Líderes da Região do Munim manifestam gratidão a Orleans Brandão

POLITICA: Os prefeitos Roberta Barreto (Axixá), Wallace Azevedo (Icatu), Pedro Paulo (Presidente Juscelino), vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças da Região do Munim expressaram o agradecimento da população por todos os investimentos feitos pelo atual governo estadual ao receberem o pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, nesta quinta-feira (14) em Axixá. Com muito entusiasmo, eles afirmaram que desejam a continuidade do modelo de gestão que fortaleceu o municipalismo para melhorar a vida das pessoas.

“Ando de cabeça erguida, na Região do Munim e por todo o Maranhão, porque sei que fizemos muito nos últimos anos, entendendo as necessidades da população e levando soluções aos 217 municípios. Mas sei que podemos fazer muito mais para seguir avançando. Foi por isso que aceitei o maior desafio da minha vida, que é ser pré-candidato a governador do Maranhão. E a todo esse apoio, esse carinho que tenho recebido por todo o estado, vou retribuir me dedicando a buscar melhorias para todos os maranhenses”, afirmou Orleans Brandão, no encontro em Axixá.

Citando obras estaduais já entregues em Axixá – como a Estação Tech, o Viva Procon e o mercado totalmente revitalizado – e o Restaurante Popular que em breve será inaugurado na cidade, a prefeita Roberta Barreto declarou com muita firmeza que as lideranças políticas da Região do Munim estão unidas e determinadas a defender a continuidade de um governo que tem muito trabalho na região. “Lideranças de Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Morros, Cachoeira Grande, Rosário, todos somos Orleans Brandão, porque ele nos escuta, avalia as necessidades e busca as soluções. Ele tem muito trabalho para apresentar, e temos certeza que fará um grande governo”, enfatizou ela.

O prefeito Wallace Azevedo afirmou que a Região do Munim saberá reconhecer os avanços conquistados graças ao trabalho articulado por Orleans Brandão quando ele esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. E o prefeito Pedro Paulo assegurou que a população de Presidente Juscelino é muita agradecida ao governo das obras impossíveis e quer que esse trabalho em parceria com os municípios tenha continuidade: “O povo dizia que a nossa zona rural nunca viria asfalto, e o asfalto chegou neste governo. Por isso, vamos mostrar que o Maranhão merece seguir no rumo certo”.

Agricultura familiar maranhense ganha destaque na Agrobalsas com participação da SAF

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) participa, entre os dias 11 e 16 de maio, da feira agropecuária Agrobalsas, fortalecendo o diálogo sobre desenvolvimento rural, sustentabilidade e valorização da produção da agricultura familiar maranhense.

Durante a programação, a SAF promove a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores e agricultoras familiares com a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. O espaço busca aproximar produtores e consumidores, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a SAF também realiza atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 10h, terá a palestra sobre o Selo Gosto do Maranhão e, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise do solo, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

A participação da SAF na Agrobalsas reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento da agricultura familiar, promovendo acesso à informação, assistência técnica, comercialização e incentivo às práticas sustentáveis no meio rural.

Realizada anualmente em Balsas, a Agrobalsas é um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão e reúne produtores, instituições, empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento do setor agrícola no estado.

Governo do Maranhão participa da Agrobalsas 2026 com ampla programação de serviços

Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão com pavilhões e stands como os espaços Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor.

O Governo do Maranhão participará intensamente da maior feira de agronegócios do estado, a Agrobalsas 2026, que começa nesta segunda-feira (11) e segue até sábado (16). Diversas secretarias e órgãos estaduais estarão presentes com pavilhões e estandes, como o Pavilhão Agro e o Armazém do Empreendedor, nos quais serão apresentados serviços e programas voltados aos produtores rurais, exposições, comercialização de produtos agrícolas e oportunidades de negócios para o setor, além de atividades para o público em geral.

A 22ª edição da Agrobalsas acontece na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, na altura do km 4 da BR-230, na região sul do Estado. Neste ano, o tema da feira é “Raízes que transformam”. O evento é promovido pela Fundação do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com apoio do Governo do Maranhão.

