Demandas do Maranhão são entregues ao ministro das cidades, Jader Filho, pelo deputado Hildo Rocha

Em reunião realizada ontem, no Ministério das Cidades, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) tratou sobre demandas dos municípios maranhenses referentes aos setores do desenvolvimento urbano, habitação, mobilidade urbana, e ordenamento territorial.

Uma voz em defesa dos municípios brasileiros

Durante a reunião, o ministro Jader Filho destacou a importância do trabalho do deputado Hildo Rocha na defesa dos interesses dos municípios brasileiros e, em especial, do Maranhão.

“Hildo Rocha é caboclo trabalhador que luta pelo Maranhão, que luta pelos municípios. É um deputado municipalista, que pela sua qualidade, pelo seu conhecimento nos ajuda muito, contribuindo com o Brasil e, em especial, com o Maranhão, trabalha intensamente em favor do Programa Minha Casa Minha Vida, asfaltamento e saneamento, além de outros benefícios estruturantes de interesse dos municípios maranhenses”, destacou Jader Filho.

Orçamento e finanças públicas

Ainda de acordo com Jader Filho, o deputado Hildo Rocha é detentor de notável domínio de temas referentes a orçamento e políticas públicas.

“Hildo conhece como poucos o funcionamento da máquina estatal e tem profundo conhecimento acerca de questões orçamentárias. Graças ao seu esforço e à sua notável competência ele contribui muito para que a bancada federal do Maranhão obtenha bons resultados. Hoje, mais uma vez, tenho a satisfação de recebê-lo para tratarmos sobre os projetos e obras de infraestrutura, de saneamento, asfaltamento e programas habitacionais voltados para a melhoria da qualidade de vida da população maranhense. Estamos juntos, conte conosco”, declarou Jader Filho.

Esforço conjunto

O deputado Hildo Rocha afirmou que a reunião é apenas mais um ato que evidencia o esforço conjunto para garantir que as políticas públicas do governo federal cheguem às regiões mais necessitadas do Maranhão, promovendo desenvolvimento e bem-estar para sua população.

“Durante a reunião, tratamos sobre dezenas de projetos referentes a habitação popular, tanto para as áreas rurais como para as áreas urbanas do Maranhão e pedidos de mais pavimentação, praças, abastecimento de água, urbanização e mais saneamento básico, para que a população maranhense possa ter uma melhor qualidade de vida”, informou o parlamentar.

Compromisso e gratidão

Ao final do encontro, Hildo Rocha agradeceu ao ministro Jader Filho pela receptividade, reforçou a necessidade de ampliação do número de casas populares, mais obras de pavimentação e ampliação do acesso à água potável e investir em saneamento básico.

Iracema Vale reúne lideranças em apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão

Em Urbano Santos, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), promoveu em sua casa um grande encontro que reuniu lideranças de 38 municípios maranhenses para consolidar o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Maranhão. O encontro político contou com a participação de vereadores, prefeitos, deputados e dezenas de aliados históricos da deputada.

A reunião teve como foco o alinhamento político do grupo que defende a continuidade do projeto liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB). Em seu discurso, Iracema Vale foi enfática ao afirmar que o Maranhão precisa de alguém comprometido com o povo e que esteja preparado para dar continuidade ao trabalho que está mudando a realidade do estado.

“Queremos alguém que continue esse governo voltado para o interesse do povo e que está dando certo”, declarou a deputada Iracema. E complementou: “Vim para dentro da minha casa, com os meus amigos, que são soldados, que são guerreiros, que são meus aliados incondicionais e que brigam por mim, dizer que a partir de hoje nosso grupo tem pré-candidato a governador”.

Diversas lideranças políticas do grupo de Iracema Vale fizeram questão de declarar apoio ao nome de Orleans como sucessor natural de Carlos Brandão, entre elas os prefeitos Clemilton Barros (Urbano Santos), Neném Pontes (Belágua), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto), Vinícius Vale (Barreirinhas), Caçula Coelho (Presidente Médici), André Gaúcho (Buriti), Jones Braga (Nina Rodrigues), Amin Quemel (Carutapera) e Dr Tanios (Anapurus). Também presentes os prefeitos de Paco do Lumiar, Fred Campos, e de Bacabal, Roberto Costa.

