Em São João dos Patos, Orleans Brandão destaca geração de empregos, investimentos em infraestrutura educacional e fortalecimento do turismo religioso

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu na quinta-feira (11) uma extensa agenda em São João dos Patos, no sertão maranhense, marcada por visitas a empreendimentos, obras públicas, equipamentos educacionais e encontros com lideranças políticas e comunitárias da região.

A programação teve início com uma visita ao empresário Tangará, referência no setor de produção e comercialização de frangos no sul do Maranhão. Durante o encontro, Orleans conheceu a estrutura da empresa, que gera empregos diretos, e destacou a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico do estado.

“Quero te parabenizar, pela tua força de vontade, pelo teu compromisso de estar gerando emprego e renda para o nosso Maranhão. Conte comigo, sempre que eu puder ajudarei a trazer riqueza e investimento para nossa população do Sertão e de São João dos Patos”, afirmou.

Turismo religioso
Ainda pela manhã, Orleans visitou o Santuário de São Francisco de Assis. Acompanhado do prefeito Alexandre Magno Pereira Gomes, ele conferiu a escadaria construída recentemente para facilitar o acesso de visitantes e romeiros ao santuário.

“Ano passado a gente veio entregar essa obra. E eu fiz uma promessa, ainda como secretário de Assuntos Municipalistas. A escadaria que ia servir não só para a população de São João dos Patos, mas para todo o turismo religioso, para toda a região do sertão e para todo o Maranhão.”, destacou.

“A escadaria é um sonho da população, um sonho dos devotos de São Francisco e de São João dos Patos e da região. Quando ela fica toda iluminada, enaltece ainda mais o nosso santuário”, afirmou o prefeito Alexandre Magno.

O vereador de Colinas Walterly Munis destacou o potencial do pré-candidato para conduzir o estado. “Orleans é um sertanejo. Eu tenho certeza que ele, quando chegar a ser governador do Estado do Maranhão, vai fazer mais. Vai investir em estradas, educação e saúde”, afirmou.

A agenda seguiu com uma visita às obras de reforma e ampliação da U.E. Pe. Santiago S. Prieto, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com o município. “A educação evoluiu bastante com o apoio do Orleans enquanto secretário e quando o Brandão assumiu o Governo do Estado, com o programa Alimentação de Verdade, os tablets para todos os nossos estudantes da rede estadual”, afirmou a professora Geralda Costa.

Na sequência, Orleans visitou as obras de revitalização da Praça Asa Delta, espaço tradicional de convivência e lazer da população de São João dos Patos. A intervenção é resultado de uma parceria iniciada durante sua atuação à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, e a Prefeitura de São João dos Patos.

“Lembro muito dessa praça. Frequentei com muitos amigos daqui e de Colinas. Ver a praça sendo reformada pela parceria que fizemos enquanto estava na Secretaria traz boas memórias de poder fazer mais por São João dos Patos e pelo Maranhão”, afirmou.

Orleans também realizou visitas a lideranças políticas e comunitárias da região. Em um dos encontros, esteve reunido com o empresário Márcio Kizoeira e com o vereador Evangelista Brasil. Em seguida, participou de outra reunião com a vereadora Marianna Lyra e o ex-prefeito de São João dos Patos, Celso Antônio.
Os encontros serviram para discutir demandas do município, projetos em andamento e perspectivas para o desenvolvimento da região. “Eu me coloco à disposição. Tenho amigos e bastante carinho pelo Sertão. Essa é minha origem. Sou apaixonado e vou trabalhar para trazer mais investimento para cá”, declarou.

ExpoSertão
A agenda foi encerrada com a participação de Orleans Brandão na tradicional Cavalgada da XXV ExpoSertão, um dos momentos mais aguardados da programação cultural de São João dos Patos.
Reunindo cavaleiros, amazonas, produtores rurais, lideranças políticas e moradores da região, a cavalgada percorreu ruas da cidade celebrando a cultura sertaneja e as tradições que fazem parte da identidade do município.

Com apoio do Governo do Estado, Balsas realiza tradicional Festa do Vaqueiro

Manifestação teve início com uma cavalgada do largo da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas da cidade até o Parque de Exposições.

O Governo do Maranhão esteve presente, na manhã desta sexta-feira (12), na tradicional cavalgada que marca as comemorações da Festa do Vaqueiro no município de Balsas.

O governador Carlos Brandão participou da solenidade que teve início no largo da Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus e seguiu até o Parque de Exposições, onde a festa foi realizada.