A Agrobalsas reúne produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A programação inclui palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas, entre outras atividades.

Pavilhão Agro

Um dos espaços do Governo do Maranhão na Agrobalsas 2026 será o Pavilhão Agro, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). Durante os seis dias de evento, o espaço contará com palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa, capacitações, vitrines tecnológicas, atendimentos ao público e apresentações de programas institucionais.

“O Agrobalsas é uma vitrine estratégica para apresentarmos as ações que o Governo do Maranhão vem desenvolvendo para fortalecer o agro maranhense com inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva. Nossa expectativa é promover troca de conhecimento, ampliar o diálogo com produtores, estudantes e técnicos, além de aproximar a população das políticas públicas e tecnologias que estão impulsionando o desenvolvimento do setor no estado”, destacou Jucielly Oliveira, secretária da Sagrima.

Entre os destaques da programação técnica estão o curso de piscicultura voltado para indígenas, palestra sobre Serviço de Inspeção Municipal em consórcios públicos e oficina de produção de mudas frutíferas, que integram a programação da terça-feira (12).

Na quarta-feira (13), será realizada uma palestra sobre a Rota do Peixe Sul Maranhense. Já na quinta-feira (14), a programação inclui palestra sobre o potencial do camarão marinho no sul do Maranhão, além de debates sobre proteína animal no MATOPIBA, Plano ABC+ e o Centro Estadual de Monitoramento Agrometeorológico do Maranhão (CEMAM), que contará com uma réplica no estande da Sagrima. O CEMAM foi inaugurado recentemente em São Luís.

Agricultura familiar

O pequeno produtor rural também receberá atenção especial do Governo do Maranhão por meio do estande da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Durante a programação, a SAF promoverá a Feirinha da Agricultura Familiar, das 17h às 22h, reunindo agricultores familiares para a comercialização de produtos locais, alimentos saudáveis, artesanato e derivados da produção rural. A iniciativa incentiva a geração de renda e o fortalecimento da economia local.

Além da comercialização, a secretaria realizará atividades voltadas à capacitação técnica de agricultores, estudantes e participantes da feira. No dia 13 de maio, às 17h, será realizada a palestra “Manejo da adubação química e orgânica na agricultura familiar”, abordando práticas produtivas que contribuem para o aumento da produtividade com sustentabilidade no campo.

Já no dia 14 de maio, às 16h, acontece a oficina “Coleta e amostragem de solo”, atividade prática que irá orientar os participantes sobre técnicas adequadas para análise, fundamental para o planejamento da produção agrícola e melhoria da fertilidade das áreas cultivadas.

Defesa agropecuária

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) também participará da Agrobalsas 2026 com mesas-redondas, palestras, minicursos e a apresentação do projeto “Fazendo Educação”, encenado por meio de teatro de fantoches.

“A Aged está presente no dia a dia da sociedade quando fiscaliza e inspeciona, promovendo a proteção das lavouras e dos rebanhos para garantir a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor. Durante a Agrobalsas, teremos a oportunidade de mostrar nossas ações e promover a educação sanitária”, afirmou o presidente da Aged, Wellington Reis.

Armazém do Empreendedor

Após encerrar 2025 com faturamento recorde de R$ 7,3 milhões, o Armazém do Empreendedor do Maranhão, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), se prepara para sua quarta participação na Agrobalsas.

O evento, que é referência em inovação e tecnologia no campo, servirá de palco para mais de 60 expositores maranhenses. A estrutura deste ano inclui uma Vila Food, que repetirá o sucesso que foram as apresentações das atrações culturais da região no ano passado, e ainda capacitações em um auditório localizado dentro do Armazém do Empreendedor.

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destaca o sucesso do projeto. “O Armazém é a estrela dos grandes eventos do estado. A cada ano, buscamos ampliar não apenas o espaço, mas as oportunidades que os empreendedores têm durante os eventos. Por isso, nos preocupamos desde a estrutura até a oferta de cursos, capacitações e rodadas de negócios ao longo dos eventos, para que a participação do empresário seja produtiva ao máximo”, comentou.

