Governo reforma unidades da rede estadual de saúde de Caxias, Santa Inês, Pinheiro e Alto Alegre do Maranhão

– Em Santa Inês equipamento de saúde recebe melhorias (Foto: Divulgação)

Com o compromisso de garantir o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início a execução de serviços de manutenção corretiva em unidades da rede estadual.

“Cuidar da população implica em unidades cujos espaços são acolhedores. A saúde também se faz com estabelecimentos salubres e modernizados, assim como com profissionais capacitados. Foi por isso que demos início aos serviços de melhorias em equipamentos da nossa rede, levando em consideração, neste primeiro momento, aquelas em que a demanda de atendimentos é maior”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Os serviços estão sendo realizados no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias); Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão; Hospital Macrorregional Tomás Martins (Santa Inês); e Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro).

Entre as ações de manutenção corretiva, estão reparos na cobertura com substituição parcial de telhas; pintura interna e externa de toda a unidade; substituição do piso vinílico para piso porcelanato; substituição parcial de esquadrias; manutenção corretiva nas instalações elétricas, hidráulica e sanitária; e manutenção corretiva nas instalações dos sistemas e combate a incêndio.

De acordo com o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro, as melhorias são em cumprimento de orientações do governador Carlos Brandão e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. “Realizamos o levantamento das nossas unidades de forma que esses serviços de manutenção venham ser convertidos em melhor atendimento para a nossa população. Com isso obedecemos ás normas vigentes da saúde quanto a colocar disponível serviços e unidades modernas em que sejam desenvolvidos trabalhos de qualidade”, destacou.

As ações de manutenção preventiva e corretiva foram iniciadas no último dia 19 de maio. A previsão é que tudo esteja concluído até o final de 2025. Os serviços de melhorias estruturais estão sendo executados pela SES por meio do Setor de Engenharia da pasta.

Porto do Itaqui reforça compromisso com a sustentabilidade no VIII Simpósio de Gestão Portuária

O Porto do Itaqui participa, mais uma vez, como patrocinador oficial do Simpósio de Gestão Portuária, evento que já se consolidou no calendário nacional como um dos principais fóruns de debate sobre o futuro dos portos brasileiros. Em sua oitava edição, o simpósio reúne profissionais, estudantes e pesquisadores do Maranhão e de diversos estados do país para discutir desafios e soluções para o setor portuário, trazendo como tema a “Descarbonização no Setor Portuário e Marítimo”.

Por reconhecer a relevância do evento para toda a comunidade portuária, o Porto do Itaqui apoia o Simpósio há sete edições. O tema deste ano está diretamente alinhado ao trabalho desenvolvido no porto, que se tornou o primeiro porto público do Brasil a implementar um plano de descarbonização.

Entre as ações de destaque voltadas à descarbonização estão: adoção de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), o monitoramento contínuo da qualidade do ar, a utilização de ônibus com tecnologia Euro 6 (voltada à redução de emissões), uma gestão ambiental responsável, além de investimentos em pesquisas sobre mudanças climáticas e descarbonização. Esses esforços renderam ao Porto do Itaqui o selo Pró-Clima – Categoria Ouro e o segundo lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2024, concedido pela Antaq.

De acordo com o professor Sérgio Cutrim, coordenador do simpósio, o evento tem como principal missão aproximar o meio acadêmico do setor produtivo portuário. “A nossa missão no simpósio é unir a academia e o setor portuário produtivo para discutir e debater as temáticas mais importantes. E isso só é possível graças aos nossos apoiadores e financiadores, que tornam viável um evento deste porte e com essa infraestrutura”, destacou o professor.

A abertura do evento contou com a apresentação do plano de descarbonização do Porto do Itaqui, conduzida pela gerente de meio ambiente do porto, Luane Lemos. “Tivemos a honra de abrir o simpósio, apresentando o plano de descarbonização do Porto do Itaqui. Compartilhamos os desafios enfrentados, as metas estabelecidas e as nossas pretensões para descarbonizar o porto nos próximos 20 anos. Trata-se de um grande desafio, não apenas para nós, mas para toda a comunidade portuária. E temos a honra de conduzir esse processo entre os portos públicos brasileiros”, comunicou.

