Governo inaugura as praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo, na Lagoa da Jansen, em São Luís

A primeira-dama Larissa Brandão, acompanhada do secretário da Segov, Márcio Machado, participarão do ato de entrega.

Fonte: Segov

05/06/2026

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), segue ampliando suas ações por toda a Lagoa da Jansen, em São Luís. Neste domingo (7), a partir das 16h30, serão entregues dois espaços importantes no local: as praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo. A primeira-dama Larissa Brandão, acompanhada do secretário da Segov, Márcio Machado, participarão do ato de entrega.

“A Segov abraçou a ideia destas praças, que potencializam ainda mais o lazer e o turismo na região da Lagoa da Jansen. E espaços como a Praça Aymar Mesquita, que irá atender crianças neurodivergentes, atípicas e com deficiência, garantem ainda mais diversão e acolhimento para todas os pequenos. Mais uma importante iniciativa do Governo do Maranhão e do governador Carlos Brandão entregue ao público de São Luís”, destacou o secretário Márcio Machado.

Praça Aymar Mesquita

A Praça Aymar Mesquita foi concebida como um local inclusivo, acessível e acolhedor, destinada ao uso de crianças com diferentes condições físicas, sensoriais e cognitivas, voltado à promoção do lazer, da convivência e do desenvolvimento infantil em condições de igualdade e segurança.

Projetado para promover o brincar compartilhado, integrado e sem segregação, o espaço contará com brinquedos acessíveis e inclusivos, aptos ao uso por crianças com diferentes níveis de mobilidade e interação, incluindo usuários em cadeira de rodas, autistas e neurodivergentes.

Além disso, terá bancos com cobertura em pergolado dentro da área de brinquedos, destinados aos pais e acompanhantes, assim como quiosques para consumo de alimentação, integrando lazer, convivência, suporte familiar e desenvolvimento infantil em um único espaço.

Praça Benedito dos Santos Raposo

A Praça Benedito dos Santos Raposo é voltada ao lazer e à convivência comunitária, com prática de atividades físicas e valorização da paisagem urbana.

No espaço, o público terá acesso a iluminação eficiente, infraestrutura acessível e equipamentos recreativos e esportivos, como uma academia ao ar livre, que visa incentivar hábitos saudáveis e promover a prática de atividades físicas pela população, e um espaço recreativo voltado ao público infantil.

Serviço:

O quê: inauguração das praças Aymar Mesquita e Benedito dos Santos Raposo;

Quando: Domingo (7), a partir das 16h30;

Onde: na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Orleans Brandão articula frente política em Pedreiras e garante apoio da Câmara de Vereadores

POLITICA: A agenda do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, na região do Médio Mearim foi marcada por um importante alinhamento político no município de Pedreiras na manhã de sexta-feira (5). O dia começou com um diálogo direto com feirantes e moradores no mercado público local e seguiu para a Câmara Municipal, onde Orleans reuniu-se com os vereadores.

O encontro selou o apoio oficial dos parlamentares pedreirenses ao seu projeto, em um ato que reuniu a prefeita Vanessa Maia, o líder político Fred Maia e Gard Furtado, vereador e presidente da Câmara Municipal.

“Estar em Pedreiras é sempre muito gratificante, especialmente por poder olhar nos olhos das pessoas e ver os frutos do trabalho que ajudamos a plantar. O verdadeiro municipalismo se faz assim, ouvindo quem está na ponta. Juntos, com o governador Carlos Brandão, já conseguimos trazer mais de 10 km de asfalto e bloquetes, poços, areninhas e a nossa Policlínica Regional, que cuida de tanta gente. Mas política é sobre o futuro. Nossa conversa hoje com a prefeita Vanessa e com os vereadores foi para planejar os próximos passos, como o fortalecimento do comércio local, a geração de empregos e o projeto de ampliação do Hospital Municipal”, destacou Orleans Brandão.

Durante a reunião, o impacto social das ações lideradas por Orleans no município foi o principal ponto destacado. O presidente da Câmara Municipal, Gard Furtado, relembrou a atenção do pré-candidato ao abraçar uma das demandas mais humanas e urgentes da cidade: o abastecimento de água.