Tecnologia e Inovação

O desenvolvimento científico e tecnológico do setor também está entre as metas do Governo do Maranhão. Por isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoverá a exposição de projetos temáticos ligados à área de inovação, competitividade e desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) fará o lançamento da edição nº 59 da Revista Inovação, no primeiro dia da feira. A publicação traz na capa a pesquisa coordenada pela cientista Solange França, que investiga alternativas sustentáveis para o controle da lagarta-do-cartucho na produção de milho, em Balsas.

Durante todos os dias do evento, o estande da Fapema será um espaço de interação entre pesquisadores, estudantes, empresários e produtores rurais. A equipe da Fundação estará à disposição dos visitantes explicando sobre os editais de fomento, além de exposição de pesquisas apoiadas pela Fundação e o Espaço Literário, com exposição e sorteio de livros.

Outras ações

Técnicos do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) marcarão presença diária na Agrobalsas tirando dúvidas do público sobre regularização fundiária e urbana, além de capacitações.

Outro órgão do governo voltado especificamente para as atividades agropecuárias presente na Agrobalsas será a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), que fará o acompanhamento dos agricultores familiares maranhenses durante todos os dias da feira agropecuária. O órgão também realizará palestras, oficinas, exposições e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) terá pavilhão próprio onde apresentará as potencialidades do Porto do Itaqui, além de oferecer ao público um tour pelo Porto do Itaqui por meio de óculos de realidade virtual.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fará atendimento com orientação sobre solicitações de outorgas, consultas de processos, dicas de como evitar multas ambientais, consulta de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) e atendimento sobre Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), na Agrobalsas. Além da programação do stand, a Sema fará capacitações abertas ao público em geral.

No stand da Secretariaria de Estado da Saúde (SES), a população poderá ser vacinada contra Influenza e Covid-19.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) marca presença na Agrobalsas com a participação dos programas Mais Renda e Minha Renda. Os beneficiários estarão presentes na praça de alimentação durante a feira, fornecendo alimentação para os participantes do evento, fomentado a geração de renda aos microempreendedores do programa.

A programação completa pode ser confira nos canais oficiais do Governo do Maranhão nas redes sociais.

Governo do Estado inaugura obras nas áreas de educação, infraestrutura e segurança em Barra do Corda

Comitiva do Governo do Maranhão, liderada pelo governador Carlos Brandão, entregou um grande pacote de obras para o município de Barra do Corda nesta sexta-feira (8).

O Governo do Maranhão entregou um grande pacote de obras para o município de Barra do Corda nesta sexta-feira (8). As inaugurações contemplaram obras nas áreas da educação, infraestrutura e segurança. O conjunto de ações na área da educação promove uma verdadeira revolução no ensino dos estudantes. O Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, o Ginásio Poliesportivo Doca Barbalho e a Escola José Nogueira Arruda foram completamente reformados.

Durante a agenda, os estudantes ainda foram contemplados com o ‘Tô Conectado’, eixo do Programa Educação de Verdade, que prevê a entrega de tablets para estudantes da rede estadual e chromebooks para professores. O programa tem garantido uma revolução na educação com mais recursos para professores e alunos poderem avançar ainda mais nos estudos dentro e fora da sala de aula.

“Só aqui em Barra do Corda estamos entregando 2.500 tablets e em toda a regional serão mais 7.500. A notícia boa é que, quando cada um dos estudantes sair do terceiro ano, levará esse tablet para casa. O melhor caminho para garantir o futuro de cada um dos estudantes nesse auditório é a educação. Por isso, estamos deixando as escolas novinhas, dando uniforme. São dois uniformes para cada aluno. O nosso compromisso com a educação é para mudar a realidade”, declarou o governador Carlos Brandão.

Durante a entrega dos equipamentos, o governador lembrou que este é apenas um dos eixos do Programa Educação de Verdade, que também garante o transporte até a escola, de modo a evitar a evasão escolar, assim como refeição para os estudantes na escola, em substituição ao lanche. Com o eixo ‘Tô Conectado’, além de tablets para os estudantes, os professores recebem chromebooks e as escolas acesso à internet.