Também presente no simpósio, o diretor de planejamento do porto, Bruno Mota, ressaltou a relevância do evento e o compromisso do Itaqui com as metas ambientais. “Mais uma vez, o Porto do Itaqui marca presença neste evento de grande relevância, com um tema diretamente ligado ao meio ambiente, prioridade para nós. A presença de universidades, estudantes, além de representantes de autoridades portuárias públicas e privadas destaca a força coletiva necessária para alcançarmos as metas ambientais estabelecidas para 2035 e 2050”, explicou o diretor.

A edição deste ano reafirma a importância do simpósio como espaço estratégico de articulação entre conhecimento científico, gestão portuária e responsabilidade socioambiental. O engajamento de instituições públicas, privadas e da academia demonstra que o futuro dos portos brasileiros passa, necessariamente, pela inovação, pela cooperação e pelo compromisso com a sustentabilidade.

Brandão lança Cartão Travessia para ampliar serviço de transporte gratuito a pessoas com deficiência na Grande Ilha

– Governo lança Cartão Travessia (Foto: Gilson Teixeira)

Para ampliar o acesso a serviços de transportes para pessoas com deficiência residentes em municípios que integram a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, lançou, em solenidade realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, uma nova modalidade do programa Travessia: o Cartão Travessia, que vai atender 300 famílias já cadastradas no programa Travessia com um crédito de R$ 500,00 mensais para que os beneficiários do serviço utilizem o recurso para custear transporte por aplicativo.

O benefício será utilizado obrigatoriamente para deslocamentos voltados a tratamentos de saúde, possibilitando o agendamento de viagens direto da residência até o local do tratamento. “É um programa complementar para atender as pessoas que não conseguem ir na van do programa Travessia. O Cartão Travessia tem um valor de R$ 500,00 por mês para que o beneficiário possa utilizar um motorista de aplicativo e chegar ao seu tratamento de saúde. É específico para tratamento de saúde”, explicou o governador Carlos Brandão.

Implantado em 2016, o Serviço Travessia atualmente está presente em 46 cidades maranhenses e em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Mais Saúde e Travessia Neurodiversidade. Coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos, pessoas hipossuficientes e autistas.

Referência nacional em mobilidade inclusiva que atende, atualmente, 16.732 pessoas cadastradas, entre usuários fixos e eventuais. Com o Cartão Travessia, a expectativa é que mais pessoas sejam atingidas pela iniciativa e o transporte via vans seja desafogado. Essa é a avaliação de Erlon Azevedo, beneficiário do Travessia desde 2018. Professor da rede pública de ensino, Erlon utiliza diariamente as vans do programa Travessia para ir ao trabalho. Com os vouchers disponibilizados no Cartão Travessia, ele terá mais oportunidade de deslocamento.

“A demanda de usuários cresceu muito e a quantidade de carros da frota é pouca. Essa é uma ajuda para quem precisa, que não tem um dinheirinho, e vai ajudar no transporte por aplicativo. Excelente iniciativa do governador e da MOB. No dia a dia, quando eu não tiver o Travessia, terei um dinheirinho para pagar o transporte”, ressalta Erlon.

 

Desejo de mães atípicas

A diretora de mobilidade inclusiva da MOB, Isabelle Passinho, lembrou que o Cartão Travessia atende uma demanda de mães atípicas de crianças com microcefalia, para ampliar as possibilidades de deslocamento gratuito para tratamentos de saúde.

“Esse avanço foi uma sugestão de um grupo de mães atípicas de crianças com microcefalia e ele veio exatamente para que a gente tenha mais oportunidade de atender as pessoas. A pessoa precisa estar cadastrada há pelo menos seis meses no serviço. As pessoas que precisam desse transporte mais de duas vezes por semana, terão a oportunidade de utilizar o transporte a partir do aplicativo”, detalhou Passinho.

Uma dessas mães é Giuliana Dominices, mãe de Jade Helena Dominices Silva, 9 anos, criança que nasceu com microcefalia decorrente da infecção pelo Zika Vírus – a síndrome congênita do Zika Vírus. Giuliana participou da primeira entrega simbólica do primeiro Cartão Travessia.

