Maranhão avança no diálogo para implantação de planta de hidrogênio verde, em agenda na Suécia

Mais um passo importante foi dado pelo Governo do Estado para a implantação de uma planta de hidrogênio verde e HBI (ferro briquetado a quente) no Maranhão. Nesta quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão visitou a sede da empresa Stegra, na cidade de Estolcomo, na Suécia, para reforçar o interesse no projeto. A empresa sueca está fazendo um estudo de viabilidade para instalação do empreendimento no Maranhão, o que representa um investimento de aproximadamente US$ 3 bilhões.

O encontro com os representantes da Stegra foi acompanhado pela comitiva maranhense que está na missão internacional na Europa e, também, por representantes da empresa Vale. A mineradora brasileira é parceira da proposta e, com a instalação do empreendimento no Maranhão, será dado um salto histórico na cadeia produtiva do aço, unindo desenvolvimento e responsabilidade ambiental.

O governador Carlos Brandão lembrou que a empresa sueca já conheceu a estrutura do Porto do Itaqui, em São Luís, e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Bacabeira. A prospecção é que sejam gerados 500 empregos diretos e mais 1 mil empregos indiretos se o empreendimento for instalado no estado.

“Estou muito otimista, as conversas estão cada vez mais alinhadas e estou aqui para garantir que esse investimento seja feito no Maranhão, gerando emprego e renda para o nosso povo. Será um marco no beneficiamento de minério. A Vale hoje exporta o ferro in natura e essa empresa vai beneficiar o ferro para fazer os briquetes, utilizado na produção de aço, ou seja, é uma cadeia produtiva, não ficaremos apenas na exportação de commodities”, destacou o governador.

O gerente de Projetos de Crescimento Global e Unidade de Negócios de Hidrogênio na Stegra, Christoffer Routledge, ressaltou as condições favoráveis do Maranhão para o desenvolvimento do projeto. Ele frisou o protagonismo da Stegra com uma planta que concilia desenvolvimento e responsabilidade ambiental.

“Estamos construindo a primeira usina siderúrgica verde do mundo, instalada no norte da Suécia, em Boden, para impulsionar o processo de transição verde e quando estivermos funcionando satisfatoriamente, queremos trazer isso para o mundo. Estamos olhando para vários lugares e estivemos no Maranhão, onde vemos que existem bons pré-requisitos para este estabelecimento”, afirmou Christoffer Routledge.

Para a gerente de Relações Institucionais da Vale no Maranhão, Giselly Pinto, a iniciativa é importantíssima e a visita à sede da empresa demonstra o interesse da gestão estadual com o projeto.

“Estamos em uma missão muito estratégica acompanhando o Governo do Maranhão, especificamente o governador Carlos Brandão e sua comitiva, na visita à empresa sueca Strega, que está fazendo um estudo de viabilidade para a instalação de uma planta de hidrogênio em nosso estado. Estamos juntando esforços, iniciativa pública e privada, para que esse processo seja um sucesso”, comentou.

O presidente da empresa estatal Investe Maranhão, Cauê Aragão, lembrou que a missão internacional está prospectando grandes negócios para o estado e que o Maranhão possui uma estrutura adequada para receber o empreendimento.
“Essa é uma reunião fundamental para a sustentabilidade no Maranhão, pois estamos conversando com uma indústria que pretende produzir aço verde no estado. O Governo do Estado vem conversando sobre o que pode ser feito, temos a ZPE, temos a estrutura do Porto do Itaqui e uma logística espetacular para a implantação de um grande negócio como esse”, explicou Cauê Aragão.

A visita à sede da Stegra também foi acompanhada pela embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Edileuza Fontinelle Reis. Ela deu ênfase especial ao compromisso ambiental apresentado pelo projeto e que está em harmonia com a agenda climática a ser debatida na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que este ano será realizada no Brasil, em novembro, na cidade de Belém, no Pará.

“A vinda do governador foi extremamente importante para melhor conhecer a empresa e tomar ciência do seu compromisso com a pauta ambiental, de modo que as conversas foram muito produtivas e foi um momento para alinhamento dos dois lados. A expectativa é a de que esta empresa possa avançar nos entendimentos para instalação no Brasil, criando empregos e atraindo novos investimentos, isso se dará em sintonia com o empenho do governador Carlos Brandão com a agenda climática que será privilegiada pela COP30”, afirmou a embaixadora.

Ao longo desta semana, o governo maranhense cumpre agenda de compromissos na França e Suécia para consolidar parcerias em energia, turismo e carne bovina.