O subsecretário de Estado da Educação, José Antônio Heluy, também esteve presente durante a entrega dos equipamentos e destacou a importância da ação. Ele lembrou que a gestão estadual tem desenvolvido um amplo trabalho de reforma das escolas para garantir um ambiente favorável para o ensino-aprendizagem.

“Estamos concluindo mais uma etapa desse programa brilhante construído por muitas mãos com a entrega de 2.500 tablets para a juventude de Barra do Corda e mais de 7 mil para toda a região. É um momento de grandiosidade. O governo tem trabalhado firme para restaurar, renovar e modernizar todas as 1.072 escolas do nosso estado. Entregamos hoje a escola Arlindo Ferreira de Lucena completamente climatizada, com quadra de esporte coberta, refeitório, auditório, tudo perfeito para os nossos alunos”, observou.

Para o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, a ação na área da educação representa um cuidado com o futuro do município, uma vez que os tablets serão ferramentas importantes para que os estudantes se preparem para o vestibular e também ficarão com os alunos após a conclusão do Ensino Médio, garantindo que continuem avançando na busca por conhecimento.

“Nós sabemos que todo investimento na educação traz retorno para que as nossas crianças da rede municipal possam chegar ao Ensino Médio e do Ensino Médio cursar o Ensino Superior. Com o Governo do Estado entregando esse tablets, estamos conectando os estudantes com o mundo da internet para que possam pesquisar mais ainda e continuarem estudando mesmo depois do Ensino Médio”, frisou.

Os tablets entregues possuem biblioteca e acesso a vários aplicativos educativos. Para a estudante Ana Adélia, de 16 anos, o equipamento representa mais oportunidade. “Estou muito feliz pois essa entrega é muito importante para os alunos da escola pública. Existem alunos que deixam de estudar por não terem o material necessário e agora com os tablets poderemos estudar mais e teremos mais chances de aprovação nas faculdades”, disse.

O estudante Lucas de Jesus, de 17 anos, explicou que já se prepara para o vestibular e que agora terá um reforço. “Receber esse tablet é muito importante pois vai ajudar em muitas coisas. É uma ferramenta para os meus estudos, inclusive também ajudará na faculdade. Então essa é uma política pública muito importante”, comentou.

Mais benefícios para a população

Durante a agenda institucional em Barra do Corda, a gestão estadual também inaugurou obras na área da infraestrutura. Foi entregue oficialmente a Avenida Pedro Amorim e a Avenida Eliezer Moreira que foram completamente recapeadas, assim como a Praça Doca Barbalho e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para o bairro Cohab.

Na área da segurança pública, a gestão estadual concluiu a reforma da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores público e atendimento digno para a população.

Crédito solicitado por Brandão prepara o Maranhão para o futuro

O empréstimo articulado pelo governador Carlos Brandão e aprovado na Assembleia com votação expressiva nesta quinta-feira (07) já nasce com um objetivo claro: preparar o Maranhão para o futuro. Trata-se de uma carteira de investimentos que será executada nos próximos anos pelo próximo governo e que mira em setores estratégicos como infraestrutura, conectividade, mobilidade, habitação e inclusão social em todos os 217 municípios do estado. Essa é a parte que muitos tentam esconder enquanto espalham desinformação: não se trata de gasto imediato, mas de planejamento a longo prazo para mudar estruturalmente o Maranhão.

O debate público tem sido contaminado por má-fé e desonestidade intelectual. Enquanto alguns tentam transformar crédito público em escândalo político, ignoram o básico: governar um estado inteiro é muito diferente de administrar apenas a capital, São Luís, que há décadas convive com problemas crônicos de drenagem, transporte público, mobilidade e habitação que continuam sem solução pela gestão municipal. Basta uma chuva para que a realidade apareça e ainda assim tentam atacar quem está investindo no estado inteiro.

