Em Zé Doca, Governo do Maranhão inaugura obras e realiza ‘Festival Conecta’ para entrega de tablets a estudantes da rede estadual

– Agenda municipalista do governador Brandão em Zé Doca (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O Governo do Maranhão segue com agenda municipalista e, na quinta-feira (12), inaugurou obras em Zé Doca. No município, foram entregues as reformas da Delegacia de Polícia Civil e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema Pleno). Ainda na cidade, aconteceu mais uma edição do ‘Festival Conecta’, que garante a distribuição de tablets para alunos da rede estadual de ensino como parte das ações do programa Educação de Verdade. Também foram entregues equipamentos para os agentes comunitários de saúde. O governador Carlos Brandão participou das solenidades.

As ações realizadas em Zé Doca são resultantes dos encontros que o governador Carlos Brandão tem realizado com os prefeitos das cidades maranhenses para receber as demandas da população e alinhar os investimentos do Governo do Maranhão.

Durante o cumprimento das agendas institucionais no município, Brandão destacou o impacto positivo das entregas.

“Inauguramos a reforma da delegacia, que há mais de 30 anos não passava por melhorias. Agora, está toda requalificada, com novos computadores e ar-condicionado, garantindo melhores condições de trabalho para delegados e escrivães atenderem a população”, ressaltou o governador.

“Também entregamos um novo prédio do Iema, um equipamento fundamental para a educação. Estamos ampliando o ensino em tempo integral e promovendo uma verdadeira revolução na educação, com a entrega de tablets aos alunos e chromebooks para os professores”, acrescentou Brandão.

O governador aproveitou a ocasião e anunciou novos investimentos para o município, como a pavimentação de ruas, conclusão da reforma de uma escola da rede estadual, envio de duas patrulhas agrícolas para apoiar a agricultura familiar e a construção de uma escola técnica para capacitação de jovens.

A prefeita de Zé Doca, Flavinha Cunha, afirmou que a parceria que o Governo do Maranhão tem mantido com os municípios está sendo fundamental para garantir o desenvolvimento das cidades, levando benefícios para a população.

“Hoje, é um dia especial para Zé Doca. Recebemos um grande investimento na educação com o novo prédio do Iema e também novos veículos e tablets para os alunos. A palavra é gratidão ao governador Carlos Brandão por olhar com atenção para o nosso município”, disse a gestora municipal.

Entregas de obras

A agenda em Zé Doca teve início com a entrega de obras. A primeira delas foi a reforma da Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro Alto dos Carneiros. A obra integra um amplo programa de modernização das instalações dos prédios do Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, garantindo melhores condições de trabalho para os servidores e um atendimento adequado à população.

“A reforma garante uma estrutura melhor tanto para os servidores quanto para a população, assegurando um atendimento mais digno. Antes, enfrentávamos problemas estruturais, como goteiras e mofo. Agora temos um ambiente mais adequado e seguro para trabalhar e atender a população”, observou o delegado regional Saulo Rezende.

Para Paula Rezende, delegada Especial da Mulher de Zé Doca, “a reforma trouxe um acolhimento mais humano para as vítimas, com instalações mais adequadas. A criação da sala infantil permite que as mães sejam atendidas com mais tranquilidade enquanto as crianças aguardam em um espaço apropriado”.

Em seguida, aconteceu a entrega da reforma do Iema Pleno de Zé Doca. A unidade de ensino integral da rede estadual passou por serviços diversos, como revisão de cobertura, pintura geral, instalação de piso tátil, restauração de portas e janelas, reparo em aparelhos de ar-condicionado, revisão elétrica, hidráulica e sanitária, entre outras intervenções que garantem mais conforto e melhores condições de ensino-aprendizagem para alunos e professores.

Festival Conecta – Programa Educação de Verdade, Eixo Tô Conectado

Para fortalecer as ações educacionais no estado, também foi realizado o ‘Festival Tô Conectado’ para a entrega de 11.030 tablets a estudantes da Unidade Regional de Educação (URE) Zé Doca, que soma 18 municípios. O programa também inclui a entrega de chromebooks para os professores.

“Com o novo Iema, ganhamos laboratórios, biblioteca e equipamentos que melhoram muito o aprendizado. O tablet do programa ‘Tô Conectado’ garante mais oportunidades para estudantes que não têm tantos recursos”, afirmou Yago Costa, aluno do Iema.

As entregas fazem parte do Tô Conectado, eixo do macroprograma Educação de Verdade, do Governo do Maranhão, para garantir a inclusão digital dos alunos, democratizando o acesso à internet e a recursos educacionais de qualidade; a aprendizagem personalizada, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo; engajamento, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas; preparação para o futuro, desenvolvendo habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho; redução de desigualdades com a ampliação de oportunidades para estudantes da rede pública.