“Orleans traz consigo a força da juventude e uma maturidade que impressiona na hora de resolver problemas reais. Nunca nos esquecemos de quando estivemos em seu gabinete tratando sobre a nossa rede de abastecimento. A articulação dele garantiu a perfuração de cinco poços essenciais. Três deles mudaram a realidade da nossa zona rural e outro resolveu um problema crônico nas partes antes desabastecidas de Pedreiras, levando água para as torneiras do bairro São Francisco e do Morro da Santa Cruz. Água é dignidade, é vida. É por esse compromisso demonstrado na prática que a grande maioria desta Casa caminha unida ao lado de Orleans”, ressaltou Gard Furtado.

A prefeita Vanessa Maia reforçou que o sucesso do encontro na Câmara reflete a sintonia entre o trabalho que vem sendo feito no município e o projeto liderado por Orleans.

“O povo de Pedreiras reconhece quem trabalha pela cidade. Nossa gestão tem uma parceria sólida com o governador Carlos Brandão que transformou o município, e a presença de Orleans aqui hoje, conversando com o nosso Legislativo, fortalece ainda mais esse elo. É um projeto construído com diálogo, ouvindo a nossa gente e focado em fazer Pedreiras avançar ainda mais”, pontuou a prefeita.

Encerrando a agenda, Orleans ratificou sua disposição para o trabalho contínuo. “Receber esse apoio vindo de representantes que estão diariamente ouvindo a nossa gente me dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho a convicção de que, com esse diálogo permanente e esse compromisso que nos une, vamos fazer ainda mais por Pedreiras e por todo o nosso estado. O meu foco é trabalhar incansavelmente para que o Maranhão continue avançando e para que cada cidadão sinta o desenvolvimento chegar à sua porta”, finalizou.

Governo do Maranhão lança Operação Mulher Segura 2026 e entrega 22 viaturas para fortalecimento da rede de proteção às mulheres

Serão entregues 22 viaturas destinadas às Delegacias Especiais da Mulher e às Patrulhas Maria da Penha para fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão

Fonte: Secom

05/06/2026

O governador Carlos Brandão e a secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, lançam, na próxima segunda-feira (8), a Operação Mulher Segura 2026 e realizam a entrega de 22 novas viaturas destinadas ao fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão.

Os veículos serão distribuídos entre Delegacias Especiais da Mulher (DEMs) e Patrulhas Maria da Penha (PMPs), ampliando a capacidade de atendimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de violência em diversas regiões do estado.

A entrega reforça a estrutura da rede estadual de proteção às mulheres. Atualmente, as 22 regionais da Polícia Civil do Maranhão contam com Delegacias Especiais da Mulher.

O estado possui ainda 15 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, instalados em parceria com as prefeituras em municípios que ainda não dispõem de delegacias especializadas.

A rede conta também com 25 Patrulhas Maria da Penha que, realizam o monitoramento de medidas protetivas, acompanhamento de vítimas, fiscalização do cumprimento de decisões judiciais e ações preventivas para evitar a reincidência da violência.

A ampliação da estrutura ocorre em um contexto de redução dos indicadores de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio de 2026, o Maranhão registrou 16 vítimas de feminicídio, contra 24 no mesmo período de 2025, uma redução de 33,3%. Apenas no mês de maio, a redução foi de 44,4%, com cinco casos registrados em 2026, ante nove no mesmo mês do ano anterior. No mesmo período, as forças de segurança prenderam 16 acusados de feminicídio.

A Operação Mulher Segura será executada entre os meses de junho e dezembro, com ações integradas de prevenção, fiscalização de medidas protetivas, cumprimento de mandados de prisão e fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Serviço

O quê: Governo lança Operação Mulher Segura 2026

Quando: Segunda-feira (8), a partir das 15h.

Onde: Palácio dos Leões, Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís (MA).

Orleans consolida alianças e destaca investimentos em Governador Luiz Rocha

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta quinta-feira (4) de um encontro com lideranças políticas de Governador Luiz Rocha. A reunião foi liderada pelo prefeito Zezão e contou com a presença da vice-prefeita Geraldina Almeida, do deputado estadual Guilherme Paz, vereadores, secretários municipais e ex-prefeitos, consolidando a união do grupo político no município.

Ao agradecer a recepção das lideranças locais, Orleans relembrou sua trajetória de trabalho pelos municípios maranhenses.