Em Paris, governador Carlos Brandão se reúne com empresários do setor de frigoríficos para prospectar negócios para a pecuária maranhense

Dando sequência à missão internacional, o governador Carlos Brandão participou nesta quarta-feira (4), de uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes e lideranças brasileiras do Setor das Indústrias Frigoríficas de Bovinos e Exportadores de Carne / Bovinos Vivos. O objetivo foi ampliar o relacionamento com o setor e prospectar novos investimentos que ampliem as oportunidades de negócios da pecuária maranhense. A reunião ocorre poucos dias após o anúncio de que o Brasil recebe o certificado internacional de zona livre da aftosa sem vacinação.

A Cerimônia de Certificação do Brasil como País Livre de Febre Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) ocorrerá na próxima sexta-feira (dia 6), também na França, com a participação do presidente Lula. O Maranhão também receberá a certificação internacional.

Na reunião desta quarta-feira, o governador Carlos Brandão aproveitou para apresentar as potencialidades do estado, ressaltando a segurança jurídica e política do estado. “Com a certificação internacional, o Maranhão agora pode vender carne para o mundo todo. Isso vai valorizar o nosso produto, os produtores vão ter mais segurança para ampliar seus investimentos, gerando mais oportunidades de emprego no nosso estado. Por isso, hoje, estou recebendo aqui uma delegação de empresários donos de frigoríficos para já começarmos a debater novos investimentos para o Maranhão”, assinalou Carlos Brandão.

O governador afirmou, ainda, que o objetivo das conversas que estão sendo realizadas com o empresariado já durante a missão internacional à Europa visa posicionar o Maranhão no mercado internacional. “Queremos garantir as condições necessárias para que o Maranhão possa exportar sua carne para mercados como a China, os Estados Unidos e os países da Europa”, frisou.

Entre os empresários recebidos pelo governador Carlos Brandão durante a reunião estava Marcos Alexandre Domingues, presidente do conselho fiscal da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). O empresário, que é proprietário do frigorífico Iguatemi Foods, na cidade de Iguatemi (MS), já é comprador do gado magro maranhense para engorda e posterior negociação para outros estados do Brasil.

“O Maranhão, até então, era um exportador de gado vivo, tanto para o exterior como para outros estados, mas a partir desta certificação internacional as fazendas de confinamento para engorda do gado devem se ampliar no estado com a chegada de novas empresas. Além disso, a futura inauguração da indústria do etanol de milho, que terá como um dos seus subprodutos o DDG para uso na alimentação bovina, vai contribuir para impulsionar o setor, ampliando os mercados para o estado”, avaliou Marcos Alexandre Domingues.

Luiz Carlos da Silveira Bueno, proprietário do Frigorífico Mercúrio, no estado do Pará, também se reuniu com o governador Carlos Brandão e afirmou que a certificação internacional do Maranhão vai impactar positivamente o setor em todo o país.

“Alguns anos atrás nosso frigorífico tinha contrato de exportação com a Rússia, mas tivemos que montar uma unidade no sul do país, porque a falta de certificação maranhense era um fator de risco. Agora, depois de todo o trabalho feito pelo governador Carlos Brandão para reposicionar o gado maranhense, a gente poderá formar um corredor de exportação, principalmente porque o estado já tem uma rede logística que conta com o Porto do Itaqui, que pode ser usado tanto para a exportação do gado vivo quanto da carne”, projetou Luiz Carlos da Silveira Bueno.

Certificação internacional
Em 2024, o Maranhão foi reconhecido oficialmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária (MAPA). Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) concedeu ao Brasil o mesmo certificado, agora, em nível internacional. Um passo fundamental para consolidar o status sanitário e expandir ainda mais as exportações.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. E o Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com 10.971.043 cabeças de bovídeos e o registro de 192.644 propriedades. A conquista representa mais desenvolvimento para a pecuária do Estado. Gera mais oportunidades de investimentos, mais trabalho e emprego e ampliação de novos mercados.

A nova certificação sanitária posiciona o estado em um novo patamar no comércio internacional e poderá ajudar na abertura de mercados altamente exigentes, como o Japão. Além da possibilidade de ampliação do mercado internacional, o reconhecimento pode trazer redução de custos para o produtor rural e para o estado. O pecuarista também pode ser melhor remunerado, porque alguns dos possíveis novos mercados, como o Japão, pagam mais pelo produto.

Ações do Governo do Maranhão
Tal certificação internacional é resultado do esforço conjunto de diversos órgãos do Governo do Maranhão, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).  Somente na atual gestão estadual, o órgão reformou dezenas de escritórios, ampliou a frota de veículos, adquiriu novos equipamentos e mobiliários.

Estes investimentos têm permitido à Aged melhorar o atendimento aos criadores e produtores maranhenses. Este esforço de reestruturação também incluiu um reajuste significativo nos vencimentos dos servidores, bem como a convocação dos concursados. Medidas que reforçam o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento das instituições responsáveis pela defesa agropecuária.