Celebrada todos os anos no dia 12 de junho, a Festa do Vaqueiro começa com uma grande missa campal e, em seguida, uma cavalgada pelas ruas da cidade.

O evento reúne milhares de pessoas do município e de regiões vizinhas, sendo uma referência de manifestação de fé e cultura.

Além do evento, a gestão estadual realizou a pavimentação do Parque de Exposições para garantir segurança e conforto para moradores e visitantes que prestigiaram o evento.

“Todo o pátio foi asfaltado para receber essa multidão, não apenas de Balsas, mas de toda a região. Essa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura é para trazer boas ações e alegria para o povo de Balsas e de toda a região”, declarou Brandão.

O prefeito de Balsas, Alan da Marissol, agradeceu a parceria e destacou a importância de preservar a cultura e tradição da cidade. “Esse momento já é tradição, faz parte da história de Balsas e aqui vemos os vaqueiros que são os principais homenageados. Essa festa só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado, com os deputados estaduais e todas as pessoas que têm ajudado Balsas a se desenvolver cada vez mais. A vaquejada faz parte da tradição e da história da cidade”, assinalou.

Depois da cavalgada, foi iniciada a programação cultural no Parque de Exposições com atrações nacionais como Xand Avião e Willy Vaqueiro, além de artistas locais como o cantor Ronny Santos, Marquinhos Motta, DJ Felipe Augusto e Forró do Pegador.

Governo participa da abertura da XXV ExpoSertão no município de São João dos Patos

Evento conta com o apoio da gestão estadual e impulsiona o desenvolvimento da região.

Com o apoio do Governo do Maranhão, está sendo realizada a XXV ExpoSertão, que celebra a maior edição da história da feira com uma programação totalmente gratuita para a população. O evento teve início na quinta-feira (11), no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, no município de Balsas, e segue até domingo (14). O governador Carlos Brandão esteve presente junto a uma comitiva da gestão estadual e reafirmou o apoio a ações e eventos que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Com o slogan “A maior de todos os tempos”, o evento, que tem entrada 100% gratuita, visa movimentar o turismo, valorizar a cultura regional e impulsionar o agronegócio e a economia local. A feira desempenha um papel estratégico ao atrair milhares de visitantes de municípios vizinhos e estados fronteiriços, gerando alta ocupação na rede hoteleira, restaurantes e comércio da região.

Um dos momentos de destaque da noite de abertura foi a tradicional Cavalgada da ExpoSertão. Considerada uma das maiores da região, a cavalgada reuniu vaqueiros, criadores, cavaleiros e amazonas em um desfile que celebrou a cultura do campo e as raízes sertanejas.

Presente na abertura da feira, o governador Carlos Brandão destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “Esta feira é uma oportunidade para os expositores trazerem sua produção agropecuária, conhecerem novas tecnologias e a inovação que se tem feito no campo. A programação conta com palestras e oficinas para a troca de experiências, além das rodadas de negócios com a presença de investidores que movimentam a economia. E tem também os eventos culturais para que as pessoas possam vir com sua família se divertir. Por isso, a importância não apenas para o desenvolvimento de São João dos Patos, mas de toda a região”, assinalou.

O prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre, afirmou que a ExpoSertão cresceu para se tornar uma feira de destaque estadual. “Hoje, a nossa ExpoSertão é uma grande oportunidade de se fazer negócio. E é também uma oportunidade de reunir as famílias. Então, nós temos que trazer esse estímulo para a nossa cidade, gerando progresso. E a feira vem aumentando mais sua fronteira e o apoio do Governo do Maranhão tem sido fundamental para este crescimento, pois tem nos apoiado cada vez mais a cada ano”, pontuou.

O evento conta com uma grande estrutura para a troca de experiências entre produtores e acesso a inovações para o campo, tanto na parte de conhecimento quanto tecnologias. A feira também gera oportunidade de negócios, aquecendo a economia e promovendo desenvolvimento.

Estandes do Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão também está presente na feira com estandes de órgãos estaduais, como o da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp). O espaço disponibiliza orientações técnicas e contribui para a valorização da assistência técnica e da extensão rural, fortalecendo o trabalho desenvolvido junto aos agricultores familiares da região do Sertão Maranhense.

Já a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) levou para a feira o Sistema Circular Suspenso para piscicultura, tecnologia que contribui para a melhoria do manejo e da produção aquícola, além de aquários com espécies nativas e exóticas e um viveiro de produção de mudas frutíferas. O espaço ainda conta com orientações técnicas sobre aquicultura.