É preciso repetir o óbvio: empréstimos públicos não acontecem por vontade política isolada. Eles seguem regras rígidas da Lei de Responsabilidade Fiscal e passam pelo crivo técnico da Secretaria Nacional de Tesouro. Não existe operação de crédito “aleatória”. Existe gestão, planejamento, controle e transparência, exatamente o que incomoda quem prefere narrativa fácil a debate sério.

Os números derrubam qualquer tentativa de distorção. Em apenas três anos, o Maranhão saiu da nota C para a nota A na Capacidade de Pagamento. Em linguagem simples: o estado passou a ser visto como bom pagador, com contas equilibradas, despesas controladas e arrecadação eficiente. Essa conquista permite acesso a crédito com garantia da União, juros menores e prazos melhores ou seja, investir mais pagando menos.

Outro fato ignorado por quem insiste em criar pânico: a operação com o Banco do Brasil não aumenta a dívida. É substituição de contrato. O estado havia contratado R$ 1,9 bilhão e recebido R$ 665 milhões. O novo contrato cobre apenas o saldo devedor, cerca de R$ 1,3 bilhão, com condições mais vantajosas. A dívida não cresce fica mais barata. Simples e direto.

E para onde vão esses recursos? Para aquilo que realmente muda a vida das pessoas. O Maranhão será conectado diretamente à Europa pelo cabo submarino do programa Maranhão Mais Conectado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agence Française de Développement, para garantir mais conexão na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Haverá urbanização de comunidades e construção de moradias populares, ação nunca antes realizada pelo Estado, com o aporte da Caixa Econômica Federal, renovação da frota com 50 ônibus elétricos, além da ampliação de hospitais, aparelhamento do centro de hemodiálise, mais escolas conectadas, estradas, Restaurantes Populares, ambulâncias e ações chegando em todos os municípios maranhenses.

A verdade que incomoda é simples: esse empréstimo não é sobre o agora. É sobre garantir que o Maranhão tenha infraestrutura, tecnologia e capacidade de crescer de forma sustentável. Quando um estado melhora sua saúde fiscal, paga menos juros, acessa financiamentos internacionais e planeja investimentos estruturantes, a narrativa da crise permanente perde força.

O que está em jogo não é dívida. É futuro. E ele já começou a ser preparado por Brandão.

Neto Evangelista confronta oposição e diz que votar contra empréstimos é “votar contra moradia, asfalto e desenvolvimento”

POLITICA: Neto Evangelista confronta oposição e diz que votar contra empréstimos é “votar contra moradia, asfalto e desenvolvimento

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (07), o deputado estadual Neto Evangelista defendeu os empréstimos solicitados pelo governador Carlos Brandão, afirmando que os recursos vão financiar obras estruturantes, habitação popular, mobilidade urbana e modernização tecnológica no estado.

Em tom enfático, Neto acusou adversários políticos de espalharem “desinformação” e de tentarem transformar projetos de desenvolvimento em debate eleitoral. Segundo ele, os financiamentos têm fiscalização internacional rigorosa e representam oportunidade histórica para o Maranhão avançar em áreas estratégicas.

Um dos pontos destacados pelo parlamentar foi o projeto de implantação de um cabo submarino de fibra óptica no Maranhão, iniciativa voltada para ampliar a capacidade de conexão digital do estado e atrair novos investimentos econômicos.

Ao comparar o Maranhão com o Ceará, Neto Evangelista afirmou que a qualidade da internet é hoje fator decisivo para atração de empresas e indústrias.

Vá à Fortaleza, vá ao Ceará. Lá a internet não cai. Lá há atração de empresas porque existe conexão internacional. O Maranhão agora tem a chance de entrar nesse novo cenário”, afirmou o deputado.

Neto também rebateu críticas sobre o uso dos recursos internacionais e destacou que os financiamentos passam por controle rígido de organismos multilaterais.

Isso é dinheiro de banco internacional, da Agência Francesa de Desenvolvimento. Alguém acha que instituições desse porte liberam recursos sem acompanhamento e fiscalização?”, questionou.

Na área habitacional, o parlamentar endureceu o discurso ao relacionar o voto contrário aos financiamentos com a permanência de famílias em áreas precárias e de risco em São Luís.