“Hoje não tenho dúvidas que a maior liderança do governo que surgiu para solução dos problemas do Maranhão é o Orleans Brandão. Sei da sua sensibilidade e falo como quem veio do meio do povo e deseja a continuidade do governo que mais olhou para as necessidades dos maranhenses”, afirmou Roberto Costa.

Deputados estaduais marcaram presença no encontro em Urbano Santos, como Ana do Gás (PCdoB), Florêncio Neto (PSB), Davi Brandão (PSB), Antônio Pereira (PSB) e o suplente Jota Pinto (Podemos). O deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos) também manifestou apoio ao nome de Orleans e reforçou a união do grupo político.

“Tenho três mandatos e, em todos eles, estive na oposição aos governos anteriores. Mas, o Maranhão vive hoje um novo tempo. O maior legado do governador Brandão é a forma de fazer política sem perseguir seus opositores. O grupo liderado por ele faz política pensando no povo e nas reais necessidades do Maranhão. Hoje, estou aqui para declarar meu apoio a um projeto político que tem dado certo,” afirmou Aluísio Mendes.

O evento também contou com a presença do senador Weverton Rocha e outras lideranças do PDT, reforçando a dimensão do encontro e o fortalecimento da base política que defende a continuidade do atual modelo de gestão no Maranhão. A reunião em Urbano Santos sinalizou que o nome de Orleans Brandão vem ganhando corpo e respaldo, com foco na continuidade, no trabalho e na sensibilidade social.

Porto de Recordes: Itaqui tem o melhor mês de maio da história em movimentação de cargas

– Itaqui tem o melhor mês de maio da história em movimentação de cargas (Foto: Divulgação)

Em mais um recorde alcançado no ano, o Porto do Itaqui movimentou cerca de 3,6 milhões de toneladas de cargas no mês de maio de 2025, consolidando o melhor desempenho já registrado para esse mês na história do porto. O volume superou o recorde anterior, de maio de 2023, que totalizou 3,35 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, o Itaqui já registra 13,81 milhões de toneladas movimentadas, fato que representa um crescimento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e um desempenho de 9% acima do volume previsto no planejamento anual.

 

Os grandes destaques por tipo de carga foram:

Carga geral: A movimentação de celulose foi de 182 mil toneladas, 30% superior ao planejado para o mês e 60% acima do registrado em maio de 2024;

Granel sólido: O embarque de ferro gusa atingiu 120 mil toneladas, apontando um crescimento de 34% em relação ao mesmo mês do ano anterior;

Granel líquido – derivados de petróleo (entreposto): As operações de transferência entre navios (ship-to-ship) movimentaram 316 mil toneladas, desempenho 50% acima do planejado e 333% superior ao registrado em maio de 2024;

Granel líquido – derivados para o mercado interno (tancagem): Foram movimentadas 468 mil toneladas, 8% acima do volume planejado e 19% acima do resultado de maio do ano anterior.

Ainda sobre os granéis líquidos, a produtividade média mensal superou a meta estabelecida. Entre os produtos movimentados, o diesel se destacou, respondendo por 75% do volume total, seguido pela gasolina, com 19%. No que se refere aos operadores, a Transpetro liderou as operações, sendo responsável por 85% da carga movimentada, seguida pela Granel Química, com 11%, e pela Ultracargo, com 4%.

“Mais um mês de crescimento no nosso porto. Esses números são resultado do trabalho coletivo realizado pelos operadores portuários e investidores que acreditam no potencial do Maranhão, fortalecendo a posição estratégica do Porto do Itaqui no cenário logístico nacional”, comunicou o diretor de operações do Itaqui, Carlos Roberto Frisoli.

