entregas é reforçar que tanto a Segov, quanto o Governo do Estado, está e continuará fazendo o melhor para a população. Possibilitar oportunidades, garantir acesso a direitos e novos serviços, ampliar o desenvolvimento e a geração de renda. Características importantes de uma gestão que pensa em futuro ainda mais promissor”, destacou o secretário Márcio Machado, da Segov.

215 anos de Grajaú: Governo do Maranhão inaugura obras e anuncia novos investimentos no município

– Governo entrega pacote de obras e serviços em Grajaú (Foto: Fernando dos Anjos)

Para celebrar o aniversário do município de Grajaú, que está comemorando 215 anos de fundação, o Governo do Maranhão levou uma série de ações para a população. O governador Carlos Brandão entregou 800 títulos de domínio de terra, inaugurou uma areninha esportiva, entre outras ações.

As entregas começaram pela concessão de 800 títulos de domínio de terra. A ação marca mais uma etapa do Programa “Esta Casa Agora é Minha”, coordenado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), para garantir segurança jurídica e o direito à moradia digna. As entregas ocorrem no povoado Alto Brasil, que fica a 47 quilômetros da sede do município, na BR-226.

“Hoje, aqui em Grajaú, comemoramos 215 anos, em mais uma agenda municipalista, com diversas entregas à população. Começamos aqui pelo Alto Brasil, um grande povoado de Grajaú pelo qual temos o maior carinho, entregando 800 títulos de propriedades urbanas. “Esta Casa Agora é Minha” é um programa criado pelo nosso governo, onde a gente distribuiu o título para pessoas que há 30, 40 anos estavam esperando o documento. Gente que sai daqui com a certeza que a casa é sua”, destacou Brandão.

O governador também destacou o perfil municipalista da sua gestão e a parceria com a Prefeitura de Grajaú, o que tem garantido diversos investimentos da gestão estadual na cidade em benefício da população.

O prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro, reforçou a importância da parceria entre o município e o Governo do Maranhão. “Festa, alegria, vitória, resultado de quando você deposita a sua confiança nos líderes, você colhe o positivo, que é o que está acontecendo hoje aqui. Isso é um trabalho, uma política de Estado bem executada, bem orquestrada, do governador que ordena, que autoriza o trabalho do seu corpo técnico e que as obras e serviços são bem executados”, reforçou o gestor.

Benefícios às comunidades rurais

Durante as entregas dos títulos, a presidente do Iterma, Polianna Macedo, destacou que a ação representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pela resistência e pela luta das comunidades rurais da região.

“Estamos aqui hoje no Alto Brasil para reconhecer uma história que já existe. Cada família que está aqui construiu ao longo dos anos sua relação com a terra, com o trabalho, com a resistência e com a esperança. O que o Estado faz hoje é algo essencial: transformar esse direito vivido em um direito garantido. Porque o título que eles recebem hoje não é apenas um documento. Ele é dignidade, ele é segurança, ele é cidadania”, assinalou.

Para os beneficiados, que agora passam a ter a posse legal da terra onde vivem e produzem, garantindo estabilidade, dignidade e novas perspectivas de desenvolvimento, foi um dia histórico.

A lavradora Maria José Chaves disse que há muito aguardava por este momento. “Eu fico muito feliz por este momento tão esperado. Há 20 anos, a gente esperava pela oportunidade de receber a documentação das nossas casas. Quero agradecer a Deus por tudo e ao nosso governador Carlos Brandão”, comemorou.

O motorista Antônio Abelson também festejou a conquista. “Primeiramente quero agradecer essa oportunidade de estar realizando um sonho que todos nós temos de ter o documento dos nossos bens. Já tem já 14 anos que moramos aqui e tem já mais de dois anos que havíamos esperando esse momento. E eu tenho só gratidão por tudo que está acontecendo”.

Bolo comemorativo

Ainda como parte da cerimônia comemorativa, Brandão e a comitiva governamental participaram de um café da manhã com representantes do polo gesseiro, uma das principais atividades econômicas do município. Na ocasião, ocorreu o corte do bolo pelo aniversário da cidade. A solenidade aconteceu na Indústria Gesso Integral LTDA.

