Parlamentares destacam a importância das Ações do Governo para o Maranhão

Ações e obras que estão sendo realizadas pelo governo Carlos Brandão (PSB) em diversas áreas e em todas as regiões do Maranhão ganharam repercussão na tribuna da Assembleia Legislativa. Os deputados Guilherme Paz (PRD), Helena Duailibe (PP), Ana do Gás (PCdoB), Adelmo Soares (PSB), Neto Evangelista (União) e Wellington do Curso (Novo), que é de oposição, destacaram iniciativas arrojadas do governo em discursos na sessão desta terça-feira (17).

Ao repercutir a participação em atos de inauguração, entrega e assinatura de ordens de serviço, ao lado do governador, em São João dos Patos, o deputado Guilherme Paz assinalou que tem sido assim por todo o estado. “Por onde a gente roda, vê o governador Carlos Brandão anunciando obras”, disse.

O parlamentar detalhou que, no município, foram assinadas ordem de serviço para poços artesianos; foi feita a entrega de ambulância e do Santuário de São Francisco. “Uma obra linda, que fica em cima da montanha, de lá a gente tem a vista de toda a cidade de São João dos Patos”, afirmou, ressaltando a presença do prefeito Alexandre Magno e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.

Reajuste
A deputada Ana do Gás repercutiu o anúncio do reajuste salarial para todos os níveis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, incluindo aposentados e pensionistas. A medida foi anunciada nesta terça-feira pelo governador Brandão.

“Essa é uma conquista que representa muito mais do que os números. Representa respeito, reconhecimento e a valorização de homens e mulheres que saem de suas casas para nos proteger, para garantir a segurança de todos nós, maranhenses”, enfatizou Ana do Gás.

A parlamentar também parabenizou o governo pela entrega de 2 mil cartões universitários. “É uma bolsa de R$ 800,00 que ajuda, que é bem-vinda, que é útil para os nossos jovens que têm dificuldade de sair de casa, principalmente, aqui na Região Metropolitana, no interior do Estado, para que possam chegar à universidade. Já se soma mais de 30 mil estudantes sendo beneficiados”, observou.

Deputado da oposição, Welington do Curso (Novo) também repercutiu, além do aumento para PMs e bombeiros, outras ações na área de segurança. “Mesmo sendo oposição, quero fazer um elogio ao governador Carlos Brandão por ter nomeado todos os aprovados na Polícia Militar e todos os aprovados na Polícia Civil. Uma luta antiga do professor e deputado Wellington do Curso, uma luta antiga na gestão anterior, mas que contou com a sensibilidade do governador Carlos Brandão e nomeou todos”, afirmou.

E Wellington emendou acerca do aumento concedido pelo governador: “Hoje, mais uma vez, parabenizar pelo reajuste que ele anunciou à Polícia Militar e Bombeiros do Estado do Maranhão”.

Catraca livre
Helena Duailibe comemorou a notícia de que o governador Brandão garantiu que, na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, o transporte semiurbano na Região Metropolitana de São Luís terá catraca livre, das 5h até a meia-noite.

“Parabéns, governador. Essa iniciativa vai ajudar ainda mais a participação dos mais de 40 mil católicos que nós estamos esperando na solenidade do Corpus Christi”, disse ela.

O deputado Adelmo Soares assinalou ações voltadas ao São João do Maranhão visando o incremento da economia. “Estive ontem no Arraial do Ipem e vi o movimento e a economia do Estado se desenvolvendo a partir das manifestações culturais”, salientou.

Adelmo aproveitou para ressaltar o cuidado do governador com todos os setores no estado. “É muito bom a gente saber que tem um governador que olha para todas as áreas. Anunciou o aumento, agora, dos policiais, fez um carnaval maravilhoso e está fazendo mais uma vez um São João espetacular no estado do Maranhão”, resumiu.

Neto Evangelista também tratou sobre o São João do Maranhão e ressaltou o aumento do cachê das manifestações após 12 anos de congelamento.