“Somos usuárias do Travessia há quase seis anos. Sempre foi um serviço de qualidade, mas como a demanda foi aumentando, ele acabou ficando sobrecarregado para atender todo mundo. Conseguimos uma reunião com a direção da Mob, eles ouviram, estudaram, analisaram a melhor forma de implantar essa nova modalidade. Com esse voucher de R$ 500 vou garantir o tratamento da minha filha”, comemorou a mãe.

 

TaxiGov

Os recursos para implantação do novo serviço foram viabilizados a partir de parceria das Secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), como uma das reivindicações priorizadas pela população durante as audiências públicas do Orçamento Participativo de 2023.

As viagens serão viabilizadas por meio do TaxiGov, serviço oferecido pela empresa estatal Maranhão Parcerias (Mapa), que permite deslocamento utilizando transporte por aplicativo para atender às demandas e necessidades da administração pública e empresas interessadas. “A Mapa é a nossa parceira nesse projeto. Sem a Mapa não conseguiríamos viabilizar o projeto, empresa do Governo do Maranhão que administra o TaxiGov. Fizemos um arranjo em cima do TaxiGov e virou o Cartão Travessia”, frisou Adriano Sarney, presidente da MOB.

A solenidade de lançamento do Cartão Travessia contou com a presença de famílias de beneficiários do programa, além de secretários de Estado, representantes do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, e a vereadora de São Luís, Concita Pinto.

 

Cadastro no Cartão Travessia

Para participar da seleção do Cartão Travessia, o interessado deve estar cadastrado no Programa Travessia há pelo menos seis meses, residir na Grande Ilha e ser pessoa com deficiência com mobilidade reduzida permanentemente.

Também é necessário realizar tratamento na rede de saúde com frequência mínima de duas vezes por semana e apresentar toda a documentação exigida. As inscrições estão e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 4 de junho, por meio de link disponível no site da MOB.

Famílias do Tambá são beneficiadas com casa própria

Durante assinatura dos contratos para construção de 48 casas no povoado do Tambá, no município de Cantanhede, o deputado federal Hildo Rocha falou que aquele momento só estava acontecendo por causa da união de esforços de várias pessoas.

“Esse momento é fruto de uma grande parceria que inclui o Zé Martinho, o Hildo Rocha, a vice-prefeita Evilane Costa, a presidente da Associação de Moradores, do Tambá, Maria Sebastiana Rodrigues, o Ministro das Cidades, Jader Filho e o presidente Lula”, ressaltou Hildo Rocha.

Etapa final de uma grande luta

O deputado Hildo Rocha disse que o ato simboliza a vitória alcançada pelas famílias que conseguiram superar as dificuldades burocráticas inerentes ao programa.

“Para chegarmos a este momento foi necessário muito trabalho, muito esforço e muita persistência. Mas, graças a Deus nós conseguimos. A assinatura dos contratos é a última etapa da burocracia, da papelada. A partir de agora o dinheiro já está garantido para que seja iniciada a construção das casas no prazo máximo de um ano, ou seja, até maio do ano que vem essas casas têm que estar prontas”, explicou o parlamentar.

Dignidade para quilombolas

O deputado ressaltou que graças ao programa do Minha Casa Minha Vida, milhares de famílias, em todo o Brasil, agora estão tendo direito a moradia digna.

“No início do ano de 2023, o presidente Lula me nomeou para o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades e uma das missões que ele me delegou foi ajudar na recriação do Programa Minha, Casa Minha Vida. Então, sob a liderança do Ministro Jader Filho, nós conseguimos reativar esse importante programa que está proporcionando dignidade para milhões de pessoas Brasil afora”, declarou Hildo Rocha.

Trabalho eficiente

O prefeito Zé Martinho ressaltou que as casas asseguradas para 48 famílias de baixa renda, da comunidade Tambá, é mais uma demonstração de que a parceria com o deputado Hildo Rocha tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população de Cantanhede.