Encerrando a agenda em Grajaú, ocorreu a entrega da Areninha Esportiva, localizada no setor Ronierd Barros, no bairro Extrema. Com esses equipamentos, o Governo do Maranhão tem garantido espaços qualificados para a prática de atividades esportivas e de lazer nos municípios do estado.

Articulação Política garante diálogo para entrega de obras em Pedreiras nos 106 anos do município

– Secap garante diálogo para entrega de obras em Pedreiras (Foto: Divulgação)

O aniversário de 106 anos de Pedreiras, celebrado no último domingo (26), foi marcado por uma agenda de inaugurações do Governo do Maranhão, construída a partir de diálogo, articulação política e união institucional.

Mais do que a realização de obras e serviços, a presença do Governo no município evidenciou uma marca da gestão: dialogar com todos, independentemente de posição política, reunindo lideranças da cidade em torno da população.

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) teve papel estratégico nesse processo, aproximando governo, prefeitura, vereadores, lideranças comunitárias e representantes locais para garantir que as ações chegassem de forma organizada e efetiva.

Em Pedreiras, a articulação política foi o ponto de equilíbrio da agenda. O trabalho buscou superar divisões, alinhar demandas e fortalecer a cooperação entre diferentes atores públicos, demonstrando que o Governo do Maranhão governa para todos os maranhenses, e não apenas para grupos ou lados políticos.

O secretário de Articulação Política, Bigu de Oliveira, destacou que esse diálogo permanente é essencial para que as entregas aconteçam com responsabilidade e cheguem a quem mais precisa.

“Viemos aqui dialogar com todos e garantir a entrega dessas ações tão importantes para a região. O governador é exigente no sentido de querer sempre o melhor para a população, e nossa missão é justamente criar as condições para que tudo seja entregue da melhor forma possível”, afirmou.

A agenda conduzida pelo governador Carlos Brandão reuniu diferentes lideranças da cidade e reforçou o caráter municipalista da gestão, que prioriza a presença do Estado nos municípios e a construção de soluções a partir da escuta local.

A agenda incluiu, ainda, a entrega da Policlínica de Pedreiras, da nova unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, de sistemas de abastecimento de água nos povoados Angical I e Pau d’Arco, da Ponte Mista Antônio Eugênio dos Santos, no povoado Sítio Novo, além da nova unidade da Ciretran e da assinatura da ordem de serviço para reforma da delegacia.

Governo do Maranhão moderniza atendimento e entrega reforma da 7ª Ciretran em Pedreiras

– Entrega da reforma da 7ª Ciretran em Pedreiras (Foto: divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), entregou oficialmente no domingo (26) as obras de reforma e revitalização da 7ª Ciretran de Pedreiras. A iniciativa faz parte dos investimentos do estado para modernizar as unidades de atendimento no interior, garantindo que o cidadão maranhense tenha acesso a serviços de trânsito em ambientes mais tecnológicos e organizados.

Com a conclusão da reforma, a unidade passa a contar com uma estrutura física totalmente renovada. O novo layout foi planejado para otimizar o fluxo de pessoas, o que deve resultar em maior agilidade na prestação de serviços essenciais, como a emissão de documentos de habilitação e a regularização de veículos, reduzindo filas e simplificando processos burocráticos.

Além dos benefícios diretos para a população, a revitalização impacta positivamente o cotidiano dos servidores públicos. A entrega de um ambiente de trabalho mais adequado e equipado permite que as equipes atuem com mais eficiência e segurança, refletindo em um atendimento mais humanizado e atento às necessidades de quem busca o órgão diariamente.

“Essa entrega é mais um passo concreto na nossa missão de levar dignidade e eficiência para os maranhenses. Seguindo a determinação do governador Carlos Brandão, estamos transformando as nossas unidades em espaços mais modernos. O nosso objetivo é que o cidadão de Pedreiras e região encontre não apenas agilidade nos serviços de trânsito, mas também um atendimento de excelência e uma estrutura que ofereça conforto tanto para quem precisa do serviço quanto para os nossos servidores, que ganham um ambiente de trabalho muito mais adequado”, frisou o diretor-geral, Diego Rolim.