Quanto mais eficiência e capacidade operacional, mais investimentos e desenvolvimento econômico regional o porto atrai. “O Itaqui já é um dos principais hubs logísticos e comerciais com destaque nacional e internacional. A cada meta superada, é mais desenvolvimento gerado para o nosso estado”, acrescentou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Hildo Rocha vistoria construção do Centro de Convivência de Idosos

O deputado federal Hildo Rocha (MDB), o prefeito Flávio Soares, o vice Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, membros do governo municipal e populares visitaram o Centro de Convivência do Idoso em Governador Edison Lobão a fim de verificar o andamento das obras.

Serviços de boa qualidade

De acordo com Hildo Rocha, a obra está ficando muito boa. “Fico muito feliz por ver que a construtora que venceu a licitação está executando uma obra de boa qualidade. A empresa está executando a obra de acordo com o projeto, já estive olhando aqui o projeto, está ficando muito bom”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o término da obra é aguardado pela população com grande expectativa.

“A expectativa da população e, em especial dos idosos que serão atendidos aqui neste espaço, é muito grande. A entrega desse Centro de Convivência significa um grande avanço na qualidade dos serviços ofertados aos idosos pela prefeitura. Quando entrar em funcionamento eles terão um local adequado para atividades sociais, de saúde e recreativas”, destacou o parlamentar.

Mais benefícios

Hildo Rocha também anunciou que em breve será iniciada uma nova obra financiada por emenda parlamentar de sua autoria e a conclusão de mais duas.

“Os recursos para a construção de uma grande linda e moderna praça já estão assegurados por meio de emenda parlamentar de minha autoria. A obra será executada pelo Governo do Maranhão. Os sistemas de abastecimento de água serão construídos pelo próprio município”, disse Hildo Rocha.

O prefeito Flávio Soares agradeceu ao deputado e realçou o desejo de continuar trabalhado em parceria com o parlamentar.

“Deputado, nós agradecemos por todos os benefícios que foram assegurados por meio da nossa parceria. Aproveito a oportunidade para dizer que o nosso município precisa muito do seu apoio. Portanto, continue nos ajudando para que possamos prosseguir avançando na prestação de serviços de qualidade e na implantação de obras importantes como esse Centro de Convivência dos Idosos que iremos inaugurar em breve”, declarou o prefeito.

Ginásio de esportes e piscina

Flávio Soares revelou o desejo de construir um ginásio de esportes e uma piscina com hidroginástica.

“São dois projetos importantes que nós temos a intenção de realizar para que os idosos possam dispor de locais adequados para a prática de atividades esportivas e hidroginástica. Temos a certeza de que você irá se esforçar e, na medida do possível, você irá nos ajudar a viabilizar esses projetos”, enfatizou Soares.

Compromisso honrado

O presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, expressou sua satisfação com a visita e a realização das obras.

“O deputado Hildo Rocha sempre cumpre suas promessas. Hoje, por exemplo, nós temos a satisfação de fiscalizar mais uma obra importante que foi viabilizada graças à parceria do parlamentar com o governo municipal. A gente acredita que em breve outros benefícios serão materializados em prol da nossa população”, ressaltou Luciano.

Brandão inaugura Viva/Procon, anuncia estrada e entrega equipamentos de segurança, saúde e desenvolvimento social em comemoração aos 61 anos de Cedral

Para ampliar o acesso a serviços de cidadania e a promoção da defesa dos consumidores, o governador Carlos Brandão, inaugurou nesta segunda-feira (9), a 95ª unidade do Viva/Procon do Maranhão, em Cedral, município localizado no litoral ocidental maranhense. O espaço contará com o Balcão do Cidadão, emissão de documentos como a Carteira de Trabalho Digital (CTPS), entre outros serviços.

A atividade é uma das diversas ações governamentais realizadas em celebração aos 61 anos de emancipação política da cidade, que foi elevada à categoria de município no dia 9 de junho de 1964. A agenda comemorativa também foi marcada pela autorização de obras de abastecimento, infraestrutura, desenvolvimento social, educação e tecnologia, além da entrega de uma ambulância, uma viatura da Polícia Militar e carrinhos entregues por meio dos programas sociais Mais Renda e Minha Renda.