Cada tablet vem com um chip de internet, com franquia de 20 GB mensais, garantindo conectividade contínua aos estudantes. Os dispositivos permitem o acesso a uma ampla gama de recursos pedagógicos digitais, como vídeos educativos, livros digitais, plataformas de ensino a distância (EAD) e aplicativos. Destaque para o aplicativo Elefante Letrado, uma plataforma de leitura digital para a qual os professores da rede receberão capacitação específica.

Benefícios para os agentes comunitários de saúde

Ainda em Zé Doca, o governador Carlos Brandão entregou 107 tabletes, além de fardamentos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), integra o Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. Os kits entregues incluem bolsa, camisa e colete, além de tablet para uso em campo. O equipamento digital permitirá o registro em tempo real das informações, a atualização cadastral e o monitoramento mais preciso das condições de saúde nas comunidades.

O Maranhão conta com 16.303 agentes comunitários de saúde e 2.200 agentes de combate às endemias, distribuídos em 2.675 equipes de Estratégia Saúde da Família e 1.872 equipes de Saúde Bucal. Esses profissionais atuam diretamente na promoção da saúde, prevenção de agravos e orientação cidadã nas comunidades.

“Receber esse fardamento é um reconhecimento importante ao trabalho dos agentes de saúde em Zé Doca”, disse João Lima, agente comunitário de saúde.

Coopera Maranhão

A agenda em Zé Doca também contou com a entrega de um veículo para a Secretaria Municipal de Assistência Social e um veículo para a Secretaria Municipal de Educação. As entregas fazem parte do Programa Coopera Maranhão, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta entre o Estado e dando melhores condições de atendimento à população que precisa dos serviços das duas áreas.

Governo do Maranhão entrega Restaurante Popular e Colégio Militar em Anapurus e São Bernardo

– Segov entrega Restaurante Popular e Colégio Militar em Anapurus e São Bernardo (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou ações estratégicas de desenvolvimento, nesta segunda-feira (9), nos municípios de Anapurus e São Bernardo, que contaram, ainda, com assinaturas de ordens de serviço.

Importante equipamento social para o território maranhense, uma nova unidade do Restaurante Popular foi entregue na cidade de Anapurus, representando o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso à alimentação e melhorar a vida das famílias maranhenses.

No município, além do restaurante, foram entregues dois veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, além de assinatura de duas ordens de serviço para as reformas do Hospital Madalena Monteles e do prédio do Destacamento da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).

Para o secretário Márcio Machado, da Segov, inaugurações como a do Restaurante Popular, por exemplo, reforçam a preocupação do governo estadual em garantir espaços que ofereçam refeições nutritivas, de qualidade e com preço acessível para a população.

“O foco da agenda municipalista do governo Carlos Brandão é poder oferecer melhores condições ao maranhense em diversos eixos. Seja na educação, seja no lazer, e também no combate à fome, com mais essa unidade entregue. Assim, aceleramos o desenvolvimento do Maranhão com equipamentos públicos importantes e eficazes”, acrescentou o secretário.

São Bernardo

Além de Anapurus, o município de São Bernardo também contou com novidades importantes nesta semana. Entre elas, a implantação do Colégio Militar Municipal Tiradentes XVLIII (Unidade Intensiva Profª Célia Cristina Pereira dos Reis), localizada na Avenida Custódio de Almeida Lima S/N, no bairro Planalto, e a entrega de dois veículos para as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.

“Gostaria de agradecer o Governo do Estado por entregar tantas obras e tantas ações em todas as regiões do estado. Já foram mais de 700 obras em um pouco mais de três anos”, acrescentou o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Mais

Ainda nesta semana, a Segov também entregará outros equipamentos aguardados – desta vez, no município de Zé Doca. Na cerimônia, está prevista para esta quinta (12) a entrega de uma delegacia e um Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Pleno.

Agenda municipalista avança com nova rodada de reuniões entre Governo do Maranhão e prefeitos no Palácio dos Leões, em São Luís

– Agenda municipalista avança com nova rodada de reuniões (Foto: Gilson Teixeira)

O Palácio dos Leões voltou a ser, na terça-feira (10), espaço de diálogo entre o Governo do Maranhão e as gestões municipais. Dessa vez, o governador Carlos Brandão recebeu nove prefeitos e prefeitas para discutir demandas prioritárias e alinhar novos investimentos em obras e serviços nas cidades maranhenses.

Os encontros fazem parte da agenda municipalista do governo estadual que tem se aproximado, ainda mais das prefeituras, o que está permitindo organizar junto às equipes técnicas a execução das ações estruturantes. Com esta rodada de reuniões, o número de gestores já recebidos pelo governador chegou a 200.

Segundo o governador Carlos Brandão, a dinâmica das reuniões prioriza a escuta ativa para dar encaminhamento às soluções em parceria com as secretarias de Estado.

“Chegamos hoje à marca de 200 prefeitos e vamos receber os demais para fecharmos os 217. Este é um primeiro passo onde a gente dialoga e define os investimentos que o governo fará em cada município. Depois, a gente visita as cidades para assinar as ordens de serviços para início das obras e autoriza as ações na área da saúde, educação, cidadania e outras. Desta forma, conseguimos levar benefícios para a população em todas as cidades do Maranhão”, assinalou Brandão.