Os visitantes também têm acesso aos serviços de emissão de dispensa de licença ambiental, além de informações sobre programas, projetos e serviços desenvolvidos pela secretaria em todo o Maranhão.

Durante sua visita à ExpoSertão, o governador Carlos Brandão vistoriou as atividades nos estandes da Agerp, Sagrima, além de ter conversado com produtores rurais e a população que foi conferir a programação da feira.

ExpoSertão

Além de impulsionar a economia local, a ExpoSertão se tornou uma oportunidade para visitantes conhecerem mais de perto as tradições sertanejas, a hospitalidade do povo patoense e a força do agronegócio que movimenta o interior do Maranhão.

A feira mantém sua vocação de fomentar negócios e fortalecer o setor agropecuário, reunindo produtores rurais, criadores, empresários e instituições ligadas ao campo. A expectativa é de que o evento gere oportunidades comerciais, movimente hotéis, restaurantes e o comércio local, além de atrair visitantes de várias cidades do Maranhão e estados vizinhos.

A programação também inclui quatro dias de shows gratuitos, com apresentações de artistas conhecidos do público nordestino e nacional. Entre os nomes confirmados estão Wanderley Andrade, Cleiton e Camargo, Odair José, Tom Cleber, além de diversas atrações regionais e locais.

São João dos Patos é conhecida como a capital maranhense dos bordados pela tradição de trabalhos manuais de bordados e crochês e fica a cerca de 587 quilômetros de São Luís e a 274 quilômetros de Teresina (PI).

Em Açailândia, Governo do Maranhão entrega mais de 10 mil tablets para estudantes do ensino médio, quadra poliesportiva, equipamentos para agentes de saúde e Estação Tech

As agendas ocorreram na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11) e reforçam o modelo municipalista de trabalho da gestão estadual promovendo o desenvolvimento das cidades maranhenses.

O Governo do Maranhão cumpriu extensa agenda no município de Açailândia. Durante dois dias, o governador Carlos Brandão esteve no município realizando entregas nas áreas da educação, saúde, esporte, cultura, inclusão digital e cidadania. Foram entregues mais de 10 mil tablets para estudantes do ensino médio, quadra poliesportiva, equipamentos para agentes comunitários e de endemias e uma Estação Tech.

As agendas ocorreram na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11). O governador Carlos Brandão fez um balanço dos dois dias de entregas e dos diversos investimentos que o Governo do Maranhão tem feito no município.

“Esta é a maior entrega de tablets do Brasil: 250 mil tablets e 30 mil chromebooks. Não tenho dúvida que os alunos de Açailândia vão se aprimorar ainda mais. Os resultados estão aí: 74% dos alunos que ingressam nas universidades públicas do Maranhão são oriundos das nossas escolas estaduais. Nossa agenda em Açailândia também inclui os tablets para os agentes comunitários de saúde e de endemias, uma quadra poliesportiva toda reformada, inauguração da Estação Tech para atender os jovens e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. São muitos os investimentos que temos feito nos municípios e em Açailândia não é diferente”, pontuou Brandão.

Dr. Benjamim de Oliveira, prefeito de Açailândia, ressaltou como a parceria que o Governo do Maranhão tem mantido com o município tem transformado a realidade da população.

“Esse é um momento ímpar para a nossa saúde com todos os agentes tendo uma ferramenta para fazer um trabalho de uma forma mais rápida e poder trocar experiências com outras cidades e outros estados, isso é conexão. Nossa parceria com o Governo do Estado contempla todas as áreas. Temos aqui, no nosso município, um exemplo de como a educação é prioridade do Governo do Maranhão, pois o que realmente muda a vida das pessoas, desses jovens, é a educação. Esta é uma oportunidade única de ficarem conectados com o mundo. Então, eu vejo que isso é um grande avanço e só temos a agradecer ao nosso governador Carlos Brandão”, afirmou.


 
Entregas em Açailândia

Nesta quinta-feira (11), o governador Carlos Brandão fez a entrega de kits com tablets e fardamentos para agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para agentes de Combate às Endemias (ACE), reforçando a estrutura de trabalho desses profissionais nas ruas. Além dos dispositivos, os trabalhadores receberam fardamento e bolsa de trabalho que vão ajudar na coleta de dados.

A chegada dos dispositivos móveis representa um salto tecnológico para a gestão pública regional, otimizando a integração de dados em tempo real, o monitoramento das ações de campo e o planejamento estratégico de saúde em todo o estado.