A entrega da 7ª Ciretran em Pedreiras reforça o compromisso da gestão estadual em descentralizar a qualidade dos serviços públicos. Ao investir na infraestrutura das regionais, o Detran-MA fortalece sua presença no estado, garantindo que a modernização iniciada na capital chegue com a mesma excelência aos municípios do interior, promovendo um trânsito mais seguro e um cidadão mais bem assistido.

Onde nos encontrar

A 7ª Ciretran de Pedreiras funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. A unidade está localizada na Rua das Laranjeiras, s/n, bairro Goiabal. Com a nova estrutura, o atendimento segue focado na agilidade para serviços de habilitação e veículos, garantindo mais comodidade para toda a região.

Porto do Itaqui investe em tecnologia de ponta e se torna primeiro porto público do Arco Norte com scanner dual view

– Vista Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui acaba de garantir um posto inédito no cenário portuário brasileiro: a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) vai equipar o terminal com um conjunto integrado de tecnologias de controle de acesso e inspeção, tornando o Itaqui o primeiro porto público do Arco Norte a operar com scanner de tecnologia dual view.

O sistema é capaz de gerar imagens simultâneas em múltiplos ângulos, o que amplia significativamente a capacidade de detecção e reduz margens de erro na inspeção de pessoas e bagagens. A tecnologia permite que operadores analisem o conteúdo de volumes a partir de perspectivas distintas em uma única passagem, tornando o processo mais preciso e mais ágil do que os sistemas convencionais.

Para o gerente de segurança portuária, Marão Neto, a diferença está na capacidade de eliminar pontos cegos que sistemas convencionais não conseguem cobrir. “Com o dual view, o operador enxerga o que antes ficava oculto. Isso muda completamente o nível de confiabilidade da inspeção”, ressalta.

Além do scanner, serão instalados torniquetes eletrônicos, detectores de metais e leitoras de reconhecimento facial, formando um sistema integrado no qual cada ponto de entrada operará com camadas sobrepostas de verificação.

A aquisição responde a exigências formais: os equipamentos atendem aos padrões determinados pela Receita Federal e pelo Conselho Nacional de Autoridades Portuárias (Conportos), que regulam os requisitos mínimos de segurança para operações em portos públicos brasileiros. O cumprimento dessas normas é condição para a continuidade e a expansão das operações alfandegárias no terminal.

O contexto regional dá peso adicional ao investimento. O Arco Norte, corredor que concentra portos das regiões Norte e Nordeste e tem crescido em relevância para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, exige cada vez mais que seus terminais operem com padrões elevados de rastreabilidade e segurança certificada. O Itaqui é um dos principais hubs desse eixo e a adoção de tecnologia de inspeção de maior geração tende a influenciar o padrão de conformidade esperado de outros portos da região.

Para a presidente da Emap, Oquerlina Costa, o investimento simboliza uma mudança clara de postura na gestão: “A segurança deixou de ser tratada como custo e passou a ser reconhecida como um diferencial competitivo. A incorporação de tecnologia de ponta eleva o padrão de confiabilidade do porto, fortalece a confiança dos parceiros e cumpre um papel cada vez mais estratégico para o desenvolvimento do Maranhão”.

Nesse contexto, a modernização da infraestrutura deixa de ser um elemento acessório, e se consolida como eixo central da estratégia competitiva do porto.

Governo do Maranhão comemora os 106 anos de Pedreiras com entregas de obras para a população

– Governador Carlos Brandão fez várias entregas pelos 106 anos de Pedreiras (Foto: Fernando dos Anjos)

No domingo (26), o Governo do Maranhão comemorou o aniversário de 106 anos de Pedreiras com a entrega de diversas obras. No município, o governador Carlos Brandão inaugurou uma policlínica, uma unidade do Viva/Procon, uma Estação Tech, entregou tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, além de outras obras voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos e à melhoria da infraestrutura urbana e rural da cidade.