A agenda teve início pela manhã com a prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão, que viu no encontro a oportunidade de levar benefícios à população da cidade. “Foi uma reunião muito produtiva que fortalece as políticas para o nosso povo. Só quero agradecer a recepção e dizer que estamos aqui para trabalhar em prol das pessoas”, afirmou.

Na sequência, o governador recebeu o prefeito de São José dos Basílios, Ronaldo Vieira, que tratou de investimentos para o município. Entre as demandas apresentadas estão a reforma do centro administrativo da cidade, incluindo a estrutura de auditório, além da reestruturação de praças e melhorias em Unidades básicas de saúde (UBS), que são equipamentos da rede de atenção primária responsáveis pelos atendimentos básicos de saúde à população.

“Temos o governador mais municipalista da história do Maranhão. Só temos a agradecer pela receptividade e por acreditar que podemos resolver as demandas do nosso município”, afirmou o prefeito Ronaldo Vieira.

Fabiana Mendes, prefeita de Presidente Vargas, avaliou de forma positiva a reunião com o governador Carlos Brandão. “Estamos voltando para casa com ótimas notícias para nossa população. Nosso município vai ganhar mais asfaltamento, viatura para a Polícia Militar, areinha esportiva e outros benefícios”, comemorou.

Quem também comemorou os compromissos firmados hoje foi o prefeito Fogoió, de Vitorino Freire. “Nós conquistamos a Ponte da Matinha, que é um sonho antigo dos moradores de toda essa comunidade. Em breve as obras serão iniciadas, melhorando o acesso a vários povoados e Santa Inês”, pontuou.

Prefeito de Bacuri, Márcio Hominho, afirmou que saiu do Palácio dos Leões com a palavra do governador do Estado quanto ao atendimento das demandas do município. “Hoje foi um dia muito importante, pois nos reunimos com o governador Carlos Brandão, a quem apresentamos as demandas da nossa população e fomos atendidos, levando muitos benefícios para a nossa população. Em breve, junto com o Governo do Maranhão, faremos os anúncios desses novos investimentos”, frisou.

O prefeito Walter Azevedo, de Sucupira do Riachão, também volta para casa com a garantia de novos investimentos estaduais. “O governador Brandão é um gestor municipalista e desde que assumiu o governo já autorizou muitos investimentos em Sucupira do Riachão. Nossa reunião hoje foi muito produtiva. Trouxemos as demandas do nosso povo e recebemos o compromisso do governador Brandão em atender o nosso pedido”, disse.

De Santa Filomena, o prefeito Salomão Barbosa também avaliou o encontro de forma positiva. “Na reunião com o governador Brandão alinhamos metas, arquitetamos projetos e ações que irão beneficiar e desenvolver a nossa querida Santa Filomena”, enfatizou.

“Fomos muito bem recebidos pelo nosso governador e tratamos de assuntos de extrema importância para Presidente Sarney. Saímos daqui muito esperançosos com a ampliação das ações que o Governo do Maranhão já executa na nossa cidade. Por isso, reforçamos nossa parceria para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento de Presidente Sarney”, disse o prefeito Gilson Lima.

A última reunião do dia foi com o prefeito de Afonso Cunha, Pedro Medeiros. “Foi uma reunião muito satisfatória para o nosso município. Este foi o nosso primeiro encontro mais direto com o governador. Apresentamos nossas demandas, falamos das necessidades do município e estamos aguardando os anúncios que o Governo do Maranhão fará para a nossa cidade muito em breve”, afirmou.

Deputado Davi Brandão destaca trabalho de Roberto Costa e parceria com o governador Carlos Brandão

Assecom / Dep. Davi Brandão

O deputado estadual Davi Brandão (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), na quinta-feira (5), para parabenizar o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, pelos avanços na área da educação do município. O discurso, além de reconhecer as ações recentes da gestão municipal, acabou evidenciando a parceria cada vez mais consolidada entre o deputado e o prefeito, ambos atuando de forma alinhada pelo desenvolvimento da cidade.

Durante o pronunciamento, Davi Brandão destacou principalmente a implantação de duas escolas militares em Bacabal, resultado da união entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

As novas unidades são o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, instalado na antiga Unidade de Ensino Fundamental Nohemia Almeida, no bairro Trizidela, e o Colégio Militar Tiradentes, implantado na antiga Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes.

Segundo o parlamentar, a chegada das duas instituições representa um avanço significativo para a educação bacabalense, ao introduzir um modelo educacional que reúne disciplina, qualidade de ensino, organização e formação cidadã. Nesta semana, as escolas iniciaram o período de adaptação dos alunos, com atividades voltadas ao aprendizado de ordem unida, hinos e princípios de disciplina e convivência.

Davi Brandão durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na quinta-feira

Compromisso

Em sua fala, o deputado destacou que a implantação das escolas é fruto do compromisso do prefeito Roberto Costa com a educação do município, aliado ao apoio do governador Carlos Brandão, que tem mantido uma parceria firme com Bacabal em diversas áreas.