“Agora, depois de 12 anos, de 12 anos, sem reajuste para as atrações locais, ou seja, há 12 anos, o bumba-boi quando ia se apresentar no arraial do Estado, recebia R$ 7.000, durante 12 anos. No Governo de Carlos Brandão, esse recurso aumentou de R$ 7.000 para R$ 9.000, nesse ano de 2025”, disse.

Evangelista também assinalou que as atrações nacionais da festa são financiadas com recursos da iniciativa privada. “Porque é gasto, hoje, no São João, zero com artista nacional”, afirmou o deputado, que é líder do governo na Assembleia.

Guilherme Paz participa de entrega de obras em São João dos Patos

Guilherme Paz ao lado do governador Carlos Brandão e demais autoridades em São João dos Patos

Assecom / Dep. Guilherme Paz

Em comemoração aos 87 anos de emancipação política de São João dos Patos, o deputado Guilherme Paz (PRD) participou de uma importante programação no município. Ele marcou presença no ato de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço para melhoria da qualidade de vida da população, da tradicional cavalgada e, também, da ExpoSertão.

Foram entregues 79 títulos de propriedade; assinadas ordens de serviço para perfuração de poços; construção da Praça do Povoado Caminho Velho; reforma da escola do Povoado Bom Jesus e de duas quadras poliesportivas. Além disso, foram inaugurados o Santuário de São Francisco e a Praça Guilherme Sousa Ribeiro.

O deputado reforçou a parceria com o município e o compromisso com a
população. “Muito feliz em participar de um dia tão festivo na minha querida São João dos Patos. E comemorando 87 anos com muitas entregas para a melhoria da qualidade de vida da população. O prefeito Dr. Alexandre e toda a
população podem continuar contando com o nosso mandato”, ressaltou.

O evento também contou com a presença do governador Carlos Brandão, do
secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do deputado federal Júnior Lourenço, que faz parceria com o deputado Guilherme Paz no município.

O prefeito Dr. Alexandre também celebrou o momento histórico vivido pela cidade. “É uma honra comemorar os 87 anos de São João dos Patos entregando obras, lançando novos projetos e olhando para o futuro. Com o apoio do Governo do Estado, vamos seguir trabalhando para que a cidade continue avançando”, declarou.

InovaPortos começa com presença confirmada das principais autoridades portuárias do país

Com a presença confirmada das principais autoridades portuárias do Brasil, o Porto do Itaqui e o Sebrae/MA realizam, nos dias 17 e 18 de junho, a 6ª edição do InovaPortos. Considerado o maior evento nacional de inovação da área, o fórum traz como tema “Transformação Digital e IA no setor portuário” e reunirá um público de mais de 300 pessoas no auditório do Multicenter Sebrae.

Além de representantes de portos brasileiros, da Antaq e do Ministério de Portos e Aeroportos, há a participação de empresas como Vale e de instituições de ensino, incluindo estudantes de escolas e universidades. O Inova abrirá espaço para painéis como automação portuária, Porto 4.0 e Smart Ports.

 

Educação e inclusão

O InovaPortos também se destaca por sua proposta inclusiva. “Queremos conectar o setor portuário com a sociedade, desde alunos do ensino fundamental até professores universitários”, explicou Gabriel Mateucci Cassia, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do porto. A participação ativa de estudantes e pesquisadores reforça o compromisso do InovaPortos com a formação de novas gerações voltadas à inovação.

 

Porto de referência nacional

Em 2024 o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público brasileiro com o maior número de iniciativas de transformação digital. “De 2022 até agora, já foram entregues 33 soluções inovadoras para as mais diferentes áreas do Itaqui por meio do nosso Programa de Residência em Inovação Portuária, iniciativa pioneira no país. Nosso porto é destaque em agilidade e segue acompanhando o que há de mais novo no mundo tecnológico”, explicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.

 

Destaques da programação:

– Caravana da Inovação: iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos que chega ao Maranhão após passar por Pernambuco e Bahia, promovendo o diálogo entre governo, setor técnico e ecossistema de inovação;

– Torneio de Robótica: competição entre estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão, incentivando o interesse pela tecnologia desde a educação básica;

– Prêmio Porto do Itaqui: reconhecimento a projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores, estudantes, comunicadores e empresas com foco em logística, meio ambiente, digitalização e relação porto-cidade.