Após a entrega dos kits para os ACS e ACE, o governador inaugurou a reforma da quadra poliesportiva da Rua Marly Sarney, no Centro. O espaço foi totalmente revitalizado para garantir a estrutura adequada para a prática de atividade física e o lazer comunitário.

Brandão também fez a entrega de certificados da Lei de Incentivo à Cultura para as quadrilhas juninas Matutos do Rei e Flor de Mandacaru. Esse reconhecimento representa a valorização de quem faz cultura no estado e o papel fundamental desses agentes na manutenção da cultura e identidade locais.

Talisson Santos, marcador da Quadrilha Junina Flor de Mandacuru, afirmou que o certificado é o reconhecimento do trabalho realizado pelo grupo. “É muito importante para a gente, pois dá muito trabalho construir espetáculos durante um ano todo. A gente passa 8, 9 meses pra construir esse espetáculo que apresentamos no São João. Então, o governador Carlos Brandão nos receber, entregar esse certificado de mérito, é muito importante para gente, pois valoriza o nosso trabalho e vai abrir muitas portas e novas oportunidades”, comemorou.
 
Inclusão digital e cidadania

Ainda nesta quinta-feira (11), Brandão e comitiva inauguraram uma Estação Tech, espaço que vai possibilitar o acesso à capacitação tecnológica e à inclusão digital para jovens e adultos no município.

Também foram entregues quatro motocicletas do Programa Avança Maranhão destinadas ao fortalecimento dos serviços públicos no município. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) para promover segurança no trânsito através de capacitação profissional e sorteio de motocicletas.

O governador encerrou a agenda com a participação na entrega da obra municipal de pavimentação e urbanização da Avenida Marginal da BR-222, conhecida como Avenida Santa Luzia.
 
Tô Conectado

Já na quarta-feira (10), o governador Carlos Brandão iniciou a entrega de mais de 10 mil tablets para estudantes da rede pública estadual da Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia. Os equipamentos adquiridos por meio do Programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado, foram entregues no IEMA Pleno, na Rua Raimundo Pimentel Filho.

A secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, disse que a entrega dos equipamentos é um avanço que vai trazer a tecnologia na palma da mão dos estudantes e permitir que eles alcancem cada vez voos mais longos.

“Esta é a penúltima Unidade Regional que falta a gente conectar para alcançarmos todos os alunos da rede estadual. Assim vamos fortalecer ainda mais a educação e a tecnologia, porque o estudante da educação pública do Maranhão tem a tecnologia na palma da mão. Só falta mais uma Unidade Regional e o Estado do Maranhão poderá dizer que 100% do estado está conectado”, pontuou Jandira Dias.

Ao todo, são 10.158 mil tablets para a URE, que contempla 15 escolas estaduais nos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Cada tablet entregue aos estudantes vem equipado com um chip que oferece 20 GB de internet mensais, permitindo o uso de plataformas educacionais, livros digitais e uma ampla gama de recursos pedagógicos que apoiarão o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Para os estudantes, receber o equipamento representa melhores oportunidades de preparação para o ENEM e melhores condições de estudo. “Eu acredito que o tablet vai servir como uma ferramenta muito importante para ampliar nosso conhecimento e estudo. Eu queria agradecer ao governador Brandão por nos dar essa oportunidade de ter uma ferramenta tão importante para a gente”, disse Ana Letícia Araújo, estudante do município de Buriticupu.

Ana Luísa Queiroz, estudante do município de Cidelândia, ficou feliz ao receber o equipamento. “Eu quero dizer que não só eu estou feliz, mas todos os alunos estão felizes de receber os tablets para auxiliar nos estudos. Nem todos os alunos têm condições de ter um tablet, então nós todos ficamos muitos agradecidos por essa iniciativa do Governo do Maranhão”, comentou.

O Tô Conectado é um dos eixos do macroprograma Educação de Verdade e visa garantir que estudantes da rede pública estadual tenham acesso a dispositivos tecnológicos e conectividade, ampliando oportunidades de estudo, pesquisa e interação com plataformas digitais que potencializam o ensino e a aprendizagem.

Com o Tô Conectado, o governo busca levar conectividade e cidadania digital a todos os 217 municípios maranhenses com a entrega de tablets para cerca de 250 mil alunos da rede pública estadual de ensino, além de chromebooks para os professores.

Governo do Maranhão beneficia mais de mil estudantes com entrega de tablets e inaugura Restaurante Popular em São Vicente Ferrer

Agenda contou ainda com entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde e de endemias, além de sistema simplificado de abastecimento de água.