Segundo ele, os recursos permitirão retirar famílias das palafitas e garantir moradia digna em várias comunidades.

Quem votar contra esse financiamento está votando contra as famílias que vivem em palafitas, contra quem mora em área de risco e espera há anos por dignidade”, disparou.

Durante o pronunciamento, Neto Evangelista citou regiões como Alemanha, Vila Jumenta, Fé em Deus, João Paulo e Itaqui-Bacanga, que convivem com situações precárias de moradia.

O deputado também saiu em defesa do projeto de aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte público da Grande Ilha, afirmando que a medida poderá melhorar o serviço e abrir caminho para redução da tarifa.

O transporte público não está bom. Precisamos investir em sustentabilidade, modernização e eficiência. Ônibus elétrico significa menos poluição e possibilidade real de reduzir tarifa”, destacou.

Sobre as críticas relacionadas ao aumento do endividamento estadual, Neto Evangelista afirmou que o Maranhão vive hoje um dos melhores momentos fiscais de sua história recente. Segundo ele, a elevação da nota Capag para nível A pelo Tesouro Nacional comprova equilíbrio financeiro e capacidade de investimento do estado.

O parlamentar lembrou ainda que empréstimos anteriores aprovados pela Assembleia já resultaram em obras de pavimentação e recuperação de rodovias em diferentes regiões maranhenses.

Quem votar contra esse financiamento está votando contra estrada, contra infraestrutura e contra o asfalto chegando na porta da casa das pessoas”, afirmou.

Ao encerrar o discurso, Neto Evangelista pediu responsabilidade no debate político e reafirmou apoio aos projetos encaminhados pelo Governo do Estado, defendendo que os financiamentos representam investimentos estratégicos para o futuro do Maranhão.

Maranhão foi o estado que mais avançou em gestão pública do Brasil, segundo CLP

– O governador Carlos Brandão destacou o resultado obtido no levantamento (Foto: Divulgação)

O Maranhão é o estado que mais avançou na área da gestão pública entre os anos de 2023 a 2025. Os dados são do “Ranking de Competitividade dos Estados – Eleições 2026” que foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nessa quarta-feira (6). Conforme a pesquisa, o estado passou da 20ª colocação em 2023 para a 9ª em 2025.

Para essa análise foram considerados 20 indicadores em duas áreas: solidez fiscal e eficiência da máquina pública. No pilar solidez fiscal o Maranhão se sobressai. O estado saiu da 14ª posição no ranking de 2023 para a 2ª posição no ranking de 2025, ficando atrás apenas do Espírito Santo. Considerando o crescimento deste pilar, ao longo dos três anos analisados, o Maranhão apresenta o terceiro maior crescimento.

O governador Carlos Brandão destacou o resultado obtido no levantamento e lembrou que o Maranhão realizou um grande trabalho de planejamento das ações para poder executar as várias obras que estão sendo entregues ao longo dos últimos anos e que tem mudado a vida de maranhenses em todas as regiões do estado.

“Esse resultado reforça a credibilidade da nossa gestão e amplia oportunidades de captar investimentos para fortalecer nossa economia e realizar mais iniciativas que melhoram a vida das pessoas. Só tem acesso a crédito junto a entidades privadas quem tem nome limpo, faz governo com nota máxima em gestão fiscal, paga em dia e realiza ações de fato relevantes e obras estruturantes com os recursos obtidos”, afirmou Brandão.

Diferentemente do ranking de posições que o CLP costuma divulgar considerando a competitividade dos Estados e Municípios, o novo recorte buscou uma abordagem mais voltada para o avanço dos estados, indicando onde houve melhora mais significativa no conjunto de indicadores relativos à dimensão avaliada.

Os resultados obtidos na área da gestão pública ressaltam a importância do avanço da organização financeira e estrutural do Estado para garantir um ambiente cada vez mais seguro e estável, o que impacta na análise recente do CLP.

Maranhão sobe 11 posições e vira destaque como estado que mais avançou em gestão pública no Brasil

De 2023 a 2025, o Maranhão registrou o maior avanço em gestão pública no país. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2026 – Eleições, levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado saltou da 20ª para a 9ª colocação, subindo 11 posições, a maior evolução entre os estados.