“Hildo Rocha é um parlamentar que trabalha em prol das comunidades rurais. Hoje, por exemplo, estamos participando de um ato que assegura dignidade para a comunidade quilombola do Tambá. Continuamos trabalhando para beneficiar quem mais precisa, com a missão de servir bem a todos” afiançou Zé Martinho.

Hildo Rocha e Zé Martinho: lado a lado proporcionando benefícios de qualidade à sociedade cantanhedense

O presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, vereador Lucinho, destacou os bons resultados da parceria entre o deputado Hildo Rocha e o prefeito Zé Martinho.

“É muito gratificante poder participar de um evento tão importante e ver dezenas de famílias recebendo o que, para mim, é das políticas públicas mais eficientes que são unidades habitacionais. Quero, portanto, agradecer ao deputado Hildo Rocha e ao prefeito Zé Martinho. Dois políticos trabalhadores que há muitos anos andam lado a lado trabalhando com muita responsabilidade proporcionando benefícios públicos de qualidade para a população cantanhedense”, enfatizou Lucinho.

A presidente da Associação dos Quilombolas do Tambá, Maria Sebastiana Rodrigues, também comentou sobre o trabalho coletivo possibilitou a assinatura dos contratos para a construção das casas.

“Eu quero glorificar a Deus, na pessoa do nosso deputado Hildo Rocha, do nosso prefeito José Martinho, e da nossa vice-prefeita Evilane, e todos que fizeram parte dessa conquista. Para nós, da comunidade Tambá, estarmos hoje aqui assinando este contrato do Programa Minha Casa, Minha Vida, para nós é uma grande conquista”, afiançou Sebastiana.

Evento prestigiado

O ato foi prestigiado por autoridades do executivo e do legislativo municipal, integrantes da equipe do governo municipal e beneficiários do programa. Participaram do evento:

O deputado federal Hildo Rocha; o prefeito de Cantanhede, Zé Martinho; a vice-prefeita, Evilane Costa e os vereadores Lúcio Mauro (presidente da Câmara Municipal); Walter Sales, Pastora, Iza Avelino, Raimundinho do Cidinho, Natinho, Elias Barros, Meire do Godor e Dicó (suplente).

Também marcaram presença os secretários Ronaldo Cruz (Comunicação); Emerson Costa (Educação); Antônio Souto (Infraestrutura); Luan Avelino (Cultura); Jonathan Caldas (Meio ambiente); Wagner Aguiar (Esportes); Claudia Melo, Assistência Social; Wilson Brito (Agricultura); Oswando Quaresma (RH); Fernando Ribeiro (Governo); Nélio Santos (Fazenda); Jackson Medeiros (Administração);, Laís Uchoa (Pesca); Terezinha Lago (Adjunta de Educação; Alex Baima (Adjunto de Saúde); Alexandra Alcântara (Coordenadora da Folha de Pagamento); o gerente da Caixa Econômica de Itapecuru, Rodolfo Costa Sampaio; o ex-prefeito, Cidinho Amaral, e os ex-vereador Alan Bajara, Xixico e Rana Ageme Filho, presidente do Diretório Municipal do MDB.

Orleans Brandão reforça parceria entre Estado e Município em agenda de entregas em Paço do Lumiar

O Secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, esteve em Paço do Lumiar, na manhã desta quarta-feira (28), para acompanhar de perto duas importantes entregas no bairro Vassoural: a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Elias Ferreira e a pavimentação da Rua Afonso Araújo. As ações são fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, que vem garantindo melhorias na vida da população.

Durante a solenidade de entrega da reforma da unidade de ensino, Orleans Brandão destacou o impacto da obra na educação local. “Essa escola representa muito mais do que uma nova estrutura física. Reafirma nosso compromisso com a base da educação, com o futuro das nossas crianças”, afirmou o secretário.

Localizada no Vassoural, a nova Escola Municipal Elias Ferreira — antes conhecida como Escola Moranguinho — agora conta com ambiente totalmente climatizado, seis salas amplas, refeitório, cozinha, horta, parquinho, entre outros espaços que garantem conforto e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A escola atenderá 146 crianças em tempo integral, desde a creche até o 1º ano do Ensino Fundamental.