Além disso, o governador aproveitou para assinar ordens de serviço autorizando o início de uma série de obras no município, como a implantação do Colégio Militar Tiradentes, do portal da cidade, do Restaurante Popular e da Estação Tech do município, bem como a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) nos povoados Retiro e Pericaua e pavimentação no povoado Santaninha.

“Nós realizamos vários anúncios importantes para a cidade. Mas tem uma obra muito importante e muito desejada por muitos anos, que sai da sede da cidade até a Praia de Barreirão, no Povoado Pericaua. Com isso, a gente incentiva turismo, gerando emprego e renda, e melhorando a vida das pessoas. Parabéns, Cedral!”, pontuou Brandão.

Fortalecimento do turismo

Um dos anúncios mais esperados foi a ordem de serviço para a implementação de 6,3 km de asfalto que liga a sede do município de Cedral à Praia do Barreirão, no povoado Pericaua. A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e tem como objetivo estimular o fortalecimento da atividade turística no litoral ocidental maranhense, como explicou o governador.

“Nós temos feito um grande trabalho para desenvolver o turismo na região da Baixada e no litoral ocidental do Maranhão. Outro dia inauguramos a estrada que vai do município de Guimarães até a estrada de Araoca. Foi um acerto muito grande, fortaleceu o turismo, gerou aquecimento da economia, muitos empregos e renda. Anunciamos aqui esse trecho novo, de Cedral até a praia de Pericaua. Uma praia belíssima que faltava o acesso”.

*Ambulância, viatura policial e carrinhos do Mais Renda e Minha Renda*
Os moradores de Cedral também foram contemplados com uma ambulância para o município. Com esta nova unidade, o estado atinge a marca de 135 ambulâncias distribuídas desde julho de 2022, reforçando a rede estadual de atenção à saúde e garantindo o transporte seguro de pacientes. A ambulância entregue é do modelo Suporte Básico Tipo B, com estrutura moderna, totalmente equipada e que pode ser adaptada para funcionar como Suporte Avançado (USA), ampliando sua capacidade de atendimento, inclusive para pacientes em estado crítico.

A população cedralense também foi contemplada com a entrega de uma nova viatura da Polícia Militar, para reforçar os serviços de segurança ostensiva na cidade. Reforçando a agenda municipalista, marca da gestão Brandão, o governador destacou que as entregas e anúncios direcionados à Cedral são resultantes de diálogo direto com o prefeito do município, Danilo Moraes. “Isso aqui foi fruto de uma audiência que o prefeito teve com a gente. Nós já recebemos 100 prefeitos e essa audiência gerou esses frutos”, frisou Carlos Brandão.

O prefeito de Cedral, Danilo Moraes, comemorou as entregas e autorização de novas obras, destacando o perfil municipalista adotado pelo governador do estado. “Tudo que nós conversamos e alinhamos o governador atendeu prontamente. Ele tem um carinho imenso pela nossa terra e nós só temos a agradecer. Obrigado, governador, por ter atendido nossos pedidos e por ser esse homem íntegro que sempre atende a gente”, disse o prefeito.

A agenda de inaugurações e anúncio de novas obras em Cedral contou com a presença do deputado federal Duarte Júnior e do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão.

Governo do Maranhão inicia audiências do Orçamento Participativo 2025 em São Luís

O Governo do Maranhão dá início, no próximo dia16, ao ciclo de audiências públicas do Orçamento Participativo (OP) 2025, política pública que há 10 anos garante a participação popular na definição das prioridades para o orçamento estadual. Este ano o evento terá programação especial, que acontece a partir das 8h30, no Auditório Paulo Freire, localizado no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Coordenado pelas Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Orçamento Participativo é um instrumento de diálogo entre o Governo e a sociedade civil, que permite aos maranhenses de todas as regiões opinar e decidir sobre as ações, obras e projetos prioritários que devem integrar o orçamento público.