Davi Brandão também reconheceu o papel da Polícia Militar do Maranhão e do Corpo de Bombeiros, instituições que participam da gestão das escolas militares e contribuem diretamente para a formação dos estudantes com valores como respeito, disciplina e comprometimento.

Durante o discurso, o deputado fez questão de parabenizar o prefeito pela forma como vem conduzindo a educação no município.  “Parabéns, meu prefeito. Bacabal tem orgulho do líder que você é”, afirmou.

Investimentos na educação

O parlamentar também reforçou a importância do investimento contínuo na área

educacional. “Seguimos firmes, trabalhando pelo futuro da nossa juventude, porque investir em educação é investir no futuro da nossa gente”, destacou.

Ao final do discurso, Davi Brandão também relembrou outras iniciativas recentes da gestão municipal, como a entrega de uniforme, mochila, material escolar e tênis aos alunos da rede municipal, garantindo material escolar completo para o início do ano letivo.

O reconhecimento público feito pelo deputado na tribuna também evidencia a sintonia e a parceria entre Davi Brandão e o prefeito Roberto Costa, que vêm atuando de forma conjunta em favor de Bacabal. O parlamentar tem destacado com frequência, na Assembleia Legislativa, as ações realizadas pela gestão municipal e acompanha de perto iniciativas da prefeitura na cidade, como ações sociais, eventos culturais e entregas de obras e serviços à população.

Da mesma forma, o prefeito Roberto Costa também tem reconhecido publicamente o apoio e a parceria do deputado. Essa relação institucional fortalece a união de esforços entre os mandatos e contribui para ampliar investimentos e oportunidades para os bacabalenses.

Governo do Maranhão entrega obras e fortalece infraestrutura na Região Tocantina

– Agenda institucional incluiu inaugurações nos municípios de Senador La Rocque e Porto Franco (Fernando dos Anjos)

O Governo do Maranhão realizou uma extensa agenda no sábado (7) nas cidades de Senador La Rocque e Porto Franco, entregando obras e ações que beneficiam diretamente a população local. A comitiva foi liderada pelo governador Carlos Brandão que, ao longo destes dias, tem intensificado as ações municipalistas na região como parte da programação da Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense.

Em Senador La Rocque, o Mercado Público Municipal Júlio Gomes de Aquino foi reinaugurado após uma reforma completa realizada pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul). Além disso, foram entregues um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) para o povoado Boca da Mata e um campo de futebol para a comunidade do Alto da Pipira.

“Estamos dando continuidade à nossa agenda municipalista e, em todos os municípios que percorremos, anunciamos e inauguramos obras que são fruto dos despachos e das reuniões realizadas em São Luís. Aqui em Senador La Rocque, também anunciamos a pavimentação de vias urbanas e a urbanização da orla da cidade para que se torne um cartão-postal, estimulando o turismo e oferecendo um espaço para que a população possa caminhar. São várias demandas”, comentou o governador Carlos Brandão durante as entregas.

Na ocasião, o governador anunciou ainda a complementação da reforma do hospital da cidade e a inclusão de Senador La Rocque no Programa Coopera Maranhão, com a entrega de três veículos que auxiliarão os trabalhos da Câmara de Vereadores, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O prefeito de Senador La Rocque, Bartolomeu Gomes Alves, explicou que o caráter municipalista da gestão estadual permite avançar na resolução de demandas importantes, como a reforma do mercado, que trazia transtornos para compradores e vendedores, especialmente no período chuvoso.

“Essa mão amiga do Governo do Estado, o cuidado e a relação com os municípios são extremamente importantes e facilitam muito o nosso trabalho enquanto gestor. Hoje, o sentimento é de felicidade em receber uma obra estruturante como essa, que traz dignidade para a população. É um governo que trabalha com muito afinco e facilita o mais importante para um gestor público, que é cuidar das pessoas”, pontuou.

Também foram entregues tablets e fardamentos para mais de 50 agentes comunitários de saúde (ACS). Na ocasião, a gestão estadual autorizou o início das obras para a construção de dois portais na cidade e de mais um sistema simplificado de abastecimento de água no município.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, lembrou que o governo dialoga e articula ações com todos os municípios. “É parceria por todo o Maranhão. Aqui na Região Tocantina, o governo teve um grande acerto ao potencializar a Agemsul e, assim, estamos conseguindo executar muitas obras em todas as cidades da região”, observou.

Já em Porto Franco, a gestão estadual inaugurou a Praça dos Poderes Demétrio Milhomem; entregou dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, sendo um na comunidade de São Domingos e outro na comunidade de Cocalinho; e entregou a reforma do Tatersal e do auditório do Parque de Exposições Alfredo Santos.

Assim como na cidade de Senador La Rocque, os agentes comunitários de saúde do município receberam tablets e fardamentos pelo Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. Mais de 60 profissionais agora contam com equipamentos digitais que possibilitam o registro, em tempo real, das informações, a atualização cadastral e o monitoramento mais preciso das condições de saúde nas comunidades.