InovaPortos: Porto do Itaqui realiza a 6ª edição do maior evento de inovação portuária do Brasil

– Vista do Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui, em parceria com o Sebrae Maranhão, realizará a 6ª edição do maior evento de inovação portuária do Brasil: o InovaPortos. Com o tema “Transformação digital e IA no setor portuário”, o fórum reunirá mais de 30 nomes que são referência nacional em tecnologia, inovação e mundo digital. Entre os confirmados estão representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Porto de Santos, Porto do Açu, Porto de Suape e Vale. A programação acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Multicenter Sebrae.

Além de painéis que vão abordar temas como Porto 4.0, Smart Ports e gestão portuária movida a dados, o InovaPortos conta com a Caravana da Inovação, iniciativa do MPor; o lançamento do primeiro edital público do Maranhão via Marco Legal das Startups para soluções voltadas ao setor portuário; um torneio de robótica com estudantes de escolas públicas e privadas maranhenses; e o Prêmio Porto do Itaqui, que reconhece projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores, estudantes, profissionais da comunicação e empresas.

“A transformação digital já é uma realidade nos portos brasileiros. Por isso, é fundamental que estejamos abertos ao diálogo sobre esse processo. No Porto do Itaqui, temos implementado soluções digitais em diversas áreas, otimizando operações e fortalecendo nossa eficiência. O InovaPortos é uma vitrine dessas iniciativas e uma oportunidade para conhecer o que está sendo desenvolvido nos principais portos do país”, destacou Isa Mary Mendonça, presidente em exercício do Porto do Itaqui.

Em 2024, o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público brasileiro com o maior número de iniciativas de transformação digital. “De 2022 até agora, já foram entregues 33 soluções inovadoras para as mais diferentes áreas do Itaqui por meio do nosso Programa de Residência em Inovação Portuária, iniciativa pioneira no país. Nosso porto é destaque em agilidade e segue acompanhando o que há de mais novo no mundo tecnológico”, explicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.

 

Da escola às universidades

Uma das grandes novidades dessa edição do Inova é a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas do Maranhão. Por meio do torneio de robótica e do prêmio Porto do Itaqui, os alunos vão mostrar trabalhos produzidos sobre o porto. O evento reconhecerá ainda pesquisadores e profissionais da comunicação que produziram materiais voltados ao Itaqui.

“Nós planejamos um evento para incluir desde alunos do ensino fundamental a professores de universidades. Além de discutir sobre a transformação digital dos portos com quem entende do assunto, nós tivemos o cuidado de incluir e incentivar a participação da comunidade. É um evento que conecta autoridade portuária com os mais diversos públicos, inclusive com quem não tem contato com esse universo”, destacou o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Porto do Itaqui, Gabriel Mateucci Cassia.

 

Caravana da Inovação

Após passar pelos portos de Pernambuco e Bahia, a Caravana da Inovação do governo federal chega ao Maranhão para dialogar com um dos portos mais inovadores do país: o Porto do Itaqui. A ação contará com a participação de representantes de destaque do MPor e da Antaq, e simboliza um momento de articulação entre o setor público, a comunidade técnica e o ecossistema de inovação.

 

Edital para startups

Também como parte da programação do InovaPortos 2025, será lançado o primeiro edital público do Maranhão via Marco Legal das Startups voltado exclusivamente para startups com soluções inovadoras aplicáveis ao setor portuário. A iniciativa representa um marco para o ecossistema de inovação do estado, ao alinhar-se ao Marco Legal das Startups e fomentar o desenvolvimento de tecnologias voltadas à modernização da infraestrutura logística e portuária. As Startups selecionadas terão a oportunidade de testar e validar suas soluções em ambiente real, com o apoio técnico e institucional do Porto do Itaqui e de parceiros estratégicos.

 

Prêmio Porto do Itaqui

A premiação vai contemplar pesquisadores, estudantes, profissionais da comunicação e empresas. Cada uma das categorias destaca projetos, estudos, reportagens ou iniciativas que apresentem impacto positivo, criatividade e aplicabilidade no contexto portuário, seja em áreas como logística, operação, relação porto-cidade, meio ambiente e digitalização.

Confira a programação oficial do InovaPortos.

Brandão formaliza na sede da Unesco convite para entrega de certificado sobre Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis

O governador Carlos Brandão iniciou, nesta terça-feira (3), em Paris, na França, a agenda oficial no país europeu. No compromisso do dia, o governador participou de um encontro com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que formalizou o convite para a cerimônia de comemoração do título de Patrimônio Natural concedido aos Lençóis Maranhenses. Também será realizada uma cerimônia em São Luís para o recebimento do título de patrimônio cultural ao Complexo do Bumba Meu Boi.

Os eventos vão acontecer nos dias 26 e 27 de junho com as entregas dos Certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, na Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís; e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses, no Parque das Dunas, em Barreirinhas.