“Nesses 10 anos, o Orçamento Participativo se estruturou como uma política pública de referência não só no Brasil como também no mundo, visto que comitivas de outros países têm nos visitado para conhecer essa experiência. Este ano celebramos esse marco que é uma estratégia de governo para garantir a construção colaborativa do planejamento do orçamento estadual, de forma democrática e com transparência, que fortalece a participação popular e amplia a interlocução entre sociedade civil e o estado”, ressalta a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, destacou as conquistas alcançadas ao longo de uma década de OP. “O Orçamento Participativo é um grande projeto do Governo do Maranhão que há uma década garante a execução do que a população aponta como prioridade. É um case de sucesso que no Maranhão proporcionou a entrega de mais de 300 obras demandadas pela população. Ao longo dos últimos três anos, o governador Carlos Brandão quase triplicou o número de municípios maranhenses com audiências: Em 2022 eram doze municípios; e, desde 2023, 32 municípios recebem audiências, ampliando a participação popular”.

Programação Especial — 10 anos de OP
Uma programação especial irá celebrar os 10 anos de implantação do Orçamento Participativo no Maranhão. Além das tradicionais audiências públicas e dinâmicas para elaboração de propostas, a abertura contará com o painel “10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão: conquistas e desafios”, seguido da apresentação da Revista OP 10 Anos, além de momentos de interação e escuta popular.

À tarde, às 14h, será realizada a Audiência Pública da região da Ilha do Maranhão, que contempla a capital São Luís e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O evento contará com a presença do governador Carlos Brandão e será aberto ao público. Também será realizado o lançamento da Revista do OP Anos. Toda a população pode participar para debater propostas que beneficiem a região a partir dos eixos estratégicos do Plano Maranhão 2050, que organiza o planejamento de longo prazo do Estado em áreas como: Economia próspera e inclusiva; Educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; Meio ambiente valorizado e resiliente; Governança efetiva, conectada e inovadora; e Sociedade saudável, segura e justa. Ao final, as propostas serão debatidas em plenária. As selecionadas vão ser submetidas à votação pública por meio do atendimento virtual do Governo do Maranhão, no Whatsapp.

OP 2025
As audiências do Orçamento Participativo 2025 serão realizadas nas 32 regiões de planejamento do estado, contemplando os 217 municípios maranhenses. Os municípios que irão sediar as audiências são Porto Franco, Açailândia, Colinas, São João dos Patos, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Junco do Maranhão, Carutapera, Barra do Corda, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Bacabal, Zé Doca, Santa Inês, Timon, Caxias, Araioses, Barreirinhas, Dom Pedro, Pedreiras, São Bento, Viana, Codó, Itapecuru Mirim, Anapurus, Rosário, Cururupu, Pinheiro, Grajaú, São Mateus do MA, Imperatriz.

Cada regional poderá apresentar 04 propostas, a partir do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que seguirão para votação online. Apenas uma proposta será eleita para integrar o projeto da Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA). A participação é aberta ao público e todos os maranhenses estão convidados a contribuir na construção coletiva de um Maranhão mais inclusivo e democrático. O calendário completo das audiências do OP 2025 está disponível na plataforma participa.ma.gov.br.

Programação de Abertura — OP 2025
Data: 16 de junho (segunda)
Local: Auditório Paulo Freire — UFMA, São Luís
Horário: A partir das 8h30

MANHÃ
8h30 – Credenciamento
9h30 – Painel “10 anos do Orçamento Participativo no Maranhão: conquistas e desafios”11h – Manifestação dos participantes
12h – Almoço

TARDE
13h – Credenciamento
14h – Abertura da Audiência Pública e Lançamento da Revista OP 10 Anos
15h – Apresentações técnicas e devolutivas (Sedihpop e Seplan)
15h30 – Dinâmica dos trabalhos no plenário
16h40 – Apresentação e priorização das propostas
17h30 – Saudação final e coquetel

Começou o “Viva São João na Nova Bacabal” e a Avenida João Alberto se transforma no mais novo ponto turístico da cidade

A Avenida Governador João Alberto de Souza, em Bacabal, que já é o principal ponto de encontro para quem curte uma atividade física ao ar livre, agora ganhou ainda mais destaque. A Prefeitura deixou o espaço mais bonito, transformando-o no principal ponto turístico da cidade neste mês de junho.