“O Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura de Porto Franco, vem realizando obras importantes, tanto de caráter municipal quanto para toda a região. Hoje, o Estado entregou aqui dois sistemas de abastecimento de água, a Praça dos Poderes, que ficou lindíssima, contemplando vários órgãos, inclusive do governo. São ações que ajudam muito as pessoas que moram em Porto Franco e em cidades da região sul”, comentou o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo.

Para a agente de saúde Cristina Duarte, as obras e ações demonstram a presença da gestão estadual no município. “A praça é maravilhosa e ficou perfeita. Em relação ao Governo do Estado, o nosso município está sendo muito bem assistido e em breve vamos receber uma unidade do Sine, uma unidade do Detran, além de muitas obras”, disse.

A aposentada Iraci Lopes explicou que mora perto da praça e que poderá aproveitar o novo espaço todos os dias. “Eu achei a praça muito bonita mesmo. Olhando assim, oh… de tardezinha vou vir para cá, sentar no banco e olhar aquela paz do rio. Vai ser muito bom. Está lindo mesmo”, afirmou.

Durante a agenda no município, também foi assinada ordem de serviço para a reforma do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, importante escola da região.

Entrega de obras em Porto Franco e Senador La Rocque encerra Semana Estadual na Região Tocantina

A entrega de obras estaduais em Senador La Rocque e Porto Franco encerrou a Semana Estadual “Imperatriz Segunda Capital Maranhense” na Região Tocantina. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão em agendas institucionais nas duas cidades e reafirmou o compromisso de manter a parceria que tem levado mais qualidade de vida aos maranhenses.

Em Porto Franco, o Governo do Estado inaugurou a praça dos Poderes Demétrio Milhomem, sistemas de abastecimento de água nos povoados São Domingos e Cacilhos, entregou 64 tablets e fardamento a agentes comunitários de saúde e assinou ordem de serviço para revitalização do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto. “O Governo do Estado está sempre presente em Porto Franco. Hoje entregamos essa grande obra da praça e visitamos outras que estão em andamento, como o novo Ciretran, Viva Procon, a Estação Tech, a pavimentação asfáltica, sempre melhorando a qualidade da população”, destacou Orleans Brandão.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, citou importantes obras realizadas pelo governo estadual na Região Tocantina, como a estrada que liga o município de Ribamar Fiquene à praia de Sumauma, a Estrada do Curtume em Ribeirãozinho. “São obras importantes para gerar emprego e renda na nossa região, movimentar o turismo e a economia local. Agradecemos muito por todos os benefícios trazidos por essa parceria.

Ao lado do governador e do prefeito Bartolomeu Gomes, Orleans Brandão agradeceu pela horaria e disse que o Título de Cidadão Laroquense redobra seu compromisso em seguir dialogando, e levando obras e ações para Senador La Roque. No município, o Governo do Estado entregou a reforma do mercado municipal Júlio Gomes de Aquino, de sistema simplificado de abastecimento d’água no povoado Boca da Mata, do campo de futebol do Alto da Pipira de 58 tablets aos agentes comunitários de saúde.

“Aqui já estivemos inaugurando obras, assinando ordens de serviço e entregando cartões do programa Maranhão Livre da Fome. Hoje volto com o coração cheio de alegria porque nossos compromissos estão virando realidade, como a reconstrução do estádio de futebol, a reforma do mercado, a implantação de sistemas de abastecimento d’água. E continuamos com muita disposição para seguir trabalhando por toda a Região Tocantina”, enfatizou.

Orleans Brandão participa de nova agenda de entregas e inaugurações na Região Tocantina

Em mais um dia de entrega de obras na Região Tocantina, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Açailândia e Imperatriz, acompanhando o governador Carlos Brandão, que cumpre compromissos institucionais na região por conta da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’, iniciada na segunda-feira (02).

A agenda de entregas iniciou por Açailândia, onde o secretário participou da inauguração de uma nova escola municipal, com a presença do prefeito, Benjamim de Oliveira. A unidade ampliou a estrutura da rede pública de ensino, fortalecendo a educação no município.

“Fizemos questão de participar da inauguração dessa escola municipal em Açailândia, onde o Governo do Estado já tem muitas ações concretizadas. Inclusive, entregamos recentemente uma sala de Informática para ampliar a inclusão digital dos estudantes no município. E, muito breve, voltaremos aqui para entregarmos centenas de tablets aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual”, assegurou Orleans.

O governador Carlos Brandão falou da alegria de participar da entrega da escola em Açailândia. “Vamos fazer novas escolas no município e serão no mesmo padrão de excelência dessa aqui”, afirmou.

O prefeito Benjamim de Oliveira agradeceu as parcerias que vêm sendo realizadas para o desenvolvimento do município. “O Governo do Estado está muito presente em nossa cidade, com obras como a Ponte da Nativa, a 13 de Maio, pavimentação asfáltica e várias outras”, disse o gestor.