“No ano de 2023 estivemos aqui apresentando o projeto dos Lençóis Maranhenses para se transformar em patrimônio natural. Em 2024, foi aprovado e, agora, viemos buscar o certificado. Tínhamos a opção de receber esse certificado aqui na Unesco, mas resolvemos receber nos Lençóis. Queremos levar o presidente Lula para prestigiar a cerimônia e também para conhecer os Lençóis. Sabemos da importância de preservar esses sítios que são reconhecidos como Patrimônio pela Unesco. Por isso, aprovamos um projeto de R$ 100 milhões para saneamento em Barreirinhas”, comemorou Brandão.

Na visita à sede da Unesco, a comitiva do Governo do Maranhão – integrada pelo governador Carlos Brandão, a primeira-dama, Larissa Brandão, e o secretário de Estado da Comunicação Social do Maranhão, Sérgio Macedo – foram recebidos pela Diretora Adjunta do Centro do Patrimônio da Unesco, Jyoti Hosagrahar, que lidera a implantação de diversos programas sobre Paisagem Urbana Histórica, Cidades Patrimônio Mundial, Desenvolvimento Sustentável e a gestão de projetos patrocinados relacionados ao Patrimônio Mundial e o Programa de Assistência Internacional do Fundo do Patrimônio  Mundial.

Jyoti Hosagrahar agradeceu ao convite do Governo do Maranhão e destacou a importância do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. “Muito obrigado pelo convite, me sinto lisonjeada. Há programas que podem auxiliar na manutenção desta riqueza natural, a exemplo de um marítimo, um de turismo sustentável e um de restauração do patrimônio humano, com dicas para restauração de prédios. Os Lençóis são um patrimônio mundial, moderno, único no mundo”, afirmou.

Refino de combustíveis

Na programação na França, o chefe do executivo estadual também cumpriu importante agenda, nesta terça-feira (3), com foco em prospectar novos investimentos para o Estado. Na ocasião, o governador participou de reunião com a diretoria da Axens, parceira da OIL Group Refinarias, empresas da área de refino de petróleo, petroquímica, gás natural e outros setores relacionados.

Durante a reunião, o governador reforçou a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Bacabeira. Está em fase de formalização uma refinaria modular, que terá capacidade de produção diária de 50 mil barris/dia. Um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhões.

“O local mais viável no Brasil para a instalação da unidade da Oil Group. A motivação foi vantagem competitiva especialmente geográfica, além da oportunidade de retomar a atividade econômica prospectada pela Petrobras em Bacabeira, a logística portuária e a margem equatorial. Serão de 300 a 350 empregos diretos com as operações em funcionamento”, explicou Guga Fernandes, representante da Oil Group.

A visita institucional à sede da Axens também teve como objetivo fortalecer parcerias internacionais e acompanhar o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à cadeia de refino modular de combustíveis.

O governador falou sobre a importância do diálogo com representantes dessas empresas e o quanto pode impactar positivamente no Maranhão. “Tivemos importante reunião com duas empresas, a Axens e a Oil Group, que pleiteiam se instalar no Maranhão para fazer o refino do petróleo, ou seja, transformar o petróleo em óleo diesel e gasolina. É mais um avanço e vai gerar emprego e renda. Não tenho dúvida de que vamos avançar cada vez mais no desenvolvimento do nosso estado”, destacou o governador.

A Oil Group entende que o mercado de petróleo e gás oferece grande oportunidade para investimentos e prevê grande expansão no Brasil. A empresa já opera há 10 anos. “A empresa tem presença física com escritórios em 13 países, sete fábricas com um pouco mais de 2 mil funcionários. A gente começou com refinação de petróleo e fomos nos diversificando com gás natural e outros, por motivos de dependência energética, estamos caminhando na transição energética”, contou o vice-presidente da Oil Group Refinarias, Romain Roux.

Governistas desmontam críticas da oposição destacando obras e ações do governo Brandão

POLITICA: Deputados da base governista desmontaram críticas de oposicionistas, nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa, ao destacar obras e ações que estão sendo realizadas pelo governo de Carlos Brandão (PSB) e que os opositores insistem em ignorar, tentando confundir a população. Ricardo Arruda (MDB), Dr. Yglésio (PRTB), Ana do Gás (PCdoB), Antônio Pereira (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB) destacaram a liderança do chefe do Executivo, além de iniciativas em áreas prioritárias, como saúde e segurança.

“Eu ocupo essa tribuna para restabelecer a verdade e colocar alguns dados, que são dados concretos, porque, quando você vai apresentar alguma informação, é importante que traga a informação concretamente”, destacou o deputado Ricardo Arruda (MDB). “O que eu percebo é que se está pegando questões pontuais. E nós não podemos pegar situações pontuais e colocar isso como se fossem questões estruturais do Estado”, disse sobre falas vazias da oposição.