Você pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Porto do Itaqui no YouTube: https://www.youtube.com/@portodoitaquioficial

Milhares de atendimentos já realizados pelo Centro de Reabilitação de Açailândia que foi viabilizado por Hildo Rocha

O Centro Especializado em Reabilitação de Açailândia, importante equipamento de saúde para a região oeste maranhense, já está em pleno funcionamento. O benefício é resultado do esforço do deputado federal Hildo Rocha (MDB).

O Centro Especializado em Reabilitação está preparado para realizar diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce, reabilitação, habilitação e reabilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.

O objetivo do CER IV é promover cuidados em saúde para habilitação/reabilitação física, intelectual e TEA, auditiva e visual. Além de desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiências em todas as fases da vida.

Três mil atendimentos

Construído com recursos públicos federais viabilizados pelo deputado Hildo Rocha, o CER realizou até o mês de maio mais de 3 mil atendimentos em duas áreas. A previsão é de que nos próximos dias mais duas especialidades também passem a funcionar.

“Açailândia, por ser uma das maiores cidades do estado, precisava de um equipamento de saúde desse porte para realizar habilitação e reabilitação de pessoas por isso que me esforcei para conseguir os recursos para sua construção. Esse é o primeiro CER IV a funcionar no interior maranhense. Hoje, saio dessa visita ao Centro de Reabilitação feliz por ver que ele está em pleno funcionamento. Atualmente, duas áreas já estão operando, em breve mais duas especialidades, audição e visão, também passarão a ser ofertadas a população atingindo assim aproximadamente seis mil atendimentos/mês, quantidade para a qual a unidade foi projetada”, destacou Hildo Rocha.

Parceria frutífera

O prefeito de Açailândia, Dr. Benjamin, também comemorou os bons resultados obtidos pela unidade de saúde e destacou a importância da parceria com o deputado Hildo Rocha a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

“Estamos aqui no Centro Especializado de Reabilitação, uma emenda que foi colocada pelo nosso deputado Hildo Rocha, no governo do ex-prefeito Aluísio. Nós tivemos a satisfação de inaugurar junto com ele e hoje podemos comemorar o êxito desse trabalho que já proporcionou mais de três mil atendimentos só no mês de maio. Isso mostra o compromisso de todos nós, do ex-prefeito Aluísio, do deputado Hildo Rocha e da direção do nosso Centro Especializado em Reabilitação. Estamos juntos também com os vereadores que apoiam esse projeto, que busca fazer de Açailândia uma cidade cada vez melhor”, declarou Dr. Benjamin.

Oito municípios abrangidos

A diretora do CER de Açailândia, Dra. Denise Martins, ressaltou que além de atender pacientes de Açailândia, o CER atende também pacientes de outros sete municípios que fazem parte da regional: Bom Jesus da Selva, Buriticupu, Cidelândia, Itinga, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

“Se hoje nós temos esse centro em Açailândia, uma das pessoas de fundamental importância foi o deputado Hildo Rocha. Então, em nome de todos os profissionais que trabalham aqui, eu agradeço por essa importante iniciativa que demonstra o compromisso do deputado federal Hildo Rocha, do prefeito da nossa cidade, Dr. Benjamim, do ex-prefeito Aluísio e de todas as autoridades que contribuíram para a consolidação dessa importante unidade de saúde de Açailândia que é uma referência na região Tocantina”, ressaltou Dra. Denise.

Governador Carlos Brandão participa da entrega de obras em Barreirinhas e vistoria serviços de infraestrutura em Água Doce do Maranhão

No sábado (14), o governador Carlos Brandão cumpriu agenda municipalista nos municípios de Barreirinhas e Água Doce do Maranhão. Em Barreirinhas ele participou da inauguração do Centro Administrativo Municipal e da nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Em Água Doce do Maranhão ele vistoriou obras de asfaltamento.