O governador Carlos Brandão frisou as entregas que o Governo do Maranhão fez no município. “Nós estamos aqui em mais uma agenda municipalista, desta vez comemorando os 106 anos da cidade de Pedreiras com diversas entregas à população. Inauguramos a policlínica com 17 especialidades para a gente cuidar das pessoas. Fizemos ainda a reforma da Ciretran, entregamos uma Estação Tech, uma nova unidade do Viva Procon entre outros investimentos que vão melhorar a vida da população, trazendo mais cidadania e dignidade para a população”, pontuou.

“São 106 anos de Pedreiras, comemorando aqui com o nosso governador, entregando vários benefícios para a nossa cidade. Então, a gente só tem a agradecer e eu tenho a certeza que o povo de Pedreiras está muito feliz com todas essas realizações”, disse Vanessa Maia, prefeita de Pedreiras.

A agenda teve início com a inauguração da Policlínica de Pedreiras, na Avenida João do Vale, no Center Valley Shopping. A entrega amplia a oferta de atendimentos especializados à população.

A nova unidade funcionará de segunda-feira a sábado, oferecendo consultas e exames em diversas áreas da medicina, tais como: endocrinologia, cardiologia com exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (M.A.P.A), gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biópsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria.

Além disso, a policlínica disponibilizará serviços de laboratório, tomografia, ultrassonografia, e raio-X, tornando o equipamento em um ponto considerado crucial para a saúde da região.

Em seguida, Brandão fez a entrega de 111 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), reforçando as condições de trabalho desses profissionais. O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do Estado e os municípios para qualificar o trabalho dos profissionais.

Na área de infraestrutura hídrica, foram entregues Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nos povoados Angical I e Pau d’Arco, garantindo mais acesso à água potável para as comunidades.

A programação inclui ainda a assinatura da ordem de serviço para a reforma da delegacia do município. Também como parte da agenda, a comitiva do Governo do Maranhão entregou a unidade do Viva/Procon, na Avenida Rio Branco, fortalecendo os serviços de cidadania e defesa do consumidor.

Logo em seguida, foi inaugurada a Estação Tech, na Praça Saturnino Belo. Um espaço voltado à inovação e capacitação tecnológica.

O governo fechou a agenda na cidade com a inauguração da Ponte Mista Antônio Eugênio dos Santos, no Povoado Sítio Novo, e a inauguração da Ciretran, na Rua das Laranjeiras, ampliando os serviços de trânsito no município.

Governo entrega 20ª policlínica da rede estadual de saúde e amplia atendimento em Coelho Neto

– Governador Carlos Brandão entregou policlínica em Coelho Neto durante o fim de semana (Fotos: Israel Pontes)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inseriu o município de Coelho Neto no mapa da saúde especializada neste domingo (26), com a entrega da 20ª policlínica da rede estadual. A unidade passa a atender a Regional de Saúde de Caxias e deve alcançar mais de 300 mil moradores.

De acordo com o subsecretário de Saúde do Maranhão, Renan Castro, a entrega muda o cenário da região. “Estamos aproximando os serviços especializados da população. Isso significa diagnóstico mais rápido, início de tratamento no tempo certo e menos sofrimento para quem antes precisava se deslocar para outras cidades”, afirmou.

Com oito consultórios médicos e quatro multiprofissionais, além de salas de exames e setores de apoio, o espaço foi planejado para garantir atendimento contínuo, diagnóstico ágil e maior resolutividade.

A expectativa é de que, por mês, sejam realizadas cerca de 1.800 consultas especializadas, mais de 4,7 mil atendimentos multiprofissionais e até 10 mil exames. Entre as especialidades ofertadas estão cardiologia, endocrinologia, ginecologia, ortopedia, pediatria de alto risco e psiquiatria, além de suporte multiprofissional nas áreas de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e fisioterapia, bem como exames como tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia.

A chegada da unidade já é vista como um avanço pela população local. A dona de casa Oziane Lima de Sousa, de 37 anos, afirma que a nova estrutura vai facilitar a vida de quem depende do SUS. “Agora ficou mais perto e mais fácil”, disse.