“Governador Luiz Rocha, quero agradecer essa recepção incrível no meu sertão. Dediquei minha vida pública a andar por este estado, a conversar com as pessoas e, principalmente, a levar soluções para os 217 municípios maranhenses”, afirmou.

Na sequência, o pré-candidato destacou avanços alcançados nos últimos anos, especialmente na área da educação.

“Nós colocamos comida de verdade nas escolas estaduais, pois jovem precisa de motivação para estudar, e o governador Brandão sempre me dizia que isso é investimento, não gasto. Mostramos que sabemos fazer gestão e cuidar das pessoas”, disse.

O tema também foi abordado pelo deputado Guilherme Paz, que destacou a parceria entre o grupo político e o Governo do Estado na viabilização de obras para o município.

“A prioridade é colocar esse jovem trabalhador no Governo do Estado para dar continuidade ao trabalho. Como conseguiríamos essa estrada se o Orleans não tivesse nos recebido em seu gabinete e dado andamento aos pedidos? Essa união traz benefícios, por isso vou contigo até o fim”, frisou o parlamentar.

Ao falar sobre os investimentos realizados na cidade, o prefeito Zezão ressaltou a importância da estrada para a população local.

“Essa estrada tinha mais de cem anos que ninguém fazia e o povo já não acreditava. Mas apareceu o grupo do Brandão, que tem palavra e cumpriu. Nosso grupo é forte, vamos caminhar de casa em casa e o povo reconhece quem trabalha”, declarou.

Encerrando o encontro, Orleans destacou os investimentos estaduais em Governador Luiz Rocha.

“No próximo dia 18, o governador estará aqui para entregar a nossa sonhada estrada, além de garantir mais cidadania com a instalação do Viva/Procon, kits de irrigação, asfalto e novas praças. Esse é o resultado de um trabalho em equipe e vamos seguir trabalhando firme pelo futuro de todo o Maranhão”, finalizou o pré-candidato.

São João do Maranhão 2026 ganha plataforma digital com programação completa dos arraiais

Ferramenta digital permite a consulta da programação junina em todos os arraiais, além de consulta a outros serviços como hotéis, restaurantes, entre outros.

 

Fonte: Secom

Texto: Agenor Barbosa

Fotos: Arte/Divulgação

O Governo do Estado reuniu informações completas sobre o período junino no aplicativo São João do Maranhão 2026, que está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A ferramenta digital permite a consulta da programação junina em todos os arraiais, além de consulta a outros serviços como hotéis, restaurantes, entre outros.

A iniciativa é fruto do trabalho da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e possibilita que turistas e moradores possam se planejar para aproveitar a maior festa popular do mundo, que é o São João do Maranhão, com mais de 700 atrações e 70 dias de festança.

Segundo o coordenador de Canais Digitais da Secom, Matheus Pinheiro, a ferramenta é de grande relevância para o público em geral. “O São João é uma das maiores manifestações culturais do nosso país e que reúne milhares de brincadeiras, mobiliza turistas e comerciantes. Para integrar tudo isso, resolvemos fazer um ambiente digital que tivesse todas as informações: as atrações, lugares de hospedagem, restaurantes, então criamos esse ambiente que reúne todas as informações de forma simples e direta”, destacou.

Uma das características mais marcantes do São João do Maranhão é a riqueza das manifestações, são várias brincadeiras, grupos de bumba boi e, também, apresentações musicais. Toda essa diversidade está presente na programação oficial e com o uso do aplicativo é possível acompanhar as atrações de cada dia em cada arraial. Além disso, é possível saber a localização exata de cada lugar das apresentações.

“A população pode saber onde sua brincadeira favorita está se apresentando, tem o mapa de cada arraial, o número de telefone de serviços de utilidade pública, como o Disque Denúncia, Corpo de Bombeiros, Polícia. É um aplicativo completo”, frisou o coordenador de Canais Digitais da Secom.

A programação do São João do Maranhão 2026 também pode ser consultada pelo website www.saojoao.ma.gov.br

Orleans Brandão reúne lideranças e trabalhadores da indústria em Presidente Dutra

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), começou o dia na quinta-feira (4) com um café da manhã na fábrica Nutrilar, em Presidente Dutra, onde conversou diretamente com os operários e a diretoria da empresa. O encontro aproximou o debate político da realidade de quem vive o dia a dia do trabalho, focando em propostas para a geração de empregos e no fortalecimento da iniciativa privada no estado.