Além da unidade de ensino, também foi entregue à comunidade a Rua Afonso Araújo, agora totalmente pavimentada em bloquete por meio do Programa Rua Nova, iniciativa do Governo do Maranhão e as prefeituras municipais. “Essa pavimentação é mais uma demonstração de que o municipalismo praticado pelo Governo do Estado é real, estamos fazendo uma grande transformação aqui em Paço do Lumiar. A gente vai seguir assim avançando por todo o Maranhão”, reforçou Orleans.

O prefeito Fred Campos disse estar satisfeito com o trabalho realizado por meio da parceira.
“Nós sabemos que podemos contar com o Governo do Estado e com o secretário Orleans Brandão que já fez inúmeras entregas em nossa cidade, que vão desde escolas, quadras poliesportivas, UBS e muito mais,” explicou o gestor municipal.

A agenda reforça o papel estratégico do Secretário Orleans Brandão na articulação entre os municípios e o Governo do Estado, promovendo políticas públicas que chegam até quem mais precisa.

Brandão recebe prefeitos e prefeitas de várias regiões do Maranhão e reforça compromisso com o municipalismo

– Brandão recebe prefeitos e prefeitas no Palácio dos Leões (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Prefeitos e prefeitas de mais nove cidades maranhenses foram recepcionados nessa terça-feira, 27, pelo governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, em audiências na sala de reunião do Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís (MA).

Na presença de parte do secretariado estadual, os gestores municipais apresentaram as principais demandas de cada cidade e abordaram parcerias para projetos e autorização de obras públicas.

De acordo com o governador, já foram ouvidos 95 gestores e mais cinco já estão com reunião agendada no Palácio dos Leões, totalizando, em 2025, 100 prefeitos atendidos até o momento. A meta do governador é estabelecer contato direto com prefeitos dos 217 municípios maranhenses.

“Hoje, são mais nove prefeitos e prefeitas atendidos, todos trazendo muitas demandas e a gente autorizando para que as cidades possam melhorar. Amanhã serão mais cinco, totalizando 100 prefeitos e prefeitas recebidos. O nosso Maranhão segue avançando com o municipalismo forte”, disse o governador Carlos Brandão.

Nesta nova rodada de diálogos, foram ouvidos os gestores de Bacurituba, Buriticupu, Peri-Mirim, Tutóia, Arame, São Pedro da Água Branca, Palmeirândia, Cantanhede e Senador La Rocque.

Entre os resultados já obtidos por meio das reuniões, o governador destacou a aquisição de 280 ambulâncias para os municípios e a entrega de aproximadamente 800 equipamentos (viaturas, motos, carros e caminhões) em reforço à segurança nas cidades maranhenses.

 

Municipalismo: quem ganha é a população

Na reunião dessa terça-feira, o prefeito de Palmeirândia, Edison Alvorada, enalteceu a parceria entre o Executivo estadual e municipal e festejou a autorização de investimentos públicos na sua cidade. Para o prefeito, quem ganha é a população.

“O Carlos Brandão já é um grande amigo nosso do povo de Palmeirândia. Hoje ele anunciou um pacote de obras para nosso povo. Obra na infraestrutura, na educação, pontes, estrada, enfim, obras que vão ficar, eu acredito, para a vida toda, e quem ganha com isso é o nosso povo de Palmeirândia”, elogiou o prefeito.

A gestora de Bacurituba, prefeita Letícia de Sibá, parabenizou o posicionamento municipalista adotado pela atual gestão estadual, atento às necessidades de cada cidade.

“O governador recebeu as demandas do município de Bacurituba com muito carinho, muito entusiasmo, e graças a Deus estou saindo daqui feliz, com todas elas autorizadas para que a gente possa estar levando os benefícios para a população de Bacurituba, que tanto merece”.

As reuniões no Palácio dos Leões contaram com a participação de comitivas das prefeituras municipais envolvidas e membros da equipe do governador, como os secretários de Estado Sebastião Madeira (Casa Civil), Tiago Fernandes (Saúde), Márcio Machado (Governo), Vinícius Ferro (Planejamento e Orçamento), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas), Aparício Bandeira (Infraestrutura), entre outros.