Em seguida, enumerou ações do governo. “Só o governo Carlos Brandão já distribuiu mais de 600 novas viaturas. Mais de 1.500 policiais militares foram nomeados. Mais de 80 delegacias já foram recuperadas. Basta ver o que eram as delegacias antes do Governo Brandão e o que elas são hoje”.

*Saúde*
Ao rebater informações, o deputado Dr. Yglésio (PRTB) afirmou que o governo do Estado segue com rigor o que determina a legislação do setor de saúde e mantém 2,5% dos leitos desativados para manutenção na rede estadual, enquanto a Agência Nacional de Saúde (ANS) permite percentual de 10%.

“Eu sempre digo que há desinformação por dois motivos principais, por duas razões, ou existe desinformação por ignorância, ou existe desinformação por má-fé, por dolo”, argumentou. Também destacou o aumento de recursos na área. “O orçamento da Saúde, que teve atenção do governo do Estado, aumentou 22% ano passado”, afirmou Dr. Yglésio.

Repercutindo o sucesso do 1⁰ Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão, a deputada Ana do Gás (PCdoB) enalteceu o apoio do Poder Executivo nas ações voltadas para o feminino. “O nosso governador Carlos Brandão, sempre sensível às pautas voltadas para equidade de gênero, foi representado no evento pelo secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que também tem sido um aliado importante na causa das mulheres”, disse.

*Investimento*
O deputado Antônio Pereira (PSB), defendendo o investimento anunciado pelo governo do Estado em Câmaras Municipais, destacou ações similares, inclusive da Alema, voltadas aos Legislativos daa cidades. “O vereador é o para-choque da sociedade, o para-choque da política, é quem primeiro se apresenta nas horas necessárias”, observou.

O parlamentar ressaltou a importância da doação de caminhonetes, principalmente para as cidades menores. “As Câmaras Municipais das pequenas cidades carecem de um veículo, precisam de um veículo para que possam realmente dar mais mobilidade a esses vereadores”, argumentou.

Em aparte, a deputada Cláudia Coutinho (PDT), que também já foi vereadora, reforçou a defesa do investimento anunciado pelo governo. “Eu acredito que este carro irá, sim, ser de suma importância para as muitas das Câmaras dos nossos municípios”, disse, enaltecendo a doação, pela Alema, de kits às Procuradorias da Mulher de Câmaras do interior.

*Liderança*
Já o deputado Davi Brandão (PSB) reafirmou a força e a união do grupo liderado pelo governador. “Faço, sim, parte do grupo do governador Carlos Brandão, pela sua liderança. Uma liderança que gera confiança, que foi conquistada com muito trabalho, dialogando direto com a população e, principalmente, com a classe política”, observou.

Ele destacou o trabalho desenvolvido como integrante da base governista. “Temos trabalhado de cabeça erguida, por onde a gente anda nesse Maranhão tem serviço e tem trabalho do governador. Há coisas para se fazer? Há. Tem coisas para melhorar? Tem. Mas o governador Brandão, o seu serviço, tem chegado na população do estado”.

No mesmo sentido, o deputado Florêncio Neto (PSB) voltou a pedir respeito aos oposicionistas para que as críticas se restrinjam à seara administrativa do governo.

“O grupo do governador Carlos Brandão é muito maior do que esta Assembleia”, disse, para mostrar que prefeitos e outras lideranças regionais se unem aos deputados na formação do grupo aliado ao governador.

Lago dos Rodrigues é beneficiado com casas novas, graças ao apoio de Hildo Rocha e Valdemar da Serraria

A comunidade do Centro dos Toinhos, em Lagos Rodrigues, viveu um momento de grande alegria ao receber o deputado federal Hildo Rocha (MDB), o ex-prefeito Valdemar da Serraria (MDB) para a solenidade de assinatura dos contratos que asseguram a construção de 45 unidades habitacionais, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A cerimônia contou com a presença de lideranças locais, representantes do sindicato dos trabalhadores rurais, vereadores e beneficiários, todos celebrando uma conquista que promete transformar a vida de muitas famílias.

Hildo Rocha destacou que a assinatura dos contratos que autoriza  a construção das casas é resultado de um intenso trabalho realizado em parceria com o então prefeito Valdemar da Serraria.

“Valdemar lutou muito por essas casas, ele cobrava insistentemente. Mas, essa conquista só aconteceu porque nós tivemos o apoio do presidente Lula e do ministro das Cidades Jader Filho. Em 2023, eu tive a felicidade de ser convidado pelo presidente Lula para trabalhar na equipe comandada pelo ministro Jader Filho. Nesse período nós conseguimos avançar na tramitação das propostas e hoje, para a nossa felicidade, atingimos a etapa final de todo o processo burocrático que antecede o início das obras. As casas terão dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e caixa d’água e piso cerâmico”, destacou Hildo Rocha.