O Governo do Maranhão segue com foco no municipalismo e cumpriu uma extensa agenda nessa terça-feira (9) no município de São Vicente Ferrer. As ações estruturantes beneficiam diretamente as áreas de segurança alimentar, educação, saúde, saneamento básico, esporte e segurança pública. A agenda na cidade teve início com um almoço durante a inauguração da unidade de número 227 do Restaurante Popular.

O governador Carlos Brandão fez questão de destacar a importância do Restaurante Popular para assegurar alimentação de qualidade, especialmente para as famílias que mais precisam. Com apenas R$ 2,50, o cidadão tem acesso às três principais refeições do dia: café da manhã por R$ 0,50 e almoço e jantar por R$ 1,00 cada. Com isso, o Maranhão possui a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

“Hoje foi mais um dia de muitas entregas para o povo do Maranhão. Aqui, em São Vicente Férrer, entregamos mais um Restaurante Popular para garantir comida boa por um preço acessível para a população. Também garantimos sistema de abastecimento de água, tablets e fardamentos para os agentes de saúde e de endemias, a reforma da Delegacia de Polícia Civil e do Estádio Municipal Raimundo Silva e entregamos 4 quilômetros de pavimentação de vias urbanas. Os estudantes também foram contemplados com mais de mil tablets pelo Programa Tô Conectado. Viva o municipalismo”, celebrou o governador.


Avanço na Saúde

Brandão ainda entregou kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE), profissionais que trabalham na linha de frente da saúde no município. Os trabalhadores receberam fardamento, bolsa de trabalho e tablets, que vão ajudar na coleta de dados.

A chegada dos dispositivos móveis representa um salto tecnológico para a gestão pública regional, otimizando a integração de dados em tempo real, o monitoramento das ações de campo e o planejamento estratégico de saúde em todo o estado.


Saneamento básico

Para combater a escassez e melhorar as condições de vida no município, a comitiva estadual entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no Povoado São Jerônimo. A estrutura assegura que a água tratada chegue diretamente às residências para o uso nas atividades diárias da população.

Tô Conectado

Em uma grande solenidade em frente ao Centro de Ensino Dr. José Arouche, o governo consolidou mais uma etapa de modernização pedagógica com a entrega de 1.047 tablets para estudantes do Ensino Médio. A iniciativa faz parte do eixo Tô Conectado do macroprograma Educação de Verdade. O objetivo da ação é democratizar o acesso à tecnologia e conectar os alunos maranhenses a um universo global de conhecimento, indo muito além das barreiras físicas da sala de aula tradicional.

A secretária de Estado de Educação, Jandira Dias, disse que a entrega dos equipamentos é um avanço que vai trazer a tecnologia na palma da mão dos estudantes e permitir que eles alcancem cada vez voos mais longos. “É o Governo do Estado do Maranhão que investe na infraestrutura das nossas escolas com reformas e ampliações, qualificação profissional dos nossos profissionais de educação com valorização salarial e profissional dos professores. E o ‘Tô Conectado’ vem para potencializar as mentes brilhantes de todos os nossos alunos. É a escola conectada, é o aluno conectado, o professor conectado com todos os seus sonhos”, pontuou.


Infraestrutura, Segurança e Esporte

Fechando a maratona de entregas no município, o governador Carlos Brandão também descerrou a fita inaugural de duas importantes obras de reforma na cidade. O prédio da Delegacia de Polícia Civil foi completamente reestruturado para oferecer maior segurança à população e melhores condições de trabalho aos policiais. Outra obra entregue foi o Estádio Municipal Raimundo Silva. O palco do futebol local foi totalmente revitalizado para incentivar o esporte amador e o lazer comunitário.

Com este robusto pacote de investimentos, a gestão estadual reforça o compromisso de descentralizar o desenvolvimento, levando cidadania e inovação para todas as regiões do Maranhão.

Brandão participa de abertura oficial do Arraial do Ipem

Evento é um dos mais destacados do São João do Maranhão, tanto em termos de espaço, quanto em quantidade de atrações e diversidade de atrativos.

Fonte: Secom

Principal vitrine do São João do Maranhão, o Arraial do Ipem já abriu suas portas. E neste domingo (7), o governador Carlos Brandão acompanha as apresentações de artistas locais, grupos folclóricos e de forró, além de participar da solenidade oficial de abertura, a partir das 19h.

O Arraial do Ipem fica localizado na Avenida A do bairro Calhau e segue até o dia 5 de julho, com três espaços para programação junina. O Ipem integra a programação junina realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

O Arraial do Ipem é o maior do São João do Maranhão, tanto em termos de espaço, quanto de quantidade de atrações e diversidade de atrativos.