Deputados governistas reforçam apoio a Brandão e cobram responsabilidade e sensatez da oposição

POLITICA: Deputados da base aliada reforçaram apoio ao governador Carlos Brandão (PSB), destacaram ações e investimentos realizados no estado e cobraram mais sensatez e responsabilidade da oposição, em discursos na sessão desta terça-feira (27). É que oposicionisas se apropriaram de tal modo do termo fake news que andam propagando inverdades na tentativa de confundir a população.

Adelmo Soares (PSB), por exemplo, criticou a postura do deputado Othelino Neto (Solidariedade) ao falar sobre uma suposta cota para internação em unidades de saúde. “São acusações infundadas, é aquela velha história: diga o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Incoerência. Você não pode vir aqui na tribuna e dizer sem provas, sem provas, que o governador vai fazer isso ou aquilo”, afirmou.

Soares também enfatizou que o parlamentar do Solidariedade “joga fogo na fogueira, não defende Felipe Camarão e defende o projeto do caos”. Como contraponto, ressaltou que, mesmo diante manobras e fake news da oposição, “o governador Brandão mantém a prudência, a paciência, discernimento e sabedoria, calma e cautela, a resiliência, que ele tem”.

*Responsabilidade*
No mesmo tom, Neto Evangelista (União), que é líder do governo na Alema, cobrou mais seriedade na postura dos oposicionistas. “Ter oposição é algo importante para o sistema político que a gente vive. Só que para fazer oposição você tem que ter responsabilidade com aquilo que você dissemina”, disse.

Neto assinalou que contra fatos, números, não há argumentos e elencou ações do governo em benefício de todo o Maranhão. “Estou falando da entrega de quase 200 ambulâncias aqui no Maranhão, da entrega de quase 700 viaturas, entre carros e motos, para o sistema de segurança pelo governador Carlos Brandão. Eu estou falando do maior programa de reforma das delegacias do interior do estado”, detalhou.

“O Governador Carlos Brandão tem feito a sua parte, tem feito todo o esforço possível para minimizar essas situações externas que não estão sob o seu controle”, complementou Evangelista.

*Além da medida*
Também pedindo sensatez aos oposicionistas, Ricardo Arruda (MDB)afirmou que Rodrigo Lago (PCdoB) “passou um pouco da medida” ao subir na tribuna para afirmar que alguém do governo teria ameaçado sua vida. Arruda fez questão de destacar a seriedade do fato. “Imagino que V. Exa. tenha alguma materialidade, algum elemento para fazer uma ilação nesse sentido”, disse.

E alertou: “Uma coisa é se tratar aqui de problemas administrativos do Estado, de possíveis ações do governo do Estado que não avançaram como era da expectativa de alguém. Outra questão muito mais grave é reputar a alguém do Estado, e aqui me corrijo, com a intenção de intentar contra a vida de um parlamentar”.

Para contrapor o discurso vazio da oposição, Arruda destacou ações realizadas pelo governador Carlos Brandão, a exemplo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, que vai ser inaugurado com 153 leitos, 33 de UTI, inclusive UTI neonatal; e a rodovia MA-280, que teve a pavimentação iniciada entre Montes Altos e Ribeirãozinho.

*Sonho*
O deputado Júnior Cascaria (Podemos), por sua vez, destacou as novidades do Parque João do Vale que, por indicação sua, foi alvo de reforma e ampliação na cidade de Pedreiras. “O sonho de construir um grande palco concha. Eu até propus ao Estado uma emenda parlamentar, mas o nosso governador, tão sensível, disse que não precisaria, que ele fazia a questão de construir aquele palco concha, que hoje já é realidade”, relatou.

Com entusiasmo, Cascaria elencou os novos espaços do Parque. “Lá também tem o museu, o auditório, escola de música, quadra esportiva, pista de cooper e ciclismo, garantindo diversão e lazer e tempo de qualidade para nossa população pedreirense”. Ele destacou, também, que a escola Olindina Nunes Freire será reinaugurada e que a obra na MA-381, que liga a cidade de Pedreiras a Joselândia, está em fase final.