Braço forte

Valdemar da Serraria agradeceu ao deputado Hildo Rocha pelo apoio e pelo esforço que resultou na assinatura dos contratos.

“O deputado Hildo Rocha é o nosso braço forte. Eu cobrei muito e ele sempre me estimulava a continuarmos lutando. Graças a Deus deu tudo certo e nós conseguimos alcançar essa vitória”, disse Valdemar.

A ex-primeira-dama Goia também celebrou a conquista. “Estou muito feliz em poder participar deste momento importante. A gente agradece ao deputado Hildo Rocha, ao ex-prefeito Valdemar e a todas as pessoas que junto conosco lutaram por esse sonho”, declarou Dona Goia.

A vereadora Claudiana da Conceição destacou a relevância do projeto para a comunidade.

“A gente sabe que não é fácil conseguir atender a todas as exigências, pra chegarmos até este momento tivemos que lutar muito, foi necessário união e muito esforço. Quero, portanto, agradecer ao deputado Hildo Rocha, ao ex-prefeito Valdemar e a todas as pessoas envolvidas nesse trabalho. É gratificante ver que tantas famílias irão receber casas de qualidade para viverem confortavelmente”, comemorou Claudiana.

Cícero Romão, líder comunitário que também trabalhou intensamente a fim de viabilizar os contratos, destacou a importância da ação coletiva que envolveu o deputado Hildo Rocha, o ex-prefeito Valdemar da Serraria e outros parceiros.

“Foi desafiador conquistar essa vitória, que só foi possível graças ao apoio do deputado Hildo Rocha e do ex-prefeito Valdemar, parceiros que sempre lutaram por essa causa. Sem essa união de forças, não teríamos alcançado essa vitória”, afiançou o líder comunitário.

Beneficiários do programa também manifestaram satisfação pela oportunidade de ver que o sonho da casa própria começa a se materializar.

“É muito importante para todos nós estarmos aqui participando deste ato que nos dá a certeza de que em breve todos nós teremos as nossas casas. É muito gratificante, chega em uma boa hora. Agradeço, portanto, por essa bela oportunidade de poder realizar o sonho da casa própria”, comemorou Wanderson Ramos dos Anjos, beneficiário do programa.

Mais Educação, Mais Esporte: Hildo Rocha e Tony Brandão investem nos jovens de Buritirana

O prefeito Tony Brandão (MDB), inaugurou na última sexta-feira, quatro importantes obras no distrito de Centro Novo, em Buritirana: o estádio Alberto Alves de Almeida, o Albertão; a Escola Dom Marcelino; a quadra poliesportiva e uma praça. Também foi entregue à comunidade escolar um novo ônibus climatizado com capacidade para transportar até 64 alunos.

A construção do estádio foi assegurada por meio de emenda parlamentar do deputado Hildo Rocha (MDB). A escola, a quadra e a praça, foram totalmente custeadas com recursos próprios do município e o ônibus escolar foi doado pelo governo federal, com apoio do deputado federal Hildo Rocha.

Estádio Albertão: uma antiga aspiração da comunidade atendida com apoio do deputado Hildo Rocha

De acordo com o parlamentar, o prefeito Tony Brandão conseguiu fazer uma obra acima da expectativa, muito melhor do que de outras cidades.

 

“Este estádio de futebol, construído pelo prefeito Tony Brandão, é resultado de uma emenda que destinei ao município. A obra é impressionante, com um gramado excelente e boa infraestrutura. Os moradores e os desportistas da comunidade estão muito satisfeitos porque a obra ficou acima da expectativa, superando até mesmo o projeto original com os detalhes urbanísticos adotados pelo prefeito Tony”, afirmou Hildo Rocha

Governo eficiente

O parlamentar destacou a satisfação de poder contribuir para o êxito da gestão do prefeito Tony Brandão.

“Tony Brandão é competente, sério e muito organizado. Basta comparar esta obra com outros municípios que receberam recursos financeiros iguais aos que destinei para Buritirana para fazer o mesmo equipamento esportivo. Tony conseguiu fazer melhor e mais bonito. Isso me motiva a continuar trabalhando em parceria com o governo do nosso amigo Tony”, declarou o parlamentar.

Obras feitas com recursos do município

Hildo Rocha citou a Escola Municipal Dom Marcelino como exemplo da eficácia do governo municipal no setor da Educação. A escola foi modernizada, ampliada, climatizada e reequipada com móveis novos.