Neuton de Sales Gomes, de 73 anos, também comemorou e destacou o impacto da entrega. “Vai ajudar muita gente que não tem condição de viajar. Ter esses serviços aqui muda tudo para nós; é mais qualidade de vida e desenvolvimento”, relatou.

Mais entregas

Além da inauguração da policlínica, o Governo do Maranhão também realizou a entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, fortalecendo a atuação desses profissionais na atenção primária.

Em Coelho Neto, Governo do Maranhão entrega policlínica e tablets a agentes comunitários de saúde

– Governador entregou policlínica e tablets a agentes comunitários de saúde em Coelho Neto (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O domingo (26) foi de agenda municipalista do Governo do Maranhão. Em Coelho Neto, o governador Carlos Brandão inaugurou a 20º Policlínica do estado. Também foram entregues 154 Tablets dos Agentes Comunitários e assinada ordem de serviço para a construção de um complexo esportivo.

No município, o governador Carlos Brandão ressaltou os diversos investimentos que o Governo do Maranhão está fazendo no município.

“Hoje, nós estamos inaugurando uma policlínica com 17 especialidades, toda equipada para atender a medicina preventiva. Estamos entregando também fardamentos e tablets para os agentes comunitários de saúde e de endemias, para que eles possam fazer um trabalho com mais eficiência. E estamos assinando a ordem de serviço para um complexo esportivo que vai ser um dos mais bonitos do Maranhão. De forma que é um volume de obras muito grande. Todos esses benefícios geram melhor qualidade de vida para as pessoas”, pontuou Brandão.

A Policlínica de Coelho Neto é a 20º inaugurada no estado. A nova unidade funcionará de segunda-feira a sábado, oferecendo consultas e exames em diversas áreas da medicina, tais como: endocrinologia, cardiologia com exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, Holter, Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (M.A.P.A), gastroenterologista, otorrinolaringologista, vascular, urologia com exames de biópsias, eletrocoagulação, nefrologia e psiquiatria.

Além disso, a policlínica disponibilizará serviços de laboratório, tomografia, ultrassonografia, e raio-X, tornando o equipamento em um ponto considerado crucial para a saúde da região.

O prefeito Bruno Silva destacou a parceria entre o município e o Governo do Maranhão.

“Hoje, a população de Coelho Neto realiza esse sonho de ver na nossa cidade, na porta de casa, uma policlínica completa com 17 especialidades, totalmente equipada para fazer exames especializados ultramodernos. Graças à parceria que a gente tem com o Governo do Maranhão a gente tem conseguido transformar Coelho Neto”, afirmou Bruno Silva.

Em seguida, foram entregues 28 tablets para agentes Comunitários de Endemias (ACE) e 126 para agentes Comunitários de Saúde (ACS). O equipamento permite o registro em tempo real das visitas domiciliares, atualização de cadastros das famílias acompanhadas e monitoramento das condições de saúde da população atendida, o que contribui para maior integração das informações e agilidade na tomada de decisões pelas equipes da rede pública.

A distribuição dos equipamentos faz parte das ações de fortalecimento da Atenção Primária desenvolvidas pelo Programa Cuidar de Todos, iniciativa que amplia a cooperação entre o Governo do estado e os municípios para qualificar o trabalho.

A agente comunitária de saúde, Dinna Daniely, comentou a valorização que a categoria está recebendo. “Estou há 20 anos como agente comunitária de saúde, eu posso afirmar que nesse governo nós temos tido muitas conquistas que estão tornando o nosso trabalho mais fácil e com melhores condições”, disse.

Brandão entregou, ainda, 1 veículo para Secretaria Municipal de Educação e 1 veículo para Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do Programa Coopera Maranhão cujo  objetivo é fortalecer a atuação conjunta entre o Estado e os municípios nas áreas de assistência social e educação, por meio da doação de veículos a cada ente municipal beneficiário.

Encerrando sua agenda em Coelho Neto, Brandão assinou ordem de serviço para a construção do Complexo Esportivo de Coelho Neto.