Infraestrutura urbana

Após a inauguração da unidade escolar, a comitiva governamental seguiu para Imperatriz, onde foram realizadas novas entregas voltadas ao fortalecimento da gestão municipal e da infraestrutura urbana.

No município, foram entregues três veículos, por meio do Programa Coopera Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). Os veículos foram destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, à Secretaria Municipal de Educação e à Câmara de Imperatriz. A iniciativa visa fortalecer a estrutura administrativa e ampliar a capacidade de atendimento à população.

A cidade de Imperatriz também foi contemplada com duas praças, uma no bairro Planalto e outra no Pedro Neiva de Santana. Os equipamentos públicos foram estruturados com diversos elementos de esporte, lazer e bem-estar, transformando-os em um espaço multifuncional, com quadra de areia, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, urbanização com paisagismo, alambrados de proteção, bancos de convivência e sistema de iluminação.

“São praças lindas construídas em parceria com o Governo do Estado, que muito tem feito por nossa cidade”, afirmou o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral.

Orleans Brandão destaca ampliação da assistência a pacientes com doenças raras com novo ambulatório no Hospital da Ilha

O secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão, destacou a ampliação e a relevância do novo serviço voltado ao atendimento especializado de pacientes com doenças raras e genéticas complexas, durante a inauguração do Ambulatório de Doenças Raras no Hospital da Ilha, em São Luís. A entrega do novo espaço foi feita pelo governador Carlos Brandão, nesta sexta-feira (06).

O novo ambulatório reforça a rede de atenção especializada e representa um avanço no cuidado a pacientes com condições raras que exigem diagnóstico preciso e acompanhamento contínuo. A unidade passa a oferecer diagnóstico, acompanhamento clínico e reabilitação, ampliando o acesso das pessoas a cuidados multidisciplinares e exames especializados.


Orleans Brandão afirmou que a criação do ambulatório nasceu de uma esculta popular feita pelo governador Brandão às famílias de pessoas com doenças raras.

“Enquanto outros gestores fogem do problema para não se comprometerem, o governador Brandão, com toda a sua sensibilidade e humanidade, encomendou um estudo à Secretaria de Saúde para a criação do ambulatório e, hoje, ele está aí, mais um equipamento público de saúde disponibilizado à população, mais um sonho concretizado para fortalecer a assistência às pessoas com condições raras”, ressaltou Orleans.

Estrutura

A estrutura do ambulatório conta com cinco consultórios, sala de triagem, sala de infusão, espaço para fisioterapia, recepção e sanitários adaptados, garantindo mais conforto e acessibilidade aos pacientes e seus acompanhantes.

O serviço reúne diversas especialidades médicas, entre elas genética médica, neurologia, pneumologia, gastroenterologia, clínica geral, pediatria e neurocirurgia. O atendimento também inclui uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

De acordo com o governador Carlos Brandão, a implantação do ambulatório representa um avanço importante na rede de saúde do estado, ao garantir atendimento especializado para pacientes que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para obter diagnóstico e tratamento adequados.

“Estamos fortalecendo a rede pública de saúde com um serviço fundamental para quem convive com doenças raras. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado fazem toda a diferença na qualidade de vida desses pacientes e de suas famílias. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais o acesso à saúde especializada no Maranhão”, destacou o governador.

Diagnóstico

Além das consultas especializadas, o ambulatório possibilita a realização de exames essenciais para o diagnóstico e acompanhamento das doenças raras, como exames genéticos, ressonância magnética, tomografia e espirometria, entre outros procedimentos.

Mãe de uma criança com doença rara, Daniela agradeceu ao governador pela sensibilidade e compromisso com a causa. “Um dia significativo para todos nós. A criação desse ambulatório representa a realização de um sonho aguardado há muito tempo por todos os pacientes, familiares e por aqueles que lutam diariamente por dignidade. Cada avanço como esse significa esperança, acesso e mais qualidade de vida. Essa conquista é fruto da união de todos que abraçaram essa causa e entenderam que ninguém deve enfrentar uma doença rara sozinho”, disse ela.

O acesso ao ambulatório será feito por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e serviços de referência, com agendamento presencial ou pelo Sistema de Regulação (SISREG).

Governo do Maranhão apresenta Balanço 2025 do Plano Maranhão 2050

– Em 2025, o Estado acompanhou a execução de 19 projetos prioritários, distribuídos nas cinco áreas de resultado do Plano Maranhão 2050 (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo do Maranhão apresentou balanço oficial do Plano Maranhão 2050, nesta quinta-feira (5), durante a I Reunião Ordinária da comissão do plano, realizada no Palácio dos Leões, em São Luís. O Balanço dos Projetos Prioritários de 2025 foram apresentados pelo governador Carlos Brandão, que estava reunido com gestores estaduais, membros da Comissão de Monitoramento e representantes de órgãos executores, para detalhar os avanços alcançados ao longo do ano.