Em todo o local há espaços instagramáveis, área para acessibilidade, pontos de ativações de parceiros, parque infantil, dentre outros espaços para diversão e entretenimento do público, que vai se encantar com a decoração do lugar e espaços instagramáveis para deixar aquele registro especial.

Este ano, a grande novidade do Arraial do Ipem é o espaço preparado para transmissão dos jogos da Copa do Mundo, o Espaço do Torcedor.

Programação deste domingo (7):

17h30 – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes

18h – Dança Portuguesa A Arte e a Beleza de Portugal

19h – Cacuriá do Jhon

20h – Show Betto Pereira

21h – Bumba Meu Boi Novilho Branco

22h – Show Thais Moreno

23h – Bumba Meu Boi da Maioba

Barracão do Forró:

18h – Forró Bom Demais

20h – Forró Pesado

22h – Forró Zabumbaçuado

Serviço

O quê: Abertura do Arraial do Ipem.

Quando: Neste domingo (7) a partir das 19h.

Onde: Avenida A, bairro Calhau, São Luís (MA).

Governo vistoria obras de urbanização no município de Raposa

Vistoria compreendeu a reforma e reurbanização da Praça Chico Noca, da Praça da Família no Porto do Braga, da Praça do Viva e o trabalho de recuperação estrutural do Cais da Raposa.

Fonte: Secom

Fotos: Gilson Teixeira

Texto: Agenor Barbosa

Uma comitiva da gestão estadual, liderada pelo governador Carlos Brandão, esteve no município da Raposa na tarde da última sexta-feira (5). O grupo dialogou com o prefeito da cidade, Eudes Barros, e vistoriou obras em andamento no município, como a reforma e reurbanização da Praça Chico Noca, da Praça da Família no Porto do Braga, da Praça do Viva e o trabalho de recuperação estrutural do Cais da Raposa.

“Este é um dia para fortalecer o municipalismo. Estamos tirando do papel os compromissos que assumimos no Palácio dos Leões e visitamos obras que já estão em andamento, como a requalificação da Praça Chico Noca, que é uma praça tradicional da cidade. Visitamos a Praça da Família que está sendo construída no Porto do Braga para atender bem o turista e, também, visitamos a requalificação da Praça do Viva onde são feitos os grandes eventos”, destacou o governador Carlos Brandão.

As obras estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e contribuem para o bem-estar da população com a recuperação de espaços públicos que proporcionam atividades de lazer, esporte e convivência. Segundo o titular da Secid, Alberto Bastos, que também é secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, as obras impactam na qualidade de vida da população e na economia da cidade.

“Mais do que a requalificação dos espaços públicos, estamos fomentando a inclusão socioprodutiva de rendeiras, que têm um espaço na Praça Chico Noca; estamos fomentando o esporte, pois teremos praças poliesportivas no Porto do Braga; e estamos fomentando o turismo com a reforma do Viva e do Cais da Raposa. É o Governo do Estado cada vez mais presente nos municípios”, ressaltou o secretário Alberto Bastos.

Para o prefeito da Raposa, Eudes Barros, o caráter municipalista das ações da gestão estadual é fundamental para o desenvolvimento das cidades maranhenses. Além das obras que foram vistoriadas, ele lembrou que existem várias outras ações no município a partir da gestão estadual, inclusive a pavimentação de vias urbanas.

“Eu estou muito feliz com essa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e quem ganha é a cidade, é a população. O Estado tem esse olhar municipalista, esse olhar de cuidado com as pessoas e isso é muito importante para uma cidade como a Raposa. Então com essas obras vamos atender toda a nossa sociedade, o pescador, a rendeira, os jovens, os turistas. O que está acontecendo hoje é um momento muito importante e tenho certeza que mais coisas boas acontecerão”, relatou o prefeito.

Para a população, as obras são a realização de um sonho e representam desenvolvimento para a cidade. A empreendedora Elisabeth Reis lembrou que por ser uma cidade com forte apelo turístico, as obras devem fortalecer a economia.

“Estou muito feliz com essa obra do governo, principalmente com a reforma da praça que trará um grande benefício para nós que temos lojas e dependemos do movimento para as vendas. Então todas essas obras, como o cais, beneficiam os raposenses”, declarou.

O pescador Joacy Rocha de Sousa definiu a união de esforços para as obras na cidade como motivo de grande alegria. “A praia da Raposa é um ponto turístico do Maranhão e com o início da construção do cais aqui no Viva da Raposa trará benefícios para os moradores e para turistas que visitam o município. Então agradecemos ao governo por apoiar o desenvolvimento do nosso município junto com a prefeitura”, disse.