“Tony aplicou recursos do próprio município na modernização desta grande unidade escolar e entregou uma praça com academia ao ar livre para a prática de atividades físicas, parquinho para a criançada, e iluminação de LED. Essas inaugurações simbolizam a realização de sonhos de todos os moradores do Centro Novo e da região que ganhou também um novo ônibus que vai transportar os alunos dessa região com mais segurança e conforto”, grifou Hildo Rocha.

Gratidão ao deputado Hildo Rocha

O prefeito Tony Brandão agradeceu ao deputado Hildo Rocha pela parceria que possibilitou a construção do estádio de futebol da comunidade.

“Nós queremos agradecer a parceria com nosso deputado Hildo Rocha que luta, juntamente conosco, por melhorias da qualidade de vida da população buritiranense, destinando recursos para investimentos em obras e serviços públicos de qualidade”, declarou Brandão.

O vereador Josimar Nunes da Silva (Josimar do Joca) também agradeceu em nome da comunidade.

“É um momento de alegria e gratidão. Agradeço, portanto, ao deputado Hildo Rocha e ao nosso prefeito por essa obra tão esperada. Que Deus continue iluminando nossos políticos para que possamos conseguir outros benefícios importantes para a população do nosso município”, sublinhou o vereador.

O secretário municipal de esportes Bento Vieira agradeceu o deputado Hildo Rocha pela emenda destinada ao município para construir o estádio de futebol no Centro Novo e parabenizou o prefeito Tony Brandão.

“Em nome dos desportistas de Buritirana, agradeço ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Tony Brandão pela inauguração desse estádio e por todos os benefícios entregues para os moradores da comunidade Centro Novo”, declarou Bento Vieira, secretário de Esporte de Buritirana.

Além do deputado federal Hildo Rocha e do prefeito Tony Brandão, também marcaram presença o presidente da Agemsul, Vagtonio Brandão, a primeira-dama Weysla Santos; o vice-prefeito Júnior do Sessé; o secretário de Esporte, Bento Vieira, o presidente da Câmara, Ernandes Oliveira, vereadores e diversas lideranças políticas da região.

Governador Brandão inicia missão internacional para consolidar parcerias em energia, turismo e carne bovina

– Compromissos pela Europa terão duração de quatro dias e incluem agendas na França e Suécia (Foto: Divulgação)

Acompanhado por uma comitiva do Executivo estadual, o governador Carlos Brandão cumpre, nos próximos dias, agenda internacional na França e na Suécia para fortalecer parcerias e desenvolver as cadeias produtivas de combustíveis, turismo e da agroindústria da carne bovina. O primeiro destino a ser visitado é a cidade de Paris, onde o governador maranhense terá duas importantes reuniões na terça-feira (3).

O primeiro encontro será com a diretoria da empresa Axens, fornecedora de tecnologias e serviços para a refinação de petróleo, tratamento de gás natural e produção de petroquímicos. O segundo compromisso será com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que serão formalmente convidados para as cerimônias de comemoração dos títulos de patrimônio concedidos ao Bumba Meu Boi e aos Lençóis Maranhenses, que serão realizadas em junho no Maranhão.

Durante as tratativas com a Axens, o governador Carlos Brandão estará acompanhado por representantes da iniciativa privada, a OIL Group Refinarias Brasil, responsável pelo projeto de implantação de refinarias modulares no Brasil, tendo o Maranhão como polo estratégico.

Na quarta-feira (4), com a presença da OIL Group, o governador participará de uma visita técnica à IFP Energies Nouvelles, em Lyon. Essa instituição pública francesa atua nas áreas de energia, transporte e meio ambiente, com foco em pesquisa, inovação e treinamento.

Na quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão, acompanhado por representantes da Vale, fará uma visita institucional à empresa sueca Stegra, em Estocolmo. A Stegra realiza um estudo de viabilidade para a implantação de uma planta de Hidrogênio Verde e HBI (ferro briquetado a quente) no Maranhão. Os representantes da empresa já visitaram o Porto do Itaqui e a área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE); a presença da comitiva maranhense reforça o interesse nos investimentos, em parceria com a mineradora brasileira.

“Vamos aproveitar a ocasião para convidar a equipe da Unesco a celebrar conosco, em São Luís, o título dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural. E, como não poderia deixar de ser, vamos dialogar com investidores interessados em se instalar na Zona de Processamento de Exportação de Bacabeira e em fortalecer a sustentabilidade do nosso polo industrial. É mais uma agenda que reforça o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento econômico, e com a geração de emprego e renda”, frisou Brandão.

 

Brasil como país livre da aftosa

Na sexta-feira (6), o governador retorna a Paris para participar da cerimônia de reconhecimento do Brasil como País Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. O evento, promovido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa viagem a Paris será estratégica para o Maranhão e para o Brasil. Vamos participar, ao lado do presidente Lula, da cerimônia internacional de reconhecimento do Brasil como zona livre de febre aftosa — uma conquista histórica, que abre portas para novos mercados e valoriza a nossa produção agropecuária”, ressaltou o governador.