A agenda foi organizada pelo vereador e presidente da Nutrilar, Airton Nutria, e contou com a presença do também vereador Adonias Colmeia, mobilizando dezenas de colaboradores no pátio da indústria. Durante o bate-papo, Orleans relembrou que sua própria trajetória começou no setor privado, trabalhando nas empresas de sua família desde os 17 anos, o que moldou sua visão sobre a importância de apoiar quem produz.

“Eu sei exatamente qual é a rotina de uma empresa porque cresci e trabalho na iniciativa privada desde os 17 anos. O papel do Governo é arrumar as contas e criar um ambiente seguro para que o empresário possa investir e gerar novos postos de trabalho. O Maranhão enfrentou dificuldades financeiras recentes, mas conseguimos dar a volta por cima: equilibramos o orçamento e hoje somos o segundo estado com maior solidez fiscal do país. Com a casa organizada, nosso grande compromisso agora é atrair indústrias e garantir que o trabalhador maranhense prospere na sua própria cidade”, pontuou.

O pré-candidato também aproveitou a oportunidade para citar as ações que ajudou a viabilizar no município durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas. Entre os destaques locais, citou os 15 quilômetros de asfalto urbano, a pavimentação do povoado Creoli e a instalação do centro de hemodiálise, que levou mais dignidade para os pacientes da região.

Em outro momento do encontro, Orleans relembrou a criação de programas sociais de grande impacto voltados à dignidade da população, como o Maranhão Livre da Fome e o Refeição de Verdade, que garantiu alimentação completa e de qualidade para os estudantes da rede pública estadual.

“Nós conseguimos tirar o suco com bolacha de todas as escolas do estado do Maranhão e colocamos comida de verdade. O jovem precisa de motivação para estudar e o governador Brandão sempre me dizia que isso não é gasto, é investimento. Fico muito orgulhoso de ver a revolução que esse programa está fazendo na vida das famílias. Nós mostramos que sabemos fazer gestão e cuidar das pessoas, e é esse ritmo de trabalho que queremos manter”, destacou o pré-candidato.

Anfitrião do encontro, o vereador Airton Nutria elogiou a disposição e a proximidade do pré-candidato com a classe trabalhadora.

“É uma alegria imensa e um orgulho receber o Orleans aqui na fábrica, conversando com a nossa equipe. Ele é um jovem batalhador, que conhece de perto a realidade dos municípios e tem corrido o estado inteiro com muita garra. Quando olhamos para trás e comparamos com o Maranhão de hoje, a diferença gerada pelo trabalho do governo é visível. Estamos do lado certo para que o nosso estado continue avançando e gerando oportunidades para todos”, afirmou o parlamentar.

Para finalizar, Orleans demonstrou confiança na transformação econômica do Maranhão e pediu o apoio de todos os presentes para consolidar o projeto de desenvolvimento nas cidades maranhenses.

“O Maranhão hoje está com os trilhos arrumados e o caminho totalmente aberto para o crescimento. Eu dediquei os melhores anos da minha juventude para andar e trabalhar por esse estado, e sei exatamente como fazer muito mais por cada município. Eu quero pedir essa oportunidade a vocês para continuarmos essa missão, construindo um futuro focado na agroindústria, no emprego e na renda, para que a nossa população tenha orgulho de viver e crescer aqui”, concluiu Orleans.

Governador Carlos Brandão participa da celebração de Corpus Christi no Castelão

Com o tema “Ele está no meio de nós”, a celebração deste ano reuniu comunidades católicas da Arquidiocese de São Luís.

Cerca de 60 mil fiéis participaram, nesta quinta-feira (04), da celebração de Corpus Christi realizada no Estádio Castelão, na capital maranhense. O evento, promovido pela Arquidiocese de São Luís com apoio do Governo do Maranhão, reuniu católicos de diversos municípios da Ilha e do continente maranhense em um momento de fé, oração e manifestação pública da devoção à Eucaristia. A celebração contou com a presença do governador Carlos Brandão.