Antes das vistorias, o governador Carlos Brandão e o secretário estadual Alberto Bastos participaram de almoço com a presença do prefeito Eudes Barros e de vereadores do município onde foram detalhadas as obras em andamento. Também estiveram presentes nesse momento o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes.

Governo do Maranhão entrega Estrada Rota de Pericaua, unidade 226 do Restaurante Popular, Colégio Militar e outras obras em Cedral

Foram entregues ainda obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Fonte: Secom

Texto: Jock Dean

Fotos: Dennis Mitchell

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, no último domingo (7), fez diversas entregas no município de Cedral. A agenda incluiu a inauguração da unidade 226 do Restaurante Popular, do Colégio Militar Tiradentes e da Estrada Rota de Pericaua. Ainda no município, foram entregues obras de pavimentação, uma praça, equipamento agrícola entre outros benefícios para a população.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão compartilhou com a população de Cedral o sentimento de satisfação por estar atendendo a demandas esperadas há mais de 50 anos na região.

“A alegria é muito grande em dividir esse momento histórico com vocês e poder realizar esse sonho de mais de 50 anos. Essa região estava esquecida. Aqui tem a Praia do Barreirão, que é uma das praias mais bonitas do Maranhão, mas não tinha estrada. E hoje estamos inaugurando esta estrada tão sonhada, que vai gerar desenvolvimento,  emprego e renda por meio do turismo. Mas estamos aqui hoje trazendo diversos benefícios para o município como o Restaurante Popular, o Colégio Militar e outros investimentos que vão fortalecer Cedral assim como temos feito em todos os municípios do Maranhão”, assinalou Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, lembrou que há um ano o governador Carlos Brandão esteve no município para dar início à obra inaugurada neste domingo (7). “Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Deus é tão maravilhoso que estamos recebendo o governador de novo próximo ao aniversário da nossa cidade. E como ele é um homem que tem palavra e é pé-quente, no ano passado ele veio prometer, e hoje ele veio entregar a estrada da Sede até a Praia do Barreirão e trouxe junto muitas obras para a nossa cidade. Esta estrada vai fomentar o turismo, vai gerar emprego, vai gerar muita renda e valorizar a cultura”, pontuou.

No município, o Governo do Maranhão implantou a Estrada Rota de Pericaua. Com 6,3 quilômetros de asfalto ela liga a sede do município, na rodovia estadual da MA – 304, até a Praia do Barreirão. A obra vai garantir mais mobilidade, segurança viária, encurtar e tornar mais acessível o trajeto à orla de Cedral.

O pescador Francisco de Assis aprovou a nova estrada. “Antigamente, era a maior dificuldade para gente trafegar, fosse à pés, fosse de carro, moto ou bicicleta. Hoje é um dia de gratificação ao governo por esse trabalho bem executado. A gente agora tem uma estrada de verdade”, comemorou.

Quem também gostou da Estrada Rota de Pericaua foi o autônomo José Fonseca. “Há muito tempo que eu moro aqui e foi sempre péssimo mesmo. E agora melhorou muito com essa chegada desse asfalto. O Brandão melhorou muito aqui para nós. E agora nós estamos numa estrada que está uma beleza, uma maravilha”, contou.

Restaurante Popular e Colégio Militar

O Restaurante Popular de Cedral marca a unidade 226 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

“Muito feliz hoje por essa inauguração do Restaurante Popular. É um local que beneficia toda a população com comida de qualidade com preço justo. E só tenho a agradecer ao governador Carlos Brandão por essa grande obra”, disse o administrador Arianderson Rodrigues.

Também em Cedral foi implantada mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes, vinculado à Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A unidade passou por serviços de revitalização, recuperação e adequação estrutural, arquitetônica e de infraestrutura da unidade escolar. O objetivo é proporcionar melhores condições de uso, funcionalidade, segurança e conforto à comunidade escolar.

Tatiana Câmara, mãe de dois alunos matriculados no Colágio Militar Tiradentes, ficou feliz com a nova escola. “Meus filhos estudam na escola militar porque é um novo padrão e outro tipo de ensino. É muito importante, a gente só tem a agradecer ao governador Carlos Brandão que nos deu essa escola”, disse.

Mais investimentos

Como parte do pacote de obras de urbanismo que vem sendo executadas em todos os municípios maranhenses, foi inaugurada a Praça Governador Newton Bello, no Centro de Cedral, garantindo espaço qualificado de convivência, lazer e atividade física.