Localizado na Avenida 31 de março, o novo Centro Administrativo de Barreirinhas é um espaço moderno e pensado para garantir mais eficiência e qualidade no atendimento à população.

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão ressaltou que a entrega do Centro Administrativo de Barreirinhas atende a uma demanda antiga da cidade. “Este centro era esperado há muitos anos. Agora ele está sendo inaugurado com uma ampla estrutura que vai facilitar a prestação dos serviços públicos à população”, pontuou.

A estrutura conta com treze secretarias, facilitando o acesso aos serviços públicos. Também foi inaugurada a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O prefeito Vinícius Vale falou da parceria com o Governo do Maranhão. “O que eu quero é que a gente possa ter uma qualidade de atendimento para a população. Por isso, estamos entregando este centro hoje, na presença do governador Carlos Brandão, que já se compromissou em trazer novas ações e investimentos do Governo do Estado para nossa cidade em áreas como infraestrutura e saúde”, afirmou.

Água Doce do Maranhão
Dando seguimento à sua agenda municipalista, o governador Carlos Brandão esteve em Água Doce do Maranhão, onde fez visita técnica às obras de pavimentação asfáltica na MA -312, que liga a sede do município ao povoado Montevidi. Ao todo são 15,8 quilômetros de pavimentação.

Durante a vistoria o governador Carlos Brandão ressaltou que a obra vai contribuir para o fortalecimento do turismo na região dos Lençóis Maranhenses. “Para desenvolver essa região a gente precisa de boas estradas. Por isso, estamos fazendo essa pavimentação. Os serviços estão bem adiantados. É uma estrada de qualidade, que vai durar bastante tempo, com toda a sinalização necessária para que as pessoas possam se deslocar com mais rapidez e segurança”, pontuou.

Governo do Maranhão inicia maior ação de regularização de imóveis urbanos da história de Buriticupu

Dando mais um passo decisivo na consolidação de políticas públicas voltadas à segurança jurídica e ao direito à moradia, o Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, promoveu neste sábado (14) uma audiência pública que marcou o início da maior ação de regularização de imóveis urbanos da história de Buriticupu. Realizada pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Prefeitura Municipal, a iniciativa dá largada a um amplo processo de regularização fundiária que vai beneficiar centenas de famílias.

A audiência pública, realizada no Ginásio Waldemar José Damasceno, reuniu mais de 1000 moradores dos bairros Buritizinho, Sagrima e Segundo Núcleo. Com a presença de autoridades estaduais e municipais, o encontro abriu oficialmente os trabalhos do programa Esta Casa Agora é Minha, uma iniciativa prioritária do governador Carlos Brandão que visa garantir o direito à propriedade e fomentar o desenvolvimento urbano com infraestrutura adequada e dignidade para os cidadãos.

O presidente do Iterma, sob orientação direta do governador, já determinou o início imediato dos trabalhos de campo. “Já estamos deixando aqui uma equipe técnica capacitada para realizar o cadastro dos moradores pelos próximos 15 dias. Nosso objetivo é garantir que cada família receba a documentação definitiva de sua casa, gratuitamente, com a segurança jurídica que tanto merece”, afirmou.

A iniciativa em Buriticupu marca uma nova fase da atuação do Iterma no município. Até aqui, mais de 800 famílias da zona rural já foram contempladas com títulos definitivos, regularizando mais de 16.800 hectares de terras. Agora, o trabalho avança para a área urbana, garantindo segurança jurídica e cidadania aos moradores.

Com apoio do Governo do Maranhão, primeira noite do Bumba Meu São João reúne milhares de pessoas celebrar o Maior São João do Mundo

Com shows de Natanzinho Lima, Henry Freitas e Grelo foi aberta a 2ª edição do Bumba Meu São João nessa quinta-feira, dia 12, na área externa do Estádio Castelão, em São Luís. Custeado pela iniciativa privada e tendo apoio do Governo do Maranhão, o evento integra a programação do Maior São João do Mundo 2025 e vai receber um total de 15 atrações nacionais, além de grupos locais.