O fator preponderante para o crescimento do Maranhão foi a melhora nos indicadores de solidez fiscal. Nesse quesito, o estado avançou 12 posições em apenas três anos. O levantamento também aponta melhora na eficiência da máquina pública, área em que o Maranhão subiu quatro colocações.

O levantamento destaca o desempenho das gestões estaduais a partir de indicadores técnicos e dados objetivos ligados à administração pública. Entre os critérios avaliados, estão gasto com pessoal, resultado primário, capacidade de investimento, custo dos Três Poderes, oferta de serviços digitais e nível de transparência.

O avanço dos indicadores do Maranhão acontece em meio à adoção de uma série de medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas, ampliação de investimentos e modernização de serviços administrativos. Nesse período de crescimento apontado pelo ranking, a gestão do estado é comandada pelo governador Carlos Brandão.

Estabilidade
Os dados mostram que estados das regiões Sul e Sudeste seguem entre os mais bem colocados, mas com menor ritmo de crescimento. São Paulo, Paraná e Santa Catarina permanecem em posições de destaque, porém apresentando estabilidade em níveis mais altos de gestão pública.

O ranking traz como primeiro colocado o Espírito Santo, que assumiu o primeiro lugar no levantamento após uma trajetória de crescimento contínuo nos últimos anos. O estado ocupava a terceira posição em 2023, passou para a segunda em 2024 e alcançou o topo em 2025. O desempenho capixaba foi impulsionado principalmente pelo equilíbrio fiscal e pela eficiência administrativa.

O governo do Espírito Santo é comandado por Ricardo Ferraço (MDB), que assumiu o cargo em abril deste ano após a saída de Renato Casagrande (PSB), candidato ao Senado.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, afirmou que o objetivo do levantamento é contribuir para o debate público com base em dados concretos sobre gestão e eficiência administrativa. “A proposta é incentivar políticas públicas mais eficientes e orientadas a resultados”, afirmou.

O levantamento é visto como uma das principais ferramentas de análise da administração pública no país e reúne indicadores sociais, econômicos e fiscais para medir o desempenho das gestões estaduais brasileiras.

Governo inaugura nova sede da Secretaria de Representação Social completamente reformada

– Obra representa mais conforto e dignidade para as ações e parcerias desenvolvidas pela pasta com a sociedade civil (Foto: Gilson Teixeira)

A Secretaria de Estado Extraordinária de Representação Social (SRS) agora conta com um prédio completamente reformado, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e de atendimento à população. A pasta desenvolve parcerias com a sociedade civil para ações de cunho social em todo o Maranhão. O prédio está localizado na Avenida Coronel Colares Moreira, nº 21, Quadra 50, no bairro Jardim Renascença.

A inauguração ocorreu na tarde dessa terça-feira (5) e contou com a presença do governador Carlos Brandão e de parte do secretariado estadual. Na ocasião, Brandão destacou a capilaridade das ações sociais alcançadas por meio do trabalho de articulação realizado pela pasta, especialmente junto às igrejas evangélicas, e frisou a importância do novo espaço para o funcionamento da SRS.

“A secretaria está bem mais ampla, com mais salas e locais para atendimento à população e às entidades de classe que precisam desse apoio e desse suporte do governo. Por meio dessa secretaria, levamos ainda mais políticas públicas e ações sociais para aqueles que mais precisam, além de programas como a entrega de kits musicais para igrejas e a regularização fundiária e de CNPJ dessas entidades”, explicou o governador.

Para o secretário da Representação Social, Wellington Amorim, a estrutura reformada garante mais segurança e impulsiona o trabalho desenvolvido pela pasta. Ele ressaltou o impacto da nova sede na garantia de acolhimento e atendimento humanizado aos diversos públicos atendidos.

“A nova sede da Secretaria de Representação Social é um marco na história da administração pública do Estado, pois temos aqui a primeira sala sensorial para atendimento a pessoas neurodivergentes. É um passo extremamente importante na política de inclusão, e as pessoas serão mais bem recebidas e terão o devido acolhimento, como deve ser no serviço público”, declarou o secretário.