“Essa praça ficou linda! Ficou bom de fazer zumba, praticar atividade física, já que agora ela tem academia e ficou tudo lindo”, comentou a funcionária pública Creuzenice Oliveira.

A agenda do governador Carlos Brandão também incluiu a entrega de obras de pavimentação. No Povoado Santaninha, foram entregues 3 quilômetros de bloquetes.

Brandão fez ainda as entregas de um equipamento agrícola no âmbito do Programa Maranhão Sustentável e um veículo para Câmara Municipal pelo Programa Coopera Maranhão.

Governo entrega mais de 1.000 tablets para estudantes e inaugura unidade 227 do Restaurante Popular, em São Vicente Ferrer

Agenda do governador Carlos Brandão no município inclui a entrega de equipamentos e fardamentos para agentes comunitários de Saúde e de Endemias, além de diversas obras

O Governo do Maranhão segue ampliando suas ações nos municípios maranhenses e, na próxima terça-feira (9), realiza diversas entregas no município de São Vicente Ferrer. A partir das 12h30, o governador Carlos Brandão cumpre uma extensa agenda de inauguração da unidade 227 do Restaurante Popular, entrega de tablets e fardamentos para agentes comunitários de Saúde e de Endemias, de sistema simplificado de abastecimento d’água, tablets para alunos do ensino médio por meio do Programa Tô Conectado entre outras inaugurações.

A agenda municipalista do governador Carlos Brandão vai começar às 12h30 com almoço que marca a inauguração do Restaurante Popular de São Vicente Ferrer. Esta é a unidade 227 desta que é a maior rede de segurança alimentar da América Latina.

O equipamento garante comida de qualidade, preparada com orientação de nutricionistas, ao preço de R$ 1,00 para almoço ou jantar, e café da manhã por apenas R$ 0,50, totalizando um gasto de apenas R$ 2,50 pelas três refeições do dia.

Após o almoço no Restaurante Popular, o governador Carlos Brandão faz a entrega de 66 tablets e fardamentos para Agente Comunitários de Saúde (ACS) e 5 tabletes e fardamentos para Agente Comunitários de Endemias (ACE).

Os equipamentos representam um avanço tecnológico para a Atenção Primária em Saúde (APS), ampliando a integração de dados, o monitoramento das ações e o planejamento das estratégias de saúde em todo o estado.

A agenda segue com a entrega de um Sistema Simplificado de Abastecimento d’Água, no Povoado São Jerônimo, garantindo água de qualidade na casa da população para uso nas atividades diárias.

Ainda em São Vicente Ferrer acontece a entrega de 1.047 tablets para os alunos do ensino médio por meio do Eixo Tô Conectado do Programa Educação de Verdade. A ação é um compromisso do Governo do Estado para modernizar a aprendizagem, democratizar o acesso à tecnologia e fortalecer a qualidade do ensino em toda a rede. Mais do que modernizar a sala de aula, o programa conecta os estudantes a um universo de conhecimento. A entrega ocorre em frente ao Centro de Ensino Dr. José Arouche.

Seguindo com a agenda no município, Brandão entrega outro Sistema Simplificado de Abastecimento d’Água e as reformas da Delegacia de Polícia Civil e do Estádio Municipal Raimundo Silva.

Serviço

O quê: Entrega mais de 1.000 tablets para estudantes e inauguração da unidade 227 do Restaurante Popular e outras obras em São Vicente Ferrer;

Quando: Terça-feira (9), a partir das 12h30;

Onde: São Vicente Ferrer.

Governo assina ordem de serviço para início das obras de reforma da Praça do Viva da Cidade Operária

Serviços incluem a recuperação de pavimentação, pintura geral, paisagismo, troca de equipamentos de academia e brinquedos, revisão elétrica, entre outros

Fonte: Secom

05/06/2026

O Governo do Maranhão autorizou na manhã deste sábado (6), as obras para a reforma da Praça do Viva da Cidade Operária. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Carlos Brandão e os trabalhos serão executados pela Secretaria de Estado do Governo (Segov). A medida faz parte das ações para a revitalização de espaços públicos, proporcionando mais opções de lazer e qualidade de vida para a população.

Entre os serviços que serão realizados, estão: a recuperação de pavimentação, pintura geral, paisagismo, troca de equipamentos de academia e brinquedos, revisão elétrica, entre outros. Após a conclusão dos trabalhos, o espaço estará completamente revitalizado sendo uma referência na região para a prática de atividades esportivas e de lazer.