Realizado pela iniciativa privada, com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o espaço conta com megaestrutura de palco, luz e som, reunindo de 12 a 15, e no dia 18 de junho, grandes nomes da música nacional. Nesta sexta-feira (13), comandam a festa as duplas Henrique e Juliano, Kaká e Pedrinho e o cantor Nattan.

O primeiro dia de atrações foi acompanhado pelo governador Carlos Brandão, que destacou a importância da parceria público-privada para ampliar a presença do São João do Maranhão como a maior festança junina do Brasil.

“Esta parceria entre o Governo do Maranhão e a iniciativa privada teve início ano passado e foi um sucesso imediato. Por isso, estamos repetindo este ano. Serão seis dias de festa com artistas nacionais, trazidos pela iniciativa privada, movimentando nosso turismo e a nossa economia. Junto com os nossos tradicionais arraiais em todo o estado, o São João do Maranhão reafirma sua força como maior e melhor do mundo”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Entrada gratuita
O evento tem entrada gratuita e chega ao segundo ano após o sucesso de público registrado na edição 2024 do Bumba Meu São João, que contabilizou mais de 300 mil pessoas em seis dias de shows.

O objetivo é integrar a tradição folclórica do São João do Maranhão com grandes shows nacionais, promovendo intercâmbio cultural e ampliando a força dos festejos juninos maranhenses entre os grandes eventos turísticos do Brasil. Além disso, o evento promove o acesso democrático à cultura e atividades de lazer.

Para garantir o acesso de todos com segurança e conforto, o espaço conta com uma área exclusiva para pessoas com deficiência.

A população aproveitou para curtir a primeira noite de festa. “Gostei muito porque realmente está tudo muito organizado e tranquilo. Vim com minha família e amigos. A programação está ótima. É uma oportunidade de vermos grandes artistas que não vêm sempre a São Luís e de abraçarmos a diversidade do nosso São João”, afirmou a estudante de educação física, Isadora Mendonça.

Rafaele Araújo também não perdeu a oportunidade de ver de perto seu artista favorito. “Eu vim ver o Henry Freitas e o Bumba Meu São João é um evento muito inclusivo, pois nos permite ver de graça esses grandes shows com uma megaestrutura como essa”, comentou.

Economia criativa e acesso à cultura
Produzido e custeado pela iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Estado, o espaço Bumba Meu São João disponibiliza entrada franca para a população, sendo 90% do espaço aberto ao público.

Com foco na movimentação da economia criativa do Maranhão, o evento reforça o compromisso do poder público estadual em garantir acesso democrático à cultura e à geração de renda para trabalhadores do setor – como músicos, técnicos e vendedores informais -, além de estimular o fortalecimento do turismo.

O Espaço Bumba Meu São João também é uma oportunidade para os beneficiários do Mais Renda, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) para inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção e organização dos empreendimentos existentes na informalidade, buscando ampliar a renda desses trabalhadores.

Nilde Cantanhede, beneficiária do programa Mais Renda, vai estar em todas as noites do Bumba Meu São João. “O programa Mais Renda sempre nos leva para eventos de grande porte para que a gente possa trabalhar e ganhar nosso dinheiro. Estarei aqui vendendo comida boa e de qualidade para esse público maravilhoso”, disse.

Segurança reforçada
Para garantir tranquilidade e paz no Maior São João do Mundo promovido pelo Governo do Maranhão, a segurança foi reforçada com policiais a pé, trabalhando em patrulha nos pontos estratégicos, além de policiamento motorizado no entorno da área, com viaturas, motos e a Cavalaria.

Também foi montado um hospital de campanha no local para atender às emergências que aparecerem. As equipes estarão no local sempre das 18h às 4h para atender todas as necessidades de saúde do público. Se necessário, os pacientes serão encaminhados para unidades de saúde de urgência e emergência para concluírem o atendimento médico.