A nova condição sanitária facilita a abertura de novos mercados internacionais para a carne brasileira. Países como Filipinas e Indonésia já demonstraram interesse em importar miúdos bovinos com base nesse novo status sanitário. A condição é considerada um ativo estratégico em negociações com mercados exigentes, como o Japão. Além da ampliação do mercado internacional, o reconhecimento reduz custos para o produtor rural e para os estados.

Secretário Orleans Brandão lidera entrega de obras e serviços do Governo do Maranhão em Loreto

– Orleans Brandão entrega obras e serviços do Governo do Maranhão em Loreto (Foto: Matheus Soares)

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, liderou, uma série de ações no município de Loreto, no sul do Maranhão, nesta sexta-feira (30). A agenda institucional foi marcada por entregas de obras e serviços que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento local, a segurança alimentar e a valorização cultural.

“Chegamos a Loreto nesse importante dia de festividades com a Cavalgada Cidadã trazendo diversos benefícios para a população na área da infraestrutura, no combate à fome e no fortalecimento da saúde. O municipalismo é a bandeira do Governo do Maranhão e levar benefícios e cidadania para a cada cidade é nossa missão”, afirmou Orleans.

Destaque para a entrega da pavimentação com blocos de concreto na Rua Siqueira Campos, realizada por meio do programa Rua Nova, para melhorar a infraestrutura urbana, garantir maior mobilidade, segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

A programação também incluiu a tradicional Cavalgada Cidadã, realizada pelas ruas da cidade em direção ao Parque Bebé Coelho. O evento visou promover a conservação das tradições locais.

Também houve a inauguração do Restaurante Popular de Loreto, com capacidade para servir 1.000 refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar. O equipamento garantirá segurança alimentar para as populações mais vulneráveis e fomentará a agricultura familiar, por meio de compras institucionais. Agora a população poderá fazer suas refeições diárias gastando apenas R$ 2,50 (sendo R$ 0,50 para o café da manhã, R$ 1,00 para o almoço e R$ 1,00 para o jantar).

A programação foi encerrada com a entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso do Estado com a melhoria dos serviços de saúde no município.

Ressalte-se que todas as ações ocorreram durante o festejo de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da cidade, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as manifestações culturais e religiosas locais.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, demonstrou-se agradecido pelos benefícios entregues para a cidade. “O Governo do Estado é nosso grande parceiro no trabalho em busca do desenvolvimento de Loreto. Temos feito parcerias e contamos sempre com a sensibilidade do Orleans e do governador para tornar nossa cidade ainda melhor”, afirmou.

Orleans Brandão lidera entregas do Governo do Maranhão em Loreto

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, liderou, nesta sexta-feira (30), uma série de ações no município de Loreto, no sul do Maranhão. A agenda institucional foi marcada por entregas que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento local, a segurança alimentar e a valorização cultural.

“Chegamos a Loreto nesse importante dia de festividades com a Cavalgada Cidadã trazendo inúmeros benefícios para a população na área da infraestrutura, no combate à fome e no fortalecimento da saúde. O municipalismo é a bandeira do Governo do Estado e levar benefícios e cidadania para a cada cidade é nossa missão,” afirmou Orleans.

Entre os destaques, a entrega da pavimentação com blocos de concreto na Rua Siqueira Campos, realizada por meio do programa Rua Nova para melhorar a infraestrutura urbana, garantir maior mobilidade, segurança viária e qualidade de vida para os moradores da região.

A programação também incluiu a tradicional Cavalgada Cidadã, realizada pelas ruas da cidade até o Parque Bebé Coelho. O evento visou promover a conservação das tradições locais.

Outro marco da agenda foi a inauguração do Restaurante Popular de Loreto, com capacidade para servir 1.000 refeições diárias entre café da manhã, almoço e jantar. O equipamento garantirá segurança alimentar para as populações mais vulneráveis e fomentará a agricultura familiar, por meio de compras institucionais. Agora a população poderá fazer suas refeições diárias por apenas R$ 2,50: R$ 0,50 para o café da manhã, R$ 1,00 para o almoço e jantar.

A programação encerrou com a entrega de uma ambulância, reforçando o compromisso do Estado com a melhoria dos serviços de saúde no município.

Todas as ações ocorreram durante o festejo de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da cidade, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as manifestações culturais e religiosas locais.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, demonstrou-se agradecido pelos benefícios entregues para a cidade.
“O Governo do Estado é nosso grande parceiro no trabalho em busca do desenvolvimento de Loreto. Temos feito parcerias e contamos sempre com a sensibilidade do Orleans e do governador para tornar nossa cidade ainda melhor,” afirmou.