CASAS NOVAS: Hildo Rocha garante moradia a dezenas de familias da cidade de Brejo

Moradores do município de Brejo asseguraram a construção da sua casa própria no mesmo local onde residem através do Programa Minha Casa, Minha Vida. A assinatura dos contratos para a construção dos imóveis aconteceu na Vila das Almas e no povoado São Raimundo.

Além do deputado federal Hildo Rocha, compareceram ao evento o secretário de Administração e Planejamento do Município, Zé Farias (ex-prefeito da cidade); o superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Nayrton Silva; a presidente da Câmara de Vereadores de Brejo, Ana Cláudia; dirigentes das entidades beneficiadas e o empresário Ferreira.

A conquista é resultado de uma parceria entre o deputado federal Hildo Rocha, o presidente Lula, o ministro Jader Filho, as duas entidades organizadoras, a prefeitura do município e a Caixa Econômica Federal, que tem como objetivo melhorar a vida
de 91 famílias sendo, 45 do povoado São Raimundo e 46 casas na Vila das Almas.

“As casas terão 50 metros quadrados, dois quartos amplos, sala, copa, cozinha, terraço e área de trabalho, todas de alta qualidade para garantir segurança e conforto às famílias beneficiadas”, destacou o deputado.

Apoio do presidente Lula e do Ministro Jader Filho
Hildo Rocha enfatizou que a concretização do benefício só aconteceu graças ao presidente Lula e ao ministro das Cidades, Jader Filho.

“Quando o presidente Lula assumiu em 2023 ele me nomeou secretário executivo do Ministério das Cidades e uma das missões delegadas por ele e o ministro Jader Filho foi trabalhar a reimplantação do Programa Minha Casa, Minha Vida. O Maranhão é um dos estados mais beneficiados pelo programa. Milhares de famílias maranhenses estão desfrutando desse benefício que é o sonho, é o desejo de todos aqueles que ainda não tem uma casa própria”, disse Hildo Rocha.

Momento marcante
O secretário de Administração e Planejamento, também destacou a importância do apoio do presidente Lula e agradeceu Hildo Rocha pelo esforço que resultou na assinatura dos contratos que irão beneficiar 91 famílias que moram na zona rural de Brejo.

“Vamos agradecer ao presidente Lula, ao ministro Jader e ao nosso deputado Hildo Rocha, por esse trabalho importante que resultou na conquista da casa própria para quase cem famílias de Brejo. Agradeço também a nossa prefeita Tâmara Castro, que também contribuiu muito para a realização deste ato que simboliza a realização dos sonhos das famílias beneficiadas”, declarou Zé Farias.

Cidadãos e cidadãs felizes
O presidente da Associação dos Moradores da Vila das Almas, Manoel da Paz, agradeceu ao deputado e a todas as pessoas que participaram do trabalho coletivo que viabilizou os contratos que garantem o início da construção das casas.

“Isso aqui é um sonho realizado na nossa comunidade Quilombola Vila das Almas que muitas vezes é esquecida. Então, é uma vitória muito grande. Quero, portanto. agradecer ao nosso deputado federal Hildo Rocha e a todas as pessoas que contribuíram para que a nossa associação pudesse conseguir esse grande benefício”, comemorou Manoel da Paz.

Sonho alimentado por 40 anos
A quilombola Maria Ludovica, popularmente conhecido como Dona Dudu, moradora do povoado São Raimundo também demonstrou gratidão pela conquista que, de acordo com ela, era um sonho alimentado por 40 anos.

Ah meu Deus! É uma alegria tão imensa, porque a gente vem há 40 anos lutando, lutando por esse benefício. Este dia de hoje vai ficar na história porque o nosso sonho nós conseguimos realizar através da nossa associação graças ao nosso deputado Hildo Rocha e ao nosso ex-prefeito Zé Faria que também nos ajudou na concretização dessa grande conquista”, comemorou Dona Dudu.

“Eu não consigo expressar a alegria imensa que sinto. Há muitos anos muitos a gente esperava por esse momento. Por causa da longa espera, tantas pessoas não quiseram se inscrever porque várias tentativas não foram adiante, não deram o resultado esperado. Mas, hoje graças ao deputado Hildo Rocha nós estamos tendo a felicidade de assinar os contratos. Agora temos a certeza de que daqui a alguns meses nós estaremos dentro das nossas casas”, comentou a Sra. Antônia Camila, uma das 46 beneficiárias da comunidade quilombola Vila das Almas.