Programação
Dia 13: Henrique e Juliano, Nattan e Kaká Pedrinho
Dia 14: Chitãozinho e Xororó, Xand Avião e Pablo
Dia 15: Wesley Safadão, Zezé Di Camargo & Luciano e Taty Girl
Dia 18: Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado

Combate ao tráfico de armas tem apoio forte de Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha trabalhou pela aprovação do Projeto de Lei 4149/04 que aumenta a pena pelo tráfico de armas de uso proibido, como fuzis. A proposta legislativa pretende com o aumento das penas desestimular a crescente comercialização ilegal de armas de fogo de uso restrito pelas organizações criminosas instaladas no Brasil.

No comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito a pena de reclusão será de 9 a 18 anos, no tráfico internacional de armas de uso restrito ou munições, a pena passa para o mínimo de 12 anos até 24 anos.

“Uma das vertentes dos negócios praticados pelo crime organizado, as famosas facções, é justamente o tráfico de armas, tanto o tráfico internacional, cuja pena também está sendo aumentada ainda mais, quanto o tráfico nacional de armas. Esse projeto de lei muito bem trabalhado pelo Deputado Max Lemos ajuda a combater esse tipo de atividade ilegal que abastece financeiramente determinadas organizações e aparelha outras organizações criminosas que estão aterrorizando e matando a nossa população. Por esses motivos, tem o meu apoio”, enfatizou Hildo Rocha.

Disparo de armas em vias aumenta pena
Quanto ao crime de disparar arma de fogo em lugar habitado ou em via pública, o projeto também cria um agravante caracterizado pelo emprego de arma de uso proibido aumentando para 6 anos de reclusão e o mínimo de 3 anos, mais a multa financeira.

“Nós já estamos acostumados a ver vídeos onde festas e mais festas sendo animadas, não com bandas, mas com fuzis, em aglomerados de pessoas, inclusive já tendo sido causa de assassinatos de pessoas pelo uso ostensivo e disparo dessas armas que em sua totalidade são contrabandeadas. Os criminosos ostentam as armas para mostrar poderio bélico e intimidar facções rivais e até mesmo as forças de segurança pública. Agora, com esse projeto de lei a pena, no caso de arma de uso restrito, é dobrada, ficando o sujeito no mínimo em 9 anos na cadeia”, argumentou Hildo Rocha.

O texto aprovado prevê a aplicação da mesma pena também a outras situações previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03):

• tirar ou mudar numeração e marcas de identificação de arma de fogo ou artefato;

• mudar as características de arma de fogo para torná-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou induzir policial, juiz ou perito a erro;

• possuir, fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendiário sem autorização legal;

• comprar ou transportar arma de fogo com numeração, marca ou sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado;
• vender, entregar ou fornecer arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente;

• produzir, recarregar ou reciclar, sem autorização legal, munição ou explosivo ou adulterá-los de qualquer forma.

Orleans Brandão prestigia aniversário de São João dos Patos com entregas à população

Com uma programação marcada por entregas importantes e novos investimentos, o município de São João dos Patos celebrou nesta quinta-feira (12) seus 87 anos de emancipação política. A data foi comemorada com inaugurações, assinatura de ordens de serviço e ações que reforçam o compromisso com o desenvolvimento local. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que participaram da agenda e destacaram o fortalecimento das parcerias com o município.

Entre os destaques, foram inaugurados o Santuário de São Francisco, no Morro do São Francisco, e a nova Praça Guilherme Sousa Ribeiro, no bairro Santiago. Também foram entregues 79 títulos de propriedade a moradores do bairro Santiago, garantindo dignidade e segurança jurídica às famílias.

Durante o evento, foram assinadas ordens de serviço para a perfuração de poços, construção da Praça do Povoado Caminho Velho e reforma da escola do Povoado Bom Jesus.

O secretário Orleans Brandão destacou a parceria entre o Governo do Estado e o município. “Aqui em São João dos Patos queremos reafirmar nosso compromisso com toda a população. Junto com o governador Carlos Brandão, a gente vem garantindo políticas públicas, mais investimentos e serviços para essa cidade tão querida. O municipalismo é isso: chegar às cidades com as ações e serviços que são direitos do povo maranhense”, afirmou.