Os convidados destacaram a relevância da SRS para o fortalecimento das ações do terceiro setor no Maranhão. “Nunca tivemos um governo que se preocupasse tanto com as instituições no tocante ao social. A Secretaria vem fazendo um trabalho extraordinário, apoiando igrejas evangélicas e instituições do terceiro setor. O governo está de parabéns”, comentou o pastor Alex Martins.

Para o pastor Paulo Fernando, a atuação da pasta representa um apoio fundamental para quem antes se sentia sozinho ao desenvolver ações sociais. “Essa secretaria traz um amparo muito grande para a comunidade evangélica e para aqueles que realizam trabalhos terapêuticos, buscando recuperar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma porta aberta para auxiliar quem já realiza um trabalho importante por uma sociedade melhor”, relatou.

Foco no social

Entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Extraordinária de Representação Social está o Nota Solidária, subprograma do Nota Legal, da Secretaria de Estado da Fazenda. A iniciativa permite que parte dos tributos arrecadados por meio das notas fiscais seja destinada a entidades filantrópicas e projetos sociais previamente cadastrados junto à pasta.

Também é por meio da Secretaria de Representação Social que o governo desenvolve o programa Instituição Legal, cujo objetivo é registrar instituições, associações, ONGs, fundações e cooperativas em todo o estado. A pasta garante mais organização, transparência e acesso a direitos, além de fortalecer o terceiro setor e ampliar as ações sociais.

Assembleia aprova urgência na votação de projetos para investimentos no Maranhão

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento de urgência apresentado pelo deputado Neto Evangelista, para a apreciação do Projeto de Lei 100/2026 enviado pelo Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar operações de crédito internacionais e nacionais destinadas a áreas estratégicas como habitação popular, mobilidade urbana, infraestrutura digital e a renegociação da dívida pública estadual.

O PL 100/2023 prevê a contratação de R$ 1,3 bilhão. Na prática, a matéria trata da substituição de um empréstimo de R$ 1,9 bilhão aprovado na gestão do ex-governador e hoje ministro do STF, Flávio Dino.

Na ocasião do primeiro empréstimo, deputados estaduais que integravam a base do governo comunista e que hoje atuam na oposição, defenderam de forma enérgica a contratação da operação financeira no estado. No atual cenário, contudo, os mesmos parlamentares manobram para impedir o alcance de recursos para investimentos no Maranhão.

O Maranhão elevou recentemente a sua nota de capacidade de pagamento (CAPAG) de “C” para “A” junto ao Tesouro Nacional. Com a nota máxima, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) orientou o governo a substituir o financiamento antigo – contratado no governo Flávio Dino -, por um novo, com condições de juros e parcelamento significativamente mais favoráveis ao erário público.

Com isso, o Estado poderá dar celeridade aos projetos vinculados ao programa Pró-Moradia, integrados ao Novo PAC, e que garante dignidade ao cidadão maranhense.

O PL 105/2026 (R$ 140 milhões), por exemplo, será destinado à construção de 368 unidades habitacionais no Bacanga e outras 240 na Vila Isabel.

Já o PL 106/2026 (R$ 149 milhões), prevê a construção de 120 habitações no bairro Alemanha, 336 na Fé em Deus e 48 no bairro João Paulo.

Outro importante investimento no bojo da contratação de empréstimo, está fixado no PL 107/2026, que autoriza o aporte de R$ 123 milhões para a aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte semiurbano, o que promove modernização e sustentabilidade da frota.

Há também o PL 104/2026, que tem por objetivo colocar o Maranhão na rota da infraestrutura global de dados. Com um financiamento de 81 milhões de dólares (via BID) e 57 milhões de euros (via Agência Francesa de Desenvolvimento), o Estado planeja a instalação de um cabo submarino. O equipamento conectará o Maranhão à rede que interliga a Europa à Guiana Francesa, espelhando o modelo de conectividade já existente em Fortaleza e ampliando o potencial tecnológico da região.