Durante a celebração, o governador destacou a grande mobilização. “É um momento muito especial, com a presença de milhares de pessoas aqui no Castelão. Quero parabenizar todos os colaboradores que contribuíram para a realização deste grande evento. O Governo do Estado foi um importante parceiro nessa mobilização, mas, acima de tudo, destacamos a presença das famílias que vieram fortalecer a sua fé e viver este momento histórico de celebração de Corpus Christi”, disse.

Com o tema “Ele está no meio de nós”, a celebração deste ano reuniu comunidades católicas da Arquidiocese de São Luís, formada por paróquias da Ilha de São Luís e de municípios como Santa Rita, Bacabeira, Rosário, Icatu, Axixá, Morros, Cachoeira Grande, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Humberto de Campos e Santo Amaro. Fiéis de diversas regiões participaram da programação por meio de caravanas organizadas pelas paróquias.

Ao agradecer a participação dos fiéis, o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, ressaltou o crescimento da celebração nos últimos anos e o envolvimento das paróquias na preparação do evento. “O Corpus Christi tem crescido de uma forma que nos surpreende a cada ano. Inclusive, já começamos a nos perguntar como será a celebração no próximo ano. Esse crescimento é resultado do envolvimento das comunidades e das paróquias, que se preparam com muito empenho para este momento”.

Dom Gilberto também frisou que a celebração representa um testemunho público da fé católica e fortalece o papel missionário dos fiéis. “Este é um momento único na vida do católico, pois é a ocasião em que professamos publicamente a nossa fé na Eucaristia, alimento fundamental para a salvação. Cada fiel é chamado a ser discípulo missionário, alguém que anuncia a Palavra de Deus, testemunha a sua fé e ajuda a levar essa mensagem a outras pessoas”.

O coordenador da celebração, padre Everaldo Araújo, pontuou que o tema escolhido reafirma a presença de Cristo na vida da Igreja e dos fiéis, fortalecendo a devoção à Eucaristia. Segundo ele, o próprio conceito visual da celebração reforça essa mensagem.

“Todas essas comunidades, sob o pastoreio de Dom Gilberto, vieram com suas caravanas para participar deste grande evento de fé, renovando a certeza de que Jesus continua presente no meio do seu povo. O próprio desenho da camisa faz referência a essa realidade, destacando o templo e apontando para a presença permanente de Cristo na Santa Eucaristia, centro da celebração de Corpus Christi e da vida da Igreja” concluiu.

Grupo político de Galego Mota reitera apoio a Orleans Brandão durante encontro em Dom Pedro

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, concluiu sua agenda política desta quarta-feira (3) no município de Dom Pedro, onde participou de diversos encontros com lideranças locais e moradores. Ao lado do prefeito Galego Mota, que reiterou apoio ao seu projeto político, ele destacou os resultados alcançados nos municípios maranhenses e apresentou sua visão para uma nova etapa de desenvolvimento do estado.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o apoio do grupo político de Galego Mota e a parceria firmada com o município ao longo do período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, que contribuiu para a chegada de investimentos em áreas como infraestrutura, abastecimento de água, educação e saúde.

Na cidade, ele também visitou obras de construção de sistemas simplificados de abastecimento de água, que vão melhorar o fornecimento às famílias das comunidades beneficiadas.

O prefeito Galego Mota, por sua vez, enfatizou os resultados obtidos por meio dessa parceria e reafirmou seu compromisso de continuar buscando melhorias para a população. “É nossa obrigação buscar melhorias para Dom Pedro, e essa parceria trouxe resultados importantes para a nossa população”, frisou.

Galego também destacou investimentos recentes do Governo do Estado no município, como obras de pavimentação e a construção do novo hospital.

Durante o encontro, Orleans relembrou ainda sua trajetória à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, período em que percorreu os 217 municípios maranhenses acompanhando demandas, articulando investimentos e fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e as gestões municipais. Segundo ele, a experiência permitiu conhecer de perto a realidade das cidades e transformar reivindicações históricas em ações concretas para a população.

Entre os resultados apresentados, o pré-candidato destacou o Maranhão Livre da Fome, programa de transferência de renda voltado às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Quando perguntarem o que o pré-candidato de vocês fez pelo Maranhão, podem bater no peito e dizer que ele andou por todo esse estado, ouvindo as pessoas, as lideranças e buscando soluções para as demandas da população”, destacou Orleans Brandão.