As cores e as bandeirinhas do “Viva São João na Nova Bacabal” já invadiram a avenida e estão fazendo o maior sucesso. Quem passa caminhando, correndo ou de bicicleta não resiste e logo faz aquela bela foto para as redes sociais. A programação oficial acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, com uma vasta agenda que inclui atrações musicais, quadrilhas juninas, bumba meu boi, cacuriá e muitas surpresas.

Aproveitando o fim de tarde para fazer sua atividade física, o vaqueiro Jocimar Sousa não pediu segredo: “Rapaz, aqui tá muito lindo. Tudo bonito mesmo. Minha filha disse logo que tá parecendo a capital. Gostei, viu!”

“Está sendo o ponto turístico da cidade e está trazendo muitos benefícios para a nossa região. Eu moro aqui no Green Park e, pra mim, vai ser muito bom, aqui pertinho de casa. Vou vir todos os dias e pedalar muito pra poder comer as comidas típicas aqui”, disse a ciclista Nilde Costa.

O prefeito Roberto Costa fez o anúncio oficial da festa no dia 1º de junho e falou sobre o preparo do espaço, que contou com mutirão de limpeza, melhorias na iluminação e uma grande ornamentação com bandeirinhas.

“Pela primeira vez estamos colocando essas bandeirinhas que são famosas no São João de Caruaru, de Campina Grande, de Recife e lá no Projeto Reviver, em São Luís. Todo mundo vai pra lá fazer foto, e agora ninguém precisa mais sair de Bacabal pra fazer as suas belas fotos de São João.”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a proposta da festa junina é reunir as famílias bacabalenses para momentos de alegria, cultura e lazer. “O nosso São João será tranquilo, feito para as famílias, para que as crianças, os jovens, os pais, as mães e os avós possam vir, brincar e participar desta festividade. E aqui essas bandeirinhas estão sendo um sucesso muito grande, e é apenas o começo dessa linda festa junina em Bacabal.”, destacou.
A programação oficial será divulgada nos próximos dias pela prefeitura.

Vereadores concedem título de cidadão açailandense ao deputado Hildo Rocha

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Açailândia, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) recebeu o título de Cidadão Honorário de Açailândia, homenagem que foi concedida por iniciativa do vereador César Costa que teve o apoio dos demais vereadores.

O deputado Hildo Rocha agradeceu a homenagem expressando sua enorme alegria pelo reconhecimento dos vereadores daquela cidade ao trabalho que ele vem realizando em favor dos açailandenses.

“Hoje, recebi o título de cidadão honorário de Açailândia, concedido pela Câmara de Vereadores por iniciativa do vereador César. Este reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo trabalho que venho realizando em favor dos açailandenses me deixa profundamente grato, honrado e motivado a continuar contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, destacou Hildo Rocha.

Vínculo forte com a cidade

Hildo Rocha reforçou ainda seu sentimento de responsabilidade e orgulho pelo vínculo forte que ele tem com o município de Açailândia.

“Fui o fundador da TV Difusora de Imperatriz e também do Jornal do Tocantins, que foi o primeiro diário impresso em offset de toda a região Tocantina. Naquela ocasião nascia o município de Açailândia que até 1981 era um distrito de Imperatriz, assim acompanhei o nascimento e o desenvolvimento desta cidade, e agora não sou só um admirador deste povo e deste município, mas também um filho desta cidade maravilhosa.”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar também destacou o desenvolvimento acelerado e a pujança econômica do município de Açailândia que hoje contribui bastante para o PIB maranhense.

“Açailândia é uma das cidades que mais cresce no Maranhão, tanto economicamente quanto socialmente. Em todos os cargos públicos que exerci, de atuação estadual ou nacional, sempre ajudei a viabilizar benefícios importantes que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade, consequentemente para melhoria da qualidade de vida da população”, afiançou Rocha.

Principais serviços prestados ao município
Considerado o deputado mais atuante no município, Hildo Rocha já viabilizou diversos benefícios por meio de emendas parlamentares. Entre os principais benefícios, destaca-se a construção da Unidade Básica de Saúde no Jardim Aulídia, assim como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), além do asfaltamento de todo o bairro Ouro Verde, pavimentação em bloquete do Jardim de Alá, também a construção do mercado na Vila Ildemar e diversas obras de habitação popular entre elas a conclusão de 800 casas no Jardim Aulídia, assim como a conclusão também das casas do Piquiá da Conquista e refrigeração de salas de aulas de várias escolas municipais.