Nos meses de novembro e dezembro de 2025, a equipe da Coordenação Executiva do Plano Maranhão 2050 realizou reuniões presenciais com órgãos e instituições responsáveis pelos projetos para consolidar o balanço anual das entregas e perspectivas. De acordo com o balanço apresentado, em 2025, o Estado acompanhou a execução de 19 projetos prioritários, distribuídos nas cinco áreas de resultado do Plano Maranhão 2050.

O governador Carlos Brandão fez uma avaliação positiva dos avanços alcançados pelo Plano Maranhão 2050 ao longo de 2025.

“Foi muito proveitosa a reunião e conseguimos a mudança de vários indicadores, são várias conquistas. E vamos continuar acompanhando de perto esse programa porque é extremamente importante para o desenvolvimento e a garantia de que o Maranhão está no rumo certo para mais emprego, renda e um Maranhão com mais oportunidades”, observou Brandão.

Reuniões

Durante as reuniões ordinárias da Comissão, secretários e supervisores responsáveis pelas iniciativas apresentaram os principais avanços, desafios enfrentados e resultados alcançados. Paralelamente, os indicadores vinculados aos projetos foram monitorados, permitindo associar as ações desenvolvidas aos impactos efetivamente observados.

Também foi disponibilizado formulário on-line aos membros da Comissão para registro de outras iniciativas alinhadas ao Plano. As informações foram reunidas em material físico e digital, apresentando o panorama dos projetos monitorados e os encaminhamentos previstos para 2026.

O presidente da Comissão Maranhão 2050 e secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro, avaliou positivamente a primeira reunião do ano. Ele frisou a importância da contribuição de cada um dos participantes para o avanço das ações.

“Tivemos a oportunidade de estar junto com o professor Nordman Wall, presidente da Fapema, e com Dionatan Carvalho, presidente do Imesc, para tratar de projetos importantes de todas as políticas públicas que estamos avançando no estado, sempre em busca de desenvolvimento e mais oportunidades. O Plano Estratégico é muito importante porque através desse diagnóstico, e das rotas que foram traçadas, é que vamos alcançar grandes objetivos”, pontuou.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, afirmou que a reunião possibilita um panorama geral dos avanços com todos os participantes do Plano Maranhão 2050.

“Nós tivemos a oportunidade de mostrar os primeiros resultados do maior edital que a Fapema já lançou, o edital Maranhão 2050, onde apresentamos ao governador e ao presidente da Comissão o resultado do que já aconteceu. Com isso, a gente cumpre a meta de trabalhar por um Maranhão melhor e com um programa de governo afinado com a economia e com a sociedade”, informou Nordman Wall.

Resultados alcançados em 2025

Entre os principais resultados de 2025, a Educação apresentou avanços relevantes. Na Educação Básica, foram registradas mais de 150 obras de infraestrutura e 33 mil matrículas nos Centros Educa Mais. Os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia (Iemas) ampliaram sua presença com 11 novas unidades aparelhadas e mais de 8 mil novas matrículas. Na Educação Superior, foram implantados 11 novos cursos, beneficiando mais de 3 mil estudantes com bolsas e auxílios na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e cinco cursos contemplando mais de 1 mil alunos na Uemasul.

Na área da Economia, o Programa Trabalho Jovem alcançou mais de 11 mil vagas preenchidas. Também foi aprovado projeto para instalação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Na infraestrutura rodoviária, os investimentos superaram R$ 380 milhões, com 11 obras em andamento e cerca de 200 quilômetros de pavimentação em execução.

No Meio Ambiente, 65 projetos de acesso a água e saneamento foram submetidos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Programa Maranhão Sem Queimadas registrou adesão recorde de 92 municípios e distribuiu mais de 4 mil equipamentos. Destaca-se ainda o mapeamento de 75 municípios para transição a aterros sanitários.

Na Saúde, mais de 875 mil equipamentos foram destinados às Unidades de Saúde da Família, fortalecendo a rede de atenção básica. O Maranhão também encerrou o ano de 2025 com 182 Conselhos Comunitários pela Paz ativos e mais de 74 mil cartões do programa Maranhão Livre da Fome entregues.

No eixo da Governança, o Estado alcançou 97,62% no Índice de Transparência em 2025, desempenho que garantiu o Selo Diamante. Já na Inovação, os avanços foram marcados pela entrada do Maranhão na era da alta conectividade por cabo submarino e pela expansão de 120 quilômetros de fibra óptica.

Para o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Silva Carvalho, os resultados mostram a importância de um plano de longo prazo para superar problemas históricos e impulsionar o desenvolvimento do estado.

“O Maranhão 2050 supre uma lacuna quando se trata de planejamento de longo prazo e o governador Carlos Brandão, quando desenvolveu esse planejamento, estabeleceu as prioridades, as políticas que deveriam ser executadas aqui no Maranhão. Quando nós apresentamos os indicadores, observamos que o Estado já superou grandes desafios que tinham sido registrados na época da elaboração”, explicou Dionatan Silva Carvalho.