Orleans finalizou seu pronunciamento afirmando que o Maranhão vive um momento de estabilidade administrativa e fiscal que permite avançar para uma nova fase de crescimento econômico e ampliação das oportunidades. Segundo ele, o foco agora é criar condições para que mais maranhenses possam empreender, trabalhar e prosperar em suas próprias cidades.

“Eu quero que todo maranhense tenha as mesmas oportunidades que eu tive. Estamos construindo um plano de governo voltado ao emprego e à renda, para que as pessoas possam prosperar, empreender e construir seu futuro sem precisar deixar sua cidade. Eu conheço o Maranhão, conheço a realidade dos municípios e sei que podemos fazer muito mais”, concluiu.

Quatro municípios receberam audiências do Orçamento Participativo no inicio deste mês

O Orçamento Participativo (OP 2026) chegou na última terça-feira às cidades de São Mateus, Itapecuru-Mirim, Rosário e Anapurus.

O Orçamento Participativo (OP 2026) segue pelo Maranhão, nesta semana, com audiências a serem realizadas em São Mateus (Eixos Rodoferroviários), Itapecuru-Mirim (Baixo Itapecuru), Rosário (Baixo Munim) e Anapurus (Alto Munim).

A população apresentará demandas, dialogará com o Governo do Maranhão e ajudará a definir as prioridades de investimentos para cada território. Serão indicadas quatro propostas como prioridade em cada localidade para irem à votação na Plataforma Participa MA (https://participa.ma.gov.br/), em que a mais votada de cada região integrará o orçamento público estadual para 2027.

As audiências públicas passarão pelas 32 regiões de planejamento do Maranhão, permitindo que os participantes escolham quatro propostas prioritárias de ações, obras, serviços e políticas públicas que irão integrar o Plano Plurianual 2024-2027.

Realizado anualmente pelo Governo do Maranhão, o Orçamento Participativo (OP) é coordenado em conjunto pelas secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A iniciativa é um importante instrumento de participação social, por meio do qual a população pode apresentar, discutir e definir propostas que contribuirão para o planejamento das ações governamentais, assegurando que as necessidades da sociedade sejam consideradas nos investimentos estaduais.

As audiências também servirão para a eleição dos integrantes do Conselho Estadual do Orçamento Participativo. Cada região elegerá um representante, totalizando 32 conselheiros ao término das rotas. O conselho terá caráter consultivo e atuará no acompanhamento, fiscalização e fortalecimento das políticas públicas construídas em diálogo com a sociedade, promovendo mais transparência, controle social, monitoramento e continuidade das ações escolhidas pela população.

As inscrições para as organizações da sociedade civil sediadas no Maranhão que desejam participar do processo eleitoral nas demais regiões seguem abertas. Podem concorrer instituições com, no mínimo, um ano de atuação e que desenvolvam ações voltadas à promoção dos direitos coletivos.

Cada entidade poderá credenciar um representante por audiência, conforme a região em que desejar disputar a vaga. O edital completo está disponível no site da Sedihpop: https://sedihpop.ma.gov.br/uploads/sedihpop/docs/Edital.pdf

Confira o calendário das audiências públicas da terceira semana:

2 de Junho

São Mateus – Região Eixos Rodoferroviários

Itapecuru-Mirim – Região Baixo Itapecuru

Rosário – Região Baixo Munim

Anapurus – Região Alto Munim

 

Peritoró recebe Orleans Brandão neste sábado para mais uma etapa do movimento Por Todo o Maranhão

POLITICA: O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participa neste sábado (06) de mais uma edição do movimento Por Todo o Maranhão, desta vez no município de Peritoró. O encontro será realizado a partir das 17h, na Cerâmica Mayyara, e deve reunir lideranças políticas, representantes da sociedade civil e moradores de diversos municípios da região.

A iniciativa tem percorrido diferentes regiões do estado com o objetivo de promover o diálogo com a população, ouvir demandas locais e discutir propostas voltadas ao desenvolvimento dos municípios maranhenses.

Ao longo dos últimos meses, o movimento tem registrado forte participação popular por onde passa, reunindo lideranças comunitárias, juventude, trabalhadores e representantes de diversos segmentos da sociedade. Em Peritoró, a expectativa é de mais um grande encontro regional.