Concita Pinto rebate Carlos Lula e confirma apoio ao governador Carlos Brandão

Vereadora por São Luís, Concita Pinto (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira, para rebater com veemência informações do deputado estadual Carlos Lula (PSB). A parlamentar também confirmou apoio à liderança política do governador Carlos Brandão (PSB).

“Esse deputado não fala a verdade. É preciso responsabilidade para fazer oposição”, enfatizou ela sobre fala de Carlos Lula criticando investimento do governo em Câmaras Municipais.

Concita Pinto, ao detalhar ações do governo estadual nas áreas da saúde e segurança, disse que buscou saber a verdade dos fatos. “Entrei em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e fui informada que não existe retirada de qualquer veículo em razão da falta de pagamento”.

A parlamentar, que assumiu semana passada a presidência da União de Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (Unipav), destacou o caráter municipalista do chefe do Executivo, que recebeu os vereadores e a diretoria da entidade no Palácio dos Leões.

“O governador respeita e valoriza os vereadores, não só os da capital, mas os do interior do estado também”, ressaltou.

Em sua fala, Concita Pinto confirmou seu apoio a Carlos Brandão. “Como falei ao governador, lá no Palácio, reafirmo: estarei ao lado dele em qualquer que seja a batalha”, declarou.

Em São Luís, Brandão realiza vistoria técnica no prédio de Medicina da Uema e anuncia projeto de lei destinando 50% das vagas para alunos de escola pública

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, realizou na semana passada uma vistoria técnica ao Complexo de Ciências da Saúde (CCS), local onde funcionará o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. O espaço passa por obras, conduzidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

“Esse curso de Medicina da Uema é extremamente importante. Criamos o curso e agora estamos concluindo o prédio para dar oportunidade às pessoas, principalmente às de baixa renda, de se formarem em Medicina. Não tenho dúvidas de que aqui será uma das melhores faculdades de Medicina do Maranhão. Temos bons professores e o prédio está com estrutura de primeira qualidade”, destacou o chefe do Executivo estadual.

O governador Carlos Brandão ainda destacou que vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para garantir que 50% das vagas do curso de Medicina da Uema sejam destinadas a estudantes de escolas públicas.

O complexo possui 16.693,43 m² de área total, sendo 3.960,37 m² de área construída. O espaço é composto pelos prédios Educacional, do Ambulatório, de Anatomia e pelos Anexos.

O prédio educacional contará com oito salas de aula, 12 de tutoria, 10 consultórios práticos, dois laboratórios morfofuncionais, duas salas de simulação realística, uma sala de estudo, uma sala destinada aos professores, uma cantina e três salas de atendimento aos alunos.

O Complexo de Ciências da Saúde também conta com o prédio do Ambulatório, que terá nove consultórios de clínica médica, dois consultórios pediátricos, uma sala de raio-X, uma sala de ultrassonografia, área para eletrocardiograma e consultório de ginecologia.

O prédio de Anatomia contará com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma de paramentação. Já os anexos são formados por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), espaço para guarda de resíduos, entre outros setores.

As obras do CCS, em São Luís, seguem em andamento, com 84% de execução, e a previsão de conclusão é para junho de 2025. Estão sendo realizados serviços de instalações elétricas, hidrossanitárias, drenagem pluvial, climatização e sistema de combate a incêndio. Também estão em execução a instalação de forro em gesso acartonado estruturado, alvenaria em drywall, pintura interna e externa dos prédios, além de assentamento de revestimentos de piso e parede, entre outros serviços.

O diretor do Complexo de Ciências da Saúde, professor Af Ali Uthant, ressaltou a importância de contar com um equipamento público de qualidade para a formação de jovens em um curso tão concorrido como o de Medicina.

“Quero agradecer ao governador Carlos Brandão por essa possibilidade de atuar em uma obra tão importante, que vai impactar muito na qualidade do ensino na área da saúde no Maranhão. Muitos serão beneficiados com esse curso”, afirmou o professor.