O prefeito Benjamim (União) enalteceu os benefícios conseguidos pelo deputado Hildo Rocha e ressaltou que em breve o município receberá novos benefícios entre eles as obras de contenção das erosões em três grandes bairros da cidade, garantindo maior segurança e preservação do território municipal.

Porto do Itaqui recebe Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos

Nos dias 17 e 18 de junho, o Maranhão será palco do maior evento de inovação portuária do Brasil: o InovaPortos 2025. Promovido pelo Porto do Itaqui, em parceria com o Sebrae/MA, a programação conta com a chegada da Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) do governo federal. A ação itinerante, que já passou pelos portos de Pernambuco e Bahia em 2025, irá promover e expandir a cultura da inovação no setor portuário brasileiro.

“O InovaPortos está sendo preparado com muito empenho pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autoridade portuária do Itaqui. Será uma grande satisfação receber portos, palestrantes de renome de diversas regiões do Brasil e, claro, a Caravana da Inovação do MPor. O Itaqui tem se destacado nacionalmente por suas iniciativas inovadoras, e este é o momento ideal para dialogar com o governo federal sobre os avanços e desafios do setor”, destacou o diretor de operações do Itaqui, Carlos Frisoli.

A partir das Caravanas, busca-se engajar autoridades portuárias, fomentar parcerias estratégicas e desenvolver projetos integrados à cadeia logística. “O Porto do Itaqui é um dos referenciais para as Caravanas, pois conseguiu, nos últimos anos, desenvolver uma estrutura com normativos internos dedicados à inovação. Queremos explorar esse e outros aspectos e difundir para as demais autoridades portuárias”, pontuou Tetsu Koike, diretor do programa Caravanas da secretaria executiva do Ministério de Portos e Aeroportos.

Além de Koike, a Caravana da Inovação contará com a presença de Ana Carolina Bomfim, diretora de gestão e modernização portuária do MPor, e Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ.

Inovação no Itaqui

No Porto do Itaqui, a inovação vem sendo incorporada de forma crescente em diversos setores. Desde 2022, já foram entregues 33 soluções inovadoras, além do financiamento de 37 pesquisas em 15 municípios do Maranhão por meio do programa de apoio à pesquisa. O Itaqui capacitou ainda 125 jovens maranhenses em programação através do programa Jovem Tech e 20 profissionais em inovação portuária, por meio do programa de Residência Portuária em Inovação, iniciativa pioneira no Brasil.

Todas essas ações fazem parte do programa Porto do Futuro. Implementado em 2022, a iniciativa surge como resposta à necessidade de modernização e formação de mão de obra qualificada no Complexo Portuário do Itaqui. Dessa forma, o Porto do Futuro visa transformar o Maranhão em um hub de conhecimento portuário a partir do fomento à transformação digital e à otimização dos processos operacionais do porto.

“Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o programa apoia projetos de inovação e pesquisa, além de preparar profissionais maranhenses para o mercado de trabalho nos setores marítimo, portuário e logístico”, detalhou Isa Mary Mendonça, presidente em exercício do Porto do Itaqui.

Transformação Digital

Em 2024, o Porto do Itaqui conquistou o 4º lugar no Prêmio Agilidade Brasil, sendo o porto público com o maior número de iniciativas de transformação digital no país. “Nosso setor de inovação tem atuado de forma constante para aumentar a produtividade em diversas áreas. Da operação ao compliance, criamos soluções que otimizam tarefas, economizam tempo e elevam os resultados”, destacou Gabriel Mateucci Cassia, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação do porto.