O prefeito Dr. Alexandre também celebrou o momento histórico vivido pela cidade: “É uma honra comemorar os 87 anos de São João dos Patos entregando obras, lançando novos projetos e olhando para o futuro. Com o apoio do Governo do Estado, vamos seguir trabalhando para que São João dos Patos continue avançando”, declarou.

A programação do aniversário também incluiu visita ao espaço da Exposertão, na Chapada do Bembem, um dos pontos mais aguardados da celebração popular.

Vereadores de São Luis parabenizam Brandão pelo fortalecimento do São João, reconstrução da MA-014 e pela busca de novos investimentos na Europa

POLITICA: Vereadores parabenizam Brandão pelo fortalecimento do São João do MA, reconstrução da MA-014 e pela busca de novos investimentos na Europ

Iniciativas do governador Carlos Brandão (PSB) direcionadas à cultura, infraestrutura e atração de novos negócios para o Maranhão, ganharam repercussão na sessão ordinária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de São Luís.

Os vereadores Octávio Soeiro (PSB) e Marquinhos (União Brasil), usaram a tribuna para elogiar os investimentos do governador no São João do Maranhão 2025 e na recuperação da MA-014, rodovia que corta a baixada maranhense.

Outro tópico destacado no parlamento municipal foi a missão internacional empreendida por Brandão, dedicada à prospecção de novos negócios na França e na Suécia.

O primeiro a discursar foi o vereador Octávio Soeiro, organizador do Arraial de Coração para Coração, no bairro São Cristóvão. A festa contou com apoio estadual e levou atrações juninas para uma das comunidades mais tradicionais da capital maranhense.

Para Soeiro, a cultura “é uma ferramenta de inclusão social” e fomenta uma cadeia produtiva que envolve centenas de profissionais. O parlamentar acredita que o Governo do Estado acerta em potencializar a cada ano a tradição junina no Maranhão.

“A expectativa é que esse seja o maior São João da história do Maranhão e de São Luís. Garante o alimento na mesa e o sustento para diversas famílias. O governador tem sido, além de municipalista, um governador amigo da nossa cidade. ele tem compromisso com 217 municípios, mas em momento algum deixa de atender um pedido das comunidades da nossa capital”, agradeceu Octávio Soeiro.

Recuperação da MA-014 e atração de novos negócios

Na sequência, o vereador Marquinhos subiu à tribuna para enaltecer os esforços do governador na atração de novos investimentos para o Maranhão e na resposta dada aos problemas estruturais na rodovia MA-014, na Baixada Maranhense.

Os novos investimentos citados pelo vereador fazem alusão a série de reuniões lideradas pelo governador Carlos Brandão durante missão internacional de comitiva maranhense na Europa.

Na semana passada, Brandão participou de reuniões em Paris com executivos da Axens, empresa francesa referência mundial em tecnologia para refino de petróleo, e com representantes da Oil Group, responsável pelo primeiro projeto industrial da recém-criada Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira.

“O nosso querido governador Carlos Brandão esteve em Paris construindo mecanismos e condições para alavancar a economia do Estado Maranhão, buscando abrir comércio para produtos do Maranhão, tentando trazer, articulando empresas para ser instalada no Estado”, parabenizou o vereador Marquinhos.

Outro tema aventado por Marquinhos foi o anúncio de obra de recuperação da MA-014 e de outras rodovias estaduais. Diante o estrago causado pelas fortes chuvas, Brandão determinou a ampliação de duas para seis empresas atuarem, simultaneamente, nos serviços de recuperação das vias e a utilização pioneira do método macadame, técnica que consiste na aplicação de camadas de pedras antes do asfalto, proporcionando uma base sólida, com maior durabilidade.

“O governador Carlos Brandão, de maneira muito diferente, agora faz um investimento pesado para recuperar este importante MA, que liga toda uma região importante e produtiva para o Maranhão, fazendo um serviço de alta qualidade. O governador não está focado em somente tapar os buracos da MA, mas está refazendo toda uma estrutura que com certeza vai melhorar e vai durar por muito tempo”, pontuou Marquinhos.