O balanço de 2025 evidencia o esforço contínuo de monitoramento, coordenação e execução dos projetos prioritários do Plano Maranhão 2050, reforçando o compromisso do Governo do Maranhão com resultados concretos, integração institucional e planejamento de longo prazo.

Plano Maranhão 2050

Lançado em junho de 2024, o Plano Maranhão 2050 é o primeiro plano estratégico de longo prazo do Estado do Maranhão. O objetivo é construir políticas públicas para promover o desenvolvimento e gerar oportunidades para toda a população, de forma articulada com atores do governo, setor privado, sociedade civil e academia.

Durante a reunião, o governador Carlos Brandão assinou projeto de lei que institucionalizou o Plano Maranhão 2050 e uma proposta de emenda à Constituição do Estado que instituiu o planejamento de longo prazo nas despesas e orçamento público.

Por meio do plano será possível construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações, estabelecendo metas para promover o desenvolvimento econômico e social, a atração de investimentos para o estado, a redução da miséria, inclusão social e a geração de oportunidades para toda população.

O plano foca em três grandes frentes: a redução da taxa de pobreza, o aumento do índice de desenvolvimento humano nos 217 municípios e o aumento percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão junto ao cenário do Governo Federal.

O Plano Maranhão 2050 conta com uma comissão que é presidida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan), tem parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e ainda conta com a participação de vários órgãos do Governo do Maranhão. Também integram a comissão representantes do poder público, da iniciativa privada, das universidades, das classes patronal e de trabalhadores, além da sociedade civil organizada.

Orleans Brandão participa da entrega de obras e anúncio de novos investimentos para a Região Tocantina

Entrega do Colégio Militar 2 de julho – Campestre do Maranhão

O Governo do Estado entregou aos municípios de Imperatriz e Campestre do Maranhão diversas obras e serviços nas áreas da educação, segurança alimentar, inclusão digital e abastecimento de água.

Nesta quarta-feira (04), acompanhando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da agenda de entregas nessas cidades, além da assinatura da Ordem de Serviço para a implantação do Hospital Universitário da Uemasul, autorizando a requalificação de prédio para funcionamento da unidade.

O secretário destacou a relevância da ampliação da Uemasul com a criação do Hospital Universitário da instituição. Com investimento da ordem de R$ 6.941.452,50, a implantação do HU representa um marco estruturante para a consolidação da Uemasul como instituição de ensino superior. A unidade permitirá a ampliação da formação prática dos estudantes e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas.Terá ainda papel estratégico no atendimento à rede pública de saúde da Região Tocantina.

Na cerimônia, aconteceu ainda a posse da reitora Luciléa Ferreira e a concessão de Título de Doutor Honoris Causa ao governador Carlos Brandão, além da assinatura do termo de nomeação dos professores da Uemasul e do Acordo de Cooperação Técnica – EGMA/Uemasul.

A agenda governamental na Região Tocantina integra as ações da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’, em cumprimento à Lei nº 11.904/2023 que concede à cidade de Imperatriz o título honorífico, prevendo ainda ações nos demais 16 municípios circunvizinhos.

Praças

A cidade de Imperatriz também foi contemplada com duas praças, uma no bairro Planalto e outra no Pedro Neiva de Santana. Os equipamentos públicos foram estruturados com diversos elementos de esporte, lazer e bem-estar, transformandos-os em um espaço aprazível e multifuncional.

Além das praças, o Governo do Estado entregou ainda três veículos, contemplando as secretarias municipais de Assistência Social e Educação e a Câmara de Imperatriz. A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Programa Coopera Maranhão e visa melhorar o atendimento à população, além de promover maior eficiência na execução das políticas públicas.

Campestre do Maranhão

Outra ampla agenda de entregas na Região Tocantina foi realizada no município de Campestre do Maranhão, onde foram inaugurados o Colégio Militar 2 de Julho, um Restaurante Popular, uma Estação Tech e entregues Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água para os povoados Juçaral, Água Boa, Tingui e Malícia.

No ato de entrega, Orleans destacou o grande alcance social das obras executadas em Campestre, citando especialmente o Colégio Militar e o Restaurante Popular.

“Dois dos mais importantes programas do Governo do Maranhão. Eu me orgulho em dizer que o Restaurante Popular é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. Em quatro anos, nós dobramos o número de unidades e o programa ‘Maranhão Livre da Fome’ nos ajudou a tirar um milhão de pessoas da linha de pobreza extrema. E isso quem atesta é o IBGE, a Fundação Getúlio Vargas e outros estudos importantes”, afirmou o secretário.

Ele lembrou ainda que o município também já foi contemplado com serviços de pavimentação asfáltica de vias.

Participaram do ato o prefeito de Campestre, Fernando Bermuda, o deputado estadual Ricardo Arruda, o deputado federal Josivaldo JP, os secretários estaduais Paulo Casé Fernandes (Desenvolvimento Social), Sebastião Madeira (Casa Civil); o presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão; a vice-prefeita de Campestre, Natália Welida, entre outras autoridades e lideranças locais.