Saiba mais sobre o InovaPortos

Além da chegada da Caravana da Inovação, a programação do InovaPortos traz palestras de especialistas renomados de todo o Brasil para abordar tendências em tecnologia, transformação digital e competitividade no setor portuário. O evento também marca o lançamento do primeiro edital público do Maranhão voltado a startups portuárias, um torneio de robótica com estudantes da rede pública e privada, e o Prêmio Porto do Itaqui, que reconhece iniciativas inovadoras de pesquisadores, comunicadores e empresas do estado. Para saber mais, acesse o site oficial do evento: [url=https://inovaportos-ma.com.br/]https://inovaportos-ma.com.br/[/url]

Casas Novas para Dezenas de Familias de São Pedro

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) se reuniu no município de São Pedro da Água Branca com as pessoas que estão sendo beneficiadas pelo governo federal, através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Hildo Rocha também conheceu o terreno onde as 36 unidades habitacionais serão construídas.

O deputado maranhense afirmou que as famílias água-branquenses já podem começar a comemorar a realização de um sonho que se torna realidade, graças ao trabalho realizado por várias pessoas. Além de citar o nome dos membros da cooperativa Copaíba, entre eles o João Neto e Cristiane, ele também citou o prefeito Samuel e o vice Pelezinho. O parlamentar lembrou que fundamentalmente o presidente Lula garantiu as casas para aquelas famílias.

“O local onde serão construídas as casas é ótimo tanto para se morar como para produzir. As famílias beneficiadas vivem da agricultura familiar e da pesca artesanal. São famílias que realmente precisam e merecem esse benefício que trabalhei para que os meus conterrâneos pudessem ter. Quando fui nomeado secretário executivo do Ministério das Cidades pelo presidente Lula ele determinou missões entre elas a reimplantação do programa minha casa, minha vida com mudanças por ele indicadas e assim eu fiz, cumprindo a missão para qual fui escalado. O ministro Jader Filho me deu total apoio e conseguimos vários parceiros nos municípios para que pudéssemos construir essas moradias modernas”, destacou Hildo Rocha.

Casas em alvenaria, de boa qualidade

Hildo Rocha destacou que as casas serão feitas em alvenaria com piso cerâmico, forro, telhado colonial e terão dois quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e terraço. “É uma casa completa de alvenaria, coberta de telha, idealizada pelo presidente Lula e especificada por nós”, enfatizou Hildo Rocha.

O parlamentar enfatizou a importância do benefício. “A casa é o bem mais precioso que as famílias podem ter. Portanto, estou feliz em ter ajudado a viabilizar esse programa e espero poder continuar trabalhando para que mais famílias sejam beneficiadas”, sublinhou Hildo Rocha.

Gratidão

O prefeito Samuel Ribeiro expressou sua gratidão ao deputado Hildo Rocha pela conquista. “Esse é o momento de gratidão que estamos vivendo aqui. A gente só tem a agradecer nosso deputado por essa conquista e parabenizar todos aqueles que foram beneficiados por meio do nosso trabalho em parceria com o deputado Hildo Rocha e tantas outras pessoas que nos ajudaram a atingir a etapa final de um processo demorado que exigiu muito esforço e muita dedicação”, declarou Samuel.

O vice-prefeito Pelezinho também destacou a importância da ação que possibilitou a formalização dos 36 contratos.

“A assinatura dos 36 contratos que autorizam o início da construção das casas que serão entregues para 36 famílias do nosso município é motivo de grande felicidade tanto para os beneficiários quanto para todas as pessoas envolvidas nesse trabalho. Quero, portanto, parabenizar todos os parceiros envolvidos e especialmente os beneficiários, que merecem o que está acontecendo hoje”, declarou Pelezinho.

As beneficiárias Sebastiana do Nascimento Sousa e Edinete expressaram alegria e gratidão ao deputado Hildo Rocha. “É uma alegria imensa estar aqui hoje, morando em São Pedro da água Branca realizei o sonho de ser contemplada com uma casa”, celebrou Dona Sebastiana.

Edinete acrescentou: “Quero agradecer ao deputado Hildo Rocha, ao nosso prefeito Samuel, ao vice, Pelezinho e a todas as pessoas que trabalharam para que a gente pudesse vivenciar essa tamanha felicidade. Estou muito feliz em ter a oportunidade de ter uma casa”, comemorou